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Título: Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno
Autor(es): Guimarães, Priscila Pereira Machado
Orientador: Costa, Marcelo Viana da
Palavras-chave: Amamentação;Aprendizagem baseada em equipes;Trabalho em equipe;Competências colaborativas
Data do documento: 20-Fev-2020
Referência: GUIMARÃES, Priscila Pereira Machado. Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno. 2020. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A história da educação profissional em saúde nos mostra que as políticas nessa área se desenvolveram na perspectiva de conectar a formação dos trabalhadores à realidade dos serviços. No contexto das maternidades, a capacitação na área de promoção da amamentação é fundamental para uma boa prática, sobretudo dos profissionais que prestam assistência às gestantes e puérperas. Entretanto, o contexto educacional baseado em metodologias tradicionais dificulta que os profissionais de Saúde operem de modo a transformar as práticas de Saúde e organizar os serviços. Nesse cenário, as metodologias ativas se apresentam como ferramenta poderosa na capacitação e na tentativa de transformação das práticas cotidianas. Este estudo teve como objetivo discutir as implicações do uso de metodologias ativas nas atividades de educação permanente em saúde com foco no aleitamento materno para a mudanças das práticas dos profissionais de saúde e da dinâmica de trabalho em saúde. Trata-se de um estudo de natureza mista realizado em duas etapas, sendo a primeira a execução da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), realizado com 41 profissionais de saúde, seguida da realização de dois grupos focais, com 8 e 6 participantes, respectivamente. Verificou-se que a capacitação com metodologia ativa (ABE) norteada pelas necessidades de aprendizagem teve resultados positivos, pois os profissionais que participaram demonstraram grande engajamento na atividade, como também interesse em aprender os conceitos abordados. Além disso, após a análise das falas dos grupos focais e categorização das mesmas, concluímos que a metodologia aplicada tem grande potencial para trabalhar não só com conhecimento teórico, como também oportuniza que os participantes vivenciem o trabalho em equipe, fomentando as competências colaborativas e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e transformador. Com emprego de metodologias ativas nesse contexto, o aprendizado e a retenção do conhecimento podem ser mais exitosos, transformando o aprendizado em uma ferramenta multiplicadora de mudanças. A contribuição deste estudo se deu principalmente pelo impacto da ação educativa e pela utilização, inédita em nosso meio, da ABE em uma capacitação sobre amamentação com profissionais de saúde.
Abstract: The history of professional health education shows us that policies in this field were developed from the perspective of connecting workers' education with the reality of services. In the context of maternities, training in the area of breastfeeding promotion is fundamental for good practice, specially for professionals who provide care to pregnant women and mothers. However, the educational context based on traditional methodologies prevents health professionals from operating in ways that transform health practices and organize services. In this scenario, active methodologies present themselves as a powerful tool in training and attempting to transform everyday practices. This study aimed to discuss the implications of the use of active methodologies in permanent health education activities focused on breastfeeding for changes in health professionals' practices and health work dynamics. This is a mixed study conducted in two stages, the first being the implementation of Team Based Learning (TBL), conducted with 41 health professionals, followed by two focus groups, with 8 and 6 participants, respectively. It was found that training with active methodology (TBL) guided by learning needs had positive results by virtue of the professionals who participated showing great engagement in the activity, as well as interest in learning the concepts covered. In addition, after analyzing the speeches of the focus groups and categorizing them, we conclude that the applied methodology has great potential to work not only with theoretical knowledge, but also allows the participants to experience teamwork, fostering collaborative skills and making the most meaningful and transformative learning process. Using active methodologies in this context, learning and retaining knowledge can be more successful, turning learning into a multiplier tool for change. The contribution of this study was mainly due to the impact of the educational action and the use, unprecedented in our environment, of the TBL in a training on breastfeeding with health professionals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29263
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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