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Title: Concepções e práticas de professoras da Educação Infantil de um CMEI de Natal/RN em relação à sexualidade das crianças: reflexões sobre a formação docente
Authors: Souza, Maria de Fátima Dantas de
Keywords: Formação docente;Infância;Práticas pedagógicas;Sexualidade;Educação
Issue Date: 25-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Maria de Fátima Dantas de. Concepções e práticas de professoras da Educação Infantil de um CMEI de Natal/RN em relação à sexualidade das crianças: reflexões sobre a formação docente. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das/os professoras/es em relação à sexualidade infantil e seus modos de agir diante de situações que envolvem manifestações sexuais das crianças nas escolas de educação infantil. O referencial teórico utilizado foram os estudos de Freud e de Foucault acerca dos temas sexualidade infantil e sexualidade, respectivamente, além de documentos norteadores da educação, da educação infantil e de referências para um trabalho com a sexualidade no âmbito educacional. Foi realizada uma investigação que contemplou uma etapa de pesquisa bibliográfica, realizada no Portal de Periódicos CAPES, com o intuito de investigar trabalhos que discutem práticas de professores de educação infantil no tocante às manifestações da sexualidade das crianças no contexto escolar, publicados entre os anos de 2008 e 2018; e outra de levantamento empírico com catorze professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal/RN, sendo este último caracterizado como do tipo descritivo e de natureza qualitativa. No levantamento empírico, foram utilizadas como técnicas de pesquisa uma roda de conversa, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam concepções das docentes em relação à sexualidade infantil majoritariamente pautadas em valores religiosos e pessoais, bem como a ideia preconcebida de que crianças não devem apresentar manifestações sexuais. Quando as docentes se deparam com tais manifestações, muitas vezes recorrem a ameaças e punições, tratando a questão fortemente no âmbito individual, sem incluir toda a turma no debate. Além disso, a relação entre escola e família para a abordagem desse tema é insuficiente, sendo o âmbito familiar encarado como último recurso para situações que a escola não consegue resolver. Houve consenso acerca das lacunas formativas existentes para a realização de um trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças e acerca da ausência de discussões sobre tal temática na própria instituição. Esse último dado aponta para a necessidade de repensar os currículos dos cursos de formação inicial e as ofertas de formação continuada, colocando em evidência este objeto de estudo relativamente pouco visibilizado no meio educacional. As conclusões apontam que o trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças no âmbito escolar torna-se ainda mais relevante diante do contexto atual que estamos vivendo no Brasil, em que testemunhamos graves retrocessos políticos no que tange à implementação de uma educação não sexista e que respeite a diversidade em todas as suas formas.
Abstract: The objective of this work is to analyse the teachers‟ views in relation to child sexuality and their reactions towards situations that involve children displaying sexual behaviour in Preschool. The theoretical framework is based on studies made by Freud and Foucault about child sexuality and sexuality, respectively, as well as documents used as guides for education, preschool education and that are a reference for working with sexuality in the educational context. An investigation was made that comprised a stage of bibliographic research, which was carried out on the Capes Periodical Portal aiming to investigate works discussing preschool teachers practices regarding the display of sexual behaviour among children in the school setting, published between 2008 and 2018; an empirical research was also made involving fourteen teachers from a Municipal Preschool Educational Center (Centro Municipal de Educação Infantil) in Natal/RN, which was used as subject of the study and for qualitative analysis. The techniques used the in the empirical research constituted of rounds of discussion, questionnaires and semi-structured interviews. The results show that the teacher‟s views in relation to child sexuality are majorly based upon moral, religious and personal values, as well as the preconceived idea that children shouldn‟t manifest any sexual behaviours. When the teachers come across such behaviours, the majority have the tendency to resort to threats and chastisement, dealing with the matter mainly on an individual basis and not including the whole class on a discussion. Furthermore, a relationship between teachers and parents to approach this subject is basically inexistent and the family environment is viewed as the last resource when dealing with situations that the school is not able to deal with. There was a consensus about the current lack of qualification to implement a pedagogical work with child sexuality and also about a lack of discussions regarding the subject in the institution itself. This last finding shows the need to reconsider the curriculums for teachers initial training courses and offers for further education, bringing to attention this subject of study that has relatively little visibility in the educational sphere. The conclusions point out that the pedagogical work with child sexuality in the school setting becomes even more relevant in view of the current environment in which we are living in Brazil, where we are witnessing a severe political setback concerning the implementation of non-sexist education and that respects the diversity in all its forms.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30075
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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