PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática por Autor "Barbosa, Tatyana Mabel Nobre"
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Dissertação A linguagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática: pesquisas fundamentadas na teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Ferreira, Bárbara Thees; Noronha, Claudianny Amorim; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/4567704983140217; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lima, Pablo Jovellanos dos Santos; Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias; Barbosa, Tatyana Mabel NobreA presente pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e a Educação Matemática. Considerando a pluralidade de referenciais teóricos sobre a temática, optamos por desenvolver esse estudo a partir da perspectiva históricocultural, com base nos escritos de Vigotski e na Teoria da Objetivação preconizada por Luis Radford. Assim, definimos como objetivo geral compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Mais especificamente, buscamos: (a) identificar teses e dissertações que se fundamentam na Teoria da Objetivação, cujas pesquisas foram realizadas em contextos da Educação Básica brasileira, e situar aquelas que discutem sobre a linguagem e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) descrever e analisar aspectos relativos à abordagem da linguagem e da sua relação com o processo de ensinoaprendizagem da matemática nas teses e dissertações identificadas. Com intuito de alcançar os objetivos traçados em nossa investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento com base nas orientações de Fiorentini e Lorenzato (2006), Romanowski e Ens (2006), Vasconcellos, Souza e Silva (2020) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir da definição de descritores, coleta na base de dados do Portal Capes e aplicação de critérios pré-definidos, foram identificadas doze teses e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de matemática em contextos da Educação Básica fundamentadas na Teoria da Objetivação. A síntese preliminar do corpus de análise indicou a predominância de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental. A análise do corpus deu-se a partir de três categorias pré-definidas. Em relação a primeira categoria, concepção de linguagem, destacamos que: nem todas as pesquisas conceitualizam de modo explícito a linguagem; as pesquisas apresentaram diferentes concepções de linguagem, interpretadas enquanto meio de interação social, modalidade do corpo, expressão/manifestação do pensamento e meio semiótico/artefato cultural. Na segunda categoria, papel da linguagem, dentre as principais funções da linguagem evidenciadas pelas pesquisas, temos: interação social, comunicação, expressão/manifestação do pensamento, mediação e organização do pensamento. A terceira categoria, referente as representações da linguagem, revelou que todas as pesquisas, com exceção de uma, consideraram em suas investigações a mobilização de diferentes manifestações da linguagem como fala, escrita, gestos, ritmos, entonação, desenhos etc. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.