PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História
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Navegando PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História por Autor "Aragão, Rosângela Monteiro"
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Dissertação O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania(2019-02-12) Aragão, Rosângela Monteiro; Coelho, Maria da Conceição Guilherme; ; ; Carvalho, Haroldo Loguercio; ; Silva, Roberto Airon; ; Oliveira, Josineide Silveira de;Dentre os crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico, principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, isso ocorre devido a não identificação destes estudantes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar a disciplina de História com o mundo em que vivem. Diante desta problemática, este trabalho foi elaborado a partir dos debates fomentados por meio da disciplina de “História Local: usos e potencialidades pedagógicas”, do Mestrado Profissional de História da UFRN. Como forma de despertar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para o aprendizado foram introduzidos ao conteúdo da disciplina de História temas envolvendo a História Local, Patrimônio Histórico e Cultural e conservação e utilização da Memória na construção do conhecimento histórico pelos alunos. Assim, foi proposto aos estudantes do 9º ano, da E.E. Dr. Manoel Villaça, uma Oficina Pedagógica na qual os impactos da Segunda Guerra Mundial pudessem ser estudados na História da cidade do Natal. Para tanto, foi incentivada que os alunos pesquisassem em diversas fontes assuntos, escolhidos por eles, obre o referido período histórico. Após o estudo dos materiais pesquisados, foi solicitado aos estudantes que construíssem uma narrativa acerca do tema utilizando o material selecionado por eles. Isso fez com que percebessem que a História também é uma narrativa construída a partir da seleção e escolha das fontes utilizadas por cada um. Foi percebido, ainda, que na medida em que os alunos criavam relações entre a história global com a história local, bem como entre o passado e o presente, o seu interesse pela disciplina de História aumentava ao mesmo tempo em que conseguiam estabelecer conexões entre os assuntos trabalhados na sala de aula e o seu cotidiano. A história estudada nos livros didáticos, antes tão distante e separada de suas vidas e de seu cotidiano, de repente, se tornou viva e próxima. Eles se perceberam como sujeitos históricos capazes de manterem ou modificarem a sociedade em que vivem. Assim, essa atividade despertou nos alunos o interesse para a disciplina de História, ao mesmo tempo em que incitou nestes a sensação de pertencimento e autoreconhecimento enquanto sujeitos históricos e cidadãos investidos de uma identidade histórica.