PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25954
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Dissertação História indígena e educação patrimonial decolonial: Tapuias Tarairiú e Mártires de Uruaçu no ensino escolar - São Gonçalo do Amarante (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Silva, Romário Leonardo Souza da; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/8767533678873590; Costa, João Paulo Peixto; Silva, Roberto AironA presente dissertação tem por objetivo analisar a interseção entre a história indígena, a decolonialidade do saber e a educação patrimonial no contexto da comunidade de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante-RN. Para isso, buscamos promover um ensino de História que valorize o protagonismo indígena, os patrimônios históricos e as memórias locais. Assim, abordaremos a Nova História Indígena e seus reflexos na educação básica, destacando práticas de pedagogia decolonial e o uso da educação patrimonial como proposta para a construção de uma consciência histórica crítica pautada no respeito e na valorização da diversidade. Outrossim, esta pesquisa investiga as narrativas sobre os Mártires de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (RN), explorando como esses eventos históricos são representados e compreendidos no espaço escolar e entre os frequentadores da Festa dos Mártires, com ênfase no papel dos indígenas. Ademais, focamos na comunidade indígena dos Tapuias Tarairiú da Lagoa do Tapará, analisando suas lutas, demandas e ações voltadas à valorização da identidade étnica, como o ritual do Toré, a Feira Cultural Indígena e a educação escolar indígena. A pesquisa, articulada com a prática docente, aponta caminhos para um ensino que reconheça e respeite as histórias e contribuições dos povos indígenas, promovendo sua inclusão efetiva no currículo escolar. O estudo conclui com a proposta de um produto pedagógico, em forma de sequência didática estruturada em plano de ensino, planos de aula e culminância, voltado para a valorização da história e da memória indígena na educação básica em diálogo com as memórias acerca dos conflitos seiscentistas que originaram o culto e o Santuário dos Mártires de Uruaçu.Dissertação Um museu de grandes novidades: estratégias de ensino e aprendizagem em história e o Museu Histórico Cultural Passagem do Freijó em Marcelino Vieira/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-26) Carneiro Neto, Romualdo Antonio; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/0531985872946562; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de; Spinosa, VanessaEsta pesquisa investiga o uso pedagógico do Museu Histórico Cultural Passagem do Freijó, localizado em Marcelino Vieira-RN, como ferramenta educativa para professores/as, orientando-os/as na preparação de aulas interativas que integrem o museu e enriqueçam o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos/as estudantes uma aprendizagem significativa. O museu é compreendido como espaço de múltiplas aprendizagens, que dinamiza memórias e possibilita a professores/as e alunos/as vê-lo como local de ensino, reflexão e construção do conhecimento histórico. Criado em 16 de novembro de 2022, pela Lei n. 383, possui galerias que retratam aspectos da história e cultura locais. Sua expografia aborda temas como a formação do município, a passagem do bando de Lampião pela região, a religiosidade, a cultura sertaneja e os ofícios do sertão, por meio da exibição de fotografias, acessórios, ferramentas, vestimentas, maquetes e outros elementos. Considerando a relação entre museu, escola e ensino de História, esta pesquisa busca compreender a relevância educacional do Museu Passagem do Freijó no processo formativo dos/as estudantes, explorando possibilidades de aprendizagem a partir da problematização e historicização dos objetos geradores expostos. O campo de pesquisa é a Escola de Ensino Fundamental Edilton Fernandes, em Marcelino Vieira-RN. A pesquisa fundamenta-se em documentos como leis educacionais, atas do Legislativo Municipal, o Projeto Político-Pedagógico da escola, registros fotográficos, estatuto e diretrizes do museu, além de questionários de sondagens aplicados a professores/as, alunos/as e pessoas responsáveis pela institucionalização do museu e constituição do acervo. Apoia-se também em artigos, livros e dissertações relacionadas à temática. O objetivo principal é desenvolver um Caderno Metodológico que ofereça estratégias de ensino e aprendizagem em História, auxiliando os/as professores/as na elaboração de planejamentos pedagógicos e na condução de visitas qualificadas ao museu da cidade.Dissertação Tocando os corpos do silêncio, um excitante pulsar de corpos voláteis: pelo direito à diversidade sexual e identidade de gênero na Escola Estadual Zila Mamede (Natal, RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Lira, Walkiria Menezes de; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/0127804862351142; Oliveira, Itamar Freitas de; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497A presente pesquisa aborda a necessidade da inserção dos estudos sobre diversidade sexual e de gênero no currículo de História. Enfatiza a necessidade de informações seguras alinhadas aos Direitos Humanos, diante do avanço das conquistas legais da comunidade LGBTQIAPN+ e do crescimento de políticas conservadoras, marcadas pelo pânico moral e pela falácia da "ideologia de gênero". A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão da literatura e na elaboração de material didático, em forma de disciplina eletiva, acompanhado de sequências didáticas. O método incluiu a análise de experiências escolares, documentos oficiais e fontes teóricas, com destaque para as contribuições de Judith Butler, Joan Scott, Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Louro, que fundamentam as reflexões sobre, gênero e sexualidade estabelecendo conexões com a História e a O produto proposto tem por objetivo explorar a diversidade de gênero e sexualidade em diferentes contextos históricos e promovendo a empatia, o respeito e a valorização das identidades LGBTQIAPN+.Dissertação A cultura cômica discriminatória no espaço escolar: combate a uma prática naturalizada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-09) Vidal, Rogers Ferreira; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; http://lattes.cnpq.br/4155530819310429; Falcão, Marcílio Lima; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497A presente pesquisa tem como tema a cultura humorística discriminatória no ambiente escolar, tendo como objeto uma escola pública do ensino médio do Estado do Ceará. O ambiente escolar com suas diversas dimensões e sociabilidades está sujeito a vivenciar situações discriminatórias de vários tipos, seja de caráter racial, de gênero ou classe que podem ser praticadas por quaisquer dos membros da comunidade escolar. A piada vexatória que a princípio tem o intuito de causar risos acaba por provocar constrangimento, fobias e tristeza naqueles que são alvos da ridicularização. Logo, a escola enquanto ambiente de formação humana tem a tarefa de combater tais práticas com o objetivo de formar cidadãos que respeitem as diversidades e as singularidades dos indivíduos. O estudo ora realizado visa identificar as práticas cômicas discriminatórias na escola, fazendo com que sejam percebidas pelos membros da comunidade escolar, bem como propor formas de combatê-las. A pesquisa se desenvolveu coletando falas e performances no ambiente da escola, bem como analisando historicamente a cultura cômica através de fontes literárias, jornalísticas e midiáticas, tendo como base teórica estudos acerca do riso, do humor das práticas de racismo e sexismo, sobretudo na cultura brasileira. Por meio do entrecruzamento de fontes e da análise comparativa foi possível identificar mudanças e permanências no trato das práticas de humor discriminatório na mídia e no espaço da escola. Essas análises também possibilitaram a elaboração de oficinas visando inserir no contexto do ensino de História, práticas pedagógicas que busquem promover uma nova consciência entre professores e alunos tendo em vista o combate às práticas discriminatórias dentro e fora da escola.Dissertação A História em disputa, para além da sala de aula: Thinktanks, YouTube e a disputa pela história e educação no Brasil contemporâneo entre 2014 a 2024(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Freitas Neto, Gabriel Graciano de; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; http://lattes.cnpq.br/4441176281756743; Steffens, Marcelo Hornos; Spinosa, Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-1736-4110; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538O presente trabalho possui como objetivo analisar a disputa pela História e pela Educação no contexto brasileiro contemporâneo, com foco no período de 2014 a 2024. A pesquisa parte da compreensão de que a educação e a história são campos permeados por disputas ideológicas, políticas e econômicas, e utiliza como objeto de estudo as produções de Think Tanks como Brasil Paralelo e o Movimento Brasil Livre. Esses grupos, por meio de plataformas digitais, disseminam discursos negacionistas, distorções históricas e narrativas neoliberais que implicam diretamente na formação do pensamento crítico e a compreensão histórica de estudantes e da sociedade. A metodologia empregada inclui a abordagem qualitativa, além da análise documental e bibliográfica, bem como o desenvolvimento e um produto didático com nome de Caderno Orientativo: Pensamento Crítico em Sala de Aula. Esse material busca capacitar professores na identificação e combate de discursos falaciosos, além de buscar estimular o letramento histórico-digital e a gamificação como estratégias pedagógicas. Os resultados destacam o papel transformador da educação na formação de cidadãos críticos e conscientes, mesmo diante dos desafios impostos pela desinformação e pela mercantilização da educação. O trabalho busca contribuir para a reflexão acadêmica, a formação docente e a construção de práticas pedagógicas que promovam uma educação plural e democrática.Dissertação Guarapes, a história que os alunos contam com arte e ensino de história, isso é bom de se contar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Araújo, Erisvaldo de; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/6697060611668466; Torquato, Arthur Luís de Oliveira; Freire, Diego José Fernandes; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo apresentar a história do surgimento do Bairro dos Guarapes através das ações dos alunos nas aulas de História, em uma experiência com a história oral, contada por intermédio de atividades interativas com os estudantes e entrevistas com os moradores da comunidade e na produção de material didático, pois desta forma torna-se um roteiro para que se possa trabalhar o conhecimento histórico e a produção de arte a ser utilizado por professores do Ensino Básico. Buscamos identificar as dificuldades variadas existentes na comunidade dos Guarapes as quais interferem no processo de ensino aprendizagem na Escola Francisco de Assis Varela Cavalcante, e procuramos compreender as origens desses moradores, assim como as fontes de sobrevivência econômica, para poder auxiliar nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de História, para que, conhecendo a comunidade, possamos colaborar com a permanência do aluno na escola e que favoreça no processo de ensino e aprendizagem. Para fazer do aluno um elemento ativo no processo, utilizamos a seguinte prática: os alunos entrevistaram os moradores, e produziram uma carta poética sobre a história do bairro, carta essa confeccionada a partir das informações colhidas nas entrevistas. Para criarmos um parâmetro para entender as respostas dos primeiros moradores, os alunos produziram um texto contando como é “Sua vida nos Guarapes”, bairro onde habitam e estudam. Os encaminhamentos e estratégias foram desenvolvidos juntos aos alunos do 9º Ano durante um ano letivo. Foram realizadas caminhadas pela comunidade, visitas aos moradores mais antigos e conversas realizadas com líderes comunitários, onde dialogamos sobre as virtudes e as dificuldades em habitar numa comunidade que sofre o abandono dos poderes constituídos. O material didático proposto foi produzido no processo de visita, diálogos e entrevistas com os moradores. Figura-se em um livro digital (Ebook), que faz parte dos anexos desta dissertação, e um roteiro para quem deseja trabalhar o ensino de história a partir de uma produção artística, como a poesia, por exemplo. Fazendo uso das cartas poéticas, foi escrito uma peça de teatro com o título “A Arte Conta Guarapes”, compõem no texto do espetáculo, as propostas de marcação de cenas, assim como várias indicações de direção, para que docentes de História que não tenham conhecimento pleno sobre a montagem de um espetáculo de teatro, tenham condições de encenar a peça. Outra característica da proposta de espetáculo é a linguagem simplificada através do uso da linguagem do cordel. A estrutura de linguagem usada no texto, pode criar as condições para que facilmente, qualquer educador possa utilizá-la para representar uma outra comunidade periférica, sendo assim o espetáculo a “Arte conta Guarapes”, pode tornar se a “Arte conta qualquer comunidade” com adaptações pode se adequar ao contexto de comunidades periféricas de muitas cidades brasileiras.Dissertação A didática das coisas: reflexões sobre a relação homem/dinheiro utilizando a cultura material no ensino de história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Varela, Álvaro Giannini Alcântara; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/4408385642902803; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de; Maia, Lígio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501O presente trabalho constrói uma abordagem sobre a didática das coisas sob a ótica da Cultura Material (histórica e arqueológica), do Ensino de História e da Numismática, para isso usaremos a moeda como materialidade integradora dos segmentos científicos envolvidos, analisando sua polissemia e utilizando essa característica como ingrediente potencializador das aulas de história. O fio condutor do trabalho situa-se no contexto problematizador de desorientação histórica que a sociedade capitalista contemporânea vive, atrelado ao cenário de desmaterialização monetária, enquanto o cotidiano dos jovens é de afastar-se da concretude, naufragando-se no ciberespaço e em suas formas digitais, implicando numa relação torpe entre homem/dinheiro, o ensino de história busca aliados nos estudos numismáticos e da cultura material para promover uma orientação histórica empoderadora de valor social e protagonismo, que conduz o aluno a investigação da relação homem/dinheiro, a museologia e a gamificação somam-se a esse processo de elucidação sócio-histórica na ampliação de produtos didáticos.Dissertação Deixa eu contar minha versão da história aqui de cima: a perspectiva discente sobre a presença policial no morro de Mãe Luiza (Natal/RN) e suas relações com direitos humanos e ensino de história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-16) Santos, Mayara Fernanda da Silva; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; http://lattes.cnpq.br/8031260096053755; Maia, Ligio José de Oliveira; Fernandes, Maria Aparecida da SilvaEsse trabalho tem como escopo analisar a possibilidade de surgimento de consciências históricas e identidades por parte dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dinarte Mariz, localizada no bairro de Mãe Luiza, na cidade de Natal, capital do estado do Rio de Grande do Norte (RN). Esta análise é proposta a partir da intenção de despertar o interesse dos alunos nos estudos históricos, especialmente, no que concerne ao assunto da ditadura civil militar. Esse foi o contexto histórico selecionado para ser abordado neste trabalho, através da análise da ocorrência da chacina de Mãe Luiza, ocorrida no ano de 1995 e provocada por membros de um grupo de extermínio que já atuava pelo estado do RN, principalmente, invadindo zonas periféricas da capital, praticando atos violentos e de mortes, como o caso da chacina. Esse grupo já atuava na época da ditadura militar no Brasil, sob a denominação de “meninos de ouro”, chefiados pelo subsecretário de segurança pública, Maurílio Pinto. Assim, exploramos essa temática, através de recortes jornalísticos da Tribuna do Norte que abordam o assunto da chacina, demonstrando a existência da estigmatização presente na periferia, no sentido de atribuir a definição de criminoso para uma pessoa, pelo simples fato de residir em um bairro periférico. Dessa maneira, versamos sobre o assunto da ditadura militar, enquanto época de maior expressividade de violência contra as camadas empobrecidas, da parte das forças policiais, e procuramos abordar essa questão a partir da realidade prática dos estudantes, que enfrentam o cotidiano da violência policial no bairro de Mãe Luiza, para, em seguida, como forma de abordar o Ensino de História e produzir sentido na mentalidade dos alunos, conforme defende Jörn Rüsen. Assim, propomos a realização de um debate em turma como produto para efetivarmos o Ensino de História e buscarmos o aprendizado.Dissertação Festa da Irmandade dos Negros do Rosário: pela valorização da história afro-brasileira e combate ao racismo em Serra Negra do Norte (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-08) Lima, José Fabiano de; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/9384112984405763; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; Conceição, Maria Telvira daO presente trabalho é resultado de pesquisa realizado na Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo, localizada no município de Serra Negra do Norte – RN, com o objetivo de explorar a Festa de Nossa Senhora do Rosário desse município como estratégia para a construção de educação antirracista nas aulas de História. O estudo dessa Festa no espaço escolar contribui, de acordo com Lei Federal nº 10.639/03, para a valorização e fortalecimento da identidade afro-brasileira, além de promover a luta contra as discriminações raciais, através do ensino de História Local. Com relação ao suporte teórico-metodológico aponto as contribuições de Roger Chartier. E com o intuito de se criar uma educação potencializadora que combata as discriminações raciais na escola cito autores que abordaram essa temática e contribuem para promomover rupturas com um modelo de educação histórica centralizado nos valores eurocêntricos. Nesse sentido, valorizam-se as contribuições de Kabenguele Munanga e de Sílvio de Almeida, fundamentais para a compreensão do protagonismo negro na história brasileira. Essa pesquisa permitiu ainda a análise de fontes históricas diversas, tais como: registros escritos sobre a Festa do Rosário (documentos encontrados junto à Paróquia de Nossa Senhora do Ó, a produção acadêmica e a literatura local); entrevistas realizadas junto à comunidade escolar e a membros da Irmandade dos Negros do Rosário; documentários e reportagens presentes em canais de informações da comunidade serra-negrense, (jornais e revistas). A análise desses dados levará em consideração os 20 anos de existência da Lei 10.639/03 e sua inserção nos saberes e práticas educacionais, desenvolvidos no âmbito do ensino de História Africana e Afro-brasileira, presente na Escola Estadual Prof. Leomar Batista de Araújo. E por fim, como proposta de intervenção foi desenvolvida uma sequência didática, que buscou na história local, fortalecer o protagonismo das pessoas negras por meio a Festa da Irmandade dos Negros do Rosário de Serra Negra do Norte.Dissertação Os fios da história entre o Potengi e o Trampolim durante a Segunda Guerra Mundial: o cotidiano da cidade de Natal em 1944 no Jornal "Diário de Natal"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Oliveira, Jefferson Heitor Cavalcanti; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; https://orcid.org/0000-0001-6246-6138; http://lattes.cnpq.br/2731237954780451; http://lattes.cnpq.br/7828168063565632; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Silva, Roberto AironÉ comum que os alunos do 9º ano nutram uma grande expectativa para estudar a Segunda Guerra Mundial, atraídos por narrativas empolgantes presentes na cultura pop, muitas vezes já trazem conhecimentos prévios sobre fatos e nomes que fazem parte do evento. O objetivo desta dissertação é propor uma abordagem para o estudo da Segunda Guerra Mundial a partir do enfoque regional, utilizando para isso recortes do jornal “O Diário de Natal” dos meses de junho e julho de 1944. A dissertação está estruturada em três capítulos, no primeiro capítulo discute a escola e sua comunidade como campo de pesquisa, a partir da etnografia descreve a estrutura física, o corpo docente e discente, reflete sobre o papel do professor de História como tecelão dos conhecimentos históricos e da disciplina de História na composição da cultura escolar. No segundo capítulo, discute sobre a História como uma narrativa capaz de elaborar identidades, o uso de fontes históricas, em especial o periódico impresso, como materiais didáticos, bem como o potencial didático-pedagógico que a História Regional possui para um processo de ensino-aprendizagem significativo. No terceiro capítulo discute sobre a estrutura do conhecimento histórico acerca da participação da cidade do Natal-RN na Segunda Guerra Mundial, muitas vezes fundamentado no ufanismo ou numa perspectiva folclórica, apresentando os fundamentos para um estudo da História Regional a partir do documento-jornal “O Diário de Natal” entre junho e julho de 1944. No apêndice está o produto didático, fruto da reflexão teórico-metodológica dos capítulos da dissertação. Trata-se de uma sequência didática intitulada “Os Fios da História” em que são apresentadas sugestões de contextualização sobre a Segunda Guerra Mundial a partir da História Regional, um processo avaliativo por meio de rubrica e recortes do jornal “O Diário de Natal” com sugestões de perguntas norteadoras para a elaboração da narrativa histórica por parte dos alunos.Dissertação Sons da resistência: ensino de História numa perspectiva antirracista por meio da música em turmas do 3º ano do ensino médio do Instituto Padre Miguelinho/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Souza, Fabiano Moura de; Maia, Lígio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/6724499601124669; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Conceição, Maria Telvira daO racismo no Brasil se apresenta de modo estrutural. A música é uma manifestação cultural que evidencia esse processo. A presente dissertação buscou analisar a percepção que estudantes do 3º ano do Instituto Padre Miguelinho (RN) têm acerca do racismo como um problema estrutural na sociedade brasileira, bem como a percepção dos estudantes quanto ao conceito de branquitude e sua relação com as diversas manifestações do racismo estrutural no Brasil. Para isso, foram analisadas as impressões que os alunos têm sobre essas dimensões do racismo no Brasil por meio de questionário aplicado em formato eletrônico. Com base nos resultados desse questionário, foi proposta uma sequência didática com objetivo de superar as lacunas sugeridas nas respostas dos estudantes. As canções propostas como ferramentas didáticas, tiveram como objetivo favorecer a compreensão dos/as estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tanto quanto o caráter estrutural do racismo no Brasil, quanto a compreensão deles/as acerca do conceito de branquitude e da relação desse conceito com o aspecto estrutural do racismo no Brasil. A presente dissertação apresenta reflexões orientadas pela legislação antirracista vigente no país, principalmente a lei 10.639/03. Esta dissertação também se orienta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004 e pela Base Nacional Curricular Comum de 2018. Como parte da metodologia da pesquisa, foi utilizada a aplicação de questionário, aos estudantes para sondar percepções destes acerca de música, racismo e branquitude. O objetivo desse trabalho é promover educação antirracista em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Como produto, foi proposto uma sequência didática utilizando música como ferramenta didática que culmine em produções musicais feitas pelos estudantes, visando promover uma educação antirracista.Dissertação Multiletramentos nas aulas de História: a criação de narrativas históricas sobre Élia de Barros em blogs(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-04) Andrade, Elisângela Moura de; Spinosa, Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-1736-4110; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; http://lattes.cnpq.br/3135834989482696; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Rocha, Helenice Aparecida BastosDiscorre sobre a pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, o PROFHISTÓRIA, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concernente à temática de enfrentamento das dificuldades de discentes nas práticas de letramentos nas aulas de História do Ensino Médio, na Escola Estadual Élia de Barros situada na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN. Problematiza de que maneira as aulas de História podem colaborar para o desenvolvimento e a consolidação de letramentos em discentes a partir da expertise da ciência histórica. Tem como pressuposto de que o uso didático das tecnologias digitais da informação e comunicação pode contribuir na constituição de competências e habilidades inerentes à inserção na cultura letrada de maneira significativa para o alunado, possibilitando-o a elaborar narrativas históricas com mais desenvoltura, autonomia e dotada de sentido nos ambientes digitais. Objetiva, de maneira geral, promover Multiletramentos com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, naquela unidade de ensino, através de uma proposta de ensino e aprendizagem de História ancorada na utilização das tecnologias digitais. Ambiciona especificamente: 1º analisar as possibilidades de estímulo a práticas com leitura e escrita nas aulas de História, no domínio da educação básica, orientadas para a aprendizagem significativa do saber histórico, a centralidade no protagonismo estudantil e a proficiência leitora e escritora de discentes; 2º compreender as potencialidades técnicas e pedagógicas do emprego das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de História; 3º construir uma proposta de intervenção didática para a produção de narrativas históricas, por estudantes, através de blogs. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão do objeto de estudo, de tipo descritiva, em termos procedimentais, caracterizase por ser bibliográfica e documental. Apresenta como produto uma sequência didática de eventos de Multiletramentos, envolvendo a criação de blogs por estudantes da referida série, a pesquisa histórica com fontes digitalizadas dos periódicos natalenses O Poti e Diário de Natal a respeito de Élia de Barros, a escrita de narrativas e a publicação delas naqueles ambientes do ciberespaço. Verifica que a sequência didática, ao aliar o trabalho com fontes históricas e a produção de narrativas escritas a respeito de Élia de Barros, contribuiu para estimular e desenvolver competências leitora e escritora nos sujeitos aprendentes na construção de suas próprias análises e interpretações sobre o passado.Dissertação O ensino de História em cursinhos preparatórios: por uma educação popular e libertadora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Silva, Amanda Kelly Acioli; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/5165857987884939; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Conceição, Maria Telvira daO presente trabalho analisa dados do IBGE disponibilizados pelo PNAD Contínua para evidenciar como alguns grupos da sociedade são excluídos do acesso ao ensino superior, e procura evidenciar como os cursinhos populares atuam no combate a esse problema através da pedagogia libertadora de Paulo Freire. A proposta justifica-se pela sua relevância social e utiliza, como aporte teórico, Paulo Freire, bell hooks e Flávia Caimi. Para entender como os índices de desigualdade atingem a população mais pobre no que diz respeito ao acesso a universidade, como funciona o trabalho dos cursinhos e os principais desafios enfrentados, optou-se por estudos de caso, com foco nos cursinhos populares da “Rede Emancipa” e “Dona Militana”, que atuam no município de Natal, Rio Grande do Norte. O principal objetivo deste trabalho é contribuir com as ações desenvolvidas nos cursinhos populares, apresentando como produto um livro digital com questões no mesmo formato da prova do Enem, trazendo também orientações que possam auxiliar professores e alunos, explicitando como funciona o principal meio de entrada no ensino superior: o Enem.Dissertação Do concreto ao abstrato, de uma problemática atual para a narrativa do passado: discutindo a pluralidade étnica brasileira com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia/Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-13) Galvão, Maria Sanielle Viana; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/7387934191889838; Silva, Edson Hely; Silva, Roberto AironO trabalho discute a formação do povo brasileiro com enfoque no combate do discurso eurocêntrico ainda presente no livro didático de História do 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou-se com essa pesquisa o enfrentamento da identidade eurocentrada a partir do exame e reflexão do processo de identificação cultural dos estudantes, visando à elaboração de uma Cartilha Pedagógica de suporte para os docentes sobre a formação do povo brasileiro, destacando a contribuição da diversidade cultural dos povos indígenas. Refletiu-se sobre a discussão historiográfica acerca da temática indígena nos materiais didáticos e na escola, embasados no norteamento legal a respeito do tema. Os fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa foram a revisão bibliográfica a respeito da Nova História Indígena e sobre ensino de História, além da aplicação da técnica do questionário e do desenho para a compreensão de como os professores da rede municipal de Parnamirim-RN trabalham com a diversidade cultural em suas aulas e quais materiais consultam para o estudo e preparação das aulas. Por meio da identificação das lacunas presentes no livro didático de História utilizado pelos professores e correlacionando-as junto à legalidade apontada nos referenciais, observamos que a temática indígena ainda não é apresentada no livro didático numa perspectiva de valorização e reconhecimento da sua contribuição para a formação do povo brasileiro. Deste modo, elaboramos uma Cartilha Pedagógica como um instrumento sugestivo para as práticas docentes a partir de um olhar sensível sobre a pluralidade étnica brasileira, com ênfase na disseminação e valorização da cultura indígena do estado do Rio Grande do Norte.Dissertação Memórias da Escola Estadual Santos Dumont: uma perspectiva de historizar o espaço escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Melo, Maria Margarida Oliveira de; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/7567366493239983; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Cunha, André Victor Cavalcanti Seal daO presente trabalho É uma construção sobre a historicidade da Escola Estadual Santos Dumont, localizada no município de Parnamirim/RN. Instituição de ensino que surgiu dentro da Base Aérea de Natal logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido levantou fatos importantes sobre a escola, como por exemplo, a desconstrução que a mesma seguia um modelo de ensino militar, sendo esta de inspiração militar e o PECIM (Programa de Escolas Cívico-Militares) que teve desdobramentos midiáticos, pois está no centro de discussões polarizadas que envolvem o contexto político atual brasileiro e o processo de ensino e aprendizagem. Como proposta de produto foi criada uma linha do tempo interativa e virtual para que a pesquisa fosse contemplada no produto, que a memória da escola fosse preservada e que seja também de uso para o Ensino de História. Por fim, este estudo pode contribuir para que os colegas, professoras e professores de História, tenham uma ferramenta que amplie seus conhecimentos sobre a historicidade da escola onde atuam valorizando a História Local, a Memória e a Identidade e que os alunos e alunas possam ampliar suas percepções sobre a importância da conservação sociocultural do espaço escolar.Dissertação Nas cordas do cordel amarramos nossa história: alunos da EMEF João Belo Alves/Picuí-PB registram tópicos da história da sua comunidade em folhetos de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Ribeiro, Geydson Mike dos Anjos; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/8440247664291386; Fagundes, José Evangelista; Falcão, Marcílio LimaA presente dissertação procurou pesquisar tópicos da História da comunidade escolar, registrando com os alunos em formas de folhetos de cordel, despertando uma maior valorização das aulas de História com os alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belo Alves, localizada no Distrito de Serra dos Brandões, em Picuí/PB. Dessa maneira, buscamos despertar o interesse deles na história local da sua comunidade, e no contexto mais macro, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e significativo. Já que tivemos experiências semelhantes exitosas, compreendemos que tal modus operandi poderá ajudar aos alunos a entenderem que são sujeitos/atores históricos componentes também de uma perspectiva mais ampla. Essa dissertação procurou analisar e problematizar produções sobre o tema pesquisado e os possíveis caminhos para a implementação nas nossas aulas de História. As fontes que usamos foram basicamente a memória coletiva e entrevistas realizadas pelo professor e alunos, fazendo assim com que os alunos desenvolvam o pensamento crítico-reflexivo e tenham contato com o método científico peculiar à Ciência Histórica. Como produto, elaboramos uma proposta de Sequência Didática a partir do uso da literatura de cordel.Dissertação Das passarelas para a escola: narrativas sobre o Baile das Kengas no carnaval da cidade do Natal(RN) e o ensino de história local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Antunes, Antonio Gleivérson Gliese Costa; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/0557581666356173; Santos, Cícero Joaquim dos; Rocha, Raimundo Nonato Araújo daO Baile das Kengas é um evento cultural que acontece todos os domingos de carnaval na capital potiguar há mais de 40 anos. Então, analisando a esfera desse acontecimento histórico natalense, a pesquisa teve, como objetivo geral: Elaborar uma proposta para discutir os conceitos de História Local, LGBTQIA+ e Direitos Humanos como estratégia de combate às fobias por meio de instituição dos valores éticos e saberes necessários a formação do estudante a partir do Baile das Kengas. Nesta perspectiva, os objetivos específicos foram: Compreender a história local, a partir de elementos do cotidiano dos alunos relacionando a educação pelos direitos humanos vivências locais históricas locais; Entender o significado histórico-cultural do tradicional “Baile das Quengas” em Natal/RN; Elaborar a inserção do evento “Baile das Kengas, na sala de aula, desmistificando os sujeitos históricos, considerados “excluídos”, dando-lhe uma nova subjetivação e promover a interação dos alunos LGBTQI+ colocando-os como sujeitos históricos nas narrativas. A metodologia foi realizada em três etapas. A primeira, por meio de uma entrevista em profundidade com o promotor do evento Luís Antonio Belmont (Lula Belmont), seguindo os critérios de criticidade da história oral. A segunda foi uma análise histográfica do Jornal Tribuna do Norte dos anos de 1983 a 2023. E última, a utilização de uma sequência didática com os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Paulo Freire, levando em consideração sua participação e depoimento a partir da análise de imagens antigas da cidade de Natal, até chegar ao evento Baile das Kengas. Diante desse contexto, foi proposto a criação de um álbum seriado com os alunos, como produto final da dissertação, com o objetivo de dar novos significados e contextos históricos a personagens e eventos para parte de uma esfera local para a geral. Mas, para isso, foi levado em consideração o depoimento dos educandos, a articulações com os temas de história local e LGBT na História, os personagens envolvidos, a importância da confecção do produto e como isso é importante na construção do desenvolvimento do conhecimento históricos dos alunos.Dissertação Negacionismo histórico em pauta: uma proposta de letramento histórico-digital a partir da ditadura civil-militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-19) Ramos, Gabriel Alves do Carmo Dias; Spinosa, Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-1736-4110; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; http://lattes.cnpq.br/8809363507938627; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; Silva, Sônia Maria de MenezesEsta dissertação tem como proposta principal a análise em torno de histórias sensíveis, com foco na abordagem da Ditadura Civil-Militar de 1964, enfatizando o uso das mídias digitais no ensino deste tema histórico para desenvolvimento do letramento histórico-digital de discentes de uma turma com alunos(as) do ensino médio que se prepara para concursos públicos militares em Parnamirim-RN, cidade localizada na região da grande Natal-RN. Este propósito surgiu a partir da percepção que este município ao longo dos últimos anos dialogou fortemente com grupos ultraconservadores, esta correlação expandiu nas ruas parnamirinenses alguns efeitos radicais e suas salas de aula também foram atingidas por esse fenômeno. As falas pró-golpe militar de alguns aprendentes em sala e a detecção do uso rotineiro de algumas mídias digitais negacionistas por parte desses(as) alunos(as) ao longo do tempo, evidenciaram um complicado sintoma, onde uma aprendizagem histórica significativa poderia intervir para possíveis mudanças. Logo, o caminho que objetivamos construir junto aos aprendentes passou pela ressignificação histórica do que foi a Ditadura, através de um ponto de vista histórico das mídias digitais bem distinto da noção que esses jovens possuíam sobre essas ferramentas digitais anteriormente. Dessa forma, organizamos uma sequência didática que possibilitasse um contraponto às frequentes narrativas negacionistas sobre o golpe de 1964 na internet através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC´s), enfatizando a investigação histórica através da alavancagem de habilidades leitoras, ouvintes e escritoras desses jovens. Além desta ferramenta metodológica, foi idealizada uma cartilha e um jornal digitais como material pedagógico contra discursos falsificadores sobre o tema, servindo de suporte a docentes que, por ventura, queiram replicar ou adaptar estas atividades em suas aulas sobre Ditadura Civil-Militar.Dissertação Feminismo negro: o ensino de história emancipatório no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Suellen Gerlane da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; https://orcid.org/0000-0002-9516-3579; http://lattes.cnpq.br/2804673301220112; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Conceição, Maria Telvira daEssa dissertação objetivou dar reconhecimento a outras formas de agir em sociedade e de viver, daqueles que foram silenciados, e dar direito a outras histórias, (re)existindo a partir de novas epistemologias e cosmovisões no âmbito escolar. A marginalização histórica da mulher e principalmente da mulher negra através do patriarcalismo e do racismo, constitui um ponto interseccional de extrema importância a ser levada em discussão na pesquisa, a fim de discutir práticas e teorias do Feminismo Negro como forma de protagonizar novos olhares e perspectivas ao ensino de História. Romper com os estereótipos dentro da normatização hegemônica, e descontruir uma história única e sexista, já que na historiografia, nos materiais didáticos e até mesmo na prática docente, percebemos o quanto o discurso colonizador do homem branco está impregnado de valores que subalternizam numa matriz universalista da história o papel social das mulheres. Na busca de novas perspectivas e protagonistas no ensino de história, e de uma práxis educativa crítica, sendo a base teórica constituída pelas autoras Djamila Ribeiro, Lélia Gonzales, bell Hooks, Angela Davis, dentre outras cientistas. O Feminismo Negro vem como forma de vislumbrar uma sociedade que valorize as diversas maneiras de viver e de ser, onde os povos marginalizados e oprimidos tenham um direito a uma vida digna, façam parte da história e tenham um lugar de fala. A sequência didática é uma ferramenta para construção de diálogos e valorização de conhecimentos que discorrem sobre as diversidades e culturas que compõem a história e a formação de uma sociedade emancipada, protagonizando novas ações, para além do racismo e do sexismo.Dissertação O ensino de história na perspectiva do projeto de vida e consciência histórica: uma proposta com estudantes da 1ª série da EETI Professora Clara Tetéo, na cidade de Macau/RN entre 2018-2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Trindade, Dominique Helen Silva; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/6149972023497290; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Chaves, Edilson AparecidoO presente trabalho trata de uma pesquisa que visa contribuir com um estudo sobre o reconhecimento do jovem estudante enquanto sujeito histórico, consequentemente, contribuindo para o seu Projeto de Vida (PV) e estimulando sua consciência histórica. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de demonstrar como o diálogo entre as disciplinas de História e Projeto de Vida podem contribuir com o desenvolvimento e maior interesse do/a estudante, aproximando a História ensinada da história vivida por esses jovens, reconhecendo suas habilidades e descobrindo-se como agentes de ação social. A dimensão do produto consiste no desenvolvimento de uma sequência didática, nos moldes da AULA-OFICINA considerando a participação dos/as estudantes, a partir de atividades que visavam orientação para vida cotidiana, como uma maneira de perceberem quem são hoje e criar perspectivas de um futuro, sendo assim, trabalhando os sonhos desses jovens fomenta-se o conhecimento histórico escolar e a percepção de si e do outro. Portanto, o propósito da pesquisa é identificar possíveis carências no conhecimento histórico dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, partindo inicialmente de um levantamento de dados com a pesquisa qualitativa e após o levantamento de informações, propomos as atividades da sequência didática envolvendo o diálogo das disciplinas citadas acima.