PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção
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Navegando PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção por Autor "Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira"
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Dissertação Análise da integração dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde: um estudo em empresa moveleira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-28) Brandão, Marcelle Rossi de Mello; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/2958319519862286; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Esta dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer de que forma grupos de interesses, stakeholders, influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e utiliza o método do estudo de caso exploratório-descritivo como modelo formal e sistemático do estudo científico. Segue as proposições teórico-conceituais de Polonsky (1995), Michell, Angle e Wood (1997) e Frooman (1999) como referências básicas. O estudo descreve a realidade de uma indústria moveleira do Rio Grande do Norte, e mostra sua filosofia e contexto; identifica os stakeholders presentes que influenciam no processo decisório da empresa, bem como analisa o grau de importância de cada grupo relevante, mostra as necessidades e expectativas dos grupos relevantes e por fim, constata as mudanças ocorridas na organização na implantação de estratégias de marketing verde. A partir dos resultados obtidos conclui que os stakeholders são levados em consideração na adoção de estratégias de marketing verde, mesmo a empresa não possuindo a devida percepção estratégica necessária para avançar na adoção da filosofia do marketing verde. Este estudo de caso explora conhecimentos que podem ser apropriados e adequados por empresas de pequeno porte que atuem nesse segmento-tendência estratégico do marketing verde