PPGT - Mestrado em Turismo
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Navegando PPGT - Mestrado em Turismo por Autor "Albuquerque, Jaci Câmara de"
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Dissertação Educação profissional e tecnológica de turismo no Brasil: análise através da percepção de docentes da rede federal de educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-08) Albuquerque, Jaci Câmara de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; ; http://lattes.cnpq.br/3942151441935777; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório a partir de levantamentos de dados nos sites do Ministério da Educação, adotou-se como procedimento de pesquisa o questionário, enviadas aos coordenadores dos cursos via email institucional, para a coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é o de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; os professores vêm nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente chegando a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, afirmando que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica, a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida. Ainda como resultado sobre a concepção e elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos verificou-se que os mesmos são construídos na maioria pelo colegiado muitos deles sem a participação de um pedagogo; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi à migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo. Deste modo, com este trabalho buscou-se contextualizar a educação superior tecnológica em turismo, apresentando a realidade do atual cenário, com intuito de discutir o fenômeno a partir da descrição realizada por todos os sujeitos e objeto da pesquisa, cujo conhecimento é devido a experiência na rede federal de educação que foi capaz de aproximar a essência da questão.