PPGT - Mestrado em Turismo
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Navegando PPGT - Mestrado em Turismo por Autor "Araújo Filho, Gabriel Martins de"
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Dissertação Qualidade dos serviços e preços em restaurantes turísticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-26) Mafra, Kennedy Kaufummam Costa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; https://orcid.org/0000-0001-9555-7191; http://lattes.cnpq.br/1690961627313321; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; Pereira Filho, Evádio; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraO crescimento do setor de restaurantes tem sido constante nos últimos anos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL (2025) indica que o setor encerrou 2024 com criação de 240 mil empregos diretos e indiretos em bares e restaurantes. Diante desse crescimento, a qualidade de serviços e percepções sobre preço tornaram-se indispensáveis para a satisfação de clientes e para a geração de vantagens competitivas em negócios gastronômicos. A presente dissertação tem como objetivo central analisar a relação preço e qualidade de serviços praticados em restaurantes turísticos. A zona sul da cidade de Natal/RN, mais especificamente o bairro de Ponta Negra foi escolhido como lócus da pesquisa. Refere-se assim a uma Área Especial de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITP) definida na Lei Complementar Nº 208 de 07 de março de 2022 do Plano Diretor da cidade de Natal/RN. O design metodológico da pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva e amostra não-probabilística por conveniência. Para a coleta de dados, utilizou-se dois instrumentos, sendo o primeiro aplicado com Tomadores de Decisão de restaurantes turísticos e composto por 15 questões baseadas na técnica de vinhetas. Para Renold (2002), vinhetas são cenários que possuem intuito de explorar questões subjetivas dos entrevistados. O segundo instrumento foi um roteiro de entrevista estruturada com perguntas abertas, através da técnica de entrevista em profundidade aplicada com gestores de uma associação de representantes do setor de restaurantes. Além disso, o software Python na versão 3 foi utilizado para transcrever as entrevistas, o Iramuteq foi usado para gerar nuvens de palavras e análise de similitude. Ademais, a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016) foi utilizada para nortear a compreensão do discurso dos participantes da pesquisa. Os principais resultados destacam que na percepção dos entrevistados a qualidade da comida e do atendimento são elementos cruciais para fidelizar os consumidores. No entanto, as estratégias de precificação são praticadas de acordo com custos operacionais e adaptação ao mercado. Como resultado final, verifica-se a necessidade sempre desafiadora de equilibrar preços competitivos e qualidade dos serviços prestados, sobretudo em períodos de baixa temporada.