CCS - TCC - Saúde Coletiva
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Navegando CCS - TCC - Saúde Coletiva por Autor "Almeida, Erica Rodero Ferreira"
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TCC Informata em saúde: congruências do bacharel em saúde coletiva para contemplar este perfil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Almeida, Erica Rodero Ferreira; Machado, Flavia Christiane de Azevedo Machado; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; 0009-0001-3877-5878; http://lattes.cnpq.br/9592132134765711; Clemente, Heleni Aires; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; Viana, Jussara Lisboa; http://lattes.cnpq.br/0358925484332864O bacharelado em Saúde Coletiva foi criado para qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a gestão em saúde atravessa significativas mudanças com o crescimento exponencial das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, o campo da saúde digital deve perpassar a formação do bacharel sanitarista, sendo importante analisar se os currículos dos Cursos de graduação de Saúde Coletiva (CGSC) têm acompanhado à transformação digital do SUS e da gestão em saúde como um todo. Diante disto, objetivou-se analisar a presença de componentes curriculares, conteúdos, campo de estágio nos Projetos Pedagógicos de bacharelados de Saúde Coletiva do Brasil, convergentes ao campo da Saúde digital e, por consequência, ao perfil do informata em saúde. Para tanto, conduziu-se uma análise documental de 21 Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para captar informações acerca de: Instituição de Ensino Superior (IES), ano do PPC, perfil do egresso componente curricular fazia alusão ao campo da saúde digital. Em seguida, procedeu-se ao cálculo do percentual de componentes curriculares alusivos ao campo da Saúde Digital em relação ao total de componentes. Como resultado, a ocorrência do tema Saúde Digital ou Tecnologia da Informação e Comunicação no CGSC dentro das disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas por cada IES, se deu em menos de 20% de todos os CGSC. Avaliando o resultado quantitativo de IES, segundo distribuição nas cinco regiões do Brasil, em que foram identificadas alusão ao campo da Saúde Digital, a ocorrência se deu em 19% no perfil do egresso, 71% dos CGSC possuem disciplinas obrigatórias com alguma relação ao tema, 28% dos CGSC possuem disciplinas optativas relacionadas ao tema e em 9% dos CGSC o tema aparece no Campo de estágio / habilidades. Desta forma, conclui-se que há uma insuficiência de conteúdo relacionado a Saúde Digital no processo formativo do Bacharel, uma vez que em todas as IES, o percentual é abaixo de 20%. Dito isso, é necessário revisar PPC para atualizar ementas, estimular pesquisas, ações de extensão e a busca constante por cursos para viabilizar a aquisição de competências da Saúde Digital no perfil formativo do bacharel.