CCS - TCC - Saúde Coletiva

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  • TCC
    A Importância dos programas de atividade física para pessoas idosas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Souza, Ana Paula Camilo de; Silva, Ísis de Siqueira; Lima, Dinorah de França; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho
    O envelhecimento populacional no Brasil representa um dos principais desafios da saúde pública. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, mais de 31 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, representando 14,7% da população brasileira. As projeções indicam que esse percentual deve ultrapassar 25% até 2060. Nesse contexto, promover o envelhecimento ativo e saudável tornou-se prioridade estratégica, sendo a prática de atividade física uma das principais ferramentas para fortalecer a autonomia, prevenir agravos e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. A Atenção Primária à Saúde (APS) assume papel central nesse processo, ao oferecer programas estruturados e ações interprofissionais que estimulam hábitos saudáveis no cotidiano dos territórios. Este estudo teve como objetivo mapear a influência das ações de promoção da atividade física no envelhecimento saudável, na qualidade de vida e na autonomia das pessoas idosas acompanhadas pela APS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, A busca por estudos foi realizada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, com atualização em junho de 2025, com o objetivo de identificar possíveis publicações recentes que pudessem ser incluídas na revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram o portal da Biblioteca Virtual em Saúde BVS, MEDLINE/PubMed, SciELO e Google Acadêmico. A estratégia de busca envolveu a combinação de descritores controlados em português e inglês relacionados à “Pessoa Idosa”, “Atividade Física” e “Atenção Primária à Saúde”. Inicialmente, foram identificados 115 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e eliminação de duplicatas, 10 estudos foram selecionados para análise final. Os dados foram organizados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados demonstraram que 90% dos estudos utilizaram metodologias quantitativas, com predominância de delineamento transversal e descritivo. Enquanto, apenas (10%) foi de caráter qualitativo. De forma geral, constatou-se que a prática regular de atividades físicas promove ganhos na funcionalidade física, na saúde mental, emocional, na cognição e na qualidade de vida das pessoas idosas. Observou-se também que os programas ofertados nas UBS fortalecem o vínculo comunitário e favorecem o protagonismo dos usuários, especialmente quando realizados por equipes das eMulti. Contudo, os estudos também destacaram desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a baixa adesão dos usuários, a escassez de profissionais capacitados e a ausência de sistematização dessas ações no cotidiano da APS. Conclui-se que os programas de atividade física no âmbito da APS constituem uma estratégia potente para a promoção do envelhecimento saudável, desde que estejam articulados às diretrizes das políticas públicas e sejam conduzidos de forma acolhedora, contínua e sensível às realidades locais. Para tanto, são necessários investimentos estruturais, formação permanente das equipes, ações intersetoriais e estímulo ao protagonismo comunitário, garantindo o acesso equitativo e ampliando a efetividade do cuidado às pessoas idosas
  • TCC
    Recurso educacional como auxílio à proficiência digital para pessoas idosas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Nascimento, Rosicleide Freire do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; https://orcid.org/0000-0001-8244-0154.; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://orcid.org/0009-0004-2183-0502; https://lattes.cnpq.br/; Nunes, Vilani Medeiros de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; Silva, Ísis de Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-2403-2504; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466
    Introdução: Diante do crescimento exponencial das Tecnologias de Informação e Comunicação, as competências digitais se tornam cada vez mais requeridas aos indivíduos, incluindo as pessoas idosas. Todavia, os idosos têm maiores desafios à inclusão digital rápida e crescente nos últimos anos em vista de alterações fisiológicas características do envelhecimento e a questão geracional de não nativos digitais. Diante disto, a literacia em saúde configura-se em estratégia para incentivo e discussão sobre a infoinclusão de pessoas idosas. Objetivo: Neste ínterim, objetivou-se planejar, construir e validar uma tecnologia educacional (TE) em formato digital abordando a discussão da proficiência digital de pessoas idosas como importante determinante social em saúde. Método: Para tanto, desenvolveu-se um estudo metodológico com base na técnica ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para cartilhas cuja validação de conteúdo ocorreu por amostra de especialistas. De forma geral, no planejamento da TE foi definido público-alvo, objetivo, tipo e requisitos do TE, serviço de saúde para potencial uso em atividades de promoção à saúde e referencial teórico básico para subsidiar o conteúdo. Na fase de desenvolvimento houve a estruturação e diagramação da TE com o uso do aplicativo CANVA®. A validação do TE ocorreu por meio da atribuição de notas a critérios específicos de conteúdo, clareza de linguagem, diagramação, acessibilidade, interatividade e relevância por dois especialistas. Esses especialistas realizaram duas avaliações (t1 e t2). Em t1 deveriam justificar os motivos de não atribuição de 100% de nota do critério. Após o envio dessas justificativas, foram feitos ajustes e reenviado para ser avaliado em t2. Após a avaliação em t2 o TE foi considerado validado por ter alcançado pontuação >= 90% do critério total. Resultados: Obteve-se uma cartilha digital abordando conteúdos relacionados à política de saúde da pessoa idosa, determinantes digitais em saúde, destacando a infoinclusão da pessoa idosa como demanda desta política e das atuais políticas e programas voltados à transformação digital no Brasil. A cartilha apresenta conceitos de competência digital, problematiza a importância dessas competências no cotidiano e apresenta formas de iniciar o processo de letramento digital. Considerações finais: Espera-se contribuir para a redução das iniquidades sociais advindas da exclusão digital de pessoas idosas que impactam em sua qualidade de vida a partir de uma TE voltada a práticas de promoção à saúde e fomentar a discussão sobre a presença de conteúdos do Campo da Saúde Digital nos processos formativos de profissionais da saúde tal qual o bacharel sanitarista.
  • TCC
    Formação do sanitarista e a inserção prática no SUS: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Stéfanie Aparecida Oliveira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466; http://lattes.cnpq.br/8854485180071740; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507; Xavier, Pedro Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2088975311359852
    O presente estudo tem como objetivo mapear a inserção prática dos estudantes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que analisou 22 PPCs de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados por meio de fontes públicas e sistematizados em planilha, com posterior análise temática. Os resultados mostraram que, a maioria dos cursos atende a carga horária mínima de 3.200 horas estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), e 81,8% cumprem a exigência mínima de 500 horas para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A inserção prática ocorre principalmente por meio dos ECS, das atividades práticas e do estágio não obrigatório. Os principais componentes curriculares práticos são, em sua maioria obrigatórios (91,2%) e ocorrem de forma distribuída ao longo da graduação, embora ainda existam cursos que concentram as práticas apenas nos períodos finais. Os cenários de práticas incluem atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, gestão em saúde, espaços educacionais e espaços comunitários, como quilombos, aldeias e indígenas. As atividades desenvolvidas abrangem desde diagnósticos situacionais e ações de promoção à saúde até o monitoramento de políticas públicas. Além disso, o estudo revela um alinhamento progessivo as DCNsCGSC e evidencia avanços na formação integrada, embora persistam desafios como a padronização das nomenclaturas, a inserção profissional dos egressos e a escassez de preceptores da própria área. O estudo indica a necessidade de futuras pesquisas que devem incorporar a percepção de coordenadores, preceptores, gestores e alunos, buscando aprimorar a qualidade e a efetividade da articulação ensino-serviço. Conclui-se que a articulação ensino-serviço tem potencial para fortalecer a formação do Sanitarista e contribuir com o fortalecimento da atenção à saúde no SUS, mas ainda demanda esforços para consolidação institucional e reconhecimento profissional.
  • TCC
    Transplantes de córneas no estado do Rio Grande do Norte: possibilidades e desafios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Rita Araújo de Aquino; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza; http://lattes.cnpq.br/4946747115155324; Cortez, Lyane Ramalho; Tritany, Érika Fernandes
    INTRODUÇÃO: o presente trabalho aborda os entraves e desafios relacionados aos transplantes de córnea no estado do Rio Grande do Norte. O transplante de córnea representa o procedimento transplantador mais realizado no Brasil, essencial para a recuperação da visão e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, há um descompasso entre a oferta e a demanda por tecidos oculares no estado, o que acarreta longas filas de espera e impacto significativo na vida dos pacientes. OBJETIVO: o objetivo geral foi caracterizar a realização dos transplantes de córnea no Rio Grande do Norte (RN), analisando o perfil demográfico dos receptores, os tipos de córnea utilizadas, os serviços prestadores e os motivos para a não realização do procedimento, além de avaliar o tempo de espera até a efetivação do transplante. MÉTODO: Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo, de corte transversal e descritivo, realizado com dados secundários extraídos do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), referentes ao período de janeiro a julho de 2024. A população do estudo foi composta de pacientes residentes no estado do Rio Grande do Norte cadastrados na lista de espera ativa do SNT, no período de janeiro a julho de 2024. As análises descritivas foram realizadas com frequências absolutas, relativas e medidas de tendência central e a diferença do tempo de espera para realização do transplante entre os grupos foi analisada pela média com Intervalo de Confiança de 95%. RESULTADOS: Dos 295 pacientes analisados, apenas 133 (45,1%) realizaram o transplante de córnea no período. O tempo médio de espera foi de 814,7 dias, ultrapassando dois anos. A maioria dos receptores era do sexo feminino (56,6%), autodeclarados pardos (62,6%) e residentes no interior do estado (61,7%). O principal motivo para não realização do transplante foi a ausência de condições clínicas (21,6%), seguida da recusa do paciente (19,7%) e a desistência de realizar o transplante (13,6%). O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) concentrou 43,9% dos transplantes e 85% dos transplantes foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS. O tempo de espera foi significativamente menor quando o transplante foi realizado no setor privado em comparação aos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). CONCLUSÕES: o estudo revela um cenário de desequilíbrio entre oferta e demanda de córneas no RN, marcado por longos tempos de espera, concentração dos procedimentos em poucos centros e disparidades no acesso. Também evidencia que o SUS assume papel central na realização dos transplantes, embora o tempo de espera seja inferior nos serviços privados. Esses achados indicam a necessidade de aprimoramento na gestão, ampliação da rede de serviços, campanhas de doação e otimização dos processos de captação e transplante.
  • TCC
    Saúde mental de mulheres assistidas pela atenção primária: narrativas de violências e violações de direitos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-03) Silva, Florismeiire de Souza; Severo, Ana Kalliny de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5170430928839162; https://orcid.org/0009-0001-9494-5878; Pinheiro, Eslia Maria Nunes; Andrade, Flávia Thays Silva Araújo
    O presente trabalho objetiva identificar as demandas em saúde mental de mulheres atendidas na Atenção Primária à Saúde. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas nos domicílios de três mulheres que fazem uso de psicotrópicos e foram indicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde para participarem da pesquisa. Os resultados apontaram que o sofrimento mental destas mulheres está atravessado pelos determinantes sociais da saúde, como a condição socioeconômica, e a sobrecarga de cuidados em que vivem, sendo a violência uma questão transversal e recorrente nas narrativas. Conclui-se que há uma necessidade de aprimorar as políticas que proporcionem a mitigação dos danos causados pela desigualdade de gênero, o fortalecimento das práticas de prevenção, promoção e recuperação da saúde na Atenção Primária e a garantia do acesso a direitos e serviços, proporcionando uma sociedade equânime.
  • TCC
    Saúde e bem-estar animal: contribuições do Projeto de Extensão Animais e Comunidade da UFRN para a saúde coletiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Almeida, Larissa Andrade de; Almeida Júnior, José Jailson de; Fernandes, Sandra Michelle Bessa de Andrade; Silva, Alessandra Salles da
    O bem-estar animal vem ganhando destaque em diversas áreas, incluindo no campo da saúde coletiva, principalmente quando se considera o controle populacional de animais em situação de rua e a prevenção de zoonoses. Nesse sentido, o projeto de extensão Animais e Comunidade da UFRN destaca-se por realizar ações voltadas para a promoção da saúde pública. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o impacto do projeto para a saúde coletiva, por meio de análise documental, revisão bibliográfica, e registros fornecidos pelos integrantes da equipe. A metodologia adotada foi qualitativa de natureza descritiva e desenvolveu-se em duas etapas: revisão bibliográfica sobre os temas centrais do estudo e análise documental de dados secundários, como o número de castrações realizadas e campanhas educativas promovidas. A análise possibilitou detalhar os impactos gerados pelas ações do projeto e os resultados fomentam a importância da integração entre universidade e comunidade; reforçando o papel da extensão universitária.
  • TCC
    O impacto da Terapia Ocupacional no tratamento de usuários do CAPS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Costa, Aisllin Lopes Barboza da; Negrão, Oswaldo Gomes Corrêa; http://lattes.cnpq.br/6943989430285394; Leite, Jader Ferreira; Severo, Ana Kalliny de Souza
    A saúde mental é um desafio constante, exigindo estratégias interdisciplinares e humanizadas no SUS. Objetivou-se analisar o impacto da Terapia Ocupacional no tratamento de usuários dos CAPS, destacando seus benefícios na reabilitação psicossocial, como a reabilitação e a promoção do bem-estar. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, com abordagem qualitativa, a partir de artigos publicados nos últimos dez anos em bases da SciELO, LILACS e PubMed. Os estudos evidenciam que a Terapia Ocupacional contribui para autonomia, rotina e reinserção social dos usuários, indo além do modelo biomédico. Apontam ainda desafios como escassez de profissionais, fragilidade das políticas públicas e falta de reconhecimento institucional. Conclui-se que a Terapia Ocupacional possui um papel transformador na Rede de Atenção Psicossocial e fortalece o cuidado em liberdade, reafirma a importância do trabalho interdisciplinar e aponta caminhos para um SUS mais humanizado e inclusivo.
  • TCC
    Inserção do Bacharel em Saúde Coletiva no processo de planejamento e execução orçamentária municipal em saúde: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Chagas, Matheus Felipe da Silva; Tritany, Érika Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7099-4800; http://lattes.cnpq.br/5138281380215568; https://lattes.cnpq.br/9969106358345422; Souza Filho, Breno Augusto Bormann de; http://lattes.cnpq.br/8240782060489040; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507
    Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de um estudante de Saúde Coletiva no setor executivo orçamentário da gestão municipal de Natal-RN, destacando as etapas do ciclo orçamentário e a execução das despesas na Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, discute a importância do conhecimento sobre gestão orçamentária do SUS e o papel do Bacharel em Saúde Coletiva nesse contexto para fortalecer a gestão pública municipal em saúde. A metodologia é de caráter descritiva e baseada em relato de experiência, realizada entre 2023 e 2025, na Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Durante o estágio, o estudante elaborou e analisou documentos como empenhos, declarações e anulações, sempre alinhados às leis orçamentárias, como a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual. Os resultados mostraram que o ciclo orçamentário envolve elaboração, discussão, execução e controle. A experiência prática revelou que a execução das despesas depende de fatores como a correta elaboração da dotação orçamentária, emissão de documentos fiscais e conformidade legal. Participar de reuniões e elaborar documentos ajudou o estudante a entender a dinâmica do setor, evidenciando a importância do conhecimento técnico e legislativo do Bacharel em Saúde Coletiva para uma gestão. A discussão reforça que o domínio do ciclo orçamentário e das normativas é fundamental para uma gestão eficaz dos recursos em saúde. A formação multidisciplinar do profissional favorece ações integradas, promovendo maior eficiência e transparência na gestão pública. Destaca-se também a necessidade de ampliar a presença de profissionais dessa formação na administração pública. Por fim, a experiência prática mostrou que a compreensão sobre o ciclo orçamentário e as leis relacionadas é essencial para garantir a correta alocação de recursos. A atuação do Bacharel em Saúde Coletiva no setor orçamentário é estratégica, contribuindo para uma gestão mais integrada, transparente e eficiente.
  • TCC
    A inclusão social de usuários em residências terapêuticas e a reinserção social de pessoas com transtornos mentais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Nelson, Camilla Lins Oliveira; Negrão, Oswaldo Gomes Corrêa; http://lattes.cnpq.br/6943989430285394; https://orcid.org/0009-0006-8547-2745; Leite, Jader Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0115447283248209; Severo, Ana Kalliny de Souza
    O presente trabalho analisa a reinserção social de usuários em residências terapêuticas,e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais. A Reforma Psiquiátrica, iniciada em 1989 e consolidada pela Lei nº 10.216/2001, promoveu a desinstitucionalização e a criação dos CAPS, e mais adiante a criação das Residências Terapêuticas como elementos estruturantes de um novo modelo de atenção à saúde mental, que visam oferecer tratamento humanizado e reintegração social a pessoas com transtornos mentais. A pesquisa, baseada em uma revisão sistemática da literatura, identifica estratégias e desafios enfrentados pelas Residências Terapêuticas na promoção da inclusão, na reinserção social e a desinstitucionalização. Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços, persistem obstáculos tais como a insuficiência de recursos, políticas públicas e a resistência social. As residências terapêuticas emergem como espaços essenciais para a reabilitação, proporcionando moradia digna e suporte emocional. O estudo conclui que a efetivação de políticas públicas inclusivas é fundamental para garantir direitos e promover a cidadania, reforçando a importância de um cuidado integral e humanizado na saúde mental.
  • TCC
    Execução das ações de saúde do trabalhador na gestão municipal da saúde de Natal/RN, de 2018 a 2021: uma análise dos instrumentos de planejamento do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Almeida, Maria das Dores Torres de.; Tritany, Érika Fernandes; Souza Filho, Breno Augusto Bormann de; Oliveira, Renata Fonseca Sousa de
    O objetivo do trabalho foi analisar as ações planejadas e executadas referente à Política Municipal de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, no âmbito municipal, a fim de identificar o que a Secretaria Municipal de Saúde de Natal tem planejado e executado para promover e proteger a saúde dos trabalhadores, bem como comparar se o que está sendo executado vai ao encontro do que está sendo programado pela gestão. Métodos: O estudo consiste em uma pesquisa documental, com foco na análise dos instrumentos de planejamento, especificamente a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG), referentes ao período de 2018 a 2021. O processo metodológico envolveu a seleção dos documentos, por ano, leitura detalhada, coleta de dados e organização de quadros contendo informações referentes aos dois documentos, análise quantitativa acerca da execução das ações e interpretação qualitativa dos achados. Resultados: durante o período de gestão analisado (2018 a 2021), foram planejadas 156 ações relacionadas à Saúde do Trabalhador. Destas, 26,28% foram efetivamente executadas; 26,28% foram parcialmente executadas e 36,54% das ações planejadas não foram realizadas. Além disso, 6,41% das ações foram omitidas em um dos instrumentos (PAS ou RAG) e 4,49% das ações foram adicionadas em pelo menos um dos instrumentos de planejamento, porém sem descrição ou explicações (em branco). Discussão: Ressalta-se a importância dos instrumentos, como ferramenta fundamental para planejamento e prestação de contas das ações de saúde. Evidencia a relevância da Política Municipal de Promoção da Saúde do Trabalhador, destacando-se as ações intersetoriais, educação permanente e atenção integral à saúde nos diversos níveis de atenção à saúde. A análise documental revelou imprecisão entre os dados registrados na PAS e RAG, indicando as divergências nos documentos, falhas e omissões de ações nos instrumentos, revelando inconsistências entre o planejamento e a execução. Além disso, os dados mostraram a baixa efetividade da gestão com relação ao número de ações executadas. Conclui-se que, embora sejam observados avanços e a realização de ações com impactos positivos, persiste a fragilidade no relato das informações nos instrumentos de planejamento, e prestação de contas, verificandose omissões e inconsistências que comprometem a transparência. Por fim, destaca-se a necessidade do aprimoramento nas ações que promovam a saúde do trabalhador, reforçando os mecanismos de gestão nas ações que contemplem a Política Municipal de Promoção da Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS
  • TCC
    Enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte: uma análise documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Dantas, Manoel Ronaldo; Santos, Mariana Olivia Santana dos; Silva, Evelyn Siqueira da; Oliveira, Guilherme Henrique de
    A pandemia da covid-19 foi uma crise global, sanitária, econômica, social, excepcional, que afeta de uma forma básica a vida social e está a testar a capacidade das organizações, nas diversas áreas e, mais dramaticamente, na área de saúde. As estratégias de enfrentamento da emergência em saúde pública, cujas respostas adotadas seguem, a nível global, com maior e menor adesão em diferentes contextos, a orientações de organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e os Governos dos Estados e seus respectivos Secretários Estaduais de Saúde, atuaram como protagonistas em seus territórios. No Rio Grande do Norte (RN), o Governo do Estado, por meio de sua Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), adotou diversas políticas e ações de enfrentamento à pandemia e de proteção social às populações. A pesquisa analisa a Gestão Estadual de Saúde-RN Frente à Pandemia Covid-19: Uma análise documental, busca responder como as ações e estratégias de enfrentamento e proteção social foram planejadas, organizadas e implementadas pela SESAP/RN no contexto da pandemia de COVID-19? Com o objetivo de expor e discutir a experiência do Estado no contexto dos Planos de Contingência Estadual (PCE), nas versões publicadas entre março de 2020 a março de 2021, destacando as principais ações e estratégias desenvolvidas, para mitigar os efeitos da pandemia. Do exposto, conclui-se que a pesquisa respondeu satisfatoriamente ao problema formulado em vários aspectos, oferecendo uma análise detalhada e estruturada sobre como o Governo do (RN), por meio da SESAP, implementou ações de enfrentamento à COVID-19 e proteção social para mitigar os efeitos da pandemia sobre a população e o consequente fortalecimento do SUS
  • TCC
    Contribuições das vivências na atenção primária à saúde para a formação do sanitarista: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Francisco Gabriel Ferreira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9149823220484501; Lima, Dinorah de França; Brito, Ewerton William Gomes
    A atuação do Sanitarista tem como objetivo a melhoria dos serviços de saúde, contribuir com os profissionais e usuários, tanto no planejamento e gestão quanto na formulação de políticas públicas de saúde. Ainda enquanto formação o estudante perpassa por experiências que o aproxima da realidade profissional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições das vivências na Atenção Primária à Saúde para a formação do graduando em saúde coletiva. O presente estudo foi desenvolvido por meio de dois métodos de pesquisa, uma revisão narrativa da literatura sobre o tema, que seguiu os seguintes passos: definição da pergunta de pesquisa; identificação das fontes de informação relevantes; leitura e seleção das evidências; organização, análise e interpretação dos resultados. A pesquisa foi realizada em bases de dados, como a Scielo, Google Acadêmico, repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) seguindo os descritos: Formação and “Saúde Coletiva” and Estágio and “Atenção Primária à Saúde”; “Estágio na Atenção Primária à Saúde” and “Saúde Coletiva”; e Formação and “Saúde Coletiva”. Complementar a esse estudo, a vivência do estágio curricular em Saúde Coletiva, baseado na inserção do discente no serviço, permitindo conhecer a realidade e as práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Conforme a análise dos resultados, foram identificados sete arquivos, publicados entre os anos de 2013 e 2023, entre eles os seguintes métodos foram utilizados, 3 (42.86%) documentos utilizaram o método de relato de experiência, 2 (28.57%) são estudos teóricos, 1 (14.29%) estudo de caso, e 1 (14.29%) revisão integrativa da literatura. Assim, o ensino-serviço através do estágio e a sintetização do conhecimento disponível sobre o tema em questão, a partir de uma análise crítica da literatura, configuram-se como uma estratégia essencial para a integração da teoria com a prática profissional do sanitarista. A oportunidade de vivenciar o cotidiano da unidade, demonstraram a complexidade do processo de trabalho em equipe na Atenção Primária. Nesse sentido, promove um aprendizado mútuo, contribuindo para o aprimoramento das habilidades práticas do discente, impacto na comunidade e nos serviços em que ocorrem as vivências, tendo em vista a realidade social e a dinâmica do território em que o campo de estágio está inserido. Somando-se aos conteúdos que a literatura já traduz sobre e a repercussão da atividade prática enquanto formação, possibilitando a divulgação da prática profissional
  • TCC
    Adaptação da lista de verificação para o parto seguro da Organização Mundial da Saúde ao contexto de quatro maternidades brasileiras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Padilha, Liana Carlan; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; http://lattes.cnpq.br/4946747115155324; 0009-0003-7449-4816; https://lattes.cnpq.br/5246946075854535; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza; Brito, Ewerton William Gomes; Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira
    Introdução: A mortalidade materna e neonatal ainda é um grave problema de saúde pública. Em 2021, o Brasil registrou dez mortes maternas por dia e estimativas de um óbito fetal a cada 27 minutos. A Organização Mundial de Saúde desenvolveu a Lista de Verificação para o Parto Seguro como instrumento de checagem, para lembrar de ações que, se esquecida, podem representar risco à segurança na atenção ao parto, e recomenda o uso da Lista de Verificação para o Parto Seguro, adaptada a contextos locais. Objetivo: Realizar a adaptação e validação da Lista de Verificação para o Parto Seguro ao contexto de quatro maternidades brasileiras. Método: Estudo metodológico de adaptação da Lista de Verificação de base, por técnica de consenso mista com participação de juízes das equipes multiprofissionais que atuavam nos quatro momentos de aplicação (admissão, pré-parto, parto e alta), realizado em quatro unidades hospitalares com serviços obstétricos nos estados do Rio Grande do Norte e rio de Janeiro. Para validação dos itens, considerou-se Índice de Validade de Conteúdo com ponto de corte de 90% e pelo menos duas votações independentes e secretas. O estudo foi realizado entre outubro de 2022 a maio de 2023, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Obteve-se segunda versão da Lista de Verificação para o Parto Seguro do Brasil com 42 itens e quatro versões específicas para cada um dos serviços, com inserção de itens relevantes como teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, atualização dos parâmetros de uso de antirretrovirais e bundle E-MOTIVE de prevenção de hemorragia pós-parto. O item sobre episiotomia foi excluído de todas as versões. Conclusão: O processo adotado foi útil para validar adaptações da Lista de Verificação para o Parto Seguro nos contextos locais e a nova versão da Lista de Verificação para o Parto Seguro do Brasil pode ser o ponto de partida para futuras adaptações institucionais
  • TCC
    Economia prateada: recurso educacional para as pessoas 60 anos e mais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Cabral, Lindinez Chagas; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/6032352300516141; Oliveira, Cecília Olívia Paraguai de; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194; http://lattes.cnpq.br/1716286540870612; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070
    Introdução: Os produtos e serviços desejados e demandados por pessoas idosas e as consequentes mudanças necessárias na sociedade implicam no conceito de economia da longevidade. Objetivo: Planejar, construir e validar um recurso educacional para abordar o tema da economia da longevidade voltado à população 60 anos e mais. Método: Trata se de um estudo metodológico, com fins a obtenção de recurso educacional feito com base na técnica ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). De forma geral, no planejamento definiu-se o público-alvo, tipo, objetivo, requisitos do recurso e referências para subsidiar o conteúdo; no desenvolvimento deu-se a construção do recurso em si com uso do aplicativo CANVA® e a avaliação do recurso ocorreu por dois experts por meio de atribuição de pontos a seis critérios: conteúdo, linguagem, organização e layout, interatividade, acessibilidade e relevância. Assim, critérios que atingissem pontuação maior ou igual a 90% do total de pontos (último quintil da distribuição) seriam considerados ajustados. Resultados: Construiu-se cartilha digital com 38 páginas para subsidiar informações sobre o contexto, conceito e origens da economia prateada, implicações para os produtores e consumidores de produtos e serviços, vantagens e benefícios, indicações de filmes e vídeos para compreensão do conceito. A cartilha, ao final do processo de validação, obteve 100% da pontuação de todos os critérios. Conclusão: Espera-se que esse estudo contribua para que a população com 60 anos e mais de idade possa, mediante ciência dos seus direitos, estar atenta ao que a sociedade, o mercado produtor e as políticas públicas ofertam diante do contexto do envelhecimento populacional e suas implicações. A cartilha busca assim, contribuir com a literacia em saúde e a inclusão digital.
  • TCC
    Saúde digital na gestão do cuidado: recurso educacional para estudantes de graduação em Saúde Coletiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-17) Azevêdo, Érica Kauana Nascimento de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://lattes.cnpq.br/3044544925838126; Dantas, Diego de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3974066542571962; Clemente, Heleni Aires; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369
    Introdução: As tecnologias da informação têm sido prioritárias na gestão do cuidado. Assim, competências do campo da saúde digital são requeridas para aprimorar a atuação dos profissionais sanitaristas. Objetivo: Descrever a experiência relacionada ao planejamento, desenvolvimento e validação de um recurso educacional intitulado “Saúde digital e gestão do cuidado” subsidiado no contexto de uma disciplina de graduação em Saúde Coletiva e caracterizado como produto de extensão. Método: Estudo metodológico com fins a obtenção de recurso educacional. Para tanto, as fases de planejamento, desenvolvimento e validação foram norteadas por roteiro construído pela docente condutora da disciplina. De forma geral, no planejamento deveria definirse o público-alvo, tipo, objetivo e requisitos do recurso e referências para subsidiar o conteúdo; no desenvolvimento a construção do recurso em si e construção de orientações sobre a avaliação do recurso por expert na fase seguinte, a validação. No caso, procedeu-se validação de conteúdo por expert por meio de atribuição de pontos a seis critérios: conteúdo, linguagem, organização e layout, interatividade, acessibilidade e relevância. Resultados: Construiu-se cartilha digital para subsidiar informações sobre o campo da saúde digital como profícuo ao bacharel sanitarista, diagramada com auxílio do aplicativo CANVA® cujo conteúdo foi organizado nos tópicos (“Sanitarista, bacharel em saúde coletiva e o informata em saúde”, “Saúde Digital e a aplicação de TICS na Saúde” e “TICs e a gestão do cuidado”) dispostos em 23 páginas. Na validação, na avaliação pré-ajustes, 81% da pontuação total dos 6 critérios foi alcançada, caracterizando o recurso como satisfatório. Na avaliação pós-ajustes 100% dos seis critérios obtiveram nota máxima. Conclusões: A cartilha contribui para a compreensão do campo da saúde digital e incentiva o desenvolvimento de competências em informática em saúde na formação de sanitaristas, oportunas na gestão do cuidado e essenciais à agenda estratégica do sistema de saúde brasileiro.
  • TCC
    Informata em saúde: congruências do bacharel em saúde coletiva para contemplar este perfil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Almeida, Erica Rodero Ferreira; Machado, Flavia Christiane de Azevedo Machado; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; 0009-0001-3877-5878; http://lattes.cnpq.br/9592132134765711; Clemente, Heleni Aires; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; Viana, Jussara Lisboa; http://lattes.cnpq.br/0358925484332864
    O bacharelado em Saúde Coletiva foi criado para qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a gestão em saúde atravessa significativas mudanças com o crescimento exponencial das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, o campo da saúde digital deve perpassar a formação do bacharel sanitarista, sendo importante analisar se os currículos dos Cursos de graduação de Saúde Coletiva (CGSC) têm acompanhado à transformação digital do SUS e da gestão em saúde como um todo. Diante disto, objetivou-se analisar a presença de componentes curriculares, conteúdos, campo de estágio nos Projetos Pedagógicos de bacharelados de Saúde Coletiva do Brasil, convergentes ao campo da Saúde digital e, por consequência, ao perfil do informata em saúde. Para tanto, conduziu-se uma análise documental de 21 Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para captar informações acerca de: Instituição de Ensino Superior (IES), ano do PPC, perfil do egresso componente curricular fazia alusão ao campo da saúde digital. Em seguida, procedeu-se ao cálculo do percentual de componentes curriculares alusivos ao campo da Saúde Digital em relação ao total de componentes. Como resultado, a ocorrência do tema Saúde Digital ou Tecnologia da Informação e Comunicação no CGSC dentro das disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas por cada IES, se deu em menos de 20% de todos os CGSC. Avaliando o resultado quantitativo de IES, segundo distribuição nas cinco regiões do Brasil, em que foram identificadas alusão ao campo da Saúde Digital, a ocorrência se deu em 19% no perfil do egresso, 71% dos CGSC possuem disciplinas obrigatórias com alguma relação ao tema, 28% dos CGSC possuem disciplinas optativas relacionadas ao tema e em 9% dos CGSC o tema aparece no Campo de estágio / habilidades. Desta forma, conclui-se que há uma insuficiência de conteúdo relacionado a Saúde Digital no processo formativo do Bacharel, uma vez que em todas as IES, o percentual é abaixo de 20%. Dito isso, é necessário revisar PPC para atualizar ementas, estimular pesquisas, ações de extensão e a busca constante por cursos para viabilizar a aquisição de competências da Saúde Digital no perfil formativo do bacharel.
  • TCC
    O absenteísmo de usuários do SUS: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Nascimento, Arlen Soares do; Almeida Júnior, José Jailson de; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Santos, Maxsuel Mendonça dos
    Introdução: O ato de usuários do SUS não comparecer ao local de realização de consultas e/ou procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia caracteriza-se como absenteísmo. Essa não é uma particularidade de um município, do Sistema Único de Saúde Brasileiro, mas um problema a nível mundial e que interfere diretamente na qualidade da assistência à saúde fornecida. Estudos mostram que a taxa de absenteísmo em procedimentos e consultas no SUS tem variado entre 22 e 30%. Objetivo: Esta pesquisa foi elaborada com objetivo de identificar artigos publicados entre 2018 e 2023 que tratam do absenteísmo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa por meio de uma revisão integrativa da literatura científica. Uma revisão integrativa é um método de pesquisa que sintetiza resultados de estudos prévios sobre um determinado tema, abrangendo tanto pesquisas teóricas quanto empíricas. Resultados: A busca resultou em 64 estudos em todas as bases de dados e de acordo com os descritores utilizados, do total, 16 foram selecionados. Ao excluir os repetidos pela leitura de títulos e resumos e aplicando os critérios de inclusão, foram selecionados 06 artigos para compor o estudo. Discussão: Principais causas encontradas nos estudos: Demora na marcação das consultas, falhas na comunicação entre o serviço e o usuário, agendamento em horários de trabalho, Melhoras dos sintomas de adoecimento. Conclusões: notou-se que duas foram as principais razões para o absenteísmo: (1) a inflexibilidade dos horários de atendimento, que prejudicam aqueles que trabalham em horário comercial e que não tem disponibilidade para consultas cujo horário coincide com o horário de trabalho do paciente; (2) falta de conscientização por parte da população, que não tem a noção exata dos problemas que o absenteísmo pode causar na sua própria saúde e na vida de outros pacientes que dependem do sistema de saúde para o tratamento de doenças crônicas. O faltômetro, que foi implementado em uma das pesquisas revisadas, foi um método de intervenção eficaz e que se adequou aos problemas específicos.
  • TCC
    Política Nacional de Saúde Bucal (2017-2024): entraves, avanços e desafios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Queiroz, Milleane Kristiny Freitas de; Borges, Raul Elton Araújo; Santos, Sophia Queiroz Marques dos; Oliveira, Nathalia Hanany Silva de
    Introdução: As políticas de saúde no Brasil têm passado por várias transformações, com mudanças significativas nas políticas relacionadas à saúde bucal nos últimos anos. Objetivo: Analisar os entraves, avanços e desafios enfrentados pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) no Brasil, sobretudo, no período de 2017 a 2024. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDLINE e BBO, por via Portal Biblioteca Virtual da Saúde, e SciELO. Foram selecionados artigos publicados em português e inglês, no período de 2017 a 2024 que abordassem o tema da Política Nacional de Saúde Bucal. Os produtos foram organizados e discutidos em três categorias. Resultados: A Política Nacional de Saúde Bucal enfrenta desafios como financiamento inadequado, escassez de profissionais capacitados e desigualdades regionais no acesso aos serviços odontológicos do Sistema Único de Saúde. A falta de recursos compromete a expansão e a qualidade dos cuidados bucais, especialmente em áreas de vazios assistenciais. A implementação do novo modelo de cofinanciamento para a Atenção Primaria a Saúde e Equipes de Saúde Bucal é um desafio atual. A integração da Política Nacional de Saúde Bucal a outras iniciativas governamentais ainda é frágil, dificultando estratégias eficazes de promoção à saúde e vigilância. Apesar disso, avanços como a ampliação das equipes da Estratégia de saúde da família e a implementação de Centro de Especialidades Odontológicas têm melhorado o acesso e a qualidade dos serviços, mostrando o potencial da Política Nacional de Saúde Bucal para promover a saúde bucal dos brasileiros. Conclusão: A inclusão do Brasil Sorridente na Lei Orgânica da Saúde em 2024 fortaleceu a Política Nacional de Saúde Bucal, ampliando ações de promoção, prevenção e tratamento odontológico no Sistemas Único de Saúde. No entanto, persistem desafios como financiamento insuficiente, falta de profissionais capacitados em áreas remotas e desigualdades regionais no acesso aos serviços. Por fim, recomenda-se a implementação e fiscalização das novas estratégias de cofinanciamento da Equipe de Saúde Bucal, investimentos em formação profissional, políticas para reduzir desigualdades regionais e maior integração entre iniciativas de saúde bucal e outros setores para garantir acesso universal e equânime aos cuidados odontológicos preconizados na Política Nacional de Saúde Bucal.
  • TCC
    Gastos públicos, administração e controle dos recursos: questões pertinentes à gestão do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Souza, Arilson da Silva; Tritany, Érika Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7099-4800; http://lattes.cnpq.br/5138281380215568; http://lattes.cnpq.br/6878277991194451; Souza Filho, Breno Augusto Bormann de; https://orcid.org/0000-0002-1700-8688; http://lattes.cnpq.br/8240782060489040; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507
    Este artigo se constitui a partir de um recorte da experiência de vivência do Estágio Obrigatório na disciplina de Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Saúde Coletiva. A vivência do estágio na Coordenação de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (CAS-SESAP-RN) proporcionou a atuação em um projeto para reconhecimento e análise do perfil de gastos e as despesas em quatro perspectivas principais: visita técnica/reunião, transporte de pacientes, transporte de material e capacitação da coordenadoria, favorecendo a elaboração de planos de ação para contingência dos gastos no âmbito da SESAP-RN. A partir desta experiência, buscou-se compreender, com mais profundidade, sobre a gestão dos recursos financeiros em organizações públicas. Assim, foi realizada uma revisão narrativa da literatura com vistas a conhecer o estado da arte da literatura sobre o tema. Foram pesquisadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) utilizando-se os descritores “Gastos Públicos com Saúde”; “Despesas Públicas”; “Políticas, Planejamento e Administração em Saúde”; “Gestão e Administração em Saúde”; e “Recursos Humanos em Saúde”. Os artigos foram selecionados com base na pertinência temática, a critério dos pesquisadores. Foi realizada leitura e análise do conteúdo dos artigos selecionados, elegendo os tópicos de interesse para a discussão aqui apresentada. Os tópicos selecionados para discussão foram: investimento público, planejamento, gestão financeira, controle interno e externo. Perante o exposto, espera-se que a pesquisa realizada contribua para o entendimento das questões pertinentes à gestão do SUS, ressaltando a importância dos Gastos Públicos voltados para a administração e controle dos recursos, reforçando a relevância de novas pesquisas nesta área, visando ampliar o conhecimento e promover avanços que reflitam neste processo nas nas Secretarias de Estado da Saúde Pública.
  • TCC
    Produções científicas sobre práticas colaborativas no campo da saúde coletiva: uma análise bibliométrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Rodrigues, Anny Beatriz da Silva; Pinheiro, Eslia Maria Nunes; Severo, Ana Kalliny de Souza; https://orcid.org/0000-0002-1782-4933; http://lattes.cnpq.br/6121480513533587; Magalhães, Adriana Gomes; https://orcid.org/0000-0002-0279-5930; http://lattes.cnpq.br/5918222264099117; Oliveira, Nathalia Hanany Silva de; https://orcid.org/0000-0002-8454-910X; http://lattes.cnpq.br/8614355120152256
    Este estudo realizou uma análise bibliométrica para examinar a produção científica sobre práticas colaborativas na saúde coletiva, visando identificar tendências, padrões, distribuição geográfica e significados atribuídos a esses conceitos. Utilizou-se uma abordagem quantitativa exploratória, com pesquisa conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que revelou 450 artigos e foi feita a aplicação de filtros específicos para selecionar artigos relevantes publicados entre 2014 e 2024. Foram analisados 20 artigos. Os resultados mostraram variações no volume de publicações ao longo dos anos, com picos em 2018, 2021 e 2023, cada um representando 15% do total de estudos. A LILACS foi a base de dados mais utilizada (70% das publicações). A maioria dos artigos foi publicada em revistas como Interface (Botucatu, Online) e Saúde em Debate. Geograficamente, São Paulo teve o maior número de publicações (50%), seguido pelo Rio Grande do Norte (20%) e Paraíba (10%). Os termos mais recorrentes incluíram "trabalho interprofissional" (22,64%), "trabalho em equipe" (18,87%) e "práticas colaborativas" (16,98%), refletindo a ênfase na colaboração entre profissionais de saúde. A dimensão da colaboração de maneira mais ampla, envolvendo usuários e comunidades, ainda não é tão considerada nos estudos publicados. A análise crítica indica a necessidade de diversificar as fontes de publicação e fomentar a pesquisa em regiões menos representadas, além de incluir novos termos e tecnologias emergentes para acompanhar as transformações no campo da saúde.