CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0002-9622-1937"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Entre brincadeira e aprendizados: a importância da ludicidade como arte na prática do ensino infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Borges, Alexsandra de Aquino; Soares Júnior, Azemar Santos; Silva, Walber Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8281748705514741; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; 0000-0002-9622-1937; http://lattes.cnpq.br/9508612577828002; Soares Júnior, Azemar Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Almeida, Alanny Paulo Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/1333118049933646; Francisco, Laelson Vicente; http://lattes.cnpq.br/3044079315598538; Soares Júnior, Walber FerreiraEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, analisar a importância da ludicidade na prática pedagógica da educação infantil, no processo de ensino-aprendizagem, vivências e interações entre professores e alunos em sala de aula. A ludicidade no brincar, nos objetos que se constroem como brinquedos, nos jogos, brincadeiras e outras artes da prática educativa, ajudam a construção do protagonismo do professor na sala de aula do ensino infantil. A partir de um recorte de experiências de professoras da primeira infância, usando a história oral como fonte, demonstra-se o papel significativo da aplicação da ludicidade para um processo de ensino-aprendizagem significativo para as crianças. Portanto, conclui-se que, sem o uso do lúdico, as crianças podem ter um déficit em sua cognição, por não ter aprendido, brincando.