CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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TCC A afetividade como processo de humanização na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Isis Diane de Medeiros; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco deO presente trabalho intitulado A afetividade como processo de humaniza-ção na escola, teve como objetivo refletir a afetividade e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Levando em conta que pe-quenos gestos de afago são primordiais para se promover um ambiente acolhe-dor e afetuoso. A pesquisa foi realizada a partir da vivência em sala de aula com professores da educação infantil e seus alunos, pode-se compreender sobre o processo afetivo existente entre os docentes e discentes, processo este que e de fundamental importância no progresso didático e humano da criança, sendo ins-trumento de transformação de uma realidade que por vezes não oferta meios adequados ao indivíduo em seu desenvolvimento; os sentimentos humanos não podem ser negligenciados nas etapas de aprendizagem de uma criança. Para realização deste artigo foram utilizados como aporte teóricos os seguintes auto-res: Wallon (2001), Freire (1997), Arantes (2003), Almeida (1999) entre outros.TCC A afetividade e as relações dos professores e alunos com deficiência: concepções docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Santos, João Fidelis dos; Fonseca, Géssica Fabiely; Fonseca, Géssica Fabiely; Soares, Marcia Torres Neri; Reis, Monica Karina SantosO objetivo desse trabalho é identificar as concepções de afetividade dos professores e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência. A pesquisa apresentada nesse artigo pode ser caracterizada como qualitativa descritiva e exploratória. Quanto ao instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários para a descrição e análise das concepções docentes acerca da afetividade no contexto escolar. Com a finalidade de obter a caracterização dos professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Nova Cruz, foi realizada a aplicação de um questionário exploratório com seis professores. Quanto aos resultados a pesquisa evidenciou as diferentes concepções dos docentes acerca das relações da afetividade e aprendizagem bem como suas implicações para os contextos escolares e para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo concluiu que a interface afetividade e aprendizagem é uma das dimensões essenciais na construção de uma escola inclusiva.TCC A alfabetização na educação infantil: um desafio possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Francisco das Chagas da; Cavalcante, Christianne Medeiros; Cavalcante, Christianne Medeiros; Garcia, Tânia Cristina Meira; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dosO artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada em uma Creche pertencente à rede municipal, na cidade de Caicó/RN. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções sobre Alfabetização que permeiam a prática do professor da Educação Infantil, buscando compreender a influência dessas concepções no exercício docente, além de contribuir para a geração de discussões acerca da alfabetização na Educação Infantil, na tentativa de focalizar perspectivas e desafios enfrentados pelos professores da área. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, relatos e questionário. A pesquisa tem base teórica em autores como Freire (1996), Soares (2001), dentre outros. Nesse sentido, estão reunidos aspectos que buscam delinear a prática das docentes atuantes, no fazer docente, com o foco na elaboração da didática das aulas e no processo de Alfabetização.TCC A alfabetização nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-31) Basílio, Maria Eulália da Silva; Andrade, Antônia Costa de; Santos, Iza Pereira dos; Neto, José Tomaz da SilvaO presente trabalho aborda a temática alfabetização e letramento nos anos iniciais, onde é debatido como este processo acontece e quais as dificuldades que enfrenta no contexto atual. Visto que o ensino aprendizagem no ambiente escolar não vem apresentando grandes resultados. Apresenta a alfabetização como um processo complexo ligado a construção do conhecimento e para que isto aconteça da forma esperada se faz necessário entender a criança como sujeito ativo deste processo, tornando –se indivíduos ativos, críticos e reflexivos diante das práticas sociais. Esta pesquisa também enfatiza as etapas pela qual a criança passa até dominar o processo e leitura e escrita e como a intervenção da família junto a escola contribui de forma positiva no desenvolvimento destes conhecimentos. Atualmente garantir que a criança aprenda a ler e escrever é o grande dilema do professor junto a escola. Este artigo tem como um dos objetivos entender os motivos que impedem que o aluno desenvolva suas habilidades de leitura e escrita na idade certa, demonstrando também a importância do planejamento do professor e como este pode agir junto a escola diante desta situação cada vez mais comum.TCC A autonomia de pessoas com necessidades educacionais especiais: estudo de caso de um deficiente visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-30) Silva, Ana Maraize da; Carvalho, Leticia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Andrade, Antônia Costa deEsse trabalho traz a discussão sobre a integração da pessoa com deficiência no âmbito social e educacional e a busca pela conquista da sua autonomia. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar as ocorrências que influenciam na emancipação e independência das pessoas com necessidades educacionais especiais. A forma metodológica usada nessa pesquisa foi de caráter qualitativo por meio da aplicação de um questionário e o recolhimento do depoimento de um deficiente visual – sujeito deste estudo – para coleta de dados. Após análise dos resultados conclui-se que a falta da estimulação precoce retarda o desenvolvimento físico-motor e consequentemente acentua a dependência do deficiente a outras pessoas; as instituições especializadas e as escolas regulares contribuem primordialmente no processo de formação e aprendizagem do deficiente visual, no que tange a orientação e mobilidade, leitura e escrita braille e as mídias digitais, o que proporciona o aumento na autonomia das pessoas com cegueira.TCC A avaliação formal e informal no contexto da Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Maria Eliane de; Santos, Christiane Fernandes dos; Santos, Christiane Fernandes dos; Nascimento, Gilcilene Lélia Souza do; Gonçalves, Kézia VianaA avaliação na Educação Infantil deve compreendida como um procedimento individual, contínuo e dinâmico de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem. Não, unicamente, o intuito de classificação, seleção, exclusão, ou fazer passar de ano, e sim acompanhar o crescimento da criança e ajudar o professor a refletir sua prática docente de acordo com a necessidade de cada um educando. No que se refere à avaliação no contexto da educação infantil, há uma divergência de percepções que a torna uma prática complexa à medida que é analisada sob dois vieses. O primeiro, voltado para as consequências que a prática de avaliação é capaz de propiciar a criança. Nessa perspectiva, a avaliação é vista sob a ótica de uma cultura avaliativa e classificatória, celetista e pontual, que visa à aprovação e reprovação, elegendo, ou não, o aluno para o ano subsequente. No entanto, há outra linha de análise que trata a avaliação individual e contínua da criança como instrumento de grande relevância, desde que seja compreendida sob a lógica do aprendizado e desenvolvimento das crianças. Essa abordagem é refletida nos estudos de Faria (2007), Hoffman (2012, 2002), Kramer (1999, 2006), Andrade (2010), Silva (2004, 2012), Vasconcelos (2000), Libâneo (2000), Corrêa (2007), Godoi (2010), Pinto (1994), Piaget (1970) entre outros. Aqui, a reflexão dos professores sobre o processo de avaliação na educação infantil, está voltada para o conhecimento e acompanhamento individual dos alunos, com o ensejo de lhes oportunizar desenvolvimento pleno. Acreditam, pois que essa prática reflete na interação e diálogo constante entre professor-aluno, favorecendo um leque de contribuições significativas para o processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, o presente artigo intitulado “A avaliação formal e informal no contexto da educação infantil”, teve o objetivo de analisar as percepções dos docentes das turmas de Educação Infantil e gestores da Escola Municipal Infantil Pequeno Mário, localizada no município de José da Penha, no Estado do Rio Grande do Norte/RN. O estudo, abordado de forma qualitativa utilizou para a coleta das informações entrevistas através de um roteiro de perguntas previamente estabelecido, pautado em questões sobre as suas percepções e métodos relacionados à Educação Infantil. A partir da análise das respostas das entrevistas, permitiu-se refletir que a metodologia avaliativa realizada na prática de sala de aula deve ser compreendida como parte constituinte do planejamento docente, por ressaltar as necessidades e progressos dos alunos com relação ao ensino e a aprendizagem. Espera-se, que este estudo, reitere a importância da avaliação na primeira infância na busca pelo êxito na educação da atualidade.TCC A avaliação no processo educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Teodoro, Eliane Maria; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Lima, Cleucy Meira TavaresA referente pesquisa propõe mostrar a importância do processo avaliativo para o desenvolvimento da aprendizagem. O artigo justifica-se pela necessidade de observar como acontece esse processo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando os possíveis erros cometidos. Nesse sentido, o presente trabalho visa a encontrar respostas para o seguinte questionamento: de que maneira o processo avaliativo pode ser uma ferramenta importante para o educando e o educador, no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, ancorada nas ideias de alguns estudiosos da área como: Hoffmann (2014), Luckesi (1997), Sant’Anna (1995), Libâneo (1994), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), dentre outros. O principal objetivo é compreender a importância da avaliação para a construção da aprendizagem. Espera-se, com este trabalho, contribuir para mudanças em relação ao processo avaliativo, proporcionando reflexões importantes referentes à forma de como avaliarTCC A brincadeira e suas contribuições na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Medeiros, Maria Luciene da Paz Silva; Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça; Mendonça, Uiliete Márcia Silvia de; Gomes, Luana; Batalha, Esthephania MaiaO presente estudo está pautado na temática “A brincadeira e suas contribuições na educação infantil” tem como objetivo principal reconhecer a importância dos das brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança e para sua aprendizagem. Têm como suporte os pressupostos teóricos de Bueno (2010), Kishimoto (2001, 2010), Pereira (2014) entre outros, que serviram de norte para a elaboração desta intervenção. Esta produção ressalta a importância das brincadeiras para a aprendizagem nesta modalidade de Educação Infantil, tornando-se fundamental para o professor compreender o universo lúdico, em que a criança se comunica, seja com ela ou com o mundo, desenvolvendo-se integralmente e ainda se beneficiando com os efeitos que a brincadeira proporciona na aprendizagem. A escolha da temática justifica-se por se entender que a brincadeira é um fenômeno de cultura, a qual se configura como um conjunto de práticas e conhecimentos construídos e acumulados por cada um nos contextos históricos e sociais em que se inserem, haja vista que a brincadeira é um dos aspectos importantes na vida da criança. Por fim, por meio deste estudo, o professor terá a oportunidade de realizar uma leitura mais consciente sobre o aspecto lúdico na vida da criança, com ênfase nas brincadeiras.TCC A contação de histórias na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Gomes, Danilla Raianne do Nascimento; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Soares, Neldilene Galdino; Brito, Jaecia Bezerra deO presente artigo tem a intenção de mostrar a importância da contação de historias na educação infantil, bem como a sua contribuição quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Tem também por objetivo compreender a leitura com parte dessa estratégia usada em sala de aula. Manter uma rotina de histórias conduz o aluno ao contato com os livros, transformando sua mente em fantasia, imaginação e criatividade, além do mais, sempre existiram pessoas contando histórias no mundo, então não é hoje que ela vai ser ignorada no planejamento do professor. Por isso, desde bebes é interessante os pais criarem esse vinculo entre a história e seu filho, pois os bons hábitos começam pela família. O momento de narrar um conto de fadas ou fábulas, seja qual for o tipo, é muito precioso, estimula a curiosidade da criança. A ludicidade precisa fazer parte de toda contação de histórias, e é em um planejamento feito pelo educador que se percebe o quanto é fundamental isso, principalmente se tratando da educação infantil, não menosprezando o ensino fundamental, mas nessa fase as crianças são bem pequeninas e cheias fantasias, acreditam em tudo, vivem no mundo da magia. Contudo, a contação de histórias, de hipótese alguma deve ser deixada de lado, pois a formação do aluno também depende disso.TCC A contação de histórias na Educação Infantil e sua relevância para formação do futuro leitor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Taíne Cristina Miranda Costa; Ribas, Rodrigo Slama; Ribas, Rodrigo Slama; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severiano Ramos dos SantosA contação de histórias é uma prática muito antiga, usada por nossos ancestrais para transmissão de suas lendas, e vem sendo modificada ao longo dos tempos. A forma como fazemos o uso da contação de histórias hoje possibilita que nossas crianças possam desenvolver a sua imaginação assim como sentir-se estimulado ao habito pela leitura. O presente trabalho aborda o tema Contação de histórias na educação infantil e sua relevância para formação do futuro leitor e tem como objetivo analisar várias propostas teóricas que discutem a contação de histórias, os aspectos históricos da literatura infantil, os contos de fada e sua contribuição para o leitor em formação, o professor como mediador da leitura e abordaremos duas propostas de trabalho baseadas em Bettelheim (2002) e Graves e Graves (1994) mostrando como poderia ser reproduzida em sala de aula. Deste modo, este artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como instrumentos de coleta de dados possibilitando uma revisão teórica, que para isso dialogará com Ariès (1981), Coelho (1991), Sandrone (2011), Bettelheim (1980), Graves e Graves (1994) entre outros. Com base nestes estudos, podemos dizer que a criança necessita de orientação e estímulo para que possa desenvolver o gosto pela leitura, mostrando a literatura infantil como grande aliada, auxiliando a aprendizagem do aluno para que ele possa desenvolver sua imaginação, confiança, criatividade, para que deste modo ele possa se tornar um leitor consciente e críticoTCC A Contribuição da Afetividade na Aprendizagem Escolar na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Rocha, Maria da Conceição; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaA escola é considerada como sendo a extensão do lar, pois, não oferece apenas conhecimentos conceituais, mas também desperta sentimentos e atitudes próprias, como é o caso da afetividade. A educação afetiva deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais as contribuições da afetividade no processo escolar, na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa consistiram na construção de dados qualitativos, através de pesquisas de análises bibliográficas em artigos, periódicos, cartilhas da educação infantil como Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), entre outros. Como resultados, verificamos que a afetividade é vista como base para que a escola promova pessoas pensantes, melhorando o convívio em grupo no ambiente familiar e social. Entendemos que a afetividade é uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois, contribui positivamente para que o aluno supere limitações pessoais e adquira saberes.TCC A Educação Ambiental Crítica: Um instrumento fundamental para transformar nossa relação de bem estar com a natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Torres, Patton Domiciano da Silva; Medeiros, Hélder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizO presente estudo se propõe a discutir e refletir sobre a importância da presença dos conhecimentos sobre o meio ambiente nos diversos níveis e modalidades de ensino. A investigar a proposta da educação ambiental sob a perspectiva crítica, a refletir sobre como as escolas da educação básica trabalham a temática ambiental com os sujeitos, a analisar a importância do trabalho dos professores na mediação de propostas educativas sobre o meio ambiente e sustentabilidade, a examinar os documentos e publicações oficiais regulamentadoras das políticas públicas de educação ambiental, a demonstrar a evolução da Educação Ambiental nos últimos 40 anos explanando as principais dificuldades e desafios a serem superados pelos profissionais da educação em geral e pelos que nela atuam apontando os programas de educação ambiental como a principal ferramenta na conservação e preservação de um modelo de vida sustentável para o planeta. Refere-se à falta de consciência dos governantes com relação ao meio ambiente, e a complexidade das questões relativas aos problemas ambientais. O exposto trabalho teve como metodologia uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de explicitar e fundamentar hipóteses acerca do problema evidenciado permitindo a construção de uma visão mais ampla do referido assunto.TCC A educação de crianças e adolescentes hospitalizados: O papel do pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Antunes, Natália de Sousa; Araujo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva deEsse estudo teve por objetivo investigar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar como também quais atividades podem ser desenvolvidas por ele dentro dessas instituições, segundo os ordenamentos legais que regulamentam a prática do atendimento educacional hospitalar. Foram estudadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades do processo educacional dentro do ambiente hospitalar, assim como os benefícios proporcionados pelo contato do pedagogo/familia, da parceria entre a equipe que cuida do aluno e o pedagogo. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de revisão de literatura tendo como principais fontes: Brasil (2002); Matos e Mugiatti (2001); Ortiz e Freitas (2005); Garcia (2002); Caiado (2003) entre outros. Ela possuiu também um caráter exploratório, visto que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. A análise da literatura especializada permitiu compreender as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar no processo de tratamento da saúde da criança e adolescente hospitalizados. Nesse contexto, concluiu-se que há muitas formas do pedagogo trabalhar no ambiente hospitalar, pois onde há necessidade de uma ação educativa, dever haver o ato pedagógico, dado que a educação não se delimita apenas no modelo de ensino tradicional.TCC A EJA Percorrendo a história e o ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Ydianara Matias dos; Boleiz Jr, Flávio; Boleiz Jr, FlávioO presente artigo de ensino – aprendizagem tem como tema: EJA percorrendo a história e o ensino aprendizagem através de atividades práticas. No decorrer desse artigo situamos a alfabetização no contexto social inserindo-se a interferência da desigualdade social na aquisição da escrita. Este artigo também fará uma contribuição para os alunos da EJA para conhecer práticas inovadoras da leitura e da escrita na aquisição de novos conhecimentos. Para elaborar esse artigo de ensino aprendizagem nos fundamentamos em estudos de vários teóricos para termos um conhecimento mais profundo entorno da alfabetização de jovens e adultos sendo eles: PIAGET, EMILIA FERREIRO, ANA TEBEROSKY, AUBERT DE SOUZA e PAULO FREIRE, Entre outros... este artigo também é de grande importância para outros professores alfabetizadores enriquecer suas aulas e ampliar os conhecimentos de seus alunos através de métodos inovadores que irão despertar o interesse, desenvolver criatividade e o raciocínio dos mesmos tornando a aprendizagem mais significativaTCC A escola e a família: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) LIMA, Márcia Rozeane Oliveira de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco deO trabalho intitulado “Escola e família: contribuições no desenvolvimento e aprendizagem da criança tem como objetivo compreender como se dá esta relação no âmbito educacional e refletir sobre as responsabilidades que as famílias estão assumindo dentro do contexto família/escola. Foi possível observar na pesquisa realizada na Escola Municipal Professora Socorro Amaral, no município de Currais Novos/RN que a família é importante no processo de ensino e aprendizagem da criança. Esta pesquisa qualitativa, com estudo de campo, envolvendo observação do participante serviu de base para coleta e análise de dados, além da pesquisa bibliográfica com os autores que abordam esta temática como: Chalita (2001), Libâneo (2003), Cury(2003), entre outros que discutem sobre a família. Portanto, acredita-se que esta pesquisa servirá de subsídios para pais e educadores que almejam entender com mais profundidade sobre o tema em estudo.TCC A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo dos movimentos de evasão de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Socorro Amaral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, Maria Madalena Silva; Barbosa Jr, Walter Pinheiro; Barbosa Jr, Walter Pinheiro; Araújo, Thiago Matias de Sousa; Pinheiro, Rossana Kess Brito de SouzaO presente artigo discute os movimentos de evasão dos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professora Socorro Amaral, uma unidade de ensino situada na Cidade de Currais Novos/RN. Objetivamos com nosso estudo, entender aspectos do movimento de evasão na unidade de ensino estudada. Para buscarmos atingir nosso objetivo, nos respaldamos teoricamente em autores, tais como: Vasconcellos (1995); Freire (1996), Arroyo (1996), Nóvoa (1992), entre outros. Quanto aos dados e informações para ser analisado no curso dos nossos estudos, reconstituímos os resultados das observações do Estágio Supervisionado, que fizemos no período de 17 de abril a 10 de maio de 2017 e, de um estudo que foi feito na mesma escola no período de 11 a 15 de setembro, quando visitamos a escola para construir dados e informações que nos possibilitasse compreender um pouco mais sobre o nosso objeto de estudo: movimentos de evasão dos alunos da Escola Municipal Professora Socorro Amaral. Esses procedimentos e a literatura estudada nos possibilitou concluir que o professor não define a continuidade ou não dos discentes, pois os fatores sociais e econômicos são muito fortes, no que diz respeito à evasão escolar ou a assiduidade desse aluno na escola, mas por outro lado, o professor e sua forma de trabalhar a educação contribuem para evasão ou a permanência do aluno. Por fim, podemos inferir que com esse estudo foi possível constatar que os alunos esperam da EJA muito mais do que aprender a ler e escrever. Eles pretendem continuar os estudos e utilizá-lo para a sua formação crítica e social, eles enxergam a escola como uma chance, uma oportunidade para um futuro melhor.TCC A evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Estadual Jesuíno Azevedo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Dantas, Alane Maria da Silva; Santos Sobrinho, Djanní Martinho Dos; Santos Sobrinho, Djanní Martinho Dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne de MedeirosA EJA é uma modalidade de Ensino que visa dar oportunidade aqueles alunos que não tiveram oportunidade de frequentar ou permanecer na escola na idade regular. O presente trabalho está fundamentado no autor Paulo Freire, realizando através de pesquisa bibliográfica e documental, através de entrevistas com alunos, professores e gestão. Tem como principal objetivo identificar possíveis causas de desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Jesuíno Azevedo, onde foram realizadas pesquisas buscando entender esta triste realidade, e quais metodologias utilizadas pelos professores com intuito de mudar essa realidade. Concluiu que esta modalidade de ensino necessita de reformas curriculares e articulação metodológica, para que estes alunos sintam-se motivados a continuarem estudando.TCC A Família e Escola na contemporaneidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Lima, Luana Alves de; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely PaulaO presente artigo surgiu a partir de algumas das minhas inquietações e anseios, em saber de que forma a família e a escola se comportam mediante a esse tempo contemporâneo, por perceber as mudanças que tem ocorrido na sociedade nos últimos tempos, mudanças essas que vieram atingir de forma significativa e de um modo geral toda a sociedade. Em decorrência disso, o referido trabalho tem como abordagem principal a família e a escola na contemporaneidade, tal pesquisa tem o intuito de perceber essas dificuldades e anseios presente nas escolas e na famílias. A metodologia utilizada para construção desse trabalho, baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, elaborada a partir de pesquisas bibliográficas, e referenciais teóricos que vem contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho, e autores que ajudaram a dialogar melhor a temática e tornando claro as ideias, pensamentos e conceitos referentes ao tema proposto. Diante do exercício de reflexão que a pesquisa proporcionou, intencionamos apontar através dos resultados obtidos, algumas orientações que venham contribuir com a nossa prática educativa e de outros profissionais de educação.TCC A formação do leitor de literatura na Educação Infantil: um olhar sobre a prática do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Bispo, Iara Jácome; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Bezerra, Sandra Sinara; Costa, Edinária Marinho daEste trabalho tem como tema a formação do leitor de literatura na Educação Infantil: um olhar sobre a prática do professor. Desse modo, a questão que dirige este trabalho consiste no questionamento: como o professor utiliza a literatura na sua prática pedagógica? Observaremos como o professor realiza suas ações em sala de aula e como utiliza o texto literário de forma que beneficie a aprendizagem dos seus alunos em uma perspectiva crítica e reflexiva. Desta forma, com o intuito de responder a esse questionamento, foi desenvolvido o seguinte objetivo geral: analisar como ocorre a prática pedagógica para formar leitores de literatura infantil na Educação Infantil. Temos como lócus de pesquisa a escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes da cidade de Marcelino Vieira-RN, e como sujeitos de pesquisa duas professoras da Educação Infantil. Os dados foram construídos após a aplicação de um questionário investigativo, que elenca os principais aspectos que colaboraram no desenvolvimento das práticas pedagógicas, a partir do uso do texto literário em sala de aula. Diante disto, abordaremos estudos de alguns teóricos como Amarilha (2012), Cândido (2004), Freire (2006), Lois (2010), Martins (1994/2006), Medeiros (2008), Pontes (2012), Solé (2011), Villardi (1999), Zilberman (2003). Nessa perspectiva, os resultados indicam que a literatura é, uma forma de conhecer o mundo, expandindo os limites da consciência do indivíduo, pode ser também utilizada como mais um recursos em sala de aula, proporcionando ao professor a oportunidade de se trabalhar com a leitura de forma prazerosa, uma vez que, o mesmo não deve apenas ensinar a ler, mas criar as devidas condições para que o aluno desenvolva a sua aprendizagem. Assim, conseguimos por meio dessa pesquisa avaliar como é a prática pedagógica de duas professoras para formar leitores de literatura infantil na Educação Infantil, já que sabemos que a literatura traz significados e sentido à vida dos alunos. A literatura, portanto é uma forma de humanização, uma forma de o aluno inserir-se no meio social.TCC A gestão democrática, o gestor escolar e seu papel na resolução de conflitos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Silva, Meriane Ferreira da; Medeiros, Hélder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizA instituição escolar sofreu alterações ao longo da história, mas, a despeito de todas as mudanças ocorridas, não lhe foi retirada a devida importância. A escola, considerada extensão da família, do contrário, assumiu cada vez mais relevância na sociedade, em especial pela contemporânea, ainda tímida, ideia de liberdade vinculada ao conhecimento. Como não poderia ser diferente, sendo certo que a escola lida com seres humanos, lida esta instituição com interesses divergentes, enfrenta desafios variados e, portanto, necessita enfrentar conflitos. Aqui surge o papel da gestão escolar que, através da gestão escolar, deve dar cabo a estes conflitos. Porém, os conflitos são fomentados pelos desafios constantes e pelos incessantes movimentos de introjeção-projeção. Entre estes, há, inevitavelmente, os que extrapolam a alçada da escola, pois que, inobstante sejam refletidos na escola, nascem foram dela e, assim, exigem soluções que de outro âmbito, igualmente, advenham. Desta forma, constata-se que o sucesso da gestão escolar não pode ser atribuído única e integralmente a ela própria, devendo-se, sim, considerar os demais atores e segmentos da sociedade que devem estar envolvidos na consecução e materialização da bem pensada gestão democrática, a exemplo das questões sociais, familiares, políticas, econômicas e outras que se dinamizam na sociedade e influenciam nos conflitos aqui tratados. Logo, fixado e certo o papel significativo do gestor escolar nos conflitos escolares, é igualmente certo que o enfrentamento destes conflitos não tem viabilidade se não for encampado pelas demais instituições sociais, para além da escola e respectiva gestão. Do contrário, impõe-se ao diretor da escola fardo não compatível com suas forças e com a missão assumida, caracterizando-se grave o dissenso que relega apenas à escola o insucesso na gestão do ensino.