PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Albino, Giovana Gomes"
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Dissertação Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia(2018-11-23) Costa, Brunna Crislayne Câmara da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Albino, Giovana GomesAtualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.Dissertação O uso das tecnologias midiáticas e o ciclo sono-vigília: uma proposta de ensino para formação inicial de professores(2018-12-04) Silva, Alberson Fagundes da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; ; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; Albino, Giovana Gomes;A influência da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade contemporânea. Ela modula comportamentos e quando má utilizada pode causar maus hábitos de sono que acarretam prejuízos para a saúde e a aprendizagem. Entre os malefícios causados pela privação de sono podemos citar: o déficit de atenção, a irritabilidade e as dificuldades de memorização que influenciam diretamente na aprendizagem. Diante disto, faz-se necessária a discussão desta problemática nos currículos escolares e na formação de professores. Com base nisto, o objetivo desta pesquisa foi fomentar o ensino de cronobiologia na formação de professores utilizando a problematização como elemento motivador para a promoção de hábitos saudáveis de sono e aplicação em sala de aula. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa qualitativa e o tratamento dos dados se deu por meio da análise qualiquantitativa. O público alvo foi um grupo de 30 licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/ RN). O percurso metodológico foi desenvolvido seguindo 3 etapas: I) elaboração de um produto educacional voltado para formação de professores com ênfase na saúde e cidadania II) aplicação da oficina “Ligar ou desligar? Os impactos das tecnologias midiáticas no ciclo sono vigília” para licenciandos do curso de biologia; III) avaliação das potencialidade e limitações do produto educacional. Apesar de 62% dos licenciandos afirmarem compreender o conceito de ritmo biológico, a maioria associou este conceito apenas ao ciclo sono-vigília. Foram identificadas concepções alternativas em relação ao cronotipo. A maioria dos estudantes utiliza o celular, o computador e a TV no quarto, após as 21 horas. Além disso, a duração diária destes recursos soma cerca de 14h, na semana e no fim de semana. Eles reconheceram os malefícios do uso inadequado das tecnologias midiáticas e sinalizaram que o gerenciamento de tempo no uso desses recursos seria uma solução para o problema. A oficina foi avaliada positivamente e culminou na elaboração de uma unidade didática direcionada ao ensino básico, sendo ela um produto educacional desta pesquisa.