PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016

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  • Dissertação
    Saberes astronômicos entre pescadores e pescadoras artesanais de Macau e sua inserção no ensino de ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Beserra, Isadora Amanda Câmara; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/9054817060392464; Ferreira, Flávia Polati; Silva, José Ronaldo Pereira da
    Este estudo enfatiza a viabilidade e a importância de integrar conhecimentos tradicionais à educação formal. Através da criação de uma Unidade de Ensino e de um Jogo de Tabuleiro para as aulas de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, o trabalho propõe a inserção de saberes tradicionais de pescadores e pescadoras de Macau-RN no currículo escolar local, explorando, especificamente, conhecimentos sobre os astros e seu uso na pesca. A elaboração da Unidade de Ensino e do jogo foi precedida por uma pesquisa qualitativa sobre o uso dos astros na prática pesqueira em Macau, com observações e entrevistas com pescadores na colônia Z-9, de julho de 2023 a fevereiro de 2024. Entre os principais resultados da pesquisa com os pescadores destacaram-se a influência da Lua e, associado a ela, das marés, no pescado e em métodos de pesca. Outros pontos foram o período de defeso de algumas espécies e o uso de constelações, em particular o Cruzeiro do Sul, para orientação em alto mar. Os saberes e experiências vivenciadas na pesquisa, especialmente a relação Lua-marés-pesca, foram incorporados na elaboração do Plano de Unidade e do jogo “Céu e Mar em Macau”. A Unidade de Ensino “Aprendendo sobre as fases da Lua e marés com pescadores e pescadoras de Macau RN” aborda habilidades da Unidade Temática “Terra e Universo” da BNCC, por meio de 9 aulas, incluindo atividades como: levantamento do conhecimento e vivências prévias dos alunos; visita ao Porto de Pescaria com entrevista a um pescador; observações da Lua; o uso do Jogo “Céu e Mar em Macau” para consolidação e integração de saberes; e a criação de Sala Temática para divulgação comunitária. O produto educacional, Unidade de Ensino e Jogo, foi validado por banca examinadora no exame de qualificação do mestrado, e implementado em maio de 2024 pela autora da pesquisa, em escola estadual de Macau-RN. Pequenas alterações foram incorporadas no formato final do produto educacional que acompanha, como apêndice, a dissertação. Na avaliação da proposta foram utilizados: registros no Diário de Bordo, sobre questionamentos e manifestações dos alunos relacionados a valorização e apropriação de conhecimentos tradicionais e científicos; e atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo da Unidade. Os resultados demonstraram que a Unidade alcançou seu objetivo principal: integrar conhecimentos científicos e tradicionais, permitindo aos alunos compreender a influência dos astros na pesca e no cotidiano da comunidade e valorizar os conhecimentos tradicionais locais. A capacidade dos alunos de identificar as fases da Lua e sua influência nas marés, explicar as fases, e relacionar os conhecimentos adquiridos com situações reais, ficou particularmente evidente nas atividades desenvolvidas e apresentadas por eles para a Sala Temática. Em especial, a visita de pescadora local à Sala atendendo a convite, e a forma como foi recebida, ilustra formas adicionais de integração entre escola e comunidade pesqueira, que podem contribuir para enriquecer o ensino-aprendizagem. Espera-se que futuros diálogos e desdobramentos da proposta contribuam significativamente - e não apenas localmente, o que já seria bastante relevante - para o enriquecimento do ensino de ciências e para a valorização dos saberes tradicionais na educação formal.
  • Dissertação
    Desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências da natureza: práticas para a diminuição do zoochauvinismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Moura, Maria Clara Silva Cardoso de; Nascimento, Wilson Elmer; https://orcid.org/0000-0002-9802-3192; http://lattes.cnpq.br/0923652284500299; Montalvão Neto, Alberto Lopo; Groto, Silvia Regina
    A interligação dos seres vivos é de relevância para a manutenção da existência da vida no planeta Terra. Para tanto, faz-se necessário ações que vão de encontro ao zoochauvinismo, que se refere à exagerada atenção dada aos animais nos estudos e atividades humanas. De modo a contribuir com essa problemática, elaboramos um Produto Educacional, no formato de um curso de formação docente, para que professores que ensinam Ciências da Natureza possam se implicar em discussões que os mobilizem a desenvolver posturas menos zoochauvinistas. A partir da perspectiva ecológica e com o enfoque da educação para a sustentabilidade, propomos o curso: “E se fôssemos educadoras/es mais ecológicas/os?”, o qual está disposto em Produto Educacional previamente validado por uma banca examinadora durante o exame de qualificação do Mestrado. Assim, a presente pesquisa buscou investigar a contribuição de um curso de formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza, na perspectiva da diminuição do zoochauvinismo. Inicialmente, traçamos um levantamento bibliográfico sobre o zoochauvinismo e o desenvolvimento profissional docente, com destaque para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza. Levando em consideração seu caráter de intervenção educativa, enquadramos metodologicamente a pesquisa como de caráter qualitativo, por se inserir nas análises das ações sociais e participante, dada a interferência direta da pesquisadora na condução das atividades do curso. Para a construção dos dados, os procedimentos e instrumentos utilizados para acompanhar o processo de intervenção e de coleta foram as gravações das atividades propostas, bem como as produções textuais realizadas pelos participantes, professores que ensinam Ciências da Natureza, em maioria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e futuros professores. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise Narrativa, método que interpõe material empírico e referencial teórico narrativamente. Com base nas dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências, os resultados da pesquisa apontam que foi possível proporcionar um contexto formativo relativamente fértil para que professores de Ciências da Natureza se implicassem em processos de desenvolvimento profissional docente, mais especificamente, aos aspectos do desenvolvimento profissional, com as atividades propostas no curso. Os professores participantes puderam se desenvolver, em maior ou menor grau, nas dimensões de atualização nos conhecimentos científicos, de organização e condução do ensino e de participação na responsabilidade social. Além disso, todas as discussões proporcionadas, durante o curso, potencializaram posturas de conservação da natureza numa perspectiva do pensamento ecologizante, por meio da diminuição do zoochauvinismo.
  • Dissertação
    Energia eólica no ensino médio: o caso de uma questão sociocientífica no ensino de ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Oliveira, Geovânio da Silva; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/5596555377939899; Mazze, Fernanda Marur; Bertini, Luciana Medeiros
    Temáticas contextuais, locais, regionais ou globais, vêm sendo investigadas em pesquisas da área do Ensino de Ciências, desde a década de 1970, a partir de discussões pautadas pelo campo de estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como suas implicações para as comunidades e o meio ambiente. Atreladas a esse campo, surgem as Questões Sociocientíficas (QSC), que possibilitam ao ensino, a promoção de debates e o posicionamento de estudantes diante de temáticas polêmicas no mundo contemporâneo. Este estudo tem como objetivo geral investigar percepções de estudantes sobre aspectos sociocientíficos relacionados a implantação de um parque eólico na cidade de Campo Redondo/RN, incentivando discussões críticas e para a cidadania em torno desta problemática no contexto escolar. O público-alvo se concentra numa turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, na referida cidade. A metodologia é caracterizada por uma abordagem de natureza qualitativa do tipo pesquisa participante. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnóstico inicial com os participantes e como produto educacional fruto desta pesquisa, foi elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática que fora validada por professores examinadores da banca de exame de qualificação. A intervenção ocorreu com duração total de 8 aulas e permeada pela dinâmica didática dos três momentos pedagógicos. Um questionário, um diário de campo e a estratégia do júri simulado foram utilizados como instrumento de coleta de dados, analisado por meio do método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram a potencialidade da QSC energia eólica para o debate em sala de aula, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento das dimensões dos conteúdos da aprendizagem, exercício da argumentação, pensamento crítico, respeito e participação ativa dos estudantes na interação com o professor e no coletivo, diante da temática em questão.
  • Dissertação
    Sociedade Brasileira de Educação Matemática: uma história de professores e futuros professores de matemática da regional do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Lima, Tiely Virgínio da Hora; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-8876-8844; http://lattes.cnpq.br/6391122032257670; Lautenschlager, Etienne; Anjos, Marta Figueredo dos; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos
    Este trabalho é centrado na área de História da Educação Matemática (HEM), traz uma história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Rio Grande do Norte (SBEM/RN) por meio de uma história social e do tempo presente. Assim, a partir dessa historiografia, nos questionamos: O que pensam sobre a SBEM/RN estudantes da licenciatura em matemática da UFRN e professores da Educação Básica que ensinam matemática? Para responder a este e outros questionamentos, nosso objetivo geral foi analisar como opinam os estudantes da licenciatura em Matemática da UFRN e os professores da Educação Básica que ensinam Matemática sobre a SBEM/RN. A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e da aplicação de questionários. O questionário foi aplicado em três turmas de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN no campus Natal, contando com a participação de 44 estudantes. Os resultados obtidos indicam que os estudantes da licenciatura têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a SBEM/RN, demonstrando escasso entendimento sobre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, além de apresentarem uma concepção equivocada acerca do que constitui uma sociedade científica. Esta pesquisa está atrelada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na seguinte linha de pesquisa: História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática, deste modo é necessário que o mestrando elabore um Produto Educacional (PE), assim elaboramos o Livro Iconográfico, intitulado “SBEM/RN: uma possível história” dado o material que tínhamos armazenado, como fotos cedidas, imagens da Internet e prints de sites que falavam sobre a SBEM/RN. Após a elaboração do Livro, fizemos a aplicação do PE nas turmas da Licenciatura em Matemática da UFRN, campus Natal, para que os estudantes pudessem avaliar, criticar e dar sugestões ao PE. A avaliação do PE nos mostrou que os 43 estudantes das três turmas de graduação em Licenciatura em Matemática, campus Natal, em que foi aplicado o questionário de avaliação não conheciam a SBEM/RN e não sabiam para que serve esta Sociedade, mas têm interesse em conhecê-la melhor. Outro resultado obtido foi que, por meio do Livro Iconográfico, os estudantes conseguiram compreender uma possível história da SBEM/RN.
  • Dissertação
    Alimentação, ensino de ciências e liberdade: leituras multidimensionais sobre os alimentos a partir de uma escola de ensino médio do agreste potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Damasceno, Sarah Costa; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3558-0530; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450; https://orcid.org/0000-0002-5727-0525; http://lattes.cnpq.br/9549920922147539; Nascimento, Wilson Elmer; Zancul, Mariana de Senzi
    Mais do que em seus aspectos nutricionais, a alimentação está presente em nossos dias de forma associada a um complexo sistema alimentar permeado por diversos condicionantes, além de ter uma relevante carga histórica, cultural, afetiva, política e econômica, com marcas das particularidades de cada região. É notória a necessidade de trabalhar a temática no ensino de Ciências e Biologia de forma a incluir sua multidimensionalidade, em uma perspectiva de Educação Alimentar e Nutricional, que pressupõe a busca por práticas emancipatórias. A pedagogia freireana, centrada no/a educando/a e em sua libertação, pode ser benéfica ao ensino do tema na perspectiva anunciada. Esta pesquisa objetivou explorar possíveis contribuições de uma perspectiva educacional pautada em pressupostos freireanos, para uma leitura multidimensional da temática alimentação no ensino de Ciências, em uma escola pública de nível médio da região Agreste do Rio Grande do Norte. O estudo, qualitativo, foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Popularização das Ciências da UFRN (LabPOP) e caracteriza-se como pesquisa-ação, tendo previamente abarcado um levantamento bibliográfico e documental. Os participantes da pesquisa foram estudantes de cinco turmas das três séries do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Paiva, no Município de Vera Cruz, região metropolitana de Natal/RN, compreendendo as turmas às quais estava professora de Biologia ou de Unidades Curriculares. A pesquisa consistiu em encontros, nos horários de aula, norteados pelos Momentos Pedagógicos, sendo eles precedidos por um diálogo prévio, para fins de planejamento direcionado às turmas. Os dados foram construídos à luz da Análise Textual Discursiva, chegando às categorias de Aspectos diretamente nutricionais; Produção e classificação de alimentos; Família, tradição, afetos e costumes; Sabor, processamento e indústria; Barreiras in(evitáveis) do saudável; Renda, política, acesso e (im)possibilidades; Campo, vivência e trabalho; Liberdade. As categorias foram discutidas com base nos argumentos relacionados a pressupostos freireanos: Escuta horizontal, paciente e crítica; Relação entre saberes curriculares e experiência social; Importância Social, Econômica e Ecológica do contexto em que se vive; Educação e Emancipação do Pensamento, constelados a partir de sete dos principais trabalhos do educador Paulo Freire. A adoção dos pressupostos contribuiu para o planejamento, dialogicidade e abordagem de diferentes dimensões, configurando-se como uma possibilidade para o ensino de Ciências e Biologia. O Produto Educacional foi desenvolvido a partir da reflexão e ampliação dos resultados construídos após a pesquisa empírica e consiste em um vídeo, material de comunicação, para professores em formação ou atuação, intitulado “Vamos falar sobre o que a gente come? Guia para educadores de Ciências e Biologia”. A produção reúne reflexões e direcionamentos, não consistindo em uma receita pronta, mas uma base para o desenvolvimento de atividades que se proponham a trabalhar a temática alimentação nas aulas, na perspectiva adotada pela obra, a pedagogia freireana.
  • Dissertação
    Artefatos de desenho em geometria como parte integrante do pensamento e da atividade: um estudo sob a luz da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Silva, Luciana Gomes da; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Andrade, Kaline Andreza de Franca Correia; Justino Júnior, Pedro; Gomes, Severino Carlos
    Esta pesquisa, predominantemente qualitativa e de abordagem exploratória, concentrou-se no ensino de um tópico de geometria. Os participantes foram alunos regularmente matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Norte, localizada na zona norte de Natal. O arcabouço teórico que fundamentou o estudo foi a Teoria da Objetivação (TO), uma teoria educativa sociocultural de aprendizagem. O objetivo foi de investigar os modos e caminhos pelos quais a TO pode subsidiar o ensino e a aprendizagem de geometria, utilizando instrumentos de desenho geométrico como artefatos culturais. Para alcançar esse propósito, uma atividade piloto foi inicialmente aplicada para validar as condições necessárias ao prosseguimento da pesquisa. Em seguida, foram planejadas e elaboradas tarefas de construções geométricas com o uso de compasso, realizadas por pequenos grupos de alunos e pela professora, mediante colaboração, discussões e reflexões. Na TO, a aprendizagem é concebida como um processo coletivo. A coleta de dados foi realizada mediante gravações de vídeos e áudios durante a execução das tarefas, cuja análise se baseou na abordagem semiótica e na multimodalidade. O resultado dessa na análise propiciou a composição de nosso produto educacional, que é uma cartilha com orientações e sugestões para o desenvolvimento de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre o uso do compasso em aulas de geometria, sob a perspectiva da Teoria da Objetivação. A cartilha foi validada após sua submissão à banca examinadora de qualificação. A presente investigação permitiu compreender como a Teoria da Objetivação pode subsidiar o ensino e a aprendizagem de geometria mediante realização de uma atividade com o uso de um artefato, entendida como parte integrante desta. O papel do artefato é possibilitar reflexões sobre o saber geométrico presente nele em sua forma potencial, ao ser manipulado no decorrer de uma atividade em sala de aula. Durante a realização da atividade, observamos o intenso uso de meios semióticos pelos alunos, principalmente falas acompanhadas de gestos para se fazerem entender. As reflexões sobre os saberes historicamente e culturalmente constituídos são fundamentais para o processo de transformação e formação dos alunos como seres éticos, críticos e reflexivos.
  • Dissertação
    Uma análise das diretrizes curriculares nacionais e da base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica a partir da hermenêutica de profundidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Sousa, Edson Silva de; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/5043377449525143; Oliveira, Adriel Goncalves; Morais, Marcelo Bezerra de
    A Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil recentemente passou por uma ebulição com a publicação do documento denominado Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) definido pelo Parecer número 22 do ano de 2019 do Conselho Nacional de Educação e publicado no diário Oficial da União em 20 de dezembro de 2019. Houve discussões sobre a implementação desse documento nas Instituições de Ensino Superior no país e ele enfrentou resistências e recebeu criticas com relação as suas determinações e orientações com relação, por exemplo, ao aumento da carga horária dos cursos que deve ter, no mínimo, 3,2 mil horas, maior ênfase nas atividades práticas – que devem ser promovidas já nos primeiros anos dos cursos e formação do egresso focado em um conjunto de ―competências‖ profissionais que tem o intuito de qualificá-los para pôr em prática ―competências‖ previstas na Base Nacional Curricular Comum. O presente trabalho estudou esse documento e nossa pesquisa foi guiada pela questão: O que pode ser dito acerca das DCN/2019 e seu anexo a BNC-Formação a partir da Hermenêutica de Profundidade (HP)? A HP é uma ferramenta voltada à interpretação de signos e de seu valor simbólico. Dessa forma, assumimos que as DCN/2019 e a BNCFormação como uma forma simbólica e partimos às três fases (ou dimensões) para o movimento de interpretação indicados pela HP: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação, construída a partir dos resultados da análise sócio-histórica e da análise formal-discursiva. Tecemos compreensões sobre a influência e impacto na formação inicial de professores, identificamos aspectos referenciais, intencionais, estruturais e convencionais no documento e realizamos um estudo contextual para identificar e descrever as condições sociais e espaço-temporais em que foi produzido e recebido pela sociedade. Esse estudo nos guiou também na elaboração de um vídeo voltado à comunidade de professores e licenciandos a fim de fomentar uma reflexão sobre as políticas públicas de formação docente e destacar as principais mudanças propostas pelo documento em relação às normativas anteriores e divulgar os resultados de nossas análises. De 2002 a 2024 tivemos quatro Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores no Brasil, nesse período tivemos avanços e recuos. Há necessidade de lutar, de mobilizar, de articular, de brigar por espaços de debates e posicionamentos com propostas e articulações em defesa de uma formação, emancipadora e articulada coma valorização dos professores.
  • Dissertação
    Jogos no ensino de álgebra: uma experiência no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Silva, Suzy Kelly da; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; https://orcid.org/0000-0002-1283-1675; http://lattes.cnpq.br/7553894805376547; Pontes, Mercia de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-5048-220X; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Souza, Janderson Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1797136159329313
    Este trabalho é um resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado de Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que teve como questão-foco: como o uso de jogos no ensino de Álgebra em turmas do Ensino Fundamental pode contribuir com as aulas de Matemática? Para respondê-la, desenvolvemos um produto educacional em forma de um caderno de atividades baseadas em jogos voltados ao ensino de equações de 1º grau. A escolha deste tema surgiu de uma inquietação profissional da pesquisadora, além de ser uma área identificada por diversas pesquisas como de alta dificuldade para estudantes do Ensino Fundamental, frequentemente gerando barreiras ao aprendizado de novos conteúdos. Também desejávamos observar os impactos dessas aulas avaliando se essa abordagem poderia reduzir a rejeição e as dificuldades dos estudantes. Escolhemos utilizar jogos porque, segundo a literatura sobre o tema, eles podem proporcionar um ensino significativo, desde que sejam cuidadosamente planejados. Nosso produto educacional foi constituído com jogos presentes em outros estudos sobre o ensino com essa metodologia e que estudavam dificuldades de compreensão do conceito de incógnita, a transição da linguagem comum para a algébrica em problemas matemáticos e os significados relacionados ao sinal de igualdade. Aplicamos as atividades em três turmas regulares do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Vera Cruz (RN), para avaliar as potencialidades e limitações da nossa proposta. A aplicação foi conduzida pelo professor das turmas, com acompanhamento e orientação da autora deste trabalho. Além de observar as aulas para elaboração de um diário de campo, analisamos cartas escritas pelos estudantes participantes da pesquisa, nas quais eles descreveram o desenvolvimento das atividades e compartilharam suas percepções sobre elas. Também examinamos as respostas dadas por eles nas atividades propostas. A análise de todo o processo nos permitiu concluir que uma abordagem mais lúdica para aulas de Matemática pode aumentar o engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula, diminuir a aversão dos estudantes às aulas de Matemática e colaborar com a compreensão dos conceitos matemáticos relacionados às equações. Por outro lado, observamos também que o planejamento das aulas que envolvem jogos deve ser feito com cuidado e adaptações durante podem ser necessárias, especialmente se o excesso de competitividade dos estudantes se tornar algo que prejudique os objetivos almejados. Como resultado do mestrado, produzimos um caderno de atividades que envolvem equações para os anos finais do Ensino Fundamental.
  • Dissertação
    O problema do xadrez na obra de al-Biruni: uma aliança entre história da matemática e objeto de aprendizagem na formação de professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Santos, Maria Luíza dos; Sousa, Giselle Costa De; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Gomes, Severino Carlos; https://orcid.org/0000-0002-8033-2675; http://lattes.cnpq.br/3456901728902392; Oliveira, Gisele Pereira; http://lattes.cnpq.br/7397794792402006; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229
    Compreendemos que a matemática esteve e está sendo produzida em diferentes regiões do planeta. A exemplo disso, destacamos contribuições de estudiosos islâmicos do período medieval, entre eles, temos Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973 - 1048) que desenvolveu, mesmo vivendo em um contexto de instbilidade política em razão da ascenção da religião islã, uma vasta quantidade de escritos em diversos campos do conhecimento que hoje, século XXI, conhecemos por matemática, física, geografia e outros. Um exemplar da contribuição de al-Biruni está na obra A Cronologia das Nações Antigas (elaborada no ano 1000). Assim, um fragmento, denominado The Chess Problem (O Problema do Xadrez), desses escritos passa a ser objeto de nossa pesquisa dissertativa. Assim, nosso estudo tem como objetivo produzir um objeto de aprendizagem sobre a solução do problema do xadrez por al-Biruni, na perspectiva da aliança entre história da matemática, tecnologias digitais via Objetos de Aprendizagem. Para cumprir nosso objetivo, aderimos a uma metodologia qualitativa com fase teórica e prática. Para tanto, adotamos os procedimentos bibliográfico e documental, sendo iniciada com um levantamento bibliográfico de fontes sobre al-Biruni, sua produção e seu contexto, a respeito da história da matemática islâmica medieval, bem como, sobre aliança entre história da matemática e tecnologia digitais, particularmente, Objetos de Aprendizagem. Após a fase bibliográfica, iniciamos a pesquisa documental com o estudo do conteúdo do texto A Cronologia das Nações Antigas, de al-Biruni, com foco no fragmento O Problema do Xadrez para elaboração de um produto educacional do tipo objeto de aprendizagem, utilizando recursos disponíveis na web que podem ser utilizados em situação de ensino, por meio da aliança entre as tendências em educação matemática história da matemática e tecnologias digitais via objetos de aprendizagem. Para a parte prática utilizamos pesquisa experimental para aplicação e avaliação do produto educacional em uma turma de estudantes de graduação em licenciatura em matemática.
  • Dissertação
    Educação científica e tecnológica de estudantes autistas: prática pedagógica inclusiva baseada no desenho universal para a aprendizagem, na perspectiva freiriana e ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, José Paulo Dantas; Cabral, Carla Giovana; https://orcid.org/0000-0003-4088-0471; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/3386344427012269; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605
    As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos/as desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Com essa finalidade, nesta dissertação, propusemo-nos a analisar as contribuições da aplicação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), considerando os pressupostos freirianos, o campo de estudos CTS e as diretrizes do DUA, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva junto a uma turma com três estudantes autistas no 7° ano, nas aulas de Ciências, em uma escola do município de Ceará-Mirim/RN. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos de constituição de dados,a Investigação Temática Freiriana (ITF), a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram examinados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma UDM para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, rarefação da camada de ozônio e alterações atmosféricas. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remeteu a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada em Ceará-Mirim, o que nos levou a construir uma ação que pudesse influenciar uma política pública municipal que afeta diretamente a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2023, mostrou-nos que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da educação inclusiva, promoveu uma Alfabetização Científico-Tecnológica Ampliada (ACTA) em diferentes níveis,evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as estudantes para uma participação ativa em problemáticas socioambientais locais. Além disso, a aplicação da UDM mostrou-se fundamental para a inclusão dos/as alunos/as autistas. Ao considerar suas necessidades específicas, tanto sociocomunicativas quanto cognitivas e sensoriais, a UDM proporcionou uma participação mais efetiva e significativa desses/as educandos/as. A abordagem didático-metodológica multiestratégica facilitou a compreensão dos conceitos científicos e atransposição desses conceitos para a realidade cotidiana, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inclusivo.
  • Dissertação
    Laboratório virtual de matemática: possibilidades para uma prática docente mediada por recursos digitais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Araújo, Jonimar Pereira de; Balvin, Fabian Arley Posada; https://orcid.org/0000-0003-4413-7298; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Lopes, Maria Maroni; Gomes, Severino Carlos
    Esta pesquisa buscou investigar a seguinte questão norteadora: quais as características de um laboratório virtual de matemática que possam contribuir com uma reorganização da prática docente dos professores de matemática do município de Caicó/RN, mediadas por tecnologias digitais? Para responder a esse e outros questionamentos, nosso objetivo foi construir e avaliar um laboratório virtual de matemática, com o intuito de auxiliar os professores de matemática do município de Caicó/RN a reorganizarem suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, de acordo com as demandas e possibilidades da educação contemporânea. O procedimento metodológico adotado foi a Pesquisa Baseada em Design (PBD), cuja natureza cíclica permitiu uma evolução constante do produto, garantindo que cada etapa contribuísse com novos insights que aprimoraram tanto o processo quanto o produto final. Nesse sentido, o primeiro design do Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT), que constitui o Produto Educacional (PE) desta pesquisa, integrou aspectos teóricos e metodológicos de laboratórios de educação matemática físicos e virtuais encontrados na internet, em que buscamos criar uma interface intuitiva orientada a estimular o interesse e a participação ativa de professores e estudantes em atividades de ensino-aprendizagem compreensiva de conceitos matemáticos, a promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, auxiliar a produção de conhecimento matemático em contextos escolares e gerar processo de argumentação. Os recursos do LAVIMAT foram classificados e disponibilizados na página inicial, representados por ícones como Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, Construções Geométricas, entre outras, procurando construir um alinhamento com os princípios e às práticas específicas da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Após algumas avaliações por parte de um grupo de professores das escolas da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Caicó/RN (10ª DIREC), concluímos que, embora os professores tenham visto no LAVIMAT um ambiente propício com potencial para auxiliar processos de ressignificação das próprias práticas de sala de aula auxiliadas por recursos digitais, é prematuro afirmar que tal processo de ressignificação aconteça. Para isso, é preciso realizar novos estudos que sistematizem transformações das práticas pedagógicas dos professores mediadas pelos recursos oferecidos pelo LAVIMAT. Contudo, propostas de inclusão de ambientes virtuais imersivos, recursos para estudantes com necessidades educacionais especiais, entre outros, emergiram como mudanças pertinentes que devem ser levados em consideração para um re-design do LAVIMAT.
  • Dissertação
    Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais via octante reflexivo dos irmãos Hadley para o ensino de geometria na formação de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Gomes, Anna Beatriz de Andrade; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; http://lattes.cnpq.br/1763718340246024; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Batista, Antônia Naiara de Sousa; Oliveira, Gisele Pereira
    Essa dissertação propõe um estudo histórico-matemático respaldado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais por meio do uso do instrumento Octante Reflexivo, que resulta em um Produto Educacional direcionado para formação de professores. Desse modo, se vincula a linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática do PPGECNM-UFRN e busca responder à questão-foco: Como a aliança entre HM e TD pode contribuir com a produção/elaboração do Produto Educacional, Octante Reflexivo, para formação de professores de matemática acerca do ensino de geometria? Nesta ótica, o objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo histórico-matemático em torno do uso do Octante fundamentado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais para formação de professores para a produção de um PE. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica que se caracteriza consoante a pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais e ainda experimentais. Esclarecendo, foi realizado levantamento de dados sobre o Octante e os irmãos Hadley, na intenção de contextualizar o período em que o instrumento foi desenvolvido e compreender os conhecimentos de natureza matemática por trás do seu uso. Para tanto, utilizou-se dados bibliográficos e documentais de modo a catalogar as fontes e realizar estudo histórico-matemático. A partir desta caracterização, foi produzido um Produto Educacional, que buscou viabilizar a compreensão acerca das influências dos irmãos Hadley e da The Royal Society no desenvolvimento do Octante, bem como, entender como funciona a dupla reflexão, que depende da estrutura do instrumento e os conhecimentos de natureza matemática para acontecer, permitindo que tomadas de ângulos e distâncias sejam obtidas e direcionem a navegação. Além disso, num procedimento experimental foi realizada a aplicação do Produto Educacional em uma turma da Licenciandos em Matemática. Durante a aplicação na formação inicial de professores, foi possível perceber alguns pontos que podiam ser melhorados no PE, como erros de digitação e reformulação das questões para melhor entendimento, bem como as possíveis relações que surgem a partir da aliança entre HM e TD com conexões para o uso do instrumento Octante Reflexivo, fazendo assim sua validação e refinamento. Mais ainda, dados extraídos de instrumentos como questionário, diário de campo, fotos e outros nos mostraram que os licenciandos perceberam uma possibilidade de uso da HM aliada a TD; compreenderam que a construção e manipulação do Octante Digital permitiu mobilizar conceitos como ponto, reta, semirreta, relação entre ângulos internos e externo de triângulos, bissetrizes, retas perpendiculares, e entre outros; também indicaram que o PE possa ser usado na graduação, educação básica; entre outros pontos que consideramos resultados desta pesquisa. Desta forma, esse estudo buscou contribuir na formação inicial de professores, bem como com pesquisas no âmbito da aliança entre HM e TD e o uso de Instrumentos Matemáticos.
  • Dissertação
    A química dos corantes do jenipapo e urucum: uma sequência didática aplicada a cultura indígena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-11) Gomes, Ana Lídia de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-5193-8934; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; http://lattes.cnpq.br/5962169905073338; Sousa, Rute Alves de; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024; Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
    A inserção da cultura indígena no ensino de química tem ganhado destaque desde a promulgação da Lei Federal 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana, afro-brasileira e indígena nas disciplinas do currículo escolar. Nesse contexto, surge a oportunidade de explorar uma variedade de conteúdos químicos em consonância com as tradições culturais dos povos indígenas. Este estudo propõe contextualizar a produção e uso dos corantes naturais dos frutos Urucum e Jenipapo, tradicionalmente utilizados na cultura indígena, em conteúdos de química orgânica. Especificamente, buscou-se abordar aspectos como polaridade das moléculas, biomoléculas (lipídios), hidrocarbonetos, nomenclatura, tipos de cadeias orgânicas e funções oxigenadas. O objetivo é resgatar e valorizar a cultura indígena por meio dos costumes relacionados à preparação dos pigmentos naturais, integrando-os às aulas de química. Além disso, foi elaborada uma sequência didática para professores, visando contribuir com o ensino na perspectiva etnocultural. Dessa forma, buscou-se promover uma abordagem mais inclusiva e contextualizada, que reconheça e valorize a diversidade cultural presente em nosso país. O Urucum e o Jenipapo são frutos amplamente utilizados na pintura corporal indígena, representando importantes patrimônios culturais imateriais para esses povos. Os pigmentos naturais derivados desses frutos desempenham múltiplos papéis nas tradições indígenas, sendo empregados para identificação, manifestação cultural, resistência, proteção solar e como repelente. Esses elementos são uma fonte valiosa de sabedoria popular, cujo reconhecimento é essencial para desconstruir preconceitos epistêmicos. O presente estudo adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se metodologicamente como pesquisa de campo com viés etnográfico e observação participante, embasada no paradigma da complexidade. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e aplicação de uma sequência didática para alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, no nordeste brasileiro. A análise dos dados foi conduzida conforme a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, considerando também as participações orais e práticas dos alunos durante as atividades da sequência didática. Durante o estudo, foi possível constatar a preservação da tradição cultural no uso dos pigmentos provenientes do Jenipapo e do Urucum em cerimônias típicas dos Pitaguarys. O produto educacional desenvolvido compreende uma variedade de atividades, incluindo aulas expositivas, jogos, mídias e dinâmicas, abordando também a química do processo de extração dos pigmentos indígenas. Ao aplicar o produto, observou-se uma tentativa de resgate e valorização da cultura pelos próprios alunos da comunidade indígena, revisitando tradições, significados culturais e crenças. Além disso, foi evidente durante a sequência didática os desdobramentos do processo de transculturação, refletindo uma visão primitiva e eurocentrista da própria cultura. As atividades sequenciadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos no ensino de química contextualizada, representando um recurso potencial para professores de química e podendo ser adaptado para diferentes disciplinas em escolas indígenas e não-indígenas, com foco na abordagem étnico-racial. Mais do que uma simples aplicação da Lei Federal 11.645/08, este estudo representou uma oportunidade de reparar o apagamento étnico presente em livros didáticos, destacando o modo de vida e a contribuição dos povos originários para a formação da sociedade brasileira.
  • Dissertação
    Xilogravuras: possibilidades para o ensino de Geometria por meio da arte e de questões de gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Morais, Larissa Salviano de; Cabral, Carla Giovana; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; https://orcid.org/0000-0003-4088-0471; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/9011996464491692; Sousa, Giselle Costa de; Lopes, Maria Maroni; Bortoli, Adriana de
    Ciência indispensável para a humanidade, a geometria compreende e contribui para o desenvolvimento do mundo, possibilitando o entendimento de outras áreas do conhecimento e assumindo a sua importância entre seres humanos e cotidiano. Elementos contextualizadores, inquietações sociais e componentes da cultura popular nordestina, notadamente a xilogravura e o cordel, atravessados por uma ótica das relações de gênero, foram conectados ao ensino da matemática. Diante dessa temática, surgem as indagações: Como a geometria, ensinada de forma contextualizada na cultura popular e nas relações de gênero, pode contribuir para as habilidades de conceitos da matemática? Partindo de questionamentos assim, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica, com pesquisa de campo e observação participante. Com essa concepção, esta pesquisa tem o objetivo de elaborar e avaliar um Produto Educacional para a Educação Básica, na forma de uma Sequência Didática (SD), proposta contextualizadora para o ensino da geometria, construção de elementos simétricos, com foco na reflexão de imagens. A SD foi organizada nos Três Momentos Pedagógicos e aplicada com estudantes do ensino médio Técnico em Edificações da cidade de Lajes/RN. Os resultados da aplicação dessa sequência foram examinados por meio da metodologia de análise de conteúdo. O ensino - aprendizagem de geometria de forma contextualizada mostrou-se um desafio. Ao analisarmos os resultados, constatamos dificuldades e possibilidades para os estudantes, em relação a vários aspectos, tais como: a) conceitos de geometria; b) o uso de cálculos, grandezas e dimensões; c) um despertar da curiosidade científica e cultural; d) criatividade e motivação; e) as inter-relações entre xilogravura e geometria; f) família, atividade doméstica e religião; g) mulher e sociedade. De uma maneira geral, a análise apontou que ensinar geometria fazendo o uso da arte e de questões de gênero promove a construção de conhecimentos para a compreensão dos princípios matemáticos e o desenvolvimento de reflexões e pensamentos críticos com os estudantes envolvidos na pesquisa. Em outras palavras, essa linha de ensino-aprendizagem contribuiu para a formação profissional e social dos estudantes do ensino médio. Assim, para que os estudantes se tornem protagonistas e críticos diante do contexto em que vivem na sociedade, é necessário que as instituições educacionais ofereçam possibilidades que promovam um caminho de formação crítica, relacionando a matemática com a cultura, o cotidiano e a sociedade.
  • Dissertação
    Robert Hooke, o microscópio e a célula: a história da ciência no PNLD 2021
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Braga, Taís dos Santos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; https://orcid.org/0000-0001-6526-454X; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/9610681085120285; Jensen, Gerda Maisa; Groto, Silvia Regina
    A presente dissertação de mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica, e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para o ensino nessas disciplinas. Trata-se de um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria, composto por: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao realizar essas investigações, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas, nas quais são discutidas uma a uma as coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. As videoaulas demonstram que, na maior parte das coleções, com raras exceções, há uma significativa ausência de uma História da Ciência adequada, sob o ponto de vista historiográfico e da legislação educacional vigente. O Produto Educacional foi aplicado na formação docente, em curso de extensão em formato remoto assícrono. Ao longo da aplicação, foram utilizados instrumentos de pesquisa com o intuito de avaliar se, e em que medida, a utilização desse Produto Educacional junto ao público-alvo visado, pode colaborar para uma visão historicamente contextualizada acerca de Hooke e dos seus trabalhos, bem como para uma percepção crítica do conteúdo relacionado a essa temática em livros didáticos atuais.
  • Dissertação
    Função quadrática a partir da ideia fundamental de variação: um estudo com alunos da 1ª série do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Rubem, Brunna Raquel Passos da Silva; Balvin, Fabian Arley Posada; https://orcid.org/0000-0003-4413-7298; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; http://lattes.cnpq.br/6713588053332211; Villa-ochoa, Jhony Alexander; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939
    O tratamento da álgebra restringido a técnicas operacionais foi um dos motivadores iniciais deste trabalho. Ao lançar o olhar para a abordagem até então vivida no Ensino Médio do conteúdo de funções matemáticas, Função Quadrática, observa-se que este perpassa por uma abordagem em que é prioritariamente utilizado as relações e notações de conjuntos numéricos em detrimento de uma abordagem de seus aspectos variacionais. Pela leitura do documento normativo educacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se uma preocupação no desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais (equivalência, variação, interdependência, representação ordem, proporcionalidade e aproximação) para converterem-se em objetos de conhecimento na escola na Educação Básica. Temos como questão orientadora de pesquisa: como a ideia fundamental de variação e análises covariacionais podem contribuir na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do ensino médio? A partir dos estudos, obtivemos como resultado dessa pesquisa de Mestrado Profissional, um Produto Educacional (PE) em formato de sequência de atividades a partir da organização didático-pedagógica das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) de Moura (2016). Consideramos que o nosso objetivo principal foi alcançado através da sequência didática desenvolvida e intitulada como “A Ideia Fundamental de Variação para estudo de Função Quadrática a partir de peças Lego e Cartas Uno”, em que é composta de duas tarefas investigativas que oportunizaram as discussões da aplicação e validação do produto construído, culminando assim nas análises descritivas das contribuições na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Daqui vemos a relevância de nosso trabalho como potencial para reaplicação em sala de aula por docentes que possuem intenção didática de colocar os estudantes como protagonistas de sua aprendizagem e de propiciar o desenvolvimento do raciocínio matemático através de situações práticas que favoreçam a compreensão de relações funcionais matemáticas lineares e quadráticas.
  • Dissertação
    O tema ciclo sono-vigília para aprendizagem do sistema nervoso no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Fernandes, Carmem Maria da Rocha; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/4853832066824144; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Nascimento, Ana Karina de Lima
    Os ritmos biológicos são manifestações rítmicas que os seres vivos apresentam, classificados a partir de parâmetros temporais em ritmos circadianos, infradianos e ultradianos. Os ritmos que desempenham ciclos temporais com uma duração de cerca de 24 horas são chamados circadianos, um exemplo de ritmo circadiano é o Ciclo Sono-Vigília. Este ritmo é um dos objetos de estudo da cronobiologia e compreende um comportamento gerado pelo sistema nervoso central, conteúdo considerado de difícil aprendizagem pelos estudantes do ensino médio. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições da aplicação de uma sequência didática sobre o tema ciclo sono-vigília e suas relações com os conteúdos do sistema nervoso, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio. As atividades da pesquisa foram aplicadas à 25 estudantes da 3ª série do ensino médio durante 8 aulas de biologia. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com procedimentos à luz da observação participante e utilizou a análise de conteúdo e o teste T como instrumentos de análise de dados obtidos por questionários. Os resultados obtidos evidenciaram que a sequência didática desenvolvida se mostrou como um recurso didático eficaz na aprendizagem dos alunos sobre a integração dos conteúdos ciclo sonovigília e sistema nervoso. Todos os alunos consideraram que as atividades desenvolvidas na sequência didática atenderam às suas expectativas sobre a temática do sistema nervoso relacionado ao ciclo sono-vigília. A atividade com o encéfalo bovino no laboratório de biologia e a atividade para produzir cards explicativos foram as práticas que os alunos mais gostaram de realizar. Entre os instrumentos, destaca-se o preenchimento e discussão sobre o diário de sono. Por outro lado, os alunos também evidenciaram em suas respostas os instrumentos, os quais consideraram menos contribuintes às suas aprendizagens: Mentimeter, Canva, Whatsapp e Google Meet. Assim, a sequência didática apresentada nesta pesquisa pode ser considerada como um produto educacional viável para as aulas do sistema nervoso, não somente pela análise realizada do processo de ensino e de aprendizagem verificada nos instrumentos aqui aplicados, mas pela própria aceitação e motivação dos estudantes diante dos objetos de conhecimento sobre o sistema nervoso. O desenvolvimento e aplicação das atividades constituintes da sequência didática possibilitaram a elaboração do produto educacional - Ensinando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília.
  • Dissertação
    Como funcionam os óculos? - Os três momentos pedagógicos (3MP) como alternativa para o ensino de óptica no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Illany Rossellini Bezerra da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/9129363554317480; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; http://orcid.org/0000-0002-3558-0530; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450; Praxedes, Gutemberg de Castro
    Os óculos são ferramentas de extrema importância para quem os utiliza. As lentes, presentes nos óculos, são estruturas que compõem também os microscópios, telescópios, câmeras fotográficas digitais, smartphones e, de certa forma, também os nossos olhos. Contudo, apesar de estarem bastante presentes em nossa realidade, a compreensão a respeito do funcionamento das lentes, dos problemas de visão que as fazem necessárias e até mesmo da estrutura do olho humano, ainda é desafiadora, principalmente com crianças e pré-adolescentes que estão desenvolvendo a capacidade de abstração. O estudo da visão humana e das lentes corretivas foi adotado recentemente como objeto de conhecimento para o 6º ano do ensino fundamental pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC, objeto de conhecimento este, que antes era trabalhado apenas a partir do 9º ano. Como forma de contribuir para o processo de ensinoaprendizagem de óptica no 6º ano do ensino fundamental, aproximando temas do cotidiano dos estudantes ao que é trabalhado em sala de aula, foi elaborado um produto educacional, uma sequência didática, baseada nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), aliado a práticas que buscam estimular a empatia, a criatividade e o desenvolvimento de um modelo de olho em 3D. Este produto foi aplicado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede privada de Natal/RN e as concepções anteriores e posteriores dos estudantes à pesquisa foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. A partir da primeira aplicação e análise dos resultados deste produto, algumas modificações foram feitas e um novo produto educacional foi criado levando em consideração, além dos aspectos anteriormente citados, fatores como limitação de recursos e de estrutura. Tal abordagem dialógico-problematizadora, demonstrou-se bastante interessante para trabalhar, de forma mais atrativa e concreta, os conceitos e abstrações necessários à compreensão da captação das imagens pelo olho humano, o que causa os problemas de visão e a forma como as lentes os corrigem, estimulando habilidades criativas e socioemocionais dos estudantes. A partir da sequência didática aplicada, foi possível perceber uma real melhora na percepção dos alunos com relação ao funcionamento das lentes e como elas corrigem cada um dos problemas de visão estudados, problemas estes que eram, outrora, até desconhecidos dos discentes. Além disso, percebeu-se também melhora significativa na compreensão das estruturas oculares e suas respectivas funções na captação da luz. Por fim, além de apresentar estratégias para trabalhar o ensino de Óptica, esta pesquisa abre caminhos para a discussão de como objetos de conhecimento com maior grau de complexidade são recebidos por alunos e professores do 6º ano.
  • Dissertação
    Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: propósitos e possibilidades para uma educação CTS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Souza, Eriberto Gomes de; Nascimento, Wilson Elmer; https://orcid.org/0000-0002-9802-3192; http://lattes.cnpq.br/0923652284500299; http://lattes.cnpq.br/1090924518117954; Henrique, Alexandre Bagdonas; Dantas, Josivania Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044
    Por diversas razões o Sol é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, no entanto, o excesso de exposição à radiação emitida por ele pode provocar problemas à saúde humana. Há a necessidade de um cuidado maior com a pele e os olhos por meio de equipamentos de fotoproteção, mas, é muito comum notarmos que tais cuidados não são tomados de maneira adequada. Um maior entendimento sobre os benefícios e os malefícios da radiação solar à nossa saúde e os fatores que dificultam a utilização dos produtos de proteção se tornam problemáticas importantes a serem estudadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou investigar a temática da radiação ultravioleta, seus principais efeitos e medidas de fotoproteção no âmbito da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual de Tangará/RN. Entendendo a perspectiva CTS como privilegiada para a abordagem da temática, propomos uma sequência didática, organizada a partir dos 3 Momentos Pedagógicos, sobre os efeitos da radiação ultravioleta na vida humana e a importância das medidas de fotoproteção. Para a construção dos dados de pesquisa de caráter qualitativo, os procedimentos e instrumentos utilizados foram: observação com elaboração de diário de campo por parte do pesquisador; aplicação de um questionário no início do desenvolvimento da sequência de ensino, e as produções dos alunos realizadas durante as atividades propostas, tais como, diário de aula, pesquisas realizadas pelos estudantes e produções textuais. Os dados foram analisados a partir dos propósitos e parâmetros da Educação CTS (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). A partir das análises das atividades realizadas durante a sequência didática, foi possível identificar o desenvolvimento dos propósitos educacionais relacionados ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. Dentre essas atividades, destacamos as entrevistas realizadas pelos alunos com os membros da comunidade, a elaboração de cartas abertas e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização na escola como as mais impactantes no que se refere a proporcionar ao estudante a mobilização de conhecimentos adquiridos para um melhor entendimento de seu papel na sociedade enquanto cidadão e, desse modo, pensar numa perspectiva de transformação social. Concluímos que a proposta didática conseguiu contribuir para a construção de um pensamento crítico, de um posicionamento diante da sociedade, de uma atuação na solução de problemas e na tomada de decisões embasadas no conhecimento científico.
  • Dissertação
    Medidas de volume e capacidade: um estudo sobre a captação, distribuição e uso da água na região de Macau-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Lima, Djailson Ferreira de; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/0801524821808054; Sad, Ligia Arantes; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Gomes, Severino Carlos
    Discussões envolvendo a teoria da objetivação têm tomado espaço dentro do contexto acadêmico por meio de pesquisas. Neste sentido, envoltos nesta perspectiva, esta pesquisa com título ―Medidas de volume e capacidade: um estudo sobre a captação, distribuição e uso da água na Região de Macau-RN‖, objetiva implementar um módulo de ensino e aprendizagem de geometria espacial – medidas de volume e capacidades – contextualizado na temática da captação e distribuição e uso da água potável em Macau. Para tanto, desencadeou-se discussões teóricas com foco em três categorias. A primeira, clima, chuvas e rios é concebida em discussões de Alves; Rocha; Carvalho (2011). A segunda categoria, desponta de um debate envolvendo a Teoria da Objetivação. Neste, por sua vez, ancoramos as pautas em Lorenzato (1995), Peres (1991), Menezes, Fonseca e Pedreira (2020) e Pavanelo (1993). A terceira categoria, Tópico de Geometria Espacial, fundamos a discussão em Silva et al. (2014), Paraizo (2012) e Ritter (2011). Dessa forma, é válido mencionar que embasamos nossa investigação na exploração de fontes documentais escritas (jornais, livros sobre a história da cidade e região), fontes iconográficas (fotos e imagens) e orais (testemunhos de agentes envolvidos diretamente no processo de captação e distribuição da água). Metodologicamente, a pesquisa se constituiu, numa perspectiva de abordagem qualitativa com um estudo de intervenção em uma turma de 3ª série do Ensino Médio com atividades voltadas ao tópico de geometria espacial para o cálculo de volumes, a fim de gerar processos de tomada de consciência, pois optou-se por teoria da objetivação, de autoria do pesquisador e educador Luiz Radford. Neste sentido, a região a qual foi realizado o estudo está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Diante da aplicabilidade das atividades neste estudo, gerou-se um produto educacional que consiste em um livro paradidático que tem como título ―Memórias do menino do Semiárido‖ que descreve as vivências do dia a dia de um morador da região frente à falta de água. Em linha gerais, esta produção propõe leituras sobre a região, bem como desenvolve atividades cuja temática gira em torno da captação, distribuição, armazenamento e uso da Água, numa reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos. Por fim, é válido mencionar que a teoria da objetivação (TO) participa em várias instâncias do projeto: na preparação das tarefas, na didática de sala de aula, na fase de coleta dos dados e no processo de tratamento dos dados.