PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento"
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Dissertação A prática interdisciplinar como estratégia de aprendizagem na formação continuada: uma experiência com professores da área das ciências da natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-28) Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/6841720389104014; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; Tabosa, Wyllys Abel Farkatt; ; http://lattes.cnpq.br/3596040894249041A escola é um local privilegiado de reflexão pedagógica e, portanto, pode e deve ser o melhor lugar para o processo de formação continuada de professores. Esse processo pode ser muito produtivo se for executado com um grupo interdisciplinar, uma vez que a interdisciplinaridade permite o partilhar não só de diferentes disciplinas, mas também de diferentes histórias pessoais. Esse trabalho teve como objetivo a construção de um espaço de formação continuada permanente com um grupo interdisciplinar de professores a área das Ciências da Natureza, em uma escola privada da cidade do Natal RN. Esse espaço foi construído utilizando como ferramenta a elaboração de aulas interdisciplinares denominadas aulas-diálogo. A metodologia foi estabelecida de acordo com os princípios da abordagem qualitativa da pesquisa-ação e o percurso metodológico consistiu em três etapas que procuraram atender os objetivos específicos: a definição de multidisciplinaridade e de interdisciplinaridade que tinham os professores da área das Ciências da Natureza; apresentar uma proposta que emergiu das discussões do grupo e elencar alguns elementos dos limites e possibilidades da atividade desenvolvida pelo grupo de professores da área das Ciências da Natureza. Os resultados demonstraram uma carência de estudos sobre o tema por parte dos professores e induziu a leitura e o estudo dos documentos legais da educação (LDB, PCNEM e OCNEM). O planejamento das aulas provocou a necessidade de reuniões que estabeleceram o processo de formação continuada em exercício na escola. A prática interdisciplinar possibilitou vários ganhos como, por exemplo, a coesão do grupo de professores, a percepção da necessidade de constante atualização e a utilização de unidades didáticas de planejamento. Mas foi possível também observar limites tais como: a dificuldade para se trabalhar com turmas grandes e o perigo de se ficar na superficialidade dos conteúdos. A experiência demonstrou que a formação continuada no espaço escolar é possível e que pode ser proveitosa a utilização de grupos interdisciplinares para esse fim, uma vez que permite a troca de experiências e a reflexão da prática docente no próprio exercício dessa docência