PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016
Navegar
Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Almeida, Elionardo Rochelly Melo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Propriedades dos sistemas de numeração: uma sequência didática em uma abordagem histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-20) Almeida, Elionardo Rochelly Melo de; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/0523772230755833; Bandeira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Esse trabalho objetiva relatar a construção e a validação de um caderno de atividades cujo conteúdo é uma sequencia didática que lança mão do estudo de sistemas de numeração antigos como objeto de comparação com o nosso sistema de numeração posicional decimal arábico. Parte-se do pressuposto que a comparação com um sistema distinto do nosso pode vir a propiciar uma melhor compreensão de nosso próprio sistema de numeração, como também ajudar no processo aritmético das operações de adição, subtração e multiplicação, uma vez que nos obrigará a pensar em aspectos que corriqueiramente não são objeto de nossa atenção. Os sistemas abordados no estudo foram o sistema de numeração hieroglífico egípcio, o sistema de numeração grego alfabético e o sistema de numeração romano, sempre em comparação que o nosso sistema de numeração. A sequência didática apresenta-se estruturada sob a forma de quatro atividades, assim denominado o conjunto de exercícios e tarefas comuns em torno de um mesmo sistema de numeração antigo. Em sua fase final de elaboração, a sequência contou com a participação de 26 professores do ensino fundamental da educação básica