PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de"
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Dissertação Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática(2017-07-28) Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/6459948164597568; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastre; http://lattes.cnpq.br/4145369067676932Este trabalho propôs-se a desenvolver, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino com foco em leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como possível ferramenta para o ensino de conceitos de Ecologia em duas turmas da terceira série do Ensino Médio em uma Escola pública de Natal. O estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico dos estudantes, o que deverá colaborar para uma proficiência leitora por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. Esta pesquisa apoia-se numa metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa com elementos da pesquisa-ação e cujas ações foram desenvolvidas em dois momentos: o primeiro – desenvolvimento de um projeto piloto inicial, com 4 etapas e, o segundo – o projeto integral, propriamente dito, com 5 etapas. Os conteúdos trabalhados nos dois momentos da pesquisa constituem conceitos básicos de Ecologia como: cadeias alimentares, hábitat, nicho ecológico e transferência de energia nos ecossistemas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender aos objetivos da pesquisa. O projeto piloto partiu da análise de duas turmas, uma em que se utilizou o TDC e outra em que ele não foi utilizado. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem TDC. Em um segundo momento da pesquisa, as duas turmas foram trabalhadas utilizando o texto de divulgação científica. Da mesma forma que etapa inicial, os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permitiram evidenciar de forma positiva, que a utilização de textos em aulas de Biologia funciona como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos e utilização de informações mais consistentes e conscientes sobre a temática em estudo. Isto pode ser constatado nas respostas dadas às situações propostas nas problematizações e nos debates fomentados durante a realização da unidade didática.