PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016
Navegar
Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Autor "Alves, Eva Maria Siqueira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Vídeo-aula de história da matemática: uma possibilidade didática para o ensino de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-01-25) Machado, Benedito Fialho; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/5041549901927723; Alves, Eva Maria Siqueira; ; http://lattes.cnpq.br/5696705408159072; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Neste trabalho, discorremos sobre a possibilidade da produção e do uso de vídeo-aulas de história da matemática por professores do ensino Fundamental e Médio como forma de contribuir para o desenvolvimento de suas aulas. Nosso objetivo é dar a esses professores de matemática uma opção de conectarem os aspectos sociais, científicos, conceituais e didáticos dos tópicos matemáticos ensinados aos seus alunos, tomando como base a presença da matemática na história humana. Assim, consideramos possível que os professores e seus alunos relacionem a matemática às outras ciências, à cultura e à educação, e reflitam acerca das diversas formas de representações e padrões de organização da natureza e da cultura, habilitando-se a observar e interpretar situações que envolvam questões matemáticas, associadas aos diversos meios de comunicação e informação de nosso tempo. Para realizar nosso trabalho, buscamos alguns estudos histórico-epistemológicos já realizados por outros pesquisadores em história da matemática com vistas à elaboração das vídeo-aulas. Além disso, utilizamos as mais variadas mídias disponíveis para dar uma dinâmica construtiva às formulações matemáticas estabelecidas ao longo da história. Nesse sentido, Nos apoiamos nas diretrizes sustentadas pela informática educativa, pelas técnicas de elaboração de vídeo, bem como nas propostas de ensino de matemática por atividades e na investigação histórica defendida por Mendes (2001, 2009a, 2009b). A experimentação de validação permitiu-nos concluir que as técnicas utilizadas por nós para a produção das vídeo-aulas de história da matemática mostraram-se válidas e possíveis de serem executadas com um mínimo de recurso tecnológico e que elas têm eficácia de uso em sala de aula