PPGD - Mestrado Profissional em Design
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Navegando PPGD - Mestrado Profissional em Design por Autor "Bessa, Olavo Fontes Magalhães"
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Dissertação Análise gráfica de elementos do design na interface de aplicativos de notícias baseados em mobilidade: um estudo do aplicativo Brasil 247(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-20) Nascimento, Fabian Ubarana Lins; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; ; http://lattes.cnpq.br/2050797040445210; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676As características e necessidades dos usuários de dispositivos móveis, o contexto que estes estão inseridos, as limitações e características desses aparelhos, são questões que influenciam na usabilidade e ergonomia, fatores determinantes do sucesso para interação entre os usuários e dispositivos. Buscamos com essa pesquisa identificar características do design em interfaces de aplicativos para o contexto do jornalismo em dispositivos móveis, visando orientar a editoração visual e de conteúdo, e o processo de criação e desenvolvimento das interfaces de apps, com a intenção de garantir a qualidade da interação por toque, respeitando-se as limitações do usuário, possibilidades que o dispositivo proporciona e requisitos do aplicativo. A pesquisa tem como objetivo o estudo da interface do aplicativo Brasil 247, que é utilizado para veiculação de notícias utilizando os conceitos de usabilidade e ergonomia que viabilizam projetos coerentes entre seus aspectos de necessidade de imersão (flow) e mobilidade, tratando principalmente questões de adaptação, busca e leitura desse conteúdo no uso do aplicativo, bem como esclarecer sobre os processos e técnicas necessários para a realização desses ensaios de interação que buscam avaliar a usabilidade da interface.Dissertação Design de interfaces para aplicativo de smartphone como recurso auxiliar no acompanhamento clínico de pacientes fibromiálgicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-21) Pereira, Thiago Marques; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/2152681725604986; Pinho, André Luís Santos de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790599D9; Souza, Damião Ernane de; ; http://lattes.cnpq.br/1932273466740095; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de interfaces com o usuário para aplicativo móvel smartphones com intuito de contribuir para a eficiência das atividades de profissionais e pesquisadores da área de fisioterapia ao oferecer suporte ao acompanhamento clínico da dor no tratamento de pacientes fibromiálgicos. Utilizando a abordagem de Design Centrado no Usuário - DCU, foram realizadas entrevistas e uma investigação contextual para a identificação inicial dos problemas e necessidades dos usuários. Verificou-se que as atividades de monitoramento e acompanhamento das sessões do tratamento de pacientes fibromiálgicos são, tradicionalmente, realizadas por meio de manipulando de formulários e fichas em papel (registro das condições de saúde do paciente) e escalas de classificação da dor em formato impresso (apresentadas ao paciente para indicação de sua dor percebida para cada ponto pré-determinado do corpo). Os procedimentos envolvidos nestas atividades dificultam o gerenciamento do desempenho do tratamento, o que, segundo relatos, reflete no comprometimento dos pacientes na adesão e frequência as sessões. A partir da observação e do levantamento das necessidades desses profissionais diante de suas atividades, foi proposto um aplicativo para smartphone com a intenção de minimizar os problemas ocasionados pelo uso das ferramentas convencionais e de prover informações rápidas acerca dos dados coletados. Então, seguindo a abordagem do DCU foi elaborado um modelo conceitual durante a etapa de concepção de soluções, o qual guiou a criação dos protótipos. A avaliação das interfaces do protótipo foi realizada com o envolvimento dos usuários a partir da técnica de avaliação cooperativa. Seus resultados proporcionaram o refinamento das interfaces e o desenvolvimento de uma nova proposta do design das interfaces em protótipo de alta fidelidade, produzido para o ambiente Android. Assim, esse trabalho faz parte do processo de desenvolvimento de um produto de software personalizado com foco na concepção e avaliação das interfaces com o usuário. Por meio da metodologia aplicada, observaram-se indícios os quais sugerem que as interfaces propostas apresentaram-se como um recurso facilitador e capaz de contribuir para eficiência das atividades no acompanhamento do tratamento de pacientes fibromiálgicosDissertação Elaboração de instrumento de apoio à produção de infografia em materiais didáticos de educação a distância sob aspectos do design da informação(2014-08-18) Lima, Carolina Costa de Oliveira; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; ; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; Rocha Neto, Manoel Pereira da;A pesquisa foi desenvolvida na Secretaria de Educação a Distância – SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com o objetivo de propor a elaboração de um instrumento de apoio à produção de infografia para os materiais didáticos que podem ser mais bem compreendidos por meio do uso de recursos do design informacional, visando otimizar o planejamento desse recurso visual nesse ambiente de trabalho. Com esse propósito, a pesquisa configurou-se em 3 etapas bem definidas: 1) levantamento de dados e necessidades com base na aplicação de questionário, análise cognitiva da tarefa e entrevista, com o intuito de conhecer o perfil dos sujeitos da pesquisa, bem como conhecer seu modo de trabalho e considerações relacionadas com a interação entre os profissionais em um esforço conjunto, como o planejamento; 2) capacitação com os sujeitos da pesquisa, objetivando alinhar a linguagem e os conhecimentos básicos desses profissionais acerca de conceitos e classificações da infografia, levando em consideração fatores inseridos na área de abrangência do design informacional; e 3) elaboração de um formulário que desse suporte a questões inerentes à fase de planejamento de infográficos para materiais didáticos, sob a ótica dos conteúdos abordados na capacitação. Para avaliar e realizar melhorias no formulário, foram realizados testes em uma abordagem de trabalho colaborativo para que estimulassem o envolvimento dos profissionais na construção de um instrumento a ser utilizado por eles próprios. A hipótese defendida pela pesquisa é a de que a utilização do formulário de planejamento pode otimizar não só o tempo de produção de infografia dentro do ambiente de trabalho estudado mas também dar um salto qualitativo com relação ao próprio processo de criação desse recurso visual, propiciando uma visão mais consciente e menos automatizada por parte dos profissionais envolvidos.Dissertação Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN(2017-04-21) Santos, Jackson Douglas Vital dos; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/8961425673894349; Bastos, Helena Rugai; ; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.Dissertação Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis(2016-08-31) Fonsêca Júnior, José Nivaldo; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/3220158353896030; Bastos, Helena Rugai; ; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676Este trabalho tende a solucionar um problema identificado na Galeria de Artes do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): ao passo que aumenta o número de artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços destinados a esta finalidade. Pensando nisso, aproveitando a ruptura espaço-tempo causada pelo crescimento da tecnologia de telefonia móvel e Internet, nos propusemos explorar estes veículos por meio de aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que permita ao artista divulgar e comercializar seu trabalho, aproximando-o do público. O desenvolvimento do trabalho se deu em 5 etapas: (1) Identificação da necessidades dos utilizadores, com a aplicação de questionários online com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado anualmente pelo campus. (2) Tabulação e análise dos dados coletados; (3) Definição do objeto da pesquisa onde se identificou o perfil do usuário para etapa seguinte. (4) Realização de grupos focais com alunos do curso técnico de nível médio integrado em Multimídia do campus e artistas que participaram do evento. Nas sessões de grupos focais, foi aplicada a técnica de prototipagem em papel com storyboard; (5) Criação das telas do protótipo do aplicativo com base nos storydoards. Identificamos que já se aponta uma mudança no perfil dos artistas, com relação ao uso dos aparatos tecnológicos que se apresentam atualmente, em favor do seu trabalho. Estes, que já utilizam a Internet como fonte de informação, lazer e entretenimento, realizam compras e participam redes sociais para divulgar sua produção artística, mostraram-se favoráveis à utilização de um aplicativo para smartphone que facilite a interação do público com suas obras e permita sua comercialização. Assim, baseados nos estudos do Design Centrado no Usuário, os convidamos a participar da prototipação do referido aplicativo. Com a inserção dos utilizadores nesta etapa do projeto pudemos identificar e corrigir de erros e reduzir o tempo de trabalho para criação de leiautes ainda na fase de projetação. Com base nestas informações, conseguimos desenhar um protótipo de aplicativo para smartphone que atenderá às necessidades apontadas pelos utilizadores.Dissertação Recomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o Campus Parnamirim do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-26) Assis, Michelle Pinheiro Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/8960191930753414; ; http://lattes.cnpq.br/8646643751710976; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; Santana, Tricia Caroline da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4315619665111241Este estudo apresentará recomendações para um sistema de sinalização tátil visando proporcionar uma maior orientabilidade e mobilidade para deficientes visuais (cegos e baixa visão) no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. Para realizá-lo foi necessário focar no indivíduo cego e abordar conceitos como orientação e acessibilidade no ambiente construído tomando como base os trabalhos de Dischinger, Bins Ely e Piardi. Por possibilitar a compreensão de fenômenos sociais complexos e preservar as características significativas dos eventos, esta pesquisa realiza um estudo de caso único, baseando-se nas teorias de Yin. Foi adotada também a Avaliação Pós-Ocupação (Cambiachi), pois está permite não apenas a análise técnica, mas também as considerações feitas pelos usuários do espaço. Como ferramenta para analisar a percepção que o usuário tinha do espaço foi utilizada a técnica dos passeios acompanhados proposta por Dischinger (2000). Os dados coletados e analisados através do quadro síntese (técnico) e da análise da opinião dos usuários (passeios acompanhados e entrevistas), deficientes visuais, demonstram que o Campus Parnamirim do IFRN, realizou algumas intervenções com relação a acessibilidade espacial de seus frequentadores, mas que ainda há muito o que ser feito para torná-lo um ambiente que forneça segurança e autonomia não apenas aos deficientes visuais mas a todas as demais pessoas.Dissertação ReUSE: um convite ao reuso e à ressignificação de produtos e objetos em processos de descarte ou desuso(2016-08-31) Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Bastos, Helena Rugai; ; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/5068204905598689; Barreto, Lais Karla da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676A proposta do trabalho é trazer uma solução visual, aplicada nos objetos e produtos, que sintetize graficamente um convite ao reuso. Popularizar corretamente o termo reuso é um dos objetivos e problemas a serem resolvidos também, que se justificam na contribuição da discussão e reflexão sobre mudança do comportamento de consumo e na perenidade da relação dos objetos com as pessoas. Esse prolongamento da relação se constrói adiando o descarte dos artefatos por meio de um novo uso útil e relevante de preferência. A metodologia utilizada foi analítica e experimental, colhendo índices e testando os níveis de absorção e reconhecimento da proposta gráfica, chagando a resultados positivos sobre a disponibilidade de engajamento em práticas de reuso. Isso leva a conclusões de que hoje, dentro da amostra entrevistada formada por pessoas de diferentes níveis de escolaridade e idade, além de profissionais de áreas relacionadas ao conhecimento cognitivo visual, estão dispostas a participar, quando estimuladas e ao mesmo tempo instruídas corretamente.Dissertação Usabilidade de dispositivos no desenho para design: o mouse e a mesa digitalizadora(2014-08-22) Holanda, Michele de Oliveira Mourão; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; ; ; Pinho, André Luis Santos de; ; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; ; Rocha Neto, Manoel Pereira da;Este estudo propõe uma avaliação de dispositivos, o mouse, a mesa digitalizadora sem monitor integrado e mesa digitalizadora com monitor integrado, utilizados na elaboração de desenhos digitais. Elegeu-se como campo de estudo a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), órgão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, localizada no campus de Natal. Coletaram-se os dados através de entrevistas semiestruturadas, questionários e tarefas aplicadas por meio de teste de usabilidade, que consistiu na realização de linhas orgânicas e geométricas, nos ambientes analógico e digital. As tarefas propostas para os dispositivos foram mesmas, os equipamentos utilizados foram o mighty mouse, mesa digitalizadora bamboo fun, pen and touch, e a mesa digitalizadora com monitor, cintiq 12wx. Para facilitar a avaliação e as comparações posturais e visuais dos resultados, os movimentos foram registrados com câmera de vídeo. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para acréscimos positivos em setores da UFRN que empregam o trabalho gráfico digital, favorecendo com informações específicas a designers e outros usuários da sociedade acerca da utilização desses equipamentos.