PPGD - Mestrado Profissional em Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11995
Navegar
Navegando PPGD - Mestrado Profissional em Design por Autor "Bezerra, Josenildo Soares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Avaliação da usabilidade e da arquitetura da informação do site do Instituto do Cérebro da UFRN: um estudo de caso com base nas opiniões dos usuários da instituição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-24) Silva, Gabriel Marcos da; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; Silva, Gabriel Marcos da; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma lista de recomendações para o site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com ênfase na identificação de falhas na usabilidade e na arquitetura da informação, por meio da aplicação de técnicas do design com usuários da instituição. A partir da aplicação das técnicas Cardsorting, aplicada com um grupo de seis pessoas (professor, técnicos administrativos e aluno da pós-graduação); entrevistas com o diretor do Instituto do Cérebro e com secretárias da graduação e pós-graduação; Avaliação Cooperativa, aplicada de duas formas: em grupo, com um grupo formado por seis pessoas que são integrantes do corpo técnico do Instituto do Cérebro e individualmente, com oito usuários (alunos da pós-graduação e técnicos administrativos do Instituto do Cérebro da UFRN) que desempenharam tarefas que são frequentemente realizadas por usuários pertencentes ao público-alvo no site do Instituto do Cérebro. Após cada sessão da Avaliação Cooperativa Individual foi aplicado um questionário de satisfação do usuário sobre sua percepção a respeito da usabilidade e da utilidade do site do ICe. Concluiu-se, portanto que, por meio da análise dos resultados e da triangulação dos dados obtidos em cada uma das técnicas aplicadas com usuários na presente pesquisa, foram verificados, dentre outros, problemas relacionados à utilização inadequada de elementos de interface, navegação, rotulagem de alguns termos do menu, e ainda, a ausência de campo de busca e integração com as redes sociais – além da ausência, posicionamento e formatação inadequada de informações que seriam de alta relevância para os usuários. Por fim, é apresentada uma lista de recomendações que poderá ser utilizada em futuro redesign da interface com vistas à melhoria da arquitetura da informação e usabilidade do site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande Norte.Dissertação Avaliação de usabilidade em materiais interativos de ensino a distância da UFRN-SEDIS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-05) Koshiyama, Davi José Di Giacomo; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/9429585364025868; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este estudo tem por finalidade avaliar a usabilidade de Materiais Interativos desenvolvidos para os cursos oferecidos pela UFRN-SEDIS na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio das técnicas de grupo de foco, avaliação cooperativa e avaliação de satisfação. Os Materiais Interativos têm como propósito servir como uma via pela qual o conteúdo do curso chegue até o aluno de forma didática, estimulante e auto instrutiva o suficiente para que o aluno se engaje e não encontre dificuldades em utilizá-lo. Após o levantamento de dados deste contexto foram selecionados quatro Materiais Interativos (“Introdução ao Cálculo Aplicado”, “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, “Estudos do Semiárido” e “Geografia Cultural”) que adotam a estrutura estabelecida pela UFRN-SEDIS para serem avaliados quanto à sua usabilidade. Inicialmente foi realizado um teste preliminar a partir de avaliação cooperativa com uma aluna interagindo com os quatro Materiais Interativos no intuito de revelar e mapear as principais falhas de usabilidade, subsidiando questionamentos mais aprofundados posteriormente. As gravações deste teste preliminar foram analisadas por um grupo de foco composto por dois designers gráficos e dois designers de multimídia, sendo estes os desenvolvedores responsáveis pelos Materiais Interativos, o que contribuiu para analisar o desvio entre “o que foi projetado” e “como foi usado”, estruturando e complementando o roteiro para a avaliação cooperativa e avaliação de satisfação posteriores. A avaliação cooperativa foi aplicada individualmente a dez alunos de cursos de graduação da UFRN, que testaram cada um dos quatro materiais. Ao final todos preencheram um questionário de avaliação de satisfação adaptado do formulário Quis (Questionnaire for User Interaction Satisfaction). A análise dos dados coletados na presente pesquisa revelou pontos positivos, negativos e apontamentos a serem considerados para nortear o desenvolvimento de futuros materiais didáticos interativos, no contexto da UFRN-SEDIS, retroalimentando o processo de design e avaliação com a participação do usuário