CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43709
Navegar
Navegando CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar por Autor "Barros, Jônatas de França"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade na conscientização corporal em adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau; Barros, Jônata de França; Coquerel, Patrick Ramon; Barros, Jônatas de FrançaA adolescência é caracterizada como uma fase de inúmeras mudanças, sejam elas corporais, psíquicas, comportamentais ou de aspectos cognitivos relativas ao desenvolvimento e maturação do indivíduo.Nessa fase, alguns elementos são essenciais para a aquisição de padrões fundamentais de movimento. Todos esses padrões são conectados para um completo desenvolvimento do adolescente. Partindo desse princípio, a conscientização do próprio corpo inclui a forma como o indivíduo conceitua e experimenta seu próprio corpo, assim como o que o diferencia do mundo que o cerca. Do mesmo modo que, o esquema corporal é formado através das experiências corporais relativas ao movimento e ao conhecimento do próprio corpo. Dessa maneira, a conscientização corporal, pauta o “EU” no mundo, como ele se relaciona nesse mundo e na formação da personalidade. A psicomotricidade, como prática educativa, não foca só no motor, mas sim num corpo em movimento, e esse corpo produz uma ação intencional e intelectiva. Se trata de um corpo que se desloca, constrói a realidade, que se conhece, que sente, que se emociona e com essa emoção se manifesta tonicamente pela expressividade. Dessa forma, a educação Psicomotora quando realizada no ambiente escolar, visa o desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos, assim como auxilia na apropriação e conhecimento do seu próprio corpo e do meio que o cerca.