CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43709
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postGraduateThesis.type.badge Atividade policial militar: fatores ambientais que influenciam no comportamento de socialização de suas crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Gomes, Giliarde Xavier; Barros, Jônatas de França; Barros, Jônatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinAs dificuldades enfrentadas pela criança no seu processo de autoconstrução são desconhecimento relativo do mundo real que a cerca, acrescido da falta de apoio dos pais que não compreendem bem cada etapa da vida e, por muitas vezes, acabam por prejudicar o processo. Professores, também, ignorantes sob o ponto de vista do desenvolvimento psicossocial da criança, podem estimular atitudes discriminatórias, excluir ou negligenciar apoio às crianças (Sousa, José Robério, 2017).O estresse está presente na vida do policial militar e pode influenciar de maneira decisiva no seu comportamento dentro e fora de sua atividade profissional. A exposição e atuação em ambiente desumano, complexo e hostil, bem como o contato com constante desgaste físico, mental e emocional são fatores que contribuem para o desenvolvimento do estresse (Silva, Vieira, 2008; Delboni. 1997).Entretanto, o policial não é o único que sofre as consequências do estresse provocado pelo seu trabalho (Finn, 1997). No ambiente familiar, o membro da corporação militar tende a desligar as emoções em relação a sua família e é levado a um processo de afastamento e procura de relações fora de casa. Fatores esses que levaram a pensar sobre possíveis dificuldades comportamentais de socialização de filhos de policiais, tendo em vista, que a atividade policial trás algumas dificuldades no relacionamento familiar em especial entre o operador de segurança e seus filhos, salário baixo, escala apertada, leva o profissional a ter, além, do serviço rotineiro, fazer serviços extras para complementação de renda, deixando geralmente aos cuidados das mães a responsabilidade da educação das crianças, e muitas das vezes não sobrando tempo para lazer com os pequenos.postGraduateThesis.type.badge Intervenção psicomotora na escola: um diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Oliveira, Fabyana Soares de; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaAs experiências vividas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo. É por meio da exploração, das experiências vividas que o indivíduo estabelece relações entre si e com o mundo externo, construindo assim, as descobertas que contribuem na aprendizagem do ser corpo e do corpo em sua totalidade, com a materialização por meio das ações e do movimento. Porém, quando tratamos de crianças com deficiência, que muitas vezes não são estimuladas o suficiente para que possam ter autonomia, no qual necessitam de intervenções que contribuam no seu desenvolvimento. Percebemos então, que estabelecer o diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito escolar, com a utilização da psicomotricidade como metodologia, pode ser uma possibilidade de intervenção a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com deficiência, em busca de que os educandos adquiram autonomia em sua vida social. Diante do exposto, objetiva-se por meio deste projeto, analisar as possibilidades de intervenções psicomotoras com alunos com deficiência a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem e na apropriação das experiências através do movimento. Então, por acreditar nas potencialidades dos alunos com deficiência, a execução desse projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor desses educandos.postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-28) Santos, Rita de Cássia Silva; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinConsiderando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar.postGraduateThesis.type.badge Revisão de Literatura Sobre TDAH: Análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Carla Andresa Pereira da; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Junior , Moaldecir Freire; Barros, Jônatas de FrançaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, é um transtorno neurobiológico de causas multifatoriais que surge na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. O presente trabalho foi realizado através de revisão de literatura com o intuito de esquematizar os estudos sobre o TDAH e os subsídios da psicomotricidade neste campo. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de estudos bibliográficos de artigos publicados na Revista de Psicopedagogia e Na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales entre os anos de 2013 e 2018. Trata-se de uma pesquisa com relação a produção de conhecimento sobre o transtorno, que ocasiona inquietações em diversos âmbitos no indivíduo com TDAH. Os objetivos a serem atingidos são mapear a produção de conhecimento sobre TDAH entre 2013 e 2018; verificar a mudança na compreensão sobre TDAH; identificar implicações da psicomotricidade na terapia em TDAH através da revisão de literatura. A psicomotricidade é indicada como uma das modalidades para o tratamento do TDAH, atenuando os sintomas e contribuindo dessa forma para o desenvolvimento motor e das questões psicossociais. Contudo, constata-se que são necessárias mais pesquisas que relacionem diretamente a terapia psicomotora como intervenção para minimizar as consequências ocasionadas pelo transtorno.TCC Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Coutinho, Felipe Teixeira; Ribas, Márcio Romeu; Ribas, Márcio Romeu; Coquerel, Patrick Ramon StafinQuando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais.postGraduateThesis.type.badge Perfil motor de criança entre 03 à 05 anos de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Souza, Tiane Katiuce de; Coquerel, Patrick Ramon StafinO estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de crianças entre 03 à 05 anos de idade, de uma escola da rede de ensino privada. Com objetivo de descrever o perfil motor verificando as idades motoras geral e específicas, identificando o nível de desenvolvimento motor e ao final traçar o perfil motor dessas crianças nessa faixa, tendo como base as avaliações da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2015). A análise será composta de 22 crianças que serão avaliadas com testes motores que permitem mostrar certas dificuldades particulares, de forma sistemáticas, e é composta pelos testes de Motricidade fina (óculo manual, Motricidade Global (Coordenação), Equilíbrio (postura corporal), Esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. As metodologias utilizadas serão a pesquisa básica, quantitativa e descritiva com utilização de método de avaliação motora em crianças de 03 a 05 anos para explicar fatos observados, compreensão de teorias fundamentadas, realizada no campo. E a partir dos resultados obtidos foi possível classificar o desenvolvimento motor da maioria das crianças como Normal médio de acordo com a EDM, o que significa que a escola apresentou um desenvolvimento normal, porém na idade motora de organização espacial (IM5) foi menor a idade cronológica com 13,1 meses de atraso, e quociente motor (QM5) na classificação motora foi inferior, identificando uma deficiência significativa na organização espacial, por ser uma habilidade ligada a percepção, posição do corpo no espaço e depende simultaneamente da estrutura corporal, da natureza do meio que nos rodeia e de suas características.postGraduateThesis.type.badge Temperamentos e sua relação com a educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-07) Costa, Henrique César dos Santos; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscilla; Coquerel, PatrickEste trabalho tem o objetivo de propor um plano para a realização da pesquisa Temperamentos e sua relação com a Educação Física escolar. Para executar este planejamento, iniciamos apontando as principais teorias e os estudos a respeito dos temperamentos humanos, abordando, nomeadamente, o universo infantil. Com a proposta de responder à pergunta Em que medida os estudos dos temperamentos dos alunos no fazer pedagógico podem auxiliar as aulas de Educação Física na escola?, lançamos mão de teóricos como Thomas e Chess, Rothbart, McClowry, entre outros, dos quais apreendemos principalmente que é importante conhecer as características inatas do temperamento da criança, pois estas podem anunciar o nível de socialização, e assim, talvez, possam inspirar o envolvimento das crianças em várias atividades, incluindo as de movimento. A pesquisa tem o objetivo de analisar a influência dos diferentes temperamentos dos alunos no fazer pedagógico da Educação Física escolar, especificamente listando e analisando os tipos de temperamentos mais recorrentes entre os alunos; e posteriormente, identificando e delineando como esses temperamentos se apresentam a partir das Unidades Temáticas (Esporte; Brincadeiras e Jogos) de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhados nas aulas. Nosso método de pesquisa será a pesquisa ação, escolhido por apresentar as características de uma forte relação entre o pesquisado e o pesquisador, com o objetivo de observar, analisar, criticar e, se possível, intervir nos problemas e nas situações sociais que envolvam a comunidade e/ou grupo social pesquisado. Finalmente, expomos nosso público-alvo, especificamos os procedimentos de coletas de dados e apresentamos um cronograma de execução da pesquisa.postGraduateThesis.type.badge Avaliação das oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e sua relação com o nível de desenvolvimento motor de lactentes entre 12 e 18 meses de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-07) Silva, Gustavo Henrique Gonçalves e; Surdi, Aguinaldo CesarNa primeira infância as relações são primordiais, bem como os cuidados e incentivos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento, são providos pela família. Pretendo avaliar e discutir as relações entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e o nível de desenvolvimento motor de lactentes residentes da zona rural de Vera Cruz/RN e da zona sul de Natal/RN. A presente pesquisa será qualitativa e de natureza exploratória. Como procedimento técnico da pesquisa, será utilizado o estudo de campo. A pesquisa será desenvolvida por meio da observação direta e aplicação de questionário, a fim de investigar a realidade de determinado grupo de acordo com o problema e os objetivos estabelecidos.postGraduateThesis.type.badge A influência da capoeira no processo de sincronização psicomotora em praticantes de capoeira da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Leiros Neto, William Marinho de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Surdi, Aguinaldo CesarA capoeira é uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira, onde o povo negro e oprimido buscou um sentido para sobreviver através da resistência ao sistema opressor, dai surgindo a luta disfarçada de dança. A psicomotricidade trás como objeto de estudo o indivíduo e suas relações com o corpo, carregado de comportamentos, como o dialogo tônico, fantasmas corporais, jogo simbólico, disponibilidade corporal entre outros que podem vir à tona através do movimento que expressa simbolicamente conflitos pulsões. Com o avanço nos estudos das neurociências surge também uma nova perspectiva para a psicomotricidade, que é a neuropsicomotricidade que tem como modelo de estudo o corpo – motricidade, cérebro – mente através da experiência humana. A sincronização psicomotora está correlacionada as funções empáticas, que são a empatia emocional, empatia cognitiva e a empatia cinestésica. A natureza da pesquisa será aplicada, pois irá propor a apresentar um valor. É aplicada, também pelo fato de vislumbrar o teste de hipóteses em um ambiente de prática esportiva real. Quanto a análise dos dados ela será mista, pois analisará dados de ordem qualitativa e quantitativa. Esperamos ao termino desta pesquisa que de fato a pratica da capoeira promova melhoras na sincronização psicomotora dos capoeiristas, assim melhorando os níveis das funções empáticas.postGraduateThesis.type.badge Desenvolvimento motor e microcefalia: um estudo de revisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Assunção, Ingryd Danielle dos Santos; Silva, Hudday Mendes daA microcefalia é uma má formação congênita em que a cabeça do recém-nascido é significativamente menor do que o esperado devido ao desenvolvimento anormal do cérebro. A intervenção psicomotora quando aplicada de forma precoce, proporciona um melhor desenvolvimento dessas crianças apresentando melhores resultados. Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre a importância da estimulação precoce no desenvolvimento motor de crianças com microcefalia. Esta revisão de literatura foi realizada por meio da busca de estudos sobre a estimulação precoce escritos em língua portuguesa e indexados nas bases de dados: Periódicos Capes e Google Acadêmico utilizando as publicações realizadas em 2018. Os estudos encontrados relacionados ao tema concordam que a estimulação precoce é importante para crianças com microcefalia e um deles apresenta uma novidade para potencializar os ganhos no desenvolvimento motor que são estimulações baseadas no Protocolo GAME. O estudo em questão constatou que a estimulação precoce em crianças com microcefalia é importante porque ajuda a desenvolver melhor o sistema motor e acredita-se que, programas de intervenção baseados no Protocolo GAME, sendo aplicado com uma maior duração, podem ser uma ferramenta positiva que resultem em mudanças motoras mais significativas. No entanto, é necessário que outros estudos experimentais sejam realizados para comprovar a eficácia desse protocolo em crianças com microcefalia.postGraduateThesis.type.badge Do jogo simbólico à aprendizagem cognitiva e psicomotora no processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Ferreira, Simone Santos; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Silva, Priscilla Pinto Costa daA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial da educação básica, norteia as práticas pedagógicas de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento global do indivíduo evitando visões reducionistas e limitadas quanto à pluralidade, singularidade e integralidade das crianças. Assim, destacamos a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por ser pertinente ao estudo, pois recomenda-se certo cuidado e atenção quanto às mudanças pedagógicas, garantindo continuidade e integração dos processos de aprendizagens das crianças, bem como estabelecer estratégias de adaptação adequada tanto para as crianças quanto para os docentes. É necessário, que essa nova etapa de ensino articule suas práticas pedagógicas em cima do que a criança sabe e é capaz de fazer numa perspectiva de continuidade do processo educativo. Assim, como a Educação Infantil, a etapa do Ensino fundamental precisa considerar os interesses e necessidades que as crianças apresentam. Nessa perspectiva, o jogo simbólico aparece no contexto de ensino lúdico, como uma das principais estratégias pedagógicas que viabilizam uma aprendizagem prazerosa e integral da criança em sua relação com o conhecimento. Pois segundo, Ferreira, Frighetto e Santos (2013) o termo lúdico se origina do Latim ludus e significa brincadeira, diversão e jogo, mas não se restringe a isso, o que amplia sua importância ao ser entendido como algo que caracteriza a plenitude das experiências daquele que as vivencia em suas ações, colocando a aprendizagem não apenas no campo das significações, mas também no campo da satisfação e do prazer. Ainda, considerando o jogo simbólico no processo de aquisição e construção de saberes, faremos um recorte, abordando-o na perspectiva da psicomotricidade relacional que segundo Columá e Chaves (2017) é um campo do conhecimento que reúne diferentes saberes para lidar com o corpo em movimento (de forma intencional ou não), em interação com o mundo interno e externo, uma vez que tal conhecimento busca integrar ao desenvolvimento motor e cognitivo às impressões das emoções, afetividade e relacionamentos que são naturais do desenvolvimento humano. E, ainda, nesse processo de aprendizagem desse sujeito, é imprescindível que favoreçamos por meio da psicomotricidade, os espaços e materiais de modo a colaborar com o aspecto motor destas, e que, por sua vez, facilita e desenvolve o aprendizado nas áreas cognitivas, afetivas e emocionais. Assim, diante de tais considerações, elucidamos introdutoriamente, a relevância do jogo simbólico e a psicomotricidade relacionando-os com a difusão de diferentes saberes visando contribuir para a fundamentação de conceitos no âmbito educacional. O projeto propõe uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ção. As técnicas utilizadas para a coleta de dados serão: observação participante da ação docente, registros escritos e fotográficos, bem como, análises destes com a literatura. Os sujeitos envolvidos na pesquisa serão professores e crianças pertencentes ao nível de ensino do 1º ano do fundamental dos anos iniciais. Será uma escola da rede pública de ensino da cidade Natal do Rio Grande do Norte. Os sujeitos contemplados na amostra serão 20 crianças que frequentam assiduamente a instituição de ensino fundamental e o professor da turma que será selecionada.TCC Perfil psicomotor em escolares do segundo e terceiro ano do ensino fundamental das redes pública e privada do município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08) Freitas, Bárbara Mayra Lima da Cunha; Coquerel, Patrick Ramon StafinO perfil de uma criança está baseado em seu modo de viver, alicerçado em padrões definidos a partir das relações entre características pessoais, sociais, condições socioeconômicas e ambientais. Ele compõe-se de uma série de fatores como: atividade física, nível de estresse, hábitos alimentares, relação com esferas institucionais como família, escola, trabalho, dentre outros. Diante disso, este estudo tem por objetivo comparar o perfil psicomotor em escolares do segundo e terceiro ano do ensino fundamental das redes pública e privada do município de Natal/RN. Para realizar essa comparação será realizada uma pesquisa descritiva, com a comparação dos resultados de dois grupos (escolares do ensino fundamental da rede pública e escolares do ensino fundamental da rede privada). Será utilizado o instrumento da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, que coletará dados por intermédio de uma amostragem por estratos do município de Natal-RN. Espera-se que esse trabalho possa permitir a elaboração de novos estudos que possibilitem a equidade entre a rede pública e privada de ensino quanto ao perfil psicomotor.postGraduateThesis.type.badge O desenvolvimento grafomotor das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Ferreira, Ana Paula do Vale; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria AparecidaEste estudo tem por objetivo discutir sobre o desenvolvimento gramotor das crianças que encontram-se no 1 ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais com a faixa etária de 6 a 7 anos, sendo esse um dos aspectos primordial para a aquisição da escrita. A investigação recorre aos princípios da pesquisa ação nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. É possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. O trabalho teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Rosa Neto et al (2007 e 2010), IS (Ayres 1974),Fonseca (2008), Thiollent (2005),Piaget (2002), entre outros. Acredita-se que essa intervenção abra caminho para um importante debate no concerne ao desenvolvimento psicomotor no cotidiano das salas de alfabetização, como forma de repensar atuações educacionais mais significativas que levem em consideração todos os atuantes que participam da construção do processo de ensino aprendizagem visando uma perspectiva lúdica.postGraduateThesis.type.badge Psicomotricidade relacional e membro fantasma: contribuições terapêuticas em mulheres mastectomizadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-10) Silva, Fabyo Anderson Bernardo; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Coquerel, Patrick Ramom StafinA incidência de alterações psicológicas em mulheres com esse diagnóstico, quais sejam: depressão, ansiedade, temor da solidão, da morte e dos efeitos adversos do tratamento, além de sentimento de impotência e fracasso. É elencada como práxis profissional a formação de grupos terapêuticos em hospitais especializados em amputação, que abordem não apenas a mutilação física, mas também a simbólica e convoque os pacientes a descrever, por meio das linguagens verbal e não verbal o ser em falta, o eu corporal percebido muitas vezes como deficitário. Pretende-se compreender através da psicomotricidade relacional como estabelecer uma proposta terapêutica de simbolização do membro amputado, mais especificamente a mama, que denota um marco da feminilidade da mulher e os sentimentos que emergem em pacientes que se submetem à mastectomia, em consequência de acometimento por neoplasia maligna. Partimos da psicomotricidade relacional como ferramenta terapêutica para perscrutar os modos possíveis de simbolização do membro amputado, mais especificamente a mama, que denota um marco da feminilidade da mulher. Estima-se com esse projeto potencializar capacidade criativa de cada paciente, a disponibilidade corporal para as sessões psicomotoras e a utilização de recursos lúdicos como contribuições terapêuticas salutares para uma (re)significação da história de vida de cada paciente contemplado por esse saber que tem sua construção no corpo enquanto vivacidade metafisica.postGraduateThesis.type.badge Memorial descritivo: Camila Maria Nunes de Oliveira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08) Oliveira, Camila Maria Nunes; Thompson, Maria Rita FigueiredoComo trabalho final de curso resolvi escrever um memorial descritivo por achar de grande importância escrever como se deu minha evolução durante o curso, tendo em vista as grandes dificuldades enfrentadas por mim até chegar a esse momento de início e conclusão de curso.postGraduateThesis.type.badge Intervenção psicomotora em crianças com déficit de aprendizagem da expressão grafomotora em centros municipais de educação infantil da zona norte de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-08) Maggi, Breno Valério de Souza; Araújo, Alyson de CarvalhoEste projeto abordará o tema intervenção psicomotora em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagens da expressão grafomotora em Centros Municipais de Educação Infantil da Zona Norte de Natal. Nas palavras de Sousa (2015, p.16) descreve que a psicomotricidade surgiu com o objetivo “fundamentar a estreita relação entre os estados psíquicos, e as suas manifestações por meio do corpo em movimento”. Entende-se por Intervenção Psicomotora (IPM), de acordo com Saíde (2009), como uma abordagem emergente do corpo humano, unificando as diferentes disciplinas que a ciência insiste em fragmentar, e propondo-se a estabelecer a conexão entre a corporalidade, a afetividade, a inteligência e a socialização. Saíde (2009) ainda complementa que é trabalhado a IPM holisticamente, e a sua prática psicomotora permite realizar uma abordagem a vários aspetos corporais em simultâneo – perceptivos, motores,sensoriomotores e ideomotores. A educação psicomotora funcional para estimulação da grafomotricidade foi descrita por Meur e Staes (1984), na obra Psicomotricidade: educação e reeducação, níveis maternal e infantil. E quando aborda-se sobre a questão da infância, Corsino (2008, p.08) apud Barreto (2016) aponta que “a noção de infância não é uma categoria natural, mas sim histórica e cultural. Isso quer dizer que esta fase do desenvolvimento infantil não existe por si só e nem existiu sempre, mas foi sendo construída ao longo da história da humanidade. Na cultura ocidental, por exemplo, a ideia de infância enquanto diferente da idade adulta, foi se constituindo na Modernidade”.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-14) Fernandes, Antonia Giovanara Linhares; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Patrick Ramon Stafin Coquerel; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Coquerel, Patrick Ramon StafinO presente projeto, de caráter qualitativo e participante, tem como objetivo enfatizar a prática da psicomotricidade nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como propulsora do desenvolvimento integral da criança. Pautamos nossa discussão em autores que tratam da psicomotricidade como indispensável ao desenvolvimento motor, afetivo e psicológico e que propõem o uso de recursos como jogos e atividades lúdicas para a conscientização das crianças sobre seu corpo. Destacamos Le Boulch (1984), Darido (2004), Barreto (2000), entre outros. Em síntese, os autores consultados ressaltam a harmonia entre o movimento e o corpo como de fundamental importância para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança. Nessa perspectiva, a escola, considerada espaço de aprendizagem, precisa investir no brincar como um recurso indispensável ao ensino, devendo as atividades psicomotoras serem conduzidas por um profissional qualificado — o professor de Educação Física. No intuito de observar a contribuição dos recursos lúdicos, nos propomos aprimorar as atividades realizadas no Ensino Fundamental I do Colégio Diocesano Santa Luzia, localizado no Município de Mossoró/RN, uma instituição que preza pelo ensino de qualidade e desenvolvimento humano integral.TCC As possibilidades de atuação do pedagogo no espaço escolar: a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Gonçalo, Keilla da Silva; Mattos, Carlos Alberto de; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Mattos, Carlos Alberto deEste trabalho tem como objetivo discutir as contribuições que a Psicomotricidade oferece à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil das crianças com Síndrome de Down no espaço escolar. O trabalho do professor junto às competências da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança é fundamental para a sua aprendizagem, proporcionando interferências significativas sobre a sua experiência escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica visto que se preocupa com o processo, ao invés de se prender ao produto final, enfatizando a relevância de perceber a perspectiva dos sujeitos pesquisados. E em bases de dados (GOOGLE ACADÊMICO), e autores sobre educação, inclusão e psicomotricidade. Tendo como objetivo refletir sobre o papel do professor no processo de desenvolvimento motor e afetivo de crianças com síndrome de Down, e a importância da psicomotricidade. Utiliza como aporte teórico-metodológico, Veltrone, MENDES (2013). Alves (2011), Saviani (2000), Bezerra e Araújo (2011), Martins (2002), Silva, Desses, (2002). Cunningham (2008), Voivodic, (2008), Vygotsky (1979), Alves (2011), Ferreira (2008), Brasil, 2015, Fonseca, (2008). A metodologia para a avaliação da criança implica numa ação planejada, sistemática, que vai envolver a avaliação da criança e de sua família, a organização de um programa de intervenção adequado às necessidades individuais, com a colaboração efetiva da família, uma avaliação contínua do progresso da criança. Um trabalho voltado para a psicomotricidade dentro do espaço escolar podendo promover atividades que possibilitem a consciência dos seus movimentos de maneira expressiva e integrada com a emoção considerando os estágios de desenvolvimento, bem como as limitações trazidas pela criança em diferentes dimensões.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e a relação mãe-bebê: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Pereira, Leilane Shamara Guedes; Sesarino, JorgeA fase do desenvolvimento humano da qual chamamos bebê é repleta de experiências sensoriais e psíquicas que são vivenciadas em conjunto com mãe. Assim, o objetivo deste estudo é conhecer o que está sendo produzido sobre a relação mãe-bebê na psicomotricidade, verificando quais os aspectos deste tema são abordados nas publicações disponíveis em bases de dados e bibliotecas digitais nos últimos dez anos, entretanto, poucos estudos foram encontrados sobre a temática analisada. Acredita-se que esses resultados se deem pela falta de interesse dos pesquisadores na temática e também pela busca ter se restringido a publicações em língua portuguesa.postGraduateThesis.type.badge Psicomotricidade e qualidade de vida na terceira idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-14) Brito, Nelson Jose Rocha de; Barros, Jonatas de FrançaEste trabalho é um projeto de pesquisa, apresentado ao departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para obtenção do título de especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar. Sabe-se que a população brasileira, assim como a mundial, vem envelhecendo devido à melhoria das condições de vida. A expectativa de vida vem crescendo, também, devido às atividades físicas, aos hábitos saudáveis e à valorização do sujeito idoso. Esse trabalho tem como objetivo, analisar como a psicomotricidade pode trazer benefícios para a qualidade de vida em indivíduos na terceira idade.
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