CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43709
Navegar
Navegando CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar por Autor "Coquerel, Patrick"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Temperamentos e sua relação com a educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-07) Costa, Henrique César dos Santos; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscilla; Coquerel, PatrickEste trabalho tem o objetivo de propor um plano para a realização da pesquisa Temperamentos e sua relação com a Educação Física escolar. Para executar este planejamento, iniciamos apontando as principais teorias e os estudos a respeito dos temperamentos humanos, abordando, nomeadamente, o universo infantil. Com a proposta de responder à pergunta Em que medida os estudos dos temperamentos dos alunos no fazer pedagógico podem auxiliar as aulas de Educação Física na escola?, lançamos mão de teóricos como Thomas e Chess, Rothbart, McClowry, entre outros, dos quais apreendemos principalmente que é importante conhecer as características inatas do temperamento da criança, pois estas podem anunciar o nível de socialização, e assim, talvez, possam inspirar o envolvimento das crianças em várias atividades, incluindo as de movimento. A pesquisa tem o objetivo de analisar a influência dos diferentes temperamentos dos alunos no fazer pedagógico da Educação Física escolar, especificamente listando e analisando os tipos de temperamentos mais recorrentes entre os alunos; e posteriormente, identificando e delineando como esses temperamentos se apresentam a partir das Unidades Temáticas (Esporte; Brincadeiras e Jogos) de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhados nas aulas. Nosso método de pesquisa será a pesquisa ação, escolhido por apresentar as características de uma forte relação entre o pesquisado e o pesquisador, com o objetivo de observar, analisar, criticar e, se possível, intervir nos problemas e nas situações sociais que envolvam a comunidade e/ou grupo social pesquisado. Finalmente, expomos nosso público-alvo, especificamos os procedimentos de coletas de dados e apresentamos um cronograma de execução da pesquisa.