CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "0000-0002-4068-2136"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Uma análise de seis estudos dissertativos em etnomatemática defendidos no PPGECNM/UFRN no período de 2013 A 2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Araújo, Pablo Lucas Morais de; Bandeira, Francisco de Assis; 0000-0002-4068-2136; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; http://lattes.cnpq.br/4072760959616800; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da; http://lattes.cnpq.br/4888080852515516O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de uma investigação, com base em seis produções dissertativas referentes aos estudos etnomatemáticos, defendidos na PPGECNM/UFRN - campus de Natal. Além disso, foram realizados dois recortes, o primeiro referente à delimitação de ano de defesa dessas dissertações, ficando assim entre os anos de 2013 a 2019; e o segundo recorte referente à análise, apenas, das dissertações de mestrado. Após esses procedimentos, realizaram-se as leituras e estudo dos trabalhos dissertativos. Os mesmos foram examinados sob duas categorias: a primeira em pesquisa pedagógica e a segunda em pesquisa de campo. Mediante isto, foram criadas categorias secundárias, a saber: sujeitos e níveis de ensino; conteúdos abordados - que foram categorizados em: conjuntos numéricos, contagem, estatística, função de primeiro grau, gráficos e tabelas, geometria espacial, geometria plana, grandezas e medidas, média aritmética, operações básicas, porcentagem, razão e proporção; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados mostraram a importância que a etnomatemática tem para o ensino de matemática na educação básica, e que esta deve ter espaço no ensino em sala de aula, buscando relacionar o contexto histórico, social e cultural do aluno com a Matemática formal, possibilitando assim uma melhor compreensão dos conteúdos a partir de uma proposta de ensino/aprendizagem rica em sentidos e significados.TCC Um estudo histórico sobre o papel das mulheres no campo da matemática: obstáculos enfrentados e suas contribuições(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Silva, Janaina Bezerra da; Bandeira, Francisco de Assis; 0000-0002-4068-2136; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; http://lattes.cnpq.br/1353516151538164; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Fonseca, Naciara Pereira Dantas da; http://lattes.cnpq.br/4888080852515516Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem histórica do acesso das mulheres à matemática, bem como os seus obstáculos enfrentados e suas contribuições, visando analisar os que elas enfrentaram em diferentes períodos históricos. Esta pesquisa constitui-se em um estudo bibliográfico Severino (2007), de cunho qualitativo Minayo (2016) e tomando como base para o referencial teórico os estudos de Moreira (2010), Silva (2008), Silva (2012), Floresta (1832), Lino, Mayorga (2016), entre outros. Assim, a fase do estudo principal é descrever e detalhar alguns fatos das biografias de algumas das mulheres que se destacaram na história da matemática, obtendo como resultado uma análise acerca da inserção da mulher na matemática.