CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 94
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Abordagem da estatística nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Jordana Nayane; Silva, Renilma Pereira da; http://lattes.cnpq.br/1669171314049567; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=15FCFC5C4CAAC930911DD4EABE423226#; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838Na sociedade da informação, o desenvolvimento de habilidades relacionadas à análise, interpretação, representação e pensamento crítico são fundamentais para o exercício da cidadania e a tomada de decisão. O reconhecimento da importância do desenvolvimento de tais habilidades é refletida na construção dos documentos curriculares nacionais para a Educação Básica. Na década de 90, conteúdos estatísticos e probabilísticos foram incluídos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) através do eixo de Tratamento da Informação. Recentemente, em 2018, esse reconhecimento foi reafirmado e fortalecido com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual incorpora dentro da área de Matemática, uma unidade temática intitulada “Probabilidade e Estatística”, que deve ser trabalhada de forma obrigatória em cada ano do Ensino Fundamental. Se por um lado a Estatística ganhou espaço nos currículos escolares da Educação Básica, em contrapartida, surge uma preocupação sobre a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática para atender às expectativas da BNCC, especificamente, quanto ao desenvolvimento do letramento estatístico. Desde a fase da elaboração, a BNCC tem sido objeto de discussão de pesquisadores e professores em todo o país. A principal preocupação consiste na implementação do documento e, sobretudo, nas implicações práticas (sociais e políticas) da reforma. Sendo assim, existe a necessidade de documentos que orientem os professores e a equipe escolar na elaboração de propostas pedagógicas alinhadas ao novo modelo de ensino. Nesse contexto, a partir de uma revisão de literatura e das diretrizes nacionais e internacionais da área de Educação Estatística, um dos objetivos desta pesquisa consiste em realizar uma avaliação crítica e reflexiva da unidade temática de Probabilidade e Estatística para os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificando diferenças e similaridades entre o eixo temático Tratamento da Informação dos PCNs e as diretrizes internacionais. Além disso, busca-se descrever as fragilidades que podem dificultar a implementação da reforma na Educação Básica como, por exemplo, a falta de capacitação do professor. Outro objetivo desta pesquisa é apresentar e descrever uma proposta didática que utiliza a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para abordar conceitos estatísticos em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Estado do Rio Grande do Norte. O intuito da proposta é mostrar como a ABP pode viabilizar o desenvolvimento de habilidades e competências listadas na BNCC, promovendo uma aprendizagem significativa.TCC Ajuste de dados usando Mínimos Quadrados Lineares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Silva Junior, Joao Romão da; Silva, Renato Ramos da; Santana, Jerbeson de MeloO problema de mínimos quadrados é de fundamental importância na área da computação, surgindo da necessidade de ajustar modelos matemáticos lineares a observações, com o objetivo de reduzir erros. Trata-se de uma técnica de otimização que busca encontrar o melhor ajuste para um conjunto de dados, minimizando a soma dos quadrados das diferenças entre os valores observados e estimados, conhecidos como resíduos. No contexto da Álgebra Linear, o problema de mínimos quadrados envolve a resolução de um sistema de equações sobredeterminado, ou seja, um sistema com mais equações do que incógnitas. Este trabalho tem como objetivo apresentar as bases matemáticas desse método e introduzir de forma compreensível o processo de ajuste de dados por meio dos mínimos quadrados. Para ilustrar a aplicação prática desse método, foram realizados exemplos de ajuste de dados utilizando mínimos quadrados lineares, com ênfase em situações reais. Essas aplicações demonstram como o método dos mínimos quadrados pode ser utilizado de forma eficiente para encontrar o melhor ajuste para um conjunto de dados, mesmo diante de situações complexas e com grande quantidade de informações. Além disso, este trabalho busca expandir o entendimento sobre a importância e as aplicações do método dos mínimos quadrados, mostrando como ele pode ser uma ferramenta poderosa no campo da modelagem matemática e na obtenção de resultados mais precisos em diversas áreas, como estatística, engenharia, ciência de dados e economia. Dessa forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área de otimização e ajuste de dados, fornecendo uma visão abrangente e aprofundada sobre o método dos mínimos quadrados e suas aplicações práticas.TCC Algumas estratégias em problemas matemáticos olímpicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cândido, Jhonatas Vinícius Araújo da Silva; Barboza, Francisco; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; http://lattes.cnpq.br/6945681588916547; Silva, Arthur Anthony da Cunha Romão e; http://lattes.cnpq.br/2535790263841193; Santana, Jerbeson de Melo; http://lattes.cnpq.br/6252828615989793Esta monografia destina-se a demonstrar como algumas estratégias podem ser empregadas para resolver problemas complexos de olimpíadas matemáticas. Nele, apresentamos novas técnicas aplicadas a problemas desafiadores de competições matemáticas nacionais e internacionais, acompanhadas do desenvolvimento do embasamento teórico necessário. Além disso, são incluídos problemas olímpicos que ajudam a desenvolver habilidades de resolução. Cada problema é categorizado por nível de dificuldade, variando do fácil ao extremamente desafiadorTCC Alicerces da educação: a importância da Matemática Básica no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Medeiros, Maria Eduarda Rodrigues de; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336; http://lattes.cnpq.br/9606400275487697; Martins, Emanuel Vieira; http://lattes.cnpq.br/2114318927324427; Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-7051-6358; http://lattes.cnpq.br/0780409450328273A presença marcante da matemática no currículo escolar destaca sua essencialidade em todos os campos profissionais e em variadas situações cotidianas. No entanto, é frequente observar uma falta de entusiasmo por parte dos alunos em relação a essa disciplina, sendo comum considerá-la a mais desafiadora e até mesmo temida devido à natureza abstrata de seus conceitos. O presente estudo visa analisar o impacto da matemática básica no ensino médio, com foco nas turmas de 1ª e 3ª série. A pesquisa, conduzida através de metodologia qualitativa e estudo de caso, busca avaliar o conhecimento matemático dos alunos ao saírem do ensino fundamental e do ensino médio em relação aos conhecimentos fundamentais. Os resultados revelam um déficit significativo nesses conhecimentos, evidenciando um resultado mais agravante que o esperado. A sondagem indica que os alunos enfrentam dificuldades até mesmo nas operações básicas, mostrando a necessidade urgente de intervenção no ensino. A falta de domínio desses conceitos fundamentais pode comprometer a trajetória profissional dos estudantes. Diante desse cenário, vislumbra-se a necessidade de se promover um nivelamento com estratégia pedagógica diferenciada que possibilite por intermédio de aulas complementares a recuperação/reposição das aprendizagens dos estudantes. Essa abordagem, se implementada, pode ser uma ferramenta crucial para combater o insucesso escolar e promover uma evolução na vida acadêmica e profissional dos indivíduos. Em resumo, o estudo destaca a importância crítica da matemática básica no ensino médio e ressalta a urgência de ações corretivas para preencher as lacunas educacionais identificadas.TCC Analisando algumas das contribuições do Laboratório de Educação Matemática na formação inicial de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Vasconcelos, Rodrigo Alves; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; https://lattes.cnpq.br/4491154234552685; Martins, Emanuel Vieira; http://lattes.cnpq.br/2114318927324427; Lima Neto, José Melinho; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838O presente texto discute aspectos de um estudo que trata da relevância do Laboratório de Educação Matemática na formação dos Licenciandos em Matemática. Assim, temos como pergunta de pesquisa, quais as possíveis contribuições de um espaço denominado Laboratório de Educação Matemática – LEM para a formação do professor de Matemática? Desse modo, temos como objetivo geral analisar as possíveis contribuições do LEM para a formação do professor de Matemática. Na busca por responder nossa pergunta de pesquisa, e atingir nossos objetivos, nos apoiamos nas concepções de Lorenzato (2006) e Turrioni (2004) em relação à definição, tipo de uso e possíveis materiais presentes nos espaços do LEM. Compreendemos com base em nosso estudo que é fundamental que o licenciado em Matemática vivencie uma formação inicial fundamentada, pois o conhecimento não é apenas transmitido, mas construído pela ação do sujeito, e de sua relação. Dentre as várias tendências educacionais, metodologias e recursos, a existência de um espaço que proporciona um aumento a eficácia do ensino - aprendizagem e de desenvolver o senso crítico, o pensamento dedutivo, a capacidade de observação, de investigação e interação, onde ocorra a interdisciplinaridade da formação matemática e a formação pedagógica é importante. Por fim, o texto apresenta uma concepção de LEM presente no curso de Licenciatura Matemática do Centro de Ensino Superior Do Seridó - CERES com ambiente físico, acervo de artefatos didáticos e desenvolvimento de projetos.TCC Analisando algumas das dificuldades dos alunos do ensino fundamental, anos finais, na aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-29) Batista, Douglas Eduardo de Souza; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/7612253886613552; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; Fonseca, Naciara Pereira Dantas da; http://lattes.cnpq.br/4888080852515516A matemática é uma das áreas do conhecimento importante na construção da sociedade. Sua aprendizagem torna-se imprescindível para o processo de formação de cidadãos autônomos, éticos e críticos. Muitos estudantes, no entanto, possuem algumas dificuldades na aprendizagem da matemática enquanto disciplina. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar algumas das dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, na aprendizagem de conteúdos matemáticos, destacando, assim, como esses estudantes concebem a matemática e de que forma enxergam essa disciplina. Com esse propósito, temos, entre outros questionamentos, a seguinte pergunta de pesquisa: Como a ideia preconcebida de que a matemática é difícil gera dificuldades nos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, prejudicando no processo de aprendizagem da disciplina, e, o que pode ser feito pelo professor, comunidade escolar, para minimizar esse problema? Para tanto, na construção do presente trabalho, adotamos como referencial teórico pesquisas que tratam sobre dificuldade na aprendizagem de matemática, dentre essas, livros, teses, dissertações, monografias e artigos científicos. Sendo assim, destacamos nesse trabalho algumas dificuldades na aprendizagem de conteúdos matemáticos as quais consideramos prejudicar o processo de ensino e aprendizagem da supracitada disciplina, bem como, apontamos possíveis soluções para que esse problema das dificuldades seja amenizado. Portanto, por meio da pesquisa desenvolvida, concluímos que para obtermos um ensino mais fluente, proveitoso e produtivo é importante mudar a forma com a qual os estudantes concebem e enxergam a matemática e é preciso desmistificar essa ideia que a referida disciplina traz consigo de ser uma área do conhecimento, muitas vezes, difícil, complicada.TCC Uma análise de oito monografias sobre o uso do tangram no ensino da matemática da educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-07) Pereira, Ana Lúcia; Bandeira, Francisco de Assis; Lopes, Maria Maroni; Fonseca, Naciara Pereira Dantas daEste trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma análise de oito monografias sobre o tangram, um jogo pedagógico direcionado ao ensino/aprendizagem em matemática da educação básica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, um mapeamento das produções monográficas referente aos estudos sobre esse jogo, defendidas nos cursos de graduação em matemática de várias universidades brasileiras no período de 2011 a 2019. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises desses trabalhos monográficos. Em seguida, foram criadas categorias, a saber: sujeitos, níveis de ensino e conteúdos abordados. Os resultados obtidos por esses trabalhos mostraram que a utilização do Tangram como recurso de ensino nas aulas de matemática contribui de forma significativa e prazerosa para melhor compreensão dos conceitos matemáticos.TCC Uma análise de seis estudos dissertativos em etnomatemática defendidos no PPGECNM/UFRN no período de 2013 A 2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Araújo, Pablo Lucas Morais de; Bandeira, Francisco de Assis; 0000-0002-4068-2136; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; http://lattes.cnpq.br/4072760959616800; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da; http://lattes.cnpq.br/4888080852515516O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de uma investigação, com base em seis produções dissertativas referentes aos estudos etnomatemáticos, defendidos na PPGECNM/UFRN - campus de Natal. Além disso, foram realizados dois recortes, o primeiro referente à delimitação de ano de defesa dessas dissertações, ficando assim entre os anos de 2013 a 2019; e o segundo recorte referente à análise, apenas, das dissertações de mestrado. Após esses procedimentos, realizaram-se as leituras e estudo dos trabalhos dissertativos. Os mesmos foram examinados sob duas categorias: a primeira em pesquisa pedagógica e a segunda em pesquisa de campo. Mediante isto, foram criadas categorias secundárias, a saber: sujeitos e níveis de ensino; conteúdos abordados - que foram categorizados em: conjuntos numéricos, contagem, estatística, função de primeiro grau, gráficos e tabelas, geometria espacial, geometria plana, grandezas e medidas, média aritmética, operações básicas, porcentagem, razão e proporção; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados mostraram a importância que a etnomatemática tem para o ensino de matemática na educação básica, e que esta deve ter espaço no ensino em sala de aula, buscando relacionar o contexto histórico, social e cultural do aluno com a Matemática formal, possibilitando assim uma melhor compreensão dos conteúdos a partir de uma proposta de ensino/aprendizagem rica em sentidos e significados.TCC Análise dos dados de violência doméstica e sexual no período da pandemia: Um estudo sobre o impacto social do Lockdown nesse âmbito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Simões, Lourdiélbia Santos; Oliveira, Gislana Pereira de; Medeiros, Tâmara Kadidja Silva de; Paiva, Patrícia dos Santos CunhaO isolamento social, decorrente da pandemia do COVID-19, trouxe diversas nuances aos dados de violência doméstica e sexual no país. Esse tema teve seu crescimento junto ao movimento feminista, ou seja, a partir do século XX, porém as políticas públicas punitivas para os agressores só surgiram no século XXI com a Lei Maria da Penha, permitindo assim a coleta e análise desses dados. Os números retirados dos anuários publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentados neste trabalho, nos mostram que os dados de Ameaça, Lesão Corporal Dolosa, Feminicídio e Medidas Protetivas de Urgência Distribuídas e Concedidas (todos no âmbito da Lei Maria da Penha) e os dados de Estupro e Estupro de Vulnerável (vítimas mulheres) tiveram um decrescimento considerável ao longo dos anos de 2019, 2020 e 2021, contudo, pesquisas feitas no ano de 2023 nos proporcionam embasamento para questionar o quão precisos os números obtidos são. Esta análise de dados de cunho descritivo e quantitativo, teve por objetivo, através do estudo de caso, embasar e incentivar as discussões acerca da violência doméstica e sexual no país, permitindo e auxiliando a criação de políticas públicas cada vez mais eficientes. Os resultados obtidos nas análises nos permitem ter um vislumbre do cenário Nacional, não apenas nos anos de pandemia, mas também atualmente, onde estes podem ser uma forma de embasamento e impulsão para maior investimento por parte do Governo na preparação e qualificação dos profissionais devidos, além de melhorar as leis para garantir cada vez mais a proteção das vítimas.TCC Aplicações da teoria dos números na criptografia: o caso do RSA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Pimenta Neto, João Fernandes Fernandes; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; http://lattes.cnpq.br/9980384297483037; Cunha, Arthur Anthony da; Santana, Jerberson de MeloNeste trabalho, abordamos conceitos fundamentais da teoria dos números, com o objetivo de facilitar a compreensão dos modelos de criptografia. Inicialmente, exploramos tópicos como divisibilidade, congruências, números primos e funções aritméticas. Em seguida, introduzimos os princípios da criptografia, com ênfase no sistema RSA (Rivest-Shamir-Adleman). Após o estudo do RSA, foram realizadas algumas aplicações práticas envolvendo criptografia e congruências de números inteirosTCC Um breve estudo introdutório à teoria dos números algébricos e transcendentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-12) Silva, Sheila Régia Vasconcelos da; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Filho, Luis Gonzaga Vieira; Bezerra, Francisco MárcioO principal objetivo deste trabalho é introduzir e familiarizar o leitor com o conceito de Números Algébricos e Transcendentes, mostrando como estes números se encontram definidos bem como seus respectivos representantes por vezes pouco conhecidos, mas bastante utilizados durante o estudo na graduação. A princípio, relembraremos alguns conceitos fundamentais como Noções Básicas de Conjuntos e algumas definições de Álgebra Abstrata e Análise Real que servirão de base para uma melhor compreensão e desenvolvimento deste trabalho como um todo. Em seguida, estudaremos a respeito do Corpo dos Números Complexos, a fim de defini-los de forma clara e objetiva estudando algumas de suas propriedades e particularidades, em especial, os Inteiros Gaussianos. Por fim introduziremos o conceito de Números Algébricos e Transcendentes, ressaltando algumas de suas principais propriedades e curiosidades, abrindo ainda espaço para que o leitor possa buscar novos e mais aprofundados conhecimentos sobre este assunto.TCC Compacidade em Espaços Vetoriais de Dimensão Finita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Medeiros, Denilson Gomes de; Batista, Alex de Moura; http://lattes.cnpq.br/4451561721183888; http://lattes.cnpq.br/6275397737664631; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Reis, Robson Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9848549153106047Este trabalho apresenta uma abordagem introdutória de espaços normados, visando compreende uma caracterização de compacidade em espaços vetoriais de dimensão finita. Dessa maneira, a pesquisa foi realizada com base em uma revisão bibliográfica focada na referência [7]. Portanto, este estudo terá um resultado (enunciado e demonstrado) sobre compacidade em espaços normados com dimensão finita.TCC Comparando as Bases de Hamel e Schauder(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Santos, Edwin Castro Fernandes dos; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Vieira Filho, Luiz Gonzaga; Santos, Maria Jucimeire dosEste trabalho aborda as Bases de Hamel e Schauder e faz uma relação entre as mesmas. Para isso, foi preciso abordar alguns conceitos de Álgebra Linear e Análise Real.TCC A complexidade do infinito: falhas nas propriedades matemáticas tradicionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Alves, Nícolas Kawã Suassuna; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; http://lattes.cnpq.br/2080539884894653; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; Vieira Filho, Luis Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/8687998217071779Neste trabalho, utilizando a análise na reta, mais especificamente o conceito de séries numéricas, para mostrar que, no infinito, as propriedades tradicionais dos números reais nem sempre valem. Além disso, tratamos casos onde a soma pode não existir ou não ser um número realTCC O conceito de função em quatro livros de matemática do nono ano do ensino fundamental à luz das proposições da Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) SILVA, Fabíola da costa; BANDEIRA, Francisco de Assis; https://orcid.org/0000-0002-4068-2136; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; LOPES, Maria Maroni; FONSECA, Maria Naciara Pereira Dantas daEste trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Matemática do 9°ano do Ensino Fundamental sobre o conceito Função, com o objetivo de discutir, estudar, refletir e analisar como esse conceito vem sendo abordado a partir das proposições da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). A pesquisa parte da seguinte questão: como o conceito Função é tratado na Unidade Temática Álgebra pela Base Nacional Comum Curricular e como é abordado pelos livros didáticos que compõem a educação básica das escolas públicas? Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com análise de documentos decorrentes de fontes científicas como livros, monografias, dissertações, teses e artigos científicos.TCC Concepções que o professor de matemática de escolas públicas da cidade de Parelhas-RN tem sobre o uso de recursos tecnológicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-14) Azevedo, Lidiane Santos; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da SilvaO presente trabalho teve como objetivo principal investigar algumas concepções que os professores de Matemática de escolas públicas (6º ao 9º anos) da cidade de Parelhas – RN têm sobre o uso de Recursos Tecnológicos. Este estudo baseia-se na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e no que se refere ao uso de Recursos Tecnológicos utilizamos os aportes teóricos de autores como Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2005) e Tedesco (2004), e nos estudos de Perez (1999) e Ponte (2002), em relação à Formação de Professores. A pesquisa teve como etapas a elaboração e aplicação de um questionário com os professores de Matemática. A análise dos resultados obtidos do questionário mostrou que os professores reconhecem a importância da utilização de Recursos Tecnológicos em sala de aula de Matemática, entretanto, os professores e alunos enfrentam dificuldades em utilizar esses recursos, por exemplo, quantidade insuficiente, precária condições dos computadores, alguns dos professores não tiveram oportunidade na formação inicial e continuada o contato com esses instrumentos. Tais resultados indicam que as escolas não estão adaptadas para a manutenção de Recursos Tecnológicos e os professores não estão preparados para trabalhar com os mesmos de forma adequada em sala de aula.TCC Conhecimentos matemáticos na profissão de marceneiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-04) Santos, Jorge Luiz Soares dos; Araújo, Diego Medeiros; Santos, Maria Jucimeire dos; Pereira, Ivanildo FreireO presente trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos por trás das atividades laborais dos marceneiros. Para alcançar tais objetivos, nos fundamentamos nas ideais de D´Ambrósio (1997;2001) sobre Etnomatemática, assim como de outros teóricos alinhados a essa temática, tais como Gerdes (1996), Monteiro (2004), Borba e Costa (1996) e se apoiado na Base Nacional Curricular Comum. O atual estudo se deu por meio de pesquisa de cunho qualitativa, com a realização de visitas e observações nas marcenarias, bem como as elaborações e aplicações de entrevistas, nas quais foram realizadas com dois marceneiros da cidade de Caicó-RN para investigar o nível de conhecimentos dos mesmos sobre a matemática. Assim, com os resultados obtidos mostramos que os conhecimentos utilizados pelos marceneiros são transmitidos de maneira informal, diferente da que é aprendida no âmbito escolar.TCC Conhecimentos matemáticos na profissão de um marchante: uma análise à luz da etnomatemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-02) Santos, Josenildo dos; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Dayenne Halley Gomes; Lima Neto, José MelinhoEste trabalho tem como objetivo analisar e compreender os conhecimentos etnomatemáticos implícitos nas operações comerciais na profissão de um marchante. Para alcançar tal objetivo, nos fundamentamos nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, entre outros teóricos alinhados a essa temática, como também na pesquisa qualitativa e suas técnicas, tais como, entrevistas, observação, diário de campo, entre outros instrumentos. A pesquisa foi realizada com o senhor Rafael Lucena Nogueira, em março de 2018, um jovem comerciante açougueiro, que trabalho no açougue público da cidade de Caicó/RN. Ao analisar os dados coletados, os resultados mostraram conhecimentos matemáticos diferentes dos conhecimentos matemáticos formais, aqueles ensinados no ambiente escolar, nas seguintes atividades: nos cortes das carnes, na preparação da carne de sol, nos diferentes tipos de carnes e na comercialização desse produto.TCC Contribuições da matemática recreativa no desenvolvimento e aprendizagem escolar.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-07) Araújo, Fernanda Gabriella Medeiros de; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Fonseca, Naciara Pereira Dantas daO presente trabalho traz como tema “Contribuições da matemática recreativa no desenvolvimento e aprendizagem escolar” onde a escolha de se trabalhar o referido surgiu a partir de experiências vivenciadas durante a graduação, as quais contribuíram para que se tenha uma matemática com ensino mais atrativo. Trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso que tem como objetivo geral apresentar um bloco de atividades, voltado para educação básica, tendo a Matemática Recreativa como argumento teórico, sendo este adequado aos alunos do Ensino Fundamental II. Nesse embasamento, temos como os objetivos específicos: elaborar um bloco de atividades permeado pela matemática recreativa para a escola básica, apresentar a matemática de uma forma lúdica e analisar possíveis contribuições do uso de atividades e/ou estratégias lúdicas para a aprendizagem da matemática. A metodologia baseou-se em referências bibliográficas como Piovezan e Zanardini (2008), Miguel e Miorin (2004), Martins e Picado (2014), Costa (2014) dentre outras. Apresentou-se um bloco de atividades contendo problemas contextualizados com as operações de multiplicação e divisão, jogo da memória voltado para o ensino de potência, caça-porcentagem e um quebra-cabeça envolvendo fração.TCC Contribuições da robótica ao ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Brito, Vitor Henrique Souza; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/4929364815354296; Medeiros, Letícia de Azevêdo; https://orcid.org/0009-0008-4228-0502; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Araújo, Jonimar Pereira de; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Silva, Désio Ramirez da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4971-0444; http://lattes.cnpq.br/2106670839284505A aplicação de robótica e da programação em bloco no ensino de matemática não apenas melhora o desempenho acadêmico dos alunos, mas também desenvolve habilidades cruciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Pesquisas nacionais e internacionais indicam que estas práticas aumentam o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante. Entretanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação adequada dos professores e acesso igualitário aos recursos tecnológicos para todos os alunos. Em suma, a robótica educacional e a programação representam uma evolução promissora no ensino de matemática, oferecendo novas possibilidades para tornar o aprendizado mais prático, envolvente e preparatório para os desafios futuros. Nessa direção, o presente estudo busca responder a seguinte pergunta norteadora de pesquisa: Quais as possíveis contribuições que as atividades envolvendo a robótica podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na educação básica? A metodologia teve a identificação e análise de práticas pedagógicas que utilizam a robótica no ensino da matemática, compreensão do impacto da robótica na aprendizagem de conceitos matemáticos, e proposição de atividades que integram a robótica ao ensino da matemática, visando aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos. Este estudo conclui que, ao integrar Arduino, Scratch e outras ferramentas de robótica, os educadores podem transformar a experiência educacional, capacitando os alunos a compreenderem melhor os conceitos matemáticos e se prepararem para as demandas do futuro, promovendo uma educação mais eficaz e significativa