CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "Alexandre, Joaukley Atanasio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Probabilidade e Estatística no Ensino Médio na perspectiva de documentos norteadores educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Alexandre, Joaukley Atanasio; Silva, Renilma Pereira da; http://lattes.cnpq.br/1669171314049567; http://lattes.cnpq.br/0449357112697310; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838No século XXI, é muito importante para nossos jovens desenvolver o seu senso crítico e sua percepção das tecnologias como catalizador do conhecimento. É nesse contexto que as abordagens do ensino da probabilidade são úteis. Documentos norteadores educacionais nacionais e internacionais propõem um ensino que parte do princípio de formadores de opiniões, com intuito de criar e fortalecer o senso crítico dos jovens. Através da análise de dados e criações de modelos estatísticos, o aluno pode fazer uso da tecnologia e desenvolver suas habilidades. Este trabalho tenta por meios elucidar o ensino de probabilidade e estatística no Brasil, especificamente no ensino médio, como também desenvolve e apresenta relatos de experiência de aplicação de atividades. Busca-se com esta pesquisa, incentivar o professor da educação básica a desenvolver atividades em sala de aula que abordem conteúdos estatísticos e probabilísticos de forma mais significativa e efetiva. Primeiramente, foi realizado um resumo sobre os aspectos históricos da probabilidade e estatística. Em seguida, é feita uma reflexão sobre o ensino de probabilidade e estatística, considerando documentos orientadores e normativos da Educação Básica nacional tais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular para o Estado do Rio Grande do Norte (RN). Além disso, foi realizada uma comparação entre a BNCC e o Diretrizes para Relatórios de Avaliação e Instrução em Educação Estatística (GAISE, sigla em inglês). Também, este trabalho objetivou avaliar uma coleção de livros aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no ano de 2021, que trata do ensino de probabilidade e estatística nas três séries do Ensino Médio. Por fim, o trabalho apresenta duas propostas didáticas, com o conceito de sala de aula invertida, para que os professores possam adaptá-las e aplicá-las em suas aulas. A fim de ilustrar a prática da teoria abordada, compõe este trabalho, um relato de experiência proveniente da aplicação de uma atividade em uma turma do Ensino Médio.