CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "Almeida, Patricia dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Contribuições do estágio supervisionado na formação do licenciando em matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-29) Almeida, Patricia dos Santos; Lopes, Maria Maroni; Lima Neto, José Melinho de; Cury, Fernando GuedesEste texto tem como objetivo analisar algumas das contribuições que a disciplina de Estágio Supervisionado possibilita à prática docente dos alunos da Licenciatura em Matemática, especificamente, dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, campus de Caicó – RN. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: quais as possíveis contribuições que a disciplina de estágio supervisionado pode trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com docentes e futuros docentes — estes licenciandos da UFRN, campus de Caicó – RN — de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura.