CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "Antunes, Maciel Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A EJA nos cursos de licenciatura em matemática: um olhar para a formação inicial de professores de matemática do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Antunes, Maciel Medeiros; Grymuza, Alissá Mariane Garcia; https://orcid.org/0000-0002-6737-8847; http://lattes.cnpq.br/0835307294839681; http://lattes.cnpq.br/8494899285204781; Santos, Maria Jucimeire dos; https://orcid.org/0000-0003-0369-4469; http://lattes.cnpq.br/3428288408484476; Cavalcante, Nahum Isaque dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6364-3466; http://lattes.cnpq.br/3274805623219013Este trabalho investiga a formação inicial de professores de Matemática para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa inclui análise documental, entrevista com uma professora que ensina Matemática na EJA da rede pública do Rio Grande do Norte e um questionário aplicado a alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – UFRN. Os resultados indicam ausência de disciplinas específicas voltadas para a EJA nos currículos analisados, destacando lacunas formativas que impactam negativamente a preparação docente. Além disso, a entrevista apontou desafios como a falta de infraestrutura, materiais didáticos específicos e apoio pedagógico adequado. O estudo propõe a inclusão de disciplinas voltadas à EJA nos cursos de Licenciatura, como forma de promover uma educação mais inclusiva e eficaz, alinhada às demandas desse público produzindo assim, Justiça Social