CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "Araújo, Flávia Santana de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O uso da resolução de problemas como recurso para o ensino de Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Araújo, Flávia Santana de; Lima Neto, José Melinho deO referido trabalho tem como principal objetivo, investigar o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática. É um estudo instaurado em análise bibliográfica e pesquisa de campo, de caráter qualitativo. Foi tomado como base a se referenciar teoricamente, autores como Dante (1991), (1998) e (2005), George Polya (1978), (1997) e (2006), Onuchic (1999), Grazire (1989), Krulik e Reys (1997), além do documento Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse estudo teve a contemplação das seguintes etapas: construção e aplicação de um questionário para professores de Matemática, destinado a verificar se os docentes conhecem a metodologia da Resolução de Problemas, se aplicam em suas aulas, a sua importância, quais práticas utilizam e quais as dificuldades que encontram diante dessa prática. Análise de dados alcançados, em que é possível notar o reconhecimento dos professores para esse método de ensino, mas que nem sempre utilizam de forma adequada, e acabam dando mais ênfase a problemas apresentados no livro didático, o que acaba sendo tratado como exercícios a serem fixados, diferentemente da prática da Resolução de Problemas, gerando desagrado ao aluno, além de encontrar muitas dificuldades. Em relação ao uso dessa metodologia, é visto que alguns professores têm dificuldade em usar Resolução de Problemas em suas aulas pelo fato de sua carga horária ser bem elevada. Os resultados assinalam que alguns docentes não utilizam esse método de ensino, e os que utilizam, ressaltam a falta de interesse dos alunos em relação a atenção na leitura para compreensão do problema.