EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas
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Navegando EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas por Autor "Andrade, Adja Ferreira de"
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TCC Avaliação Pedagógica, de Usabilidade e Acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-29) Silva, Maria Iris vital da; Andrade, Adja Ferreira de; Oliveira, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana de.; Silva, Bruno Santana da Silva; Rodrigues, Taniro ChaconCom o surgimento do Ensino à Distância (EaD), emerge também os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), instrumento importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem utilizados pelas instituições. Os cursos oferecidos nesses AVAs recebem também a presença de grupos de indivíduos que precisam de acessibilidade para a navegação. Um outro problema recorrente é a má estruturação e/ou organização do curso que provoca a desistência dos alunos. Tendo em vista essa problemática, o objetivo deste trabalho é avaliar sobre o viés de usabilidade, acessibilidade e os aspectos pedagógicos o AVA Mandacaru que apoia as atividades acadêmicas EAD e semipresenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A avaliação efetuada contou com três fases, a primeira análise de usabilidade, foi realizada manualmente fazendo uso da avaliação por inspeção, por meio da avaliação heurística definida por Nielsen e Molich (1994). A segunda análise foi realizada, com um avaliador automático direcionado a indicar inconformidades com os princípios de acessibilidade normatizados na WCAG 2.0. E por fim a análise pedagógica, a partir de um conjunto de critérios propostos, resultado das principais pesquisas do ponto de vista teórico na perspectiva pedagógica. Esse trabalho serve como uma referência para futuras avaliações e desenvolvimento nos AVA’s, a fim de contribuir para uma maior inclusão sociodigital e qualidade pedagógica. Os resultados da avaliação mostraram que o Mandacaru possui pontos de melhorias no aspecto de usabilidade, acessibilidade e a importância de aplicar mais de um método de avaliação para análise do aspecto pedagógicos nos AVAS. Assim como a garantia das boas práticas de usabilidade e acessibilidade, em todas as etapas do processo do desenvolvimento do AVA as avaliações pedagógicas no curso.