Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Castro, Kesia Kelly Vieira de"
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Dissertação Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Garcia, Edilberto Luís Lemes; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/4986840457438518; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Castro, Kesia Kelly Vieira deCompreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.Dissertação Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Morais Neto, Raimundo Marcolino de; Oliveira, Otom Anselmo de; Freire, Melquesedeque da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; Pontes, Daniel de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/1903229358912987; Castro, Kesia Kelly Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/8773378896831240Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.Dissertação Utilização da realidade aumentada na abordagem didática de aspectos do conteúdo de reações químicas no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Miranda, Luciano Silva de; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/9833917539503991; Castro, Kesia Kelly Vieira de; Silva Júnior, Luiz Alberto daO acréscimo significativo de publicações sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química, principalmente nos anos de 2019 a 2022 tem chamado atenção. A facilidade do manuseio por parte dos estudantes, ubiquidade e mobilidade pode ser um fator que explique essa difusão, bem como o contexto pandêmico. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa objetivou a produção de uma sequência de atividades, como proposta de Produto Educacional para a abordagem de aspectos do conteúdo de Reações Químicas no Ensino Médio, utilizando a realidade aumentada. O foco da investigação foi analisar barreiras e potencialidades da proposta, a partir das percepções dos estudantes participantes da pesquisa e de como os significados sobre esse conteúdo puderam ser mobilizados por estes no contexto das atividades em torno do uso da ferramenta. A etapa de coleta de dados empíricos foi realizada em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola pública situada na cidade do Natal-RN. Para o levantamento de dados foi utilizado diário de campo, gravações de áudio e das produções escritas ao longo das da sequência de atividades. A análise dessas informações considerou aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram inicialmente a emergência de distintos significados e expressões dos estudantes acerca do conteúdo objeto do conhecimento, favorecendo a sondagem de ideias prévias que contribuíram para o planejamento docente. Foram observadas também a geração de novos modos de interação entre os discentes e o professor, e entre os próprios discentes, no contexto das atividades, propiciando novas formas de visualização, descrições e interpretações de evidências de fenômenos químicos. Isso pode ter contribuído para fomentar questionamentos e reflexões associados ao entendimento dos modelos e dos níveis de conhecimento químico, que possivelmente não seriam suscitadas em aulas convencionais. A estratégia pode ser útil enquanto proposta didática, apontando possibilidades ao professor de aguçar sua criatividade e direcionando-o a um planejamento articulado, dinâmico e mais bem fundamentado.