CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos
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Navegando CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos por Autor "Ferreira, Adir Luiz"
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Artigo As marcas da sociologia de Bourdieu no Brasil: da chegada ao atual reconhecimento(Revista de Sociología de la Educación - RASE, 2022-05) Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da sociologia de Pierre Bourdieu no Brasil, da chegada e recepção intelectual até a situação atual nas referências no campo científico. Houve três períodos: a época da chegada e difusão, nos anos de 1970, a incompreensão e resistência, na década seguinte; que se seguiu, nos anos 1980-1990, ao seu reconhecimento científico e à consagração acadêmica. Mais de três décadas depois, se investigou a continuidade da sua influência através do uso do seus conceitos sociológicos. A metodologia utilizada foi a da análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias: a bibliografia representativa do próprio autor, publicada difundida no Brasil, e escritos dos seus principais interlocutores no país. Para analisar a persistência da teoria de Bourdieu, na década de 2010-2020, se fez um estudo bibliométrico das referências às suas obras e conceitos nas áreas das ciências sociais, da educação, das humanidades e da comunicação. As informações foram compiladas do Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Mostrou-se que, mesmo ainda concentrada nas instituições universitárias do eixo SP-RJ, atualmente se observa uma descentralização para outros estados das referências a sociologia de Bourdieu, em número de dissertações e teses. Os indicadores dos artigos científicos mostraram pequena diminuição nas referências às obras e aos conceitos bourdieusianos, já os indicadores de teses e dissertações indicaram um aumento. Esses resultados da divulgação científica e da pós-graduação mostram que a influência acadêmica e o prestígio científico da sociologia de Bourdieu continuam marcantes no Brasil.Artigo A socialização dos estudantes no Ensino Superior no entendimento docente(Universidade do Estado de Santa Catarina, 2024-04-01) Ferreira, Adir Luiz; Costa, Jennifer Juliana Barreto Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769O foco deste estudo é a socialização estudantil no Ensino Superior no entendimento docente, como fenômeno social e intersubjetivo significante na formação acadêmica. Utilizou-se uma metodologia qualitativa combinando análise de conteúdos narrativos e a inspiração teórica da fenomenologia social para a interpretação dos relatos. Os conteúdos foram compilados de entrevistas estruturadas realizadas com docentes universitários do Centro de Educação da UFRN. A socialização estudantil universitária, além de ser definida como período de prolongamento da escolaridade de indivíduos até o Ensino Superior, é entendida como processo cotidiano de internalização de normas, de interação social e de pertencimento a grupos sociais, no qual a atuação dos professores é crucial. Mas o entendimento docente da socialização estudantil convive com uma ambiguidade: os professores respeitam e incentivam a socialização com fins cognitivos; mas, ao mesmo tempo, desconhecem a realidade da vida cotidiana dos estudantes, e muitos se distanciam de modos de favorecer a socialização acadêmica afetiva e social. Simultaneamente, docentes e estudantes têm consciência de que eles não são somente consociados solidários no Ensino Superior, mas também são atores sociais e agentes educacionais interativos. A importância de estudos sobre a socialização é a de que os seus achados poderiam contribuir para se superar a “invisibilidade” fenomenológica da vida social comum dos estudantes no mundo acadêmico. Além de reforçar vínculos de pertencimento e de sentido cognitivo-afetivo, para docentes e estudantes, uma compreensão das características cotidianas da socialização estudantil provocaria novas inspirações para metodologias de ensino que também fossem mais críticas, inclusivas, sustentáveis e participativasArtigo Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente(2014) Ferreira, Adir LuizApesar da expansão da Universidade no Brasil, um obstáculo permanece: a obrigação de o estudante dominar um conhecimento que não é somente de aprendizado cognitivo. Geralmente a sobrevivência acadêmica depende de um engajamento cognitivo-social com a construção de estratégias de aprendizado e no processo de socialização universitária. Isso significa uma ressocialização com transformações nos estudantes trazendo mudanças de práticas, linguagens, ideologias e estruturas mentais. As possibilidades democráticas da educação superior tencionam-se entre três dimensões: socialização universitária, projetos de aprendizado e de futuro profissional. Entretanto, as universidades continuam orientadas por resultados acadêmicos tradicionais e desconhecem as condições da socialização estudantil