CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30540

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  • Artigo
    A socialização dos estudantes no Ensino Superior no entendimento docente
    (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2024-04-01) Ferreira, Adir Luiz; Costa, Jennifer Juliana Barreto Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769
    O foco deste estudo é a socialização estudantil no Ensino Superior no entendimento docente, como fenômeno social e intersubjetivo significante na formação acadêmica. Utilizou-se uma metodologia qualitativa combinando análise de conteúdos narrativos e a inspiração teórica da fenomenologia social para a interpretação dos relatos. Os conteúdos foram compilados de entrevistas estruturadas realizadas com docentes universitários do Centro de Educação da UFRN. A socialização estudantil universitária, além de ser definida como período de prolongamento da escolaridade de indivíduos até o Ensino Superior, é entendida como processo cotidiano de internalização de normas, de interação social e de pertencimento a grupos sociais, no qual a atuação dos professores é crucial. Mas o entendimento docente da socialização estudantil convive com uma ambiguidade: os professores respeitam e incentivam a socialização com fins cognitivos; mas, ao mesmo tempo, desconhecem a realidade da vida cotidiana dos estudantes, e muitos se distanciam de modos de favorecer a socialização acadêmica afetiva e social. Simultaneamente, docentes e estudantes têm consciência de que eles não são somente consociados solidários no Ensino Superior, mas também são atores sociais e agentes educacionais interativos. A importância de estudos sobre a socialização é a de que os seus achados poderiam contribuir para se superar a “invisibilidade” fenomenológica da vida social comum dos estudantes no mundo acadêmico. Além de reforçar vínculos de pertencimento e de sentido cognitivo-afetivo, para docentes e estudantes, uma compreensão das características cotidianas da socialização estudantil provocaria novas inspirações para metodologias de ensino que também fossem mais críticas, inclusivas, sustentáveis e participativas
  • Artigo
    Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market
    (International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex Paubel
    The present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diploma
  • Artigo
    As marcas da sociologia de Bourdieu no Brasil: da chegada ao atual reconhecimento
    (Revista de Sociología de la Educación - RASE, 2022-05) Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769
    Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da sociologia de Pierre Bourdieu no Brasil, da chegada e recepção intelectual até a situação atual nas referências no campo científico. Houve três períodos: a época da chegada e difusão, nos anos de 1970, a incompreensão e resistência, na década seguinte; que se seguiu, nos anos 1980-1990, ao seu reconhecimento científico e à consagração acadêmica. Mais de três décadas depois, se investigou a continuidade da sua influência através do uso do seus conceitos sociológicos. A metodologia utilizada foi a da análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias: a bibliografia representativa do próprio autor, publicada difundida no Brasil, e escritos dos seus principais interlocutores no país. Para analisar a persistência da teoria de Bourdieu, na década de 2010-2020, se fez um estudo bibliométrico das referências às suas obras e conceitos nas áreas das ciências sociais, da educação, das humanidades e da comunicação. As informações foram compiladas do Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Mostrou-se que, mesmo ainda concentrada nas instituições universitárias do eixo SP-RJ, atualmente se observa uma descentralização para outros estados das referências a sociologia de Bourdieu, em número de dissertações e teses. Os indicadores dos artigos científicos mostraram pequena diminuição nas referências às obras e aos conceitos bourdieusianos, já os indicadores de teses e dissertações indicaram um aumento. Esses resultados da divulgação científica e da pós-graduação mostram que a influência acadêmica e o prestígio científico da sociologia de Bourdieu continuam marcantes no Brasil.
  • Artigo
    Teoria das representações sociais e racionalidades distintas: tensionamentos e sínteses entre a ciência e o senso comum
    (Editora Metodista, 2021-01) Nóbrega, Danielle Oliveira da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão
    O texto em tela objetiva discutir as relações entre os saberes do universo científico e aqueles do senso comum, tendo como norte as construções teóricas da Teoria das Representações Sociais (TRS), com destaque à abordagem dialógica. Parte-se dos escritos de Serge Moscovici, buscando tecer relações entre suas motivações para a proposição da TRS e a defesa de uma racionalidade atinente aos conhecimentos cotidianos. Busca-se, através do resgate de autores da TRS que evidenciam o caráter sócio genético, dinâmico e dialógico das representações sociais, traçar diferenças entre esses conhecimentos, todavia, sem considerá-los de forma estanque e distanciada. Reflete-se, por fim, sobre a pertinência da epistemologia dialógica das representações sociais para a superação das dicotomias entre esses saberes, destacando o papel da comunicação nesse processo.
  • Artigo
    A deficiência em foco nos currículos de graduação da UFRN: uma abordagem histórica (1960-2015)
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2016-04-20) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, Jacileide
    A deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curriculares
  • Artigo
    A produção do conhecimento sobre o idoso e o envelhecimento na área de saúde coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (2013 a 2016)
    (Editorial Espacios INC, 2017) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Aguiar, Paula Andrea G. A.; Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio B. de
    Objetivamos identificar e analisar a produção científica sobre o tema idoso e envelhecimento na pós-graduação em saúde coletiva (PPGSCOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2013 a 2016. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliométrica no Banco de teses e dissertações da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), no mês de julho de 2016. Foram utilizados os seguintes descritores: idoso, idosos, pessoa idosa, pessoa de idade, pessoas idosas, população idosa, envelhecimento e senescencia
  • Artigo
    Avanços e desafios na atenção à saúde de pessoas com deficiência na atenção primária no Brasil: uma revisão integrativa
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2018-02-09) Amorim, Érico Gurgel; Liberali, Rafaela; Medeiros Neta, Olivia Morais
    Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura que objetivou descrever e analisar os fatores facilitadores e dificultadores para a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência na atenção primária no Brasil, no período de 2006 a 2016. Pesquisou-se nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados e submetidos à análise temática 30 estudos. As categorias que emergiram foram: O cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência; Capacitação profissional para atuação junto à pessoa com deficiência e Acessibilidade aos serviços na atenção primária. A análise permitiu verificar que apesar de alguns avanços conquistados na garantia da saúde à pessoa com deficiência, ainda são escassas as ações de seu cuidado e reabilitação na atenção primária. Além disso, as práticas profissionais ainda carecem de qualificação e capacitação para o cuidado integral pretendido e a falta de acessibilidade física e atitudinal nas unidades básicas de saúde perpetuam um ciclo de iniquidades historicamente construído. Conclui-se que para a inclusão das pessoas com deficiência se tornar uma realidade, é fundamental enfrentar o desafio ético, político e conjuntural da garantia da efetividade de seus direitos legalmente constituídos, articulando deste modo uma sociedade mais justa e humana na criação de novas formas de vida no encontro com o outro
  • Artigo
    Mental health how (re)constitutive tool in ways of living of visually impaired persons
    (International Medical Publisher, 2019-02-10) Amorim, Érico Gurgel; Guimarães, Jacileide; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra de
    Objective: to analyze mental health in the face of visual impairment, identifying the stages of psychological distress in the encounter with the not seeing. Method: This is an exploratory study with a qualitative approach. Fifteen adults with visual impairment attended at a specialized oph-thalmology ambulatory in a university hospital in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil were studied, from June to August 2015, through a semistructured interview. The speeches were analyzed based on the theory of mourning. Results: the results showed that the mental health of the visually im-paired person is structured through a normative apparatus constituted of individual and social attributes dynamically constructed. These at-tributes are related to the constitution of stages of mourning, charac-terized by shock, denial, bargaining, depression, and acceptance. The mental health of the visually impaired person contemplates the phases of normal mourning, established before the condition of visual loss, as structuring mode in a process of personal reconstruction, reflected in the ways of walking the life, proper from each one. Conclusion: With this study, it was possible to understand the ways of constitution and reconstitution of people in dealing with a new condition, the one of visual impairment, providing caregivers, family, and society with an ethical spirit and solidarity, more compliant and humane in the to deal with people with disabilities
  • Artigo
    Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2020-09-03) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, Jacileide
    Objetivamos analisar a educação como determinante social de saúde de sujeitos com deficiência visual, com ênfase na saúde mental, identificando as dificuldades percebidas e as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação às adversidades cotidianas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos deficientes visuais no ambulatório de oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no município de Natal.Os dados foram tratados à luz do método de análise temática descrito por Minayo (2008) e os conteúdos das unidades de registro elencadas, inspirados no modelo de Determinação social da saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). A reflexão das informações analisadas suscita discussões a respeito da persistência de fatores sociais adversos ao processo de inclusão plena e efetiva, geradores de atitudes normalizadoras
  • Artigo
    Caracterização das teses e dissertações brasileiras na área de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
    (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-08-02) Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra de; Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Beserra, Patrícia Josefa Fernandes; Sousa, Andreza dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira de
    Objetivou-se caracterizar a produção de teses e dissertações brasileiras na área de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Estudo de revisão bibliométrica realizado no mês de outubro de 2018 na Plataforma Sucupira. Utilizou-se o descritor “Unidades de Terapia Intensiva” e incluíram-se teses e dissertações publicadas nos anos de 2013 a 2017. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e os resumos processados no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ). A população constou de 181 produções, das quais 71,8% eram dissertações, 20,6% teses e 7,6% monografias de mestrados profissionais. As regiões do Brasil com maiores percentuais de produções foram a Sudeste (44,0%) e Sul (23,2%). As principais áreas de concentrações em UTI foram: “Enfermagem no contexto social brasileiro” e “Saúde e Enfermagem”. No IRAMUTEQ o corpus geral foi constituído por 181 dissertações e teses, 1714 segmentos de textos e 60.838 ocorrências. Aproveitaram-se 1584 (92,42%) segmentos, configurando-se em corpus significativo. A Nuvem de Palavras destacou a relação entre a terapia intensiva e a “equipe de enfermagem”, a “segurança” e a “segurança do paciente” os diferentes grupos de pacientes desta assistência: “neonatal”, “criança” e “adulto”. A terapia intensiva é um cenário rico e complexo para a realização de pesquisas e os resultados das produções contribuem para a melhoria da segurança do paciente e da assistência de enfermagem
  • Artigo
    Para uma nova arte de viver: os espaços e as práticas de reabilitação da pessoa com deficiência visual
    (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-07-06) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, Jacileide
    A experiência da deficiência visual suscita novos aprendizados, dentre os quais se destaca o papel da reabilitação e suas repercussões para a compreensão da dinâmica de vida. Este estudo objetiva analisar os espaços e as práticas de reabilitação vivenciadas por sujeitos com deficiência visual, imersos em seus cotidianos. A técnica empregada foi a de grupo focal e os dados obtidos foram submetidos à análise temática. O estudo obteve aprovação ética para sua realização. Quanto aos resultados, as temáticas que emergiram a partir dos discursos foram: os primeiros passos: a trajetória reabilitacional; reaprender a fazer: as atividades de vida diária (avd); reaprender a se mover: os passos para orientação e mobilidade; reaprender a ler e escrever: o encontro com o braille; e um atalho no percurso: as tecnologias assistivas. O estudo conclui que apesar da constatação das melhorias alcançadas na disponibilização dos serviços voltados ao usufruto dos direitos de cidadania e de liberdade pelas pessoas com cegueira e baixa visão, ainda perduram obstáculos de ordem política, operacional, de acesso e utilização dos recursos técnicos e tecnológicos por tais sujeitos. Mesmo assim, a reabilitação tem se revelado uma importante ferramenta aliada na retomada da arte de viver diante da experiência da cegueira
  • Artigo
    For a city’s pedagogy
    (2015) Medeiros Neta, Olivia Morais de
    How and where do we educate ourselves? This question has made possible to link together reflections about spaces not as inert scenarios but rather as instructive materiality, the bodies and field managers of educability. Thus, it is our objective to discuss the role of the city as an educator in order to (re-)establish the pedagogy of the city. This is expressed not only through the urban life style, the learning of civility and the entitlement to the city, but also in pedagogical functions expressed in urban and school projects, in the relationship existing between the urban body/citizen body, urban hermeneutics and a sensible stance in face of the urban
  • Artigo
    Práticas pedagógicas e a formação humana no ensino médio integrado
    (2016) Souza, Francisco Das Chagas Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido.
  • Artigo
    A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
    (2015) Souza, Francisco das Chagas Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Silva, Alexsandra Moura da
    Este estudo visa analisar como jovens em situação de distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos de uma escola pública, situada no município de Areia Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a fundamentação teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A metodologia constou de entrevistas, da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que, apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados têm a escola como um elemento de transformação e a representam como um elemento fundamental para se desenvolver como pessoa. Também foi observado que diante de tantos desencontros esses jovens ainda projetam um futuro cheio de sonhos e desejos
  • Artigo
    As práticas pedagógicas noensino de história no contexto da formação do técnico em turismo do CEFET/RN ao IFRN (2005-2011)
    (2015) Lima, Aline Cristina Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    Esse trabalho é parte das discussões empreendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino de História do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Turismo, do hoje denominado IFRN/Campus Natal- Central, sob a égide da matriz curricular 2005-2011. A proposta do Ensino Médio Integrado (EMI) é de inserir o trabalho como princípio educativo, considerando não somente sua dimensão produtiva, mas suas dimensões históricas, ontológicas e sociais. Por isso, norteamos nossa pesquisa nos princípios definidos por Antônio Gramsci acerca da relação Educação/trabalho. Para embasar nossas discussões sobre o Ensino de História em uma perspectiva curricular renovadora, dialogamos com as ideias de Circe Bittencourt, Carla Pinsky e Jaime Pinsky. Avaliamos também as concepções de Práticas Pedagógicas, conforme Sánchez Vázquez. Os colaboradores da pesquisa foram três professores de História que atuaram no CEFETRN/IFRN entre 2005 e 2011, selecionados por terem mais tempo de atuação no Curso de Turismo; e estudantes egressos das turmas 2005 a 2008, que pertenciam ao grupo que esteve presente na instituição durante o recorte temporal definido para estudo. Usamos como técnica de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, com o intuito de compreendermos as concepções de práticas pedagógicas no Ensino de História e suas especificidades no universo do EMI. Concluímos que não há uma regularidade entre o que se propõe no currículo formal e o que se vivencia na prática, posto que as ações dos professores são fruto de sua formação inicial, suas concepções de mundo, de sociedade e das relações que se estabelecem cotidianamente no espaço escolar. Não há, pois, um modelo de prática para o Ensino de História no EMI, mas múltiplas práticas e métodos, que se configuram em Ensinos de História
  • Artigo
    A produção do conhecimento sobre educação profissional
    (2015) Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    A Educação Profissional (EP) no Brasil tem se constituído ao longo do tempo como campo científico, sendo o reflexo desta configuração apresentada pelos pesquisadores da área em produções científicas, sejam em artigos de periódicos, dissertações, teses entre outros. Apresenta como objetivo principal o mapeamento da produção do conhecimento sobre Educação Profissional relevado pelo Portal de Periódicos da Capes através de artigos científicos. Explana sobre o Portal e a importância da comunicação científica através da materialização dos periódicos científicos, que contribui para o desenvolvimento da ciência. Relata os primeiros resultados alcançados sobre o estudo da configuração do campo da EP no Brasil através do mapeamento da produção sobre a EP, a identificação dos pesquisadores e os periódicos de onde apartem as publicações. Utiliza o método exploratório para o levantamento das produções com a abordagem qualitativa. Conclui-se que este tipo de produção contribui para a compreensão da configuração de um determinado campo de conhecimento
  • Artigo
    Educação profissional no brasil (1960-2010): uma história entre avanços e recuos
    (2015) Assis, Sandra Maria de; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    O objetivo deste texto é historicizar a trajetória da Educação Profissional (EP) no Brasil entre as décadas de 1960 e 2010 considerando as discussões que nortearam os embates em torno das leis e decretos que a normatizaram. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfica e documental acerca da EP na década de 1960 com a aprovação da LDB de nº 4.024/61 e da controvertida Lei nº 5.692/71 e seus desdobramentos no contexto da política econômica dos governos militares. A análise ainda remete às disputas em torno da construção da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/1996 e o Decreto nº 2.208, em 17 de abril de 1997, seguido da Portaria Ministerial nº 646/97 que radicalizou a separação entre o ensino médio propedêutico e o ensino profissional; por fim discutimos a revogação do Decreto 2.208/97 e a consequente aprovação do Decreto 5.154/2004 que possibilitou a integração curricular entre o ensino médio e o ensino técnico criando o ensino médio integrado. Nesses termos, ressaltamos que, entre os anos de 1960 e 2010, a sociedade brasileira passou por grandes transformações que alteraram a sua estrutura econômica e política e ressoaram no cenário educacional
  • Artigo
    Trabalho como princípio educativo: uma possibilidade de superação da dualidade educacional no ensino médio integrado.
    (2016-07) Medeiros Neta, Olivia Morais de; Assis, Sandra Maria; Lima, Aline Cristina Silva
    Neste artigo, analisamos o trabalho como princípio educativo no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), refletindo sobre a sociedade capitalista atual e sua emergente necessidade de mão-de-obra especializada, e ao mesmo tempo alienada. Por isso questionamos: formamos os educandos apenas para atender as necessidades do capital? Na contramão de tal concepção pensamos o EMI como um mecanismo de superação da dualidade educacional pela superação das diferenças de classes, tendo o trabalho como princípio educativo integrando as dimensões humanas. Reportar-nos-emos às primeiras décadas do século XXI no Brasil, momento em que se promulgou o Decreto 5.154/04 (sinalizou a possibilidade de articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional). Enfim, reafirmamos a necessidade de um currículo integrado e flexível que possibilite uma compreensão mais abrangente da realidade, que prime pelo diálogo entre as dimensões do trabalho, a cultura, a ciência, as artes e da tecnologia
  • Artigo
    Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
    (2016) Assis, Sandra Maria; Medeiros Neta, Olivia Morais de
    O presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.
  • Artigo
    A configuração do campo da educação profissional no Brasil
    (2016-08) Mederios Neta, Olivia Morais de
    O objetivo desse texto é o de debater sobre a configuração do campo da educação profissional (EP), atentando às inter-relações desse campo e aos desafios a ele concernentes. Para tanto, mapeamos a produção sobre EP no Portal Capes, sendo consideradas as publicações disponíveis no Portal até o ano de 2014 e o termo educação profissional, com a utilização das aspas. Para a compreensão da configuração do campo de produção do conhecimento em Educação Profissional, nos aproximamos do entendimento de campo científico de Bourdieu. A partir das análises, podemos considerar que o campo da EP no Brasil vem se configurando pelas inter-relações de temáticas como educação e trabalho na leitura da EP como modalidade de ensino e espaço de disputas políticas. E mais, o campo da EP no Brasil vem ganhando novos contornos com objetos e temas provenientes das transformações históricas vinculadas as políticas públicas voltadas à EP