Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Alves, Victor Rafael Fernandes"
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Dissertação A aplicabilidade de critérios sustentáveis nas compras públicas de uma Universidade Federal do Nordeste(2019-07-31) Lima, Luana Lorena de Souza; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; Rosário, José Orlando Ribeiro; ; ; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; Freire, Leonardo Oliveira; ; Alves, Victor Rafael Fernandes;Os padrões insustentáveis de produção e consumo atuais têm ocasionado severos desequilíbrios ambientais. A urgência na mudança desses padrões vem impulsionando pesquisas, debates e agendas ambientais nacionais e internacionais. Nesse contexto, a Administração Pública não pode afastar-se do seu dever de promover o desenvolvimento nacional sustentável através das Compras Públicas Sustentáveis. Maior é a responsabilidade das universidades nesse aspecto, devendo não só incentivar, mas servir de exemplo para toda a sociedade, em virtude do papel fundamental que desempenha na formação social e profissional dos indivíduos, além de ser um consumidor em grande escala, capaz de fomentar as ofertas de produtos e serviços sustentáveis. Partindo dessa premissa, este estudo se propôs a realizar um diagnóstico nos processos de aquisição de bens e nas contratações de serviços comuns da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, através da análise de seus editais de licitação, com a finalidade de verificar a inclusão de critérios sustentáveis. A pesquisa abrangeu o período de 2016 a 2018, e partiu de um roteiro metodológico criado com base em instruções normativas, guias e manuais de compras sustentáveis já existentes. Também analisou o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA, verificando suas metas e analisando os resultados divulgados no campo das Contratações Sustentáveis, traçando um paralelo com o diagnóstico dos processos de compras. Por fim, foi desenvolvido uma cartilha de compras sustentáveis visando auxiliar à inserção de critérios sustentáveis nos editais de licitação. A pesquisa é aplicada quanto à sua finalidade, sendo exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, apresentando uma abordagem qualitativa.Dissertação Conhecer para (su) gerir: desperdícios relacionados às práticas de sustentabilidade no restaurante universitário(2019-07-19) Silva, Katia Maria Bezerra da; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; Feitor, Carlos David Cequeira; ; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; ; Alves, Victor Rafael Fernandes;Os restaurantes universitários são Serviços de Alimentação e Nutrição voltados para o fornecimento de refeições saudáveis na perspectiva nutricional e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, além de estimular o desenvolvimento de práticas sustentáveis mediante a preocupação com a preservação do meio ambiente. A pesquisa teve como objetivo analisar os desperdícios relacionados às práticas de sustentabilidade no Restaurante Universitário para material de consumo, energia elétrica, água e coleta seletiva, alinhadas ao Plano de Logística Sustentável da UFRN (PLS-UFRN). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa, descritiva e estudo de caso na qual foram quantificados os resíduos sólidos, separadamente em orgânicos e inorgânicos, conforme a classificação da coleta seletiva. Bem como os indicadores de desperdícios, por meio do índice de resto-ingestão, fator de correção, consumo de energia e de água, além de análises de documentos e registros internos. Os dados foram coletados período de 31/10 a 30/11/2018. Para a análise quantitativa dos dados, foram utilizadas apoio de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel® e o tratamento estatístico descritivo. Para o mapeamento do processo produtivo foi utilizado o software Bizagi Modeler recomendado pela ABPMP (2013) para a modelagem de processos, atendendo às necessidades desta pesquisa, o plano de ação contempla metas, responsabilidades, prazo de execução, mecanismo de monitoramento e avaliação. Como resultado da pesquisa identificou-se a quantidade de resíduos orgânicos de 14.223,04 kg e 1.450,10 kg, em termos percentuais 90,73% e 9,27% respectivamente. O Consumo de água de 10,79 litros/refeição, 0,60 kWh de energia por/refeição, o IR/I identificou boa aceitabilidade das refeições (3,45 a 11,02 %). Os setores que houve maior geração de resíduos orgânicos foram o setor de lavagem de panelas, oriunda das sobras da produção e das linhas de distribuição e no setor da copa de pratos decorrentes dos restos e partes não comestíveis desprezados pelos usuários. A partir dos resultados foi elaborado um plano de gestão sustentável alinhado ao PLS/UFRN para os temas abordados.Dissertação A construção da carta de serviços do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN)(2016-10-18) França, Kalhil Pereira; Rosário, José Orlando Ribeiro; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; ; http://lattes.cnpq.br/8485200982537607; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; Alves, Victor Rafael Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Visando aprimorar o serviço de atendimento ao cidadão realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, o desenvolvimento da carta de serviços da instituição é de fundamental importância para a maior transparência de sua atuação funcional direcionada a garantia dos direitos e interesses sociais de âmbito difuso e coletivo e aqueles individuais indisponíveis. O presente trabalho descreverá sobre as temáticas trabalhadas pelo Ministério Público Estadual, buscando apresentar a sociedade o fluxo do procedimento de atendimento a população, de modo a identificar todas as etapas do processo até a entrega da prestação ministerial por intermédio de ações judiciais ou outras medidas conciliatórias extrajudiciais, identificando os setores responsáveis, prazos e os instrumentos de atuação funcional (notícia de fato, procedimento preparatório, inquérito civil e procedimento de investigação criminal). Além disso, busca o presente trabalho realizar estudo de caso referente aos dados de atendimento das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró, 2ª maior do Estado, visando assim traçar um perfil das temáticas mais procuradas, bem como, descobrir qual o volume de atendimento realizado que não eram de sua competência ministerial.Dissertação Diagnóstico sobre compras públicas através de pregão eletrônico: fases licitatória e contratual(2017-04-11) Noronha, Rute Cléa Pereira de; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Rosário, José Orlando Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/9907414624923831; Caricio, Marcelo Rique; ; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; Alves, Victor Rafael Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Este estudo faz um diagnóstico das compras e contratações públicas efetuadas através de pregões eletrônicos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A escolha do tema justifica-se pelo alto custo dos processos licitatórios e pelo tempo que eles demandam. O objetivo geral do trabalho é realizar um diagnóstico das compras e contratações públicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizadas através de licitações na modalidade pregão. Este trabalho utilizou as pesquisa bibliográfica, documental, nos pregões realizados entre os anos de 2011 e 2015, e de campo para o alcance de seus objetivos. Em seu primeiro capítulo este trabalho traz a Introdução, onde são apresentadas as considerações iniciais, a contextualização e problema proposto, os objetivos a serem alcançados e a justificativa desta pesquisa. O capítulo dois é dedicado à revisão da literatura que fundamentou a pesquisa e que serviu de base à análise ora apresentada. O capítulo três discorre sobre a metodologia usada neste estudo. O quarto capítulo é destinado à apresentação e análise dos resultados obtidos através das pesquisas documental e de campo. No último capítulo são apresentadas as conclusões, limitações e recomendações do estudo. Os resultados demonstram que impactam de maneira significativa sobre as compras e contratações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, positiva ou negativamente: o fator econômico, tanto o valor estimado como o valor contratado (ou registrado em ata); a elaboração de editais e termos de referência; e a participação, o envolvimento, dos setores requisitantes no processo de compra e/ou contratação. Com este trabalho espera-se contribuir para melhoria dos processos de compra, com intuito de atingir uma maior eficiência nas compras e contratações realizadas pelo Setor de Licitações da Diretoria de Material e Patrimônio.Dissertação Eficiência na gestão das compras públicas: um estudo de caso da modalidade pregão eletrônico nos processos licitatórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano(2016-10-06) Brandão, Franklin Torres; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; Rosário, José Orlando Ribeiro; ; ; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; Alves, Victor Rafael Fernandes;A modalidade licitatória denominada pregão, na sua forma eletrônica tem como principais características: agilidade, desburocratização, transparência, redução de preços e ampliação da competitividade, uma vez que, os licitantes podem competir a distância, viabilizando a participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Apesar das características positivas atribuídas a esta modalidade, mesmo assim, se faz necessário analisarmos de forma aprofundada os dados inerentes as aquisições dos bens e serviços comuns, quanto aos princípios basilares da Administração pública, especificamente, o princípio da eficiência. Baseado nisso, este estudo se propôs identificar aspectos positivos e negativos referente a economicidade, celeridade, competividade isonômica perante os benefícios concedidos pelo estatuto das microempresas e empresas de pequeno porte e cancelamento de itens nas contratações públicas advindas dos processos licitatórios na modalidade pregão, na forma eletrônica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, no exercício financeiro de 2014. Assim, trata-se de um estudo de caso no Departamento de Licitações e Compras do IF Sertão - PE referente aos processos licitatórios, sendo uma pesquisa exploratória e documental, com abordagem quantitativa. A amostra foi de 35 pregões eletrônicos, sendo esses dados extraídos do sitio eletrônico de Compras do Governo Federal (www.comprasgovernamentais.gov.br), conhecido como ComprasNet, e bem como de arquivos físicos e eletrônicos produzidos pela Comissão Permanente de Licitação referente ao ano de 2014. Os resultados revelaram que 35 pregões foram homologados, sendo 11 de serviços continuados, 8 de serviços de natureza não continuada, 10 de bens de consumo e 6 de bens permanente. Juntos, esses pregões resultaram em uma economia de recursos para o IF Sertão - PE acima da média em outras Organizações Públicas. Além disso, o estudo evidenciou que a categoria de serviços não continuados foi a que obteve a maior economia de recursos e maior celeridade, com um tempo de duração menor em dias na fase externa do pregão. De forma semelhante, foi observado maior economia de recursos e maior celeridade nas licitações cujo critério de julgamento foi o menor preço por item. No entanto, este critério obteve o maior número de itens cancelados. Com relação a participação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nos resultados das licitações, foi identificado que essas empresas representaram uma maior porcentagem do valor total homologado nos pregões eletrônicos quando comparado a outros enquadramentos empresariais. Entretanto, as pequenas empresas da Região do Sertão de Pernambuco foram as que tiveram a menor participação nos resultados do valor total homologado apesar do incentivo concedido pela Lei Complementar n° 123/2006. Outro resultado importante foi que houve um número elevado de itens cancelados, sendo maior número por licitação fracassada. Os principais motivos foram os lances dos licitantes acima do preço estimado pela Administração do IF Sertão - PE e a Inabilitação por irregularidades nos documentos de habilitação. Portanto, esta pesquisa identificou maior economicidade e celeridade nas licitações da categoria de contratação de serviços não continuados e quando o critério de julgamento adotado foi o menor preço por item. No entanto, foi observado alto índice de itens cancelados e pouca participação de empresas de pequeno porte localizadas na região do IF Sertão -PE.Dissertação O processo de compras de material de consumo do Centro de Biociências na perspectiva da gestão de processo e Sistema Toyota de Produção(2016-10-18) Silva, Jussier Lourenço da; Caricio, Marcelo Rique; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; ; http://lattes.cnpq.br/1265151355804286; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alves, Victor Rafael Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Este projeto técnico tem como objetivo analisar o processo de compras de material de consumo via sistema de registro de preço, disponível nos sistemas SIG (SIPAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mapeamento desse processo teve como local de observação o Centro de Biociências (CB), uma das unidades acadêmicas da UFRN, com a finalidade de visualizar todo o fluxo desse processo, identificar desperdícios e propor melhorias que permitam evitá-los por meio dos princípios do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) e ferramentas do Sistema Toyota de Produção (STP), no intuito de melhorar sua eficiência. A metodologia para a realização da pesquisa é do tipo exploratória descritiva, cujo principal embasamento consiste em uma adaptação da estratégia de Pesquisa-Ação, que tem premissa de caráter participativo e concede mudança no processo de forma planejada. Assim, analisa-se o fluxo do processo, tomando como referencial a literatura e as ferramentas especializadas do Sistema Toyota de Produção; Processo Enxuto; Businees Process Management (BPM); e Business Process Management Notation (BPMN). Após a análise do fluxo este estudo conclui que o processo em questão, apresenta seu lead time acima do esperado. O estudo constata que há diversas oportunidades de melhorias de impacto na gestão, tais como: readequação de layout, nova modelagem do processo e melhor controle do fluxo. Com isso, evidencia que as ferramentas de gestão, com base no BPM e STP, viabilizam ações estruturais e de controle mais eficientes das tarefas, minimizando desperdícios e reduzindo o lead time do processo e aumentando a sua produtividade.Dissertação Racionalização da atuação extrajudicial das Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, de 1ª entrância, a partir do uso de indicadores(2016-10-18) Rocha Filho, Walter Soares Barbosa; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; ; Rosario, José Orlando Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; Alves, Victor Rafael Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Com a busca cada vez mais frequente pela profissionalização dos serviços públicos, em que fatores técnicos se sobrepunham aos políticos, o uso de meios e metodologias científicas que comprovem fielmente as reais necessidades de atuação do Estado, seja em qual esfera for, mostra-se cada vez mais essencial quando se deseja uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, o presente projeto pretende racionalizar a atuação extrajudicial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte por meio do uso de indicadores estatísticos internos e externos à Instituição, os quais se relacionando em programas de Business Inteligence - BI comporão mapas estatísticos na forma de gráficos e tabelas que irão nortear a atuação do Promotor de Justiça de 1ª entrância destacando as matérias de maior relevo da comarca.