FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC A reconstrução da memória histórica afrodescendente em São Domingos: uma leitura de "O Reino deste Mundo" (1949)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Ferreira, Francisca Janikely de Lima; Coelho, Rogério Mendes; https://orcid.org/0000-0001-5296-7588; http://lattes.cnpq.br/8043894118984595; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O trabalho realizado aborda o tema “A reconstrução da memória histórica afrodescendente em São Domingos: uma leitura de O Reino deste Mundo” (1949) de autoria do ensaísta cubano Alejo Carpentier. O presente trabalho tem por objetivo analisar a partir dos princípios teóricos do afrorealismo (2005) de que maneira os afrodescendentes escravizados reivindicam a memória simbólica africana é reestruturam a memória informada histórica da diáspora africana no contexto narrativo da obra “O Reino deste Mundo” (1949) ambientada na colônia francesa de São Domingos. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, pois investigamos em nosso estudo, particularidades ainda pouco exploradas pela crítica literária, como a corrente afrorrealista, conceito do real maravilhoso e o contexto histórico da revolução haitiana abordados na obra de Carpentier. Os resultados indicam que as particularidades referentes a reinvindicação e reestruturação da memória africana se apresentam no romance por meio da figura histórica do mandinga Mackandal enquanto símbolo de resistência ao mobilizar os afrodescendentes escravizados na busca por liberdade, enquanto principal articulador da identidade africana e saberes culturais que permanecem vivos na américa e imaginário africano. Concluímos que as discussões apresentadas atendem à proposta afrorrealista ao resgatar e valorizar a memória africana que foi historicamente marginalizada e distorcida pelas narrativas tradicionais.TCC Detente sombra de mi bien esquivo: por uma leitura queer de Sor Juana Inés de La Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Rocha, João Pedro Gomes da; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Carvalho, Letícia dos SantosSor Juana Inés de la Cruz é um dos maiores nomes do Século de Ouro espanhol. Nascida na região que hoje é o México, Sor Juana desafiou padrões e quando, desde muito cedo, questionava o lugar reservado às mulheres em sua sociedade, pensando em vestir-se de homem para poder estudar. Também travou debates teológicos com grandes figuras do pensamento católico de sua época, como o Padre Antônio Vieira. Este trabalho visa verificar se tais elementos nos permitem realizar uma leitura queer de sua obra. A partir de uma revisão integrativa de literatura, foi possível identificar textos científicos produzidos acerca de categorias importantes para a realização da análise proposta. A escassez de literatura encontrada levou à decisão de acrescentar às leituras obras de Judith Buttler e de Judithe Bennet. A partir das leituras realizadas, identificaram-se categorias e conceitos a serem aplicadas durante a realização da análise literária: teoria queer, lesbian-like, e lugar de fala. Ademais, foram coletados dados biográficos de Sor Juana, igualmente importantes para contempla como uma figura queer. A leitura queer de obras e figuras históricas, além de enriquecer as possibilidades de análises literárias, é importante elemento de ação política para grupos marginalizados. Buscando respeitar o local de fala e reconhecendo a posição de protagonismo feminino nos estudos sobre as mulheres, a sua adoção aponta para possibilidades de estudos futuros, seja pela ampliação do escopo de textos analisados da própria Sor Juana ou pela busca por outras autoras suas contemporâneas.TCC O ensino de LIBRAS na formação do professor de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, Eliane Santos da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; http://lattes.cnpq.br/5233184716553232; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971Com o Decreto 5.626/2005, tornando obrigatório o ensino da Libras em cursos de licenciatura, percebeu-se que inserir uma segunda língua num curso que já trata de uma L2 como o espanhol traz uma série de desafios. Portanto com o intuito de descobrir como isso se aplica na prática. Este estudo busca responder a seguinte questão de investigação: qual é o lugar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do professor de Língua Espanhola? Para tanto, objetiva-se investigar como a Libras contribui para a formação inicial de professores de Língua Espanhola da FELCS/UFRN. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Christopher Day (1999), Marcelo García (1999) Villegas-Reimers (2003) e Bredeson (2002), no que se refere ao desenvolvimento profissional de professores. No tocante ao ensino de Libras, os estudos de Capovilla (2000), Rocha (2018) e Carvalho (2007) respaldam as discussões realizadas. Referente ao ensino de língua espanhola, buscou-se como arcabouço as investigações realizadas por Guimarães (2011), Brasil (2005) e Brasil (1991). Metodologicamente, a abordagem é quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010) e Michel(2005), foi realizada uma pesquisa de campo com base em Gil (2008), que teve como instrumento a aplicação de questionários digitais (Google Forms) com 17 professores de espanhol em formação inicial, que cursaram a disciplina de Libras na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) entre os anos de 2021 e 2024. Em seguida foi realizada uma entrevista individual com 8 participantes. Os resultados indicaram que os futuros docentes têm consciência da necessidade e da importância da Libras para sua formação e suas práticas pedagógicas. Contudo, devido à carga horária reduzida os estudantes não se sentem preparados para lidar com pessoas surdas em sala de aula. Considerando-se a limitação desta investigação, o estudo sugere a continuidade das discussões que envolvem o componente curricular de Libras nos cursos superiores e que a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas, em geral, possa ser repensada para cumprir com seu papel de preparar os futuros professores em sua formação inicial para uma educação inclusiva, de fato.TCC Escritora, jurista, feminista: Clara Campoamor e o direito de voz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Assunção, Jailma Felix de; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O presente seminário de monografia tem como principal objetivo discutir sobre a realidade da mulher no ambiente social dando ênfase as conquistas feministas no século XX em Espanha. Desta forma, a pesquisa tem como fonte principal a escritora e política Clara Campoamor Rodríguez e sua história acerca do feminismo. Inicialmente, introduziremos um levantamento bibliográfico sobre a trajetória e dificuldades de Campoamor desde o momento em que nasceu até o final de sua vida. Tratando-se de uma mulher corajosa, segura, inteligente, Campoamor passou por diversas dificuldades, porém, foi através delas que ela conseguiu superar os desafios e conquistar seu espaço em um país tradicional e católico como Espanha. No momento seguinte, é feita contextualização sobre como Clara Campoamor conseguiu que os tribunais constituintes da Segunda República aprovassem o sufrágio feminino, contra a opinião do seu próprio partido. Por conseguinte, fala da importância de suas obras escritas, como El derecho de la mujer: El voto femenino y yo:mi pecado mortal, entre outros. Segundo Alves, no contexto espanhol, a mulher nascia com o dom da procriação e deveria encaminhar toda a sua vida para cumprir tal objetivo. Considerada pedra angular do país a mulher era vista como depositária de valores pátrios, de amor à Espanha, ao cristianismo e a maternidade, chegando a ser responsabilizada pelo devir da nação e o futuro das famílias e crianças. Desta forma, Clara Campoamor não seguiu este padrão previsto pela sociedade, defendia, escrevia e falava com total convicção, não desistia dos seus direitos como mulher em busca por igualdade, defendia mulheres divorciadas, voto, igualdade dos filhos e filhas nascidas fora do casamento, desigualdade de gênero e também abolição da prostituição.TCC Herança afrodescendente no Uruguai: uma análise feminina de Pregón de Marimorena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Mara Dayane; Queiroz., Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473Este trabalho analisa a obra Pregón de Marimorena, de Virginia Brindis de Salas, destacando sua relevância para a literatura afro-descendente e para o debate sobre identidade, ancestralidade e perspectiva feminina. O objetivo é examinar criticamente como estes poemas refletem a resistência cultural, a luta contra o racismo e a quebra de estereótipos de gênero no contexto da exclusão social e literária das mulheres negras. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na leitura crítica das obras e na revisão bibliográfica do contexto histórico e cultural uruguaio. Os resultados mostram que a autora utiliza elementos culturais como o tango e a conga para celebrar o poder e a centralidade das mulheres negras e questionar estruturas patriarcais e eurocêntricas. Além disso, seu trabalho transcende o período em que foi publicado, oferecendo reflexões contemporâneas sobre feminismo interseccional e inclusão. Concluindo, Pregón de Marimorena é um marco na literatura afro-uruguaia e um legado que ajuda a resgatar vozes marginalizadas e a promover a valorização da diversidade cultural e social.TCC Migração, identidade e colonialidade em El metro, de Donato Ndongo-Bidyogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) MEDEIROS, Murielly Karla Diniz de.; COELHO, Rogério Mendes; https://orcid.org/0000-0001-5296-7588; http://lattes.cnpq.br/8043894118984595; https://orcid.org/0009-0000-8228-8658; https://lattes.cnpq.br/1571997608864120; OLIVEIRA, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; CARVALHO, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O seguinte estudo tem como base uma pesquisa crítica e literária sobre as obras afro-hispânicas em que há muito tempo são denominadas como as “outras literaturas hispânicas”. Essa pesquisa propõe-se a contribuir para a visibilidade, valorização e reconhecimento de literaturas, que para muitos, são consideradas marginalizadas e que no Brasil, pouco se estuda, pouco se lê e poucos conhecem. É um estudo que se baseia por meio da análise literária do romance El Metro (2007), do autor Donato Ndongo-Bidyogo, além das vivências relatadas por ele sobre o processo de imigração de africanos para países da Europa, especificamente, a Espanha. Objetiva-se trabalhar sobre as discussões identitárias, bem como o processo do colonialismo e do pós-colonial como fonte prioritária na influência dessas outras literaturas hispânicas, assim como aspectos culturais e geopolíticos, tendo como análise as especificidades e as vozes presentes nas literaturas produzidas em língua espanhola pelos países africanos, especialmente na Guiné Equatorial, Saara Ocidental e Marrocos. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, combinando análise literária comparativa e referencial pós-colonial. Por fim, os dados literários e teóricos foram comparados e analisados, permitindo alcançar os objetivos propostos e responder as questões relevantes para a compreensão da sociedade e da literatura afro-hispânica, com resultados satisfatórios na análise das citações.TCC A relevância da educação de jovens e adultos na licenciatura em língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Francisca Eliane Justino; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Santos, Guilherme Mendes Tomaz; https://orcid.org/0000-0001-9086-669X; http://lattes.cnpq.br/1594838390650861É notável a importância de compreender as questões históricas e sociais que afetam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que seja possível proporcionar um ensino digno, voltado para as reais demandas desse público. Público esse que nós como futuros professores de espanhol vamos encontrar devido a realidade dele estar dentro da faixa etária de alunos que encontramos na medida que licenciamos em cursinhos, em universidades e no próprio âmbito escolar público. Levando em consideração esse fator, a oportunidade que o docente tem de encontrar na graduação com esse aluno é dentro das turmas da EJA. A questão da investigação aqui é: Os futuros professores em graduação em língua espanhola da UFRN-FELCS estão preparados para ensinar a partir da estrutura curricular atual a modalidade EJA? O objetivo geral é investigar a percepção do aluno de licenciatura em língua espanhola da UFRN-FELCS sobre o ensino na EJA, buscando conhecer os interesses desses e a formação desses profissionais. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Freire (2022), Rosado (2013), Silva (2023), Grando (2015) e Lima (2011) e entre outros. Para nosso trabalho que é de natureza qualitativa utilizamos como instrumento um questionário. Coletamos e identificamos as percepções dos alunos de licenciatura em língua espanhola que concluíram todos os estágios do curso. Os resultados da investigação sinalizam que mesmo ao terminar o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, os futuros professores ainda não conhecem bem as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, eles têm interesse em trabalhar nessa área. A pesquisa aponta que tanto a EJA quanto o curso de Letras em Língua Espanhola são pouco reconhecidos no ambiente educacional. Mostra ainda que, apesar do interesse dos futuros professores em atuar na EJA, eles se sentem inseguros devido à falta de contato durante a formação.