FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC Detente sombra de mi bien esquivo: por uma leitura queer de Sor Juana Inés de La Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Rocha, João Pedro Gomes da; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Carvalho, Letícia dos SantosSor Juana Inés de la Cruz é um dos maiores nomes do Século de Ouro espanhol. Nascida na região que hoje é o México, Sor Juana desafiou padrões e quando, desde muito cedo, questionava o lugar reservado às mulheres em sua sociedade, pensando em vestir-se de homem para poder estudar. Também travou debates teológicos com grandes figuras do pensamento católico de sua época, como o Padre Antônio Vieira. Este trabalho visa verificar se tais elementos nos permitem realizar uma leitura queer de sua obra. A partir de uma revisão integrativa de literatura, foi possível identificar textos científicos produzidos acerca de categorias importantes para a realização da análise proposta. A escassez de literatura encontrada levou à decisão de acrescentar às leituras obras de Judith Buttler e de Judithe Bennet. A partir das leituras realizadas, identificaram-se categorias e conceitos a serem aplicadas durante a realização da análise literária: teoria queer, lesbian-like, e lugar de fala. Ademais, foram coletados dados biográficos de Sor Juana, igualmente importantes para contempla como uma figura queer. A leitura queer de obras e figuras históricas, além de enriquecer as possibilidades de análises literárias, é importante elemento de ação política para grupos marginalizados. Buscando respeitar o local de fala e reconhecendo a posição de protagonismo feminino nos estudos sobre as mulheres, a sua adoção aponta para possibilidades de estudos futuros, seja pela ampliação do escopo de textos analisados da própria Sor Juana ou pela busca por outras autoras suas contemporâneas.TCC Escritora, jurista, feminista: Clara Campoamor e o direito de voz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Assunção, Jailma Felix de; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O presente seminário de monografia tem como principal objetivo discutir sobre a realidade da mulher no ambiente social dando ênfase as conquistas feministas no século XX em Espanha. Desta forma, a pesquisa tem como fonte principal a escritora e política Clara Campoamor Rodríguez e sua história acerca do feminismo. Inicialmente, introduziremos um levantamento bibliográfico sobre a trajetória e dificuldades de Campoamor desde o momento em que nasceu até o final de sua vida. Tratando-se de uma mulher corajosa, segura, inteligente, Campoamor passou por diversas dificuldades, porém, foi através delas que ela conseguiu superar os desafios e conquistar seu espaço em um país tradicional e católico como Espanha. No momento seguinte, é feita contextualização sobre como Clara Campoamor conseguiu que os tribunais constituintes da Segunda República aprovassem o sufrágio feminino, contra a opinião do seu próprio partido. Por conseguinte, fala da importância de suas obras escritas, como El derecho de la mujer: El voto femenino y yo:mi pecado mortal, entre outros. Segundo Alves, no contexto espanhol, a mulher nascia com o dom da procriação e deveria encaminhar toda a sua vida para cumprir tal objetivo. Considerada pedra angular do país a mulher era vista como depositária de valores pátrios, de amor à Espanha, ao cristianismo e a maternidade, chegando a ser responsabilizada pelo devir da nação e o futuro das famílias e crianças. Desta forma, Clara Campoamor não seguiu este padrão previsto pela sociedade, defendia, escrevia e falava com total convicção, não desistia dos seus direitos como mulher em busca por igualdade, defendia mulheres divorciadas, voto, igualdade dos filhos e filhas nascidas fora do casamento, desigualdade de gênero e também abolição da prostituição.TCC O ensino de espanhol baseado em jogos: o que dizem algumas pesquisas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Maria Lisiê de Oliveira; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/6843789821626802; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077O ensino da Língua Espanhola tem experimentado uma transformação significativa com a introdução de jogos didáticos como ferramentas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições de estudos brasileiros e estrangeiros sobre jogos no ensino de Língua Espanhola. E objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos brasileiros e estrangeiros que tratam do uso de jogos no ensino de Língua Espanhola; Sintetizar as principais descobertas e contribuições do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola apontadas nos estudos investigados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica de 9 (nove) artigos brasileiros e estrangeiros. Os resultados indicam que os jogos diversificam a abordagem pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além de desenvolver habilidades linguísticas e interpessoais, destacam a importância do contexto cultural. Influenciados por teorias educacionais renomadas, como as de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Winnicot, Dörnyei, Brown, os jogos são percebidos como eficazes para motivar alunos e enriquecer o ensino de Espanhol, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa e interpessoal, promovendo a interculturalidade. O estudo oferece abordagens pedagógicas valiosas adaptáveis ao ensino de Língua Espanhola, sendo relevante para acadêmicos, professores e interessados em aprimorar métodos de ensino com jogos como ferramenta inovadora. A monografia destaca a relevância e potencial dos jogos no ensino de Espanhol, promovendo uma abordagem holística, intercultural e motivadora para línguas estrangeiras.TCC Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.TCC Dicionários monolíngues de língua espanhola para estudantes brasileiros: análise dos falsos cognatos apresentados no dicionário Señas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Silva, Juliani Sandrini; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; http://lattes.cnpq.br/8967990308846986; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888O presente estudo explana a respeito do uso do dicionário. Sabemos que o uso do dicionário se torna um suporte facilitador para os estudantes brasileiros da língua espanhola, mas para isso, é necessário que o aluno saiba usar e conhecer esta ferramenta adequadamente, pois, apesar da variedade que existe entre dicionários bilingues e monolíngues, cada um tem seu objetivo para com o leitor. O problema apresentado é uma breve análise da organização do dicionário monolíngue Señas, no intuito de averiguar se é um dicionário que todos os estudantes de Espanhol podem recorrer a ele enquanto material didático, independentemente do nível que se encontram e de suas dúvidas. O objetivo do presente trabalho é propor uma breve análise acerca do uso desse dicionário monolíngue que é destinada para estudantes brasileiros, e os falsos cognatos, como um dos conteúdos que mais gera dúvidas e inseguranças aos aprendizes da língua, sendo assim, escolhemos sete desses falsos cognatos que são mostrados nesta obra para uma análise. A metodologia é sobretudo bibliográfica e documental, pois levanta informações sobre o uso de dicionários a partir de diferentes materiais bibliográficos já publicados e parte para a análise de uma obra que até o momento teve pouco estudo desse tipo, principalmente no que se refere aos falsos cognatos. Os resultados encontrados na nossa pesquisa revelam que informações de algumas palavras através de falsos cognatos contidas no dicionário Señas apresentam maior clareza, mas que em outras deixam a desejar certas informações relevantes nas definições. Contudo, mesmo não sendo uma obra isenta de problemas, concluímos que o dicionário Señas é uma boa escolha para uso enquanto ferramenta didática para o estudante brasileiro.TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.TCC Os pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de galegos e valencianos em córpus oral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Silva, Kleane Lidja Lopes; Silva, André Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Assis, Karla Simone Costa; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350Este trabalho monográfico tem por objetivo descrever e analisar o emprego dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de homens e mulheres valencianos e galegos, cujas línguas maternas são, respectivamente, o catalão e o galego. Nesse sentido, recorreu-se aos estudos teóricos da Sociolinguística e da Sociolinguística Variacionista e aos estudos gramaticais relativos à língua espanhola no tocante aos usos e funções dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na variedade peninsular da língua espanhola. Para isso, foram selecionadas 12 entrevistas do córpus linguístico PRESEEA – Proyecto para el Estudio Sociolingüístico del Español de España y de América, cuja frequência dos dados e a inter-relação entre as categorias de análise foram quantificados a partir do programa estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Após a análise dos dados, constatou-se que a língua materna dos entrevistados, no caso, as línguas galega e catalã, condicionam o uso dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de nativos galegos e valencianos quando fazem uso da língua espanhola. Constatou-se também que as variáveis gênero e grau de escolaridade também influenciam na expressão da preteridade em espanhol por parte de homens e mulheres galegos e valencianos.TCC O ensino-aprendizagem de língua espanhola no ensino remoto emergencial segundo algumas pesquisas educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Ribeiro, Crislayne Kelly da Silva; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/3879419202272918; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Macêdo, Michela Caroline; https://orcid.org/0000-0002-0671-1191; http://lattes.cnpq.br/9914529363403176O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade conhecer como o ensino-aprendizagem de Língua Espanhola ocorreu durante o ensino emergencial em decorrência da pandemia da COVID-19 através da literatura científica, Especificamente, buscou-se: a) sistematizar as principais mudanças e adaptações realizadas pelos professores de L.E. em relação ao ensino-aprendizagem de Língua Espanhola durante o ensino remoto emergencial presentes na literatura existente. b) identificar tendências e padrões nos saberes docentes emergentes, que foram desenvolvidos, durante o ensino remoto. c) descrever as estratégias pedagógicas e as adaptações curriculares relacionadas à Língua Espanhola durante a pandemia. E, d) compreender o processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do Ensino Remoto. O período de pandemia marcou a história da educação e consequentemente a prática docente. Os professores precisaram construir e reconstruir seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos e consequentemente sua prática de ensino. Nesse sentido, buscamos abordar os saberes docentes para entendermos melhor a necessidade e o processo de adaptação que os professores de Língua Espanhola precisaram passar durante o período pandêmico. Como embasamento teórico para abordar os saberes docentes utilizamos os trabalhos de Tardif (2011), Grützmann (2019); Nunes (2001) e Ferreira (2020). Para compreendermos melhor os saberes docentes na pandemia utilizamos os trabalhos de Ordine e Silva (2021); Cruz, Coelho e Ferreira (2021); e Ramirez et al. (2021). Como procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e para análise e discussão dos resultados utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial. Foram selecionados cinco trabalhos recolhidos em diferentes plataformas de divulgação científica. Para a análise das informações foi necessário desenvolvermos quatro categorias de análise, sendo elas: a) Desafios e adaptações dos professores de Língua Espanhola durante o ensino remoto b) materiais desenvolvidos para as aulas remotas e as tecnologias digitais utilizadas c) Metodologias e estratégias desenvolvidas pelos professores durante as aulas remotas e d) Processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do ensino remoto. A partir desse estudo foi possível identificar que os maiores desafios e adaptações dos professores de L. E. foram: a adaptação as tecnologias digitais e adaptação das atividades. No tocante às metodologias, a análise apontou que grande parte dos professores utilizaram a metodologia tradicional, exposição dos conteúdos e atividade de fixação. Relativamente às adaptações dos materiais das aulas e a disponibilização dos mesmos, podemos concluir que a maioria dos docentes criaram/utilizaram videoaulas e disponibilizaram através do WhatsApp. Por fim, em relação a avaliação, foi possível constatar nos estudos analisados que esse assunto não foi bem abordado e quando apresentavam a temática, apresentava de maneira superficial. Os resultados desse estudo corroboram para uma possível reflexão sobre a formação inicial docente nos cursos de formação de Letras Língua Espanhola, assim como a necessidade de refletir sobre a precisão de formação continuada para os professores de Língua Espanhola.TCC A modalidade deôntica em entrevista jornalistica do periódico espanhol El País(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Germano, Raniele da Silva; Oliveira, André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Este trabalho monográfico tem por objetivo de descrever e analisar os aspectos discursivos e argumentativos da modalidade deôntica em entrevista jornalística, com o objetivo de analisar o envolvimento na instauração dos conteúdos modais deônticos. Nesse sentido, recorreu-se aos estudos teóricos do funcionalismo linguístico, pois um dos seus principais postulados do funcionalismo linguístico é, o de conceber a língua como instrumento de interação social. Para essa pesquisa foram coletadas 20 entrevistas do jornal El País. Para a análise quantitativa, empregou-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para a rodagem dos dados e a obtenção das ocorrências das categorias de análise dos seguintes parâmetros semânticos: a orientação modal, o valor modal, o tempo verbal e o domínio modal e, a inter-relação entre elas. Após a análise dos dados, constatou-se que, em relação ao tipo de orientação modal, a modalidade deôntica orientada para o Evento foi a mais recorrente, sendo instaurado, majoritariamente, o valor modal de obrigação. No tocante ao tempo verbal, verificou-se que o presente do indicativo é o mais empregado na instauração da deonticidade, em que a modalidade deôntica subjetiva se sobressai sobre a modalidade deôntica objetiva.TCC A construção perifrástica esperar+infinitivo nas Exortações Apostólicas do Papa Francisco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Araújo, Maria Helena Tomaz; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o modalizador esperar como recurso discursivo e estratégia argumentativa em Exortações Apostólicas do Papa Francisco, que se refere a um gênero religioso, em que Santo Padre faz apontamentos sobre a doutrina e os direciona ao clero, aos religiosos e aos fiéis católicos. Nesse sentido, recorre-se aos estudos de Modalização Discursiva, que especificam a categoria modalidade como forma de imprimir as atitudes subjetivas dos sujeitos em relação ao que eles enunciam, contribuindo, assim, para a persuasão e o convencimento em sua construção discursiva e argumentativa. Para isso, foram selecionadas 6 (seis) Exortações Apostólicas proferidas pelo Sumo Pontífice. A análise das ocorrências, apoiada na teoria da Modalização Discursiva, revela que o modalizador esperar, ao instaurar conteúdos modais, apresenta uma orientação modal qualificada, majoritariamente, para o Evento, sendo o domínio semântico mais instaurado o de modalidade volitiva, seguido pelo subtipo modal de modalidade epistêmica. No que tange à frequência dos valores modais no engendramento do verbo modal esperar, o valor modal volitivo de optação foi o mais instaurado. Em relação ao domínio modal, as modalizações objetivas foram de maior ocorrência.TCC Análise de desvios fonético-fonológicos em professores de espanhol em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Josué Ferreira da; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; https://lattes.cnpq.br/1798779813314974; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431Este trabalho tem como objetivo discutir os desvios fonético-fonológicos de professores de espanhol em formação com foco naqueles advindos pela articulação dos fonemas /r/ vibrante simples, /r/ vibrante múltipla e dos fonemas vocálicos /e/ e [o], utilizando uma abordagem de pesquisa-ação. A semelhança entre o português e o espanhol facilita o aprendizado, mas também gera interferências, resultando em problemas de pronúncia, como o "portunhol". A pesquisa discute as dificuldades na articulação de fonemas, entonação e prosódia, identificando os principais desafios enfrentados pelos professores em formação. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos sobretudo em Selinker (1972), Masip (1998), Quilis (2002), Oliveira e Paiva (2014) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma proposta de sequência didática para o trabalho com os referidos fonemas de modo a minimizar os problemas que os professores de espanhol como língua estrangeira apresentam em sua formação. Por fim, objetivamos compartilhar estratégias metodológicas para corrigir esses desvios e promover uma prática docente mais eficiente, no sentido de oferecer insights para melhorar o ensino de línguas estrangeiras e contribuir para a formação de professores, focando na fluência e inteligibilidade dos aprendizes.TCC O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS: DESENHO ANIMADO POCOYÓ COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO INFANTIL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Oliveira, Rijelly Geyse de; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Oliveira, Amarino Queiroz de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Varela, Anna Néri Dantas Camacho de; http://lattes.cnpq.br/5593045778473809O trabalho "O Ensino de Língua Espanhola Através de Recursos Visuais: Desenho Animado Pocoyo Como Ferramenta Lúdica no Ensino Infantil" investiga a utilização do desenho animado "Pocoyo" como ferramenta no ensino de espanhol para crianças, ressaltando a importância de estratégias lúdicas no processo de aprendizagem. No Brasil, apesar do ensino de espanhol na educação infantil ainda ser pouco disseminado, a inclusão de materiais atrativos como "Pocoyo" oferece novas possibilidades. Nossa pesquisa tem como embasamento o trabalho de Mayer (2009) que observa a utilização de imagens e recursos visuais ajuda a consolidar informações, simplificando o aprendizado de conceitos difíceis e evitando sobrecarga cognitiva. Esses estudos comprovam que recursos visuais são essenciais para melhorar a eficácia do ensino de línguas, estimulando uma aprendizagem mais dinâmica e acessível. A metodologia consistiu na análise descritiva de episódios selecionados de "Pocoyo", observando o vocabulário apresentado e as mensagens educativas, além de propor de maneira breve estratégias pedagógicas, como pausas interativas e atividades complementares, para reforçar o aprendizado. Os resultados indicam que os episódios são eficazes para ensinar vocabulário básico, como cores, números e ações, além de valores sociais, como amizade, respeito e trabalho em equipe. Assim, a pesquisa conclui que "Pocoyo" pode tornar o aprendizado de espanhol mais dinâmico e envolvente, fortalecendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.TCC Espanhol para fins específicos: relato de experiência em um projeto de extensão com foco no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Dantas, Letícia Rafaela; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431O ensino de espanhol voltado ao turismo se apresenta como uma área estratégica, especialmente em locais onde o setor desempenha um papel importante na economia. Este artigo descreve a experiência de um projeto de extensão intitulado "Educação profissional em Língua Espanhola para os operadores do Turismo no Geoparque Seridó", realizado na cidade de Lagoa Nova, RN, durante o ano de 2024. O objetivo principal deste relato de experiência é descrever o desenvolvimento de atividades no projeto de ensino de espanhol turístico, fazendo a análise das práticas adotadas em sala de aula estavam coerentes as abordagens comunicativas no ensino de línguas. Visa também discutir as dificuldades encontradas durante o percurso, como a falta de materiais didáticos específicos e a ausência de pesquisas acadêmicas que estejam voltadas para essa área de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi exploratória assim como descritiva, que define essa abordagem como um análise de exemplos práticos. O estudo focou em atividades práticas realizadas em sala, de vocabulário, gramática e exercícios de pronúncia, comparando as teorias sobre o ensino de línguas de especialidade. GOMES, 2015 destaca que o turismo é uma atividade baseada na comunicação e interação intercultural, demandando dos profissionais conhecimentos amplos e diversificados em áreas como Geografia, História, Economia e Línguas Estrangeiras. O referido projeto demonstrou a necessidade e importância da capacitação de línguas para o setor do turismo, em especial regiões com grande potencial que envolvem o geoparque. As atividades baseadas na abordagem comunicativa se mostram eficazes para a formação dos profissionais sendo preparados para o turismo. No entanto, a necessidade de materiais didáticos especializados indicou a ausência de mais pesquisas e desenvolvimento de recursos pedagógicos que estejam focados no espanhol turístico. Diante disso o projeto reforçou a relevância de ajustar o ensino de acordo com as demandas surgidas durante o processo dos aprendizes. O projeto por sua vez serve como ponto de partida para futuras iniciativas que liguem o ensino e aprendizagem, contribuindo para uma melhor qualificação dos trabalhadores do turismo.TCC A relevância da educação de jovens e adultos na licenciatura em língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Francisca Eliane Justino; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Santos, Guilherme Mendes Tomaz; https://orcid.org/0000-0001-9086-669X; http://lattes.cnpq.br/1594838390650861É notável a importância de compreender as questões históricas e sociais que afetam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que seja possível proporcionar um ensino digno, voltado para as reais demandas desse público. Público esse que nós como futuros professores de espanhol vamos encontrar devido a realidade dele estar dentro da faixa etária de alunos que encontramos na medida que licenciamos em cursinhos, em universidades e no próprio âmbito escolar público. Levando em consideração esse fator, a oportunidade que o docente tem de encontrar na graduação com esse aluno é dentro das turmas da EJA. A questão da investigação aqui é: Os futuros professores em graduação em língua espanhola da UFRN-FELCS estão preparados para ensinar a partir da estrutura curricular atual a modalidade EJA? O objetivo geral é investigar a percepção do aluno de licenciatura em língua espanhola da UFRN-FELCS sobre o ensino na EJA, buscando conhecer os interesses desses e a formação desses profissionais. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Freire (2022), Rosado (2013), Silva (2023), Grando (2015) e Lima (2011) e entre outros. Para nosso trabalho que é de natureza qualitativa utilizamos como instrumento um questionário. Coletamos e identificamos as percepções dos alunos de licenciatura em língua espanhola que concluíram todos os estágios do curso. Os resultados da investigação sinalizam que mesmo ao terminar o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, os futuros professores ainda não conhecem bem as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, eles têm interesse em trabalhar nessa área. A pesquisa aponta que tanto a EJA quanto o curso de Letras em Língua Espanhola são pouco reconhecidos no ambiente educacional. Mostra ainda que, apesar do interesse dos futuros professores em atuar na EJA, eles se sentem inseguros devido à falta de contato durante a formação.TCC O ensino de LIBRAS na formação do professor de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, Eliane Santos da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; http://lattes.cnpq.br/5233184716553232; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971Com o Decreto 5.626/2005, tornando obrigatório o ensino da Libras em cursos de licenciatura, percebeu-se que inserir uma segunda língua num curso que já trata de uma L2 como o espanhol traz uma série de desafios. Portanto com o intuito de descobrir como isso se aplica na prática. Este estudo busca responder a seguinte questão de investigação: qual é o lugar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do professor de Língua Espanhola? Para tanto, objetiva-se investigar como a Libras contribui para a formação inicial de professores de Língua Espanhola da FELCS/UFRN. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Christopher Day (1999), Marcelo García (1999) Villegas-Reimers (2003) e Bredeson (2002), no que se refere ao desenvolvimento profissional de professores. No tocante ao ensino de Libras, os estudos de Capovilla (2000), Rocha (2018) e Carvalho (2007) respaldam as discussões realizadas. Referente ao ensino de língua espanhola, buscou-se como arcabouço as investigações realizadas por Guimarães (2011), Brasil (2005) e Brasil (1991). Metodologicamente, a abordagem é quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010) e Michel(2005), foi realizada uma pesquisa de campo com base em Gil (2008), que teve como instrumento a aplicação de questionários digitais (Google Forms) com 17 professores de espanhol em formação inicial, que cursaram a disciplina de Libras na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) entre os anos de 2021 e 2024. Em seguida foi realizada uma entrevista individual com 8 participantes. Os resultados indicaram que os futuros docentes têm consciência da necessidade e da importância da Libras para sua formação e suas práticas pedagógicas. Contudo, devido à carga horária reduzida os estudantes não se sentem preparados para lidar com pessoas surdas em sala de aula. Considerando-se a limitação desta investigação, o estudo sugere a continuidade das discussões que envolvem o componente curricular de Libras nos cursos superiores e que a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas, em geral, possa ser repensada para cumprir com seu papel de preparar os futuros professores em sua formação inicial para uma educação inclusiva, de fato.TCC Herança afrodescendente no Uruguai: uma análise feminina de Pregón de Marimorena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Mara Dayane; Queiroz., Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473Este trabalho analisa a obra Pregón de Marimorena, de Virginia Brindis de Salas, destacando sua relevância para a literatura afro-descendente e para o debate sobre identidade, ancestralidade e perspectiva feminina. O objetivo é examinar criticamente como estes poemas refletem a resistência cultural, a luta contra o racismo e a quebra de estereótipos de gênero no contexto da exclusão social e literária das mulheres negras. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na leitura crítica das obras e na revisão bibliográfica do contexto histórico e cultural uruguaio. Os resultados mostram que a autora utiliza elementos culturais como o tango e a conga para celebrar o poder e a centralidade das mulheres negras e questionar estruturas patriarcais e eurocêntricas. Além disso, seu trabalho transcende o período em que foi publicado, oferecendo reflexões contemporâneas sobre feminismo interseccional e inclusão. Concluindo, Pregón de Marimorena é um marco na literatura afro-uruguaia e um legado que ajuda a resgatar vozes marginalizadas e a promover a valorização da diversidade cultural e social.TCC Kahoot e educação: inovações tecnológicas no ensino de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Silva, Adrielle Renata Araújo; Márcia Rejane de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Amarino Oliveira de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Rafahel Jean Parintins Lima; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o uso da plataforma Kahoot como ferramenta pedagógica no ensino de língua espanhola, com foco na aprendizagem, fixação de conteúdo e no aumento da participação e interesse dos alunos. Fundamenta-se teoricamente em autores que discutem a gamificação como estratégia de ensino, as metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e a importância da inovação no processo educacional, como Lima (2023), Ramos (2021), Pullen et al (2023) e outros. A pesquisa foi desenvolvida com professores atuantes e alunos que fazem parte de bolsas de iniciação à docência, por meio da aplicação de um questionário online. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, buscou compreender de que forma a gamificação pode contribuir para tornar o processo de ensino mais dinâmico e significativo. Os dados obtidos demonstram que a maioria dos participantes conhece e utiliza o Kahoot como recurso de fixação de conteúdo, se destacando como uma ferramenta eficiente para a fixação de vocabulário e envolvimento dos alunos. Conclui-se que a aplicação do Kahoot e outras metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais, favorece a inovação no ensino de línguas e atende às demandas do ensino atual de língua espanhola.TCC A modalidade deôntica em sentenças judiciais: Inter-relações semântico-pragmáticas da deonticidade na linguagem jurídica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Santos, Eduarda Santana dos; Oliveira, André Silva.; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; https://orcid.org/0009-0008-9767-5245; http://lattes.cnpq.br/6639368931795838; Silva, Francisco Geoci da.; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Lima, Rafahel Jean Parintins.; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350O presente trabalho objetiva descrever e analisar a modalidade deôntica em sentenças judiciais em língua espanhola. Para isso, recorre-se à Gramática Discursivo-Funcional (GDF) de Hengeveld e Mackenzie (2008). Nesse sentido, foram selecionadas 20 sentenças judiciais extraídas da página oficial da Consejería de Justicia de España. Após a coleta de todos os casos de modalidade deôntica, verificou-se que tanto a inclusão como a não-inclusão do falante na incidência do valor modal condicionam a instauração do valor modal de obrigação em 59,6% dos casos. Constatou-se também que o domínio modal objetivo das modalizações deônticas é condicionado pela não-inclusão do falante na incidência do valor modal em 75,9% dos casos. No tocante às funções pragmáticas de Tópico e Foco, examinou-se que tanto a função topicalizadora quanto a focalizadora optam pelo valor modal de obrigação, em que a orientação modal para o Evento é majoritária (68,8%), tanto para as modalizações deônticas em função topical quanto focal. No que diz respeito ao domínio modal, averiguou-se que a objetivação dos conteúdos modais deônticos opta tanto pelas funções topicalizadora quanto focalizadora da deonticidade com 90,1% dos casos analisados.