FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC Análise de desvios fonético-fonológicos em professores de espanhol em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Josué Ferreira da; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; https://lattes.cnpq.br/1798779813314974; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431Este trabalho tem como objetivo discutir os desvios fonético-fonológicos de professores de espanhol em formação com foco naqueles advindos pela articulação dos fonemas /r/ vibrante simples, /r/ vibrante múltipla e dos fonemas vocálicos /e/ e [o], utilizando uma abordagem de pesquisa-ação. A semelhança entre o português e o espanhol facilita o aprendizado, mas também gera interferências, resultando em problemas de pronúncia, como o "portunhol". A pesquisa discute as dificuldades na articulação de fonemas, entonação e prosódia, identificando os principais desafios enfrentados pelos professores em formação. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos sobretudo em Selinker (1972), Masip (1998), Quilis (2002), Oliveira e Paiva (2014) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma proposta de sequência didática para o trabalho com os referidos fonemas de modo a minimizar os problemas que os professores de espanhol como língua estrangeira apresentam em sua formação. Por fim, objetivamos compartilhar estratégias metodológicas para corrigir esses desvios e promover uma prática docente mais eficiente, no sentido de oferecer insights para melhorar o ensino de línguas estrangeiras e contribuir para a formação de professores, focando na fluência e inteligibilidade dos aprendizes.