FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53212
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Autor "http://lattes.cnpq.br/0523380095030103"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.