FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53212
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Autor "http://lattes.cnpq.br/1018872195717485"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.TCC O ensino de espanhol baseado em jogos: o que dizem algumas pesquisas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Maria Lisiê de Oliveira; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/6843789821626802; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077O ensino da Língua Espanhola tem experimentado uma transformação significativa com a introdução de jogos didáticos como ferramentas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições de estudos brasileiros e estrangeiros sobre jogos no ensino de Língua Espanhola. E objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos brasileiros e estrangeiros que tratam do uso de jogos no ensino de Língua Espanhola; Sintetizar as principais descobertas e contribuições do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola apontadas nos estudos investigados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica de 9 (nove) artigos brasileiros e estrangeiros. Os resultados indicam que os jogos diversificam a abordagem pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além de desenvolver habilidades linguísticas e interpessoais, destacam a importância do contexto cultural. Influenciados por teorias educacionais renomadas, como as de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Winnicot, Dörnyei, Brown, os jogos são percebidos como eficazes para motivar alunos e enriquecer o ensino de Espanhol, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa e interpessoal, promovendo a interculturalidade. O estudo oferece abordagens pedagógicas valiosas adaptáveis ao ensino de Língua Espanhola, sendo relevante para acadêmicos, professores e interessados em aprimorar métodos de ensino com jogos como ferramenta inovadora. A monografia destaca a relevância e potencial dos jogos no ensino de Espanhol, promovendo uma abordagem holística, intercultural e motivadora para línguas estrangeiras.TCC O ensino-aprendizagem de língua espanhola no ensino remoto emergencial segundo algumas pesquisas educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Ribeiro, Crislayne Kelly da Silva; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/3879419202272918; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Macêdo, Michela Caroline; https://orcid.org/0000-0002-0671-1191; http://lattes.cnpq.br/9914529363403176O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade conhecer como o ensino-aprendizagem de Língua Espanhola ocorreu durante o ensino emergencial em decorrência da pandemia da COVID-19 através da literatura científica, Especificamente, buscou-se: a) sistematizar as principais mudanças e adaptações realizadas pelos professores de L.E. em relação ao ensino-aprendizagem de Língua Espanhola durante o ensino remoto emergencial presentes na literatura existente. b) identificar tendências e padrões nos saberes docentes emergentes, que foram desenvolvidos, durante o ensino remoto. c) descrever as estratégias pedagógicas e as adaptações curriculares relacionadas à Língua Espanhola durante a pandemia. E, d) compreender o processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do Ensino Remoto. O período de pandemia marcou a história da educação e consequentemente a prática docente. Os professores precisaram construir e reconstruir seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos e consequentemente sua prática de ensino. Nesse sentido, buscamos abordar os saberes docentes para entendermos melhor a necessidade e o processo de adaptação que os professores de Língua Espanhola precisaram passar durante o período pandêmico. Como embasamento teórico para abordar os saberes docentes utilizamos os trabalhos de Tardif (2011), Grützmann (2019); Nunes (2001) e Ferreira (2020). Para compreendermos melhor os saberes docentes na pandemia utilizamos os trabalhos de Ordine e Silva (2021); Cruz, Coelho e Ferreira (2021); e Ramirez et al. (2021). Como procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e para análise e discussão dos resultados utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial. Foram selecionados cinco trabalhos recolhidos em diferentes plataformas de divulgação científica. Para a análise das informações foi necessário desenvolvermos quatro categorias de análise, sendo elas: a) Desafios e adaptações dos professores de Língua Espanhola durante o ensino remoto b) materiais desenvolvidos para as aulas remotas e as tecnologias digitais utilizadas c) Metodologias e estratégias desenvolvidas pelos professores durante as aulas remotas e d) Processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do ensino remoto. A partir desse estudo foi possível identificar que os maiores desafios e adaptações dos professores de L. E. foram: a adaptação as tecnologias digitais e adaptação das atividades. No tocante às metodologias, a análise apontou que grande parte dos professores utilizaram a metodologia tradicional, exposição dos conteúdos e atividade de fixação. Relativamente às adaptações dos materiais das aulas e a disponibilização dos mesmos, podemos concluir que a maioria dos docentes criaram/utilizaram videoaulas e disponibilizaram através do WhatsApp. Por fim, em relação a avaliação, foi possível constatar nos estudos analisados que esse assunto não foi bem abordado e quando apresentavam a temática, apresentava de maneira superficial. Os resultados desse estudo corroboram para uma possível reflexão sobre a formação inicial docente nos cursos de formação de Letras Língua Espanhola, assim como a necessidade de refletir sobre a precisão de formação continuada para os professores de Língua Espanhola.