FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53212
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Autor "http://lattes.cnpq.br/1594838390650861"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A relevância da educação de jovens e adultos na licenciatura em língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Francisca Eliane Justino; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Santos, Guilherme Mendes Tomaz; https://orcid.org/0000-0001-9086-669X; http://lattes.cnpq.br/1594838390650861É notável a importância de compreender as questões históricas e sociais que afetam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que seja possível proporcionar um ensino digno, voltado para as reais demandas desse público. Público esse que nós como futuros professores de espanhol vamos encontrar devido a realidade dele estar dentro da faixa etária de alunos que encontramos na medida que licenciamos em cursinhos, em universidades e no próprio âmbito escolar público. Levando em consideração esse fator, a oportunidade que o docente tem de encontrar na graduação com esse aluno é dentro das turmas da EJA. A questão da investigação aqui é: Os futuros professores em graduação em língua espanhola da UFRN-FELCS estão preparados para ensinar a partir da estrutura curricular atual a modalidade EJA? O objetivo geral é investigar a percepção do aluno de licenciatura em língua espanhola da UFRN-FELCS sobre o ensino na EJA, buscando conhecer os interesses desses e a formação desses profissionais. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Freire (2022), Rosado (2013), Silva (2023), Grando (2015) e Lima (2011) e entre outros. Para nosso trabalho que é de natureza qualitativa utilizamos como instrumento um questionário. Coletamos e identificamos as percepções dos alunos de licenciatura em língua espanhola que concluíram todos os estágios do curso. Os resultados da investigação sinalizam que mesmo ao terminar o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, os futuros professores ainda não conhecem bem as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, eles têm interesse em trabalhar nessa área. A pesquisa aponta que tanto a EJA quanto o curso de Letras em Língua Espanhola são pouco reconhecidos no ambiente educacional. Mostra ainda que, apesar do interesse dos futuros professores em atuar na EJA, eles se sentem inseguros devido à falta de contato durante a formação.