FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.TCC Espanhol para fins específicos: relato de experiência em um projeto de extensão com foco no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Dantas, Letícia Rafaela; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431O ensino de espanhol voltado ao turismo se apresenta como uma área estratégica, especialmente em locais onde o setor desempenha um papel importante na economia. Este artigo descreve a experiência de um projeto de extensão intitulado "Educação profissional em Língua Espanhola para os operadores do Turismo no Geoparque Seridó", realizado na cidade de Lagoa Nova, RN, durante o ano de 2024. O objetivo principal deste relato de experiência é descrever o desenvolvimento de atividades no projeto de ensino de espanhol turístico, fazendo a análise das práticas adotadas em sala de aula estavam coerentes as abordagens comunicativas no ensino de línguas. Visa também discutir as dificuldades encontradas durante o percurso, como a falta de materiais didáticos específicos e a ausência de pesquisas acadêmicas que estejam voltadas para essa área de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi exploratória assim como descritiva, que define essa abordagem como um análise de exemplos práticos. O estudo focou em atividades práticas realizadas em sala, de vocabulário, gramática e exercícios de pronúncia, comparando as teorias sobre o ensino de línguas de especialidade. GOMES, 2015 destaca que o turismo é uma atividade baseada na comunicação e interação intercultural, demandando dos profissionais conhecimentos amplos e diversificados em áreas como Geografia, História, Economia e Línguas Estrangeiras. O referido projeto demonstrou a necessidade e importância da capacitação de línguas para o setor do turismo, em especial regiões com grande potencial que envolvem o geoparque. As atividades baseadas na abordagem comunicativa se mostram eficazes para a formação dos profissionais sendo preparados para o turismo. No entanto, a necessidade de materiais didáticos especializados indicou a ausência de mais pesquisas e desenvolvimento de recursos pedagógicos que estejam focados no espanhol turístico. Diante disso o projeto reforçou a relevância de ajustar o ensino de acordo com as demandas surgidas durante o processo dos aprendizes. O projeto por sua vez serve como ponto de partida para futuras iniciativas que liguem o ensino e aprendizagem, contribuindo para uma melhor qualificação dos trabalhadores do turismo.