FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.TCC Detente sombra de mi bien esquivo: por uma leitura queer de Sor Juana Inés de La Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Rocha, João Pedro Gomes da; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Carvalho, Letícia dos SantosSor Juana Inés de la Cruz é um dos maiores nomes do Século de Ouro espanhol. Nascida na região que hoje é o México, Sor Juana desafiou padrões e quando, desde muito cedo, questionava o lugar reservado às mulheres em sua sociedade, pensando em vestir-se de homem para poder estudar. Também travou debates teológicos com grandes figuras do pensamento católico de sua época, como o Padre Antônio Vieira. Este trabalho visa verificar se tais elementos nos permitem realizar uma leitura queer de sua obra. A partir de uma revisão integrativa de literatura, foi possível identificar textos científicos produzidos acerca de categorias importantes para a realização da análise proposta. A escassez de literatura encontrada levou à decisão de acrescentar às leituras obras de Judith Buttler e de Judithe Bennet. A partir das leituras realizadas, identificaram-se categorias e conceitos a serem aplicadas durante a realização da análise literária: teoria queer, lesbian-like, e lugar de fala. Ademais, foram coletados dados biográficos de Sor Juana, igualmente importantes para contempla como uma figura queer. A leitura queer de obras e figuras históricas, além de enriquecer as possibilidades de análises literárias, é importante elemento de ação política para grupos marginalizados. Buscando respeitar o local de fala e reconhecendo a posição de protagonismo feminino nos estudos sobre as mulheres, a sua adoção aponta para possibilidades de estudos futuros, seja pela ampliação do escopo de textos analisados da própria Sor Juana ou pela busca por outras autoras suas contemporâneas.TCC Dicionários monolíngues de língua espanhola para estudantes brasileiros: análise dos falsos cognatos apresentados no dicionário Señas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Silva, Juliani Sandrini; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; http://lattes.cnpq.br/8967990308846986; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888O presente estudo explana a respeito do uso do dicionário. Sabemos que o uso do dicionário se torna um suporte facilitador para os estudantes brasileiros da língua espanhola, mas para isso, é necessário que o aluno saiba usar e conhecer esta ferramenta adequadamente, pois, apesar da variedade que existe entre dicionários bilingues e monolíngues, cada um tem seu objetivo para com o leitor. O problema apresentado é uma breve análise da organização do dicionário monolíngue Señas, no intuito de averiguar se é um dicionário que todos os estudantes de Espanhol podem recorrer a ele enquanto material didático, independentemente do nível que se encontram e de suas dúvidas. O objetivo do presente trabalho é propor uma breve análise acerca do uso desse dicionário monolíngue que é destinada para estudantes brasileiros, e os falsos cognatos, como um dos conteúdos que mais gera dúvidas e inseguranças aos aprendizes da língua, sendo assim, escolhemos sete desses falsos cognatos que são mostrados nesta obra para uma análise. A metodologia é sobretudo bibliográfica e documental, pois levanta informações sobre o uso de dicionários a partir de diferentes materiais bibliográficos já publicados e parte para a análise de uma obra que até o momento teve pouco estudo desse tipo, principalmente no que se refere aos falsos cognatos. Os resultados encontrados na nossa pesquisa revelam que informações de algumas palavras através de falsos cognatos contidas no dicionário Señas apresentam maior clareza, mas que em outras deixam a desejar certas informações relevantes nas definições. Contudo, mesmo não sendo uma obra isenta de problemas, concluímos que o dicionário Señas é uma boa escolha para uso enquanto ferramenta didática para o estudante brasileiro.TCC O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS: DESENHO ANIMADO POCOYÓ COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO INFANTIL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Oliveira, Rijelly Geyse de; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Oliveira, Amarino Queiroz de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Varela, Anna Néri Dantas Camacho de; http://lattes.cnpq.br/5593045778473809O trabalho "O Ensino de Língua Espanhola Através de Recursos Visuais: Desenho Animado Pocoyo Como Ferramenta Lúdica no Ensino Infantil" investiga a utilização do desenho animado "Pocoyo" como ferramenta no ensino de espanhol para crianças, ressaltando a importância de estratégias lúdicas no processo de aprendizagem. No Brasil, apesar do ensino de espanhol na educação infantil ainda ser pouco disseminado, a inclusão de materiais atrativos como "Pocoyo" oferece novas possibilidades. Nossa pesquisa tem como embasamento o trabalho de Mayer (2009) que observa a utilização de imagens e recursos visuais ajuda a consolidar informações, simplificando o aprendizado de conceitos difíceis e evitando sobrecarga cognitiva. Esses estudos comprovam que recursos visuais são essenciais para melhorar a eficácia do ensino de línguas, estimulando uma aprendizagem mais dinâmica e acessível. A metodologia consistiu na análise descritiva de episódios selecionados de "Pocoyo", observando o vocabulário apresentado e as mensagens educativas, além de propor de maneira breve estratégias pedagógicas, como pausas interativas e atividades complementares, para reforçar o aprendizado. Os resultados indicam que os episódios são eficazes para ensinar vocabulário básico, como cores, números e ações, além de valores sociais, como amizade, respeito e trabalho em equipe. Assim, a pesquisa conclui que "Pocoyo" pode tornar o aprendizado de espanhol mais dinâmico e envolvente, fortalecendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.TCC O ensino-aprendizagem de língua espanhola no ensino remoto emergencial segundo algumas pesquisas educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Ribeiro, Crislayne Kelly da Silva; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/3879419202272918; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Macêdo, Michela Caroline; https://orcid.org/0000-0002-0671-1191; http://lattes.cnpq.br/9914529363403176O presente trabalho de conclusão de curso teve por finalidade conhecer como o ensino-aprendizagem de Língua Espanhola ocorreu durante o ensino emergencial em decorrência da pandemia da COVID-19 através da literatura científica, Especificamente, buscou-se: a) sistematizar as principais mudanças e adaptações realizadas pelos professores de L.E. em relação ao ensino-aprendizagem de Língua Espanhola durante o ensino remoto emergencial presentes na literatura existente. b) identificar tendências e padrões nos saberes docentes emergentes, que foram desenvolvidos, durante o ensino remoto. c) descrever as estratégias pedagógicas e as adaptações curriculares relacionadas à Língua Espanhola durante a pandemia. E, d) compreender o processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do Ensino Remoto. O período de pandemia marcou a história da educação e consequentemente a prática docente. Os professores precisaram construir e reconstruir seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos e consequentemente sua prática de ensino. Nesse sentido, buscamos abordar os saberes docentes para entendermos melhor a necessidade e o processo de adaptação que os professores de Língua Espanhola precisaram passar durante o período pandêmico. Como embasamento teórico para abordar os saberes docentes utilizamos os trabalhos de Tardif (2011), Grützmann (2019); Nunes (2001) e Ferreira (2020). Para compreendermos melhor os saberes docentes na pandemia utilizamos os trabalhos de Ordine e Silva (2021); Cruz, Coelho e Ferreira (2021); e Ramirez et al. (2021). Como procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e para análise e discussão dos resultados utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial. Foram selecionados cinco trabalhos recolhidos em diferentes plataformas de divulgação científica. Para a análise das informações foi necessário desenvolvermos quatro categorias de análise, sendo elas: a) Desafios e adaptações dos professores de Língua Espanhola durante o ensino remoto b) materiais desenvolvidos para as aulas remotas e as tecnologias digitais utilizadas c) Metodologias e estratégias desenvolvidas pelos professores durante as aulas remotas e d) Processo de avaliação em Língua Espanhola no contexto do ensino remoto. A partir desse estudo foi possível identificar que os maiores desafios e adaptações dos professores de L. E. foram: a adaptação as tecnologias digitais e adaptação das atividades. No tocante às metodologias, a análise apontou que grande parte dos professores utilizaram a metodologia tradicional, exposição dos conteúdos e atividade de fixação. Relativamente às adaptações dos materiais das aulas e a disponibilização dos mesmos, podemos concluir que a maioria dos docentes criaram/utilizaram videoaulas e disponibilizaram através do WhatsApp. Por fim, em relação a avaliação, foi possível constatar nos estudos analisados que esse assunto não foi bem abordado e quando apresentavam a temática, apresentava de maneira superficial. Os resultados desse estudo corroboram para uma possível reflexão sobre a formação inicial docente nos cursos de formação de Letras Língua Espanhola, assim como a necessidade de refletir sobre a precisão de formação continuada para os professores de Língua Espanhola.TCC Escritora, jurista, feminista: Clara Campoamor e o direito de voz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Assunção, Jailma Felix de; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O presente seminário de monografia tem como principal objetivo discutir sobre a realidade da mulher no ambiente social dando ênfase as conquistas feministas no século XX em Espanha. Desta forma, a pesquisa tem como fonte principal a escritora e política Clara Campoamor Rodríguez e sua história acerca do feminismo. Inicialmente, introduziremos um levantamento bibliográfico sobre a trajetória e dificuldades de Campoamor desde o momento em que nasceu até o final de sua vida. Tratando-se de uma mulher corajosa, segura, inteligente, Campoamor passou por diversas dificuldades, porém, foi através delas que ela conseguiu superar os desafios e conquistar seu espaço em um país tradicional e católico como Espanha. No momento seguinte, é feita contextualização sobre como Clara Campoamor conseguiu que os tribunais constituintes da Segunda República aprovassem o sufrágio feminino, contra a opinião do seu próprio partido. Por conseguinte, fala da importância de suas obras escritas, como El derecho de la mujer: El voto femenino y yo:mi pecado mortal, entre outros. Segundo Alves, no contexto espanhol, a mulher nascia com o dom da procriação e deveria encaminhar toda a sua vida para cumprir tal objetivo. Considerada pedra angular do país a mulher era vista como depositária de valores pátrios, de amor à Espanha, ao cristianismo e a maternidade, chegando a ser responsabilizada pelo devir da nação e o futuro das famílias e crianças. Desta forma, Clara Campoamor não seguiu este padrão previsto pela sociedade, defendia, escrevia e falava com total convicção, não desistia dos seus direitos como mulher em busca por igualdade, defendia mulheres divorciadas, voto, igualdade dos filhos e filhas nascidas fora do casamento, desigualdade de gênero e também abolição da prostituição.TCC Herança afrodescendente no Uruguai: uma análise feminina de Pregón de Marimorena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Mara Dayane; Queiroz., Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473Este trabalho analisa a obra Pregón de Marimorena, de Virginia Brindis de Salas, destacando sua relevância para a literatura afro-descendente e para o debate sobre identidade, ancestralidade e perspectiva feminina. O objetivo é examinar criticamente como estes poemas refletem a resistência cultural, a luta contra o racismo e a quebra de estereótipos de gênero no contexto da exclusão social e literária das mulheres negras. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na leitura crítica das obras e na revisão bibliográfica do contexto histórico e cultural uruguaio. Os resultados mostram que a autora utiliza elementos culturais como o tango e a conga para celebrar o poder e a centralidade das mulheres negras e questionar estruturas patriarcais e eurocêntricas. Além disso, seu trabalho transcende o período em que foi publicado, oferecendo reflexões contemporâneas sobre feminismo interseccional e inclusão. Concluindo, Pregón de Marimorena é um marco na literatura afro-uruguaia e um legado que ajuda a resgatar vozes marginalizadas e a promover a valorização da diversidade cultural e social.TCC Kahoot e educação: inovações tecnológicas no ensino de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Silva, Adrielle Renata Araújo; Márcia Rejane de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Amarino Oliveira de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Rafahel Jean Parintins Lima; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o uso da plataforma Kahoot como ferramenta pedagógica no ensino de língua espanhola, com foco na aprendizagem, fixação de conteúdo e no aumento da participação e interesse dos alunos. Fundamenta-se teoricamente em autores que discutem a gamificação como estratégia de ensino, as metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e a importância da inovação no processo educacional, como Lima (2023), Ramos (2021), Pullen et al (2023) e outros. A pesquisa foi desenvolvida com professores atuantes e alunos que fazem parte de bolsas de iniciação à docência, por meio da aplicação de um questionário online. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, buscou compreender de que forma a gamificação pode contribuir para tornar o processo de ensino mais dinâmico e significativo. Os dados obtidos demonstram que a maioria dos participantes conhece e utiliza o Kahoot como recurso de fixação de conteúdo, se destacando como uma ferramenta eficiente para a fixação de vocabulário e envolvimento dos alunos. Conclui-se que a aplicação do Kahoot e outras metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais, favorece a inovação no ensino de línguas e atende às demandas do ensino atual de língua espanhola.TCC Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.