FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.