FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC O ensino de espanhol baseado em jogos: o que dizem algumas pesquisas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Maria Lisiê de Oliveira; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/6843789821626802; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077O ensino da Língua Espanhola tem experimentado uma transformação significativa com a introdução de jogos didáticos como ferramentas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições de estudos brasileiros e estrangeiros sobre jogos no ensino de Língua Espanhola. E objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos brasileiros e estrangeiros que tratam do uso de jogos no ensino de Língua Espanhola; Sintetizar as principais descobertas e contribuições do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola apontadas nos estudos investigados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica de 9 (nove) artigos brasileiros e estrangeiros. Os resultados indicam que os jogos diversificam a abordagem pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além de desenvolver habilidades linguísticas e interpessoais, destacam a importância do contexto cultural. Influenciados por teorias educacionais renomadas, como as de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Winnicot, Dörnyei, Brown, os jogos são percebidos como eficazes para motivar alunos e enriquecer o ensino de Espanhol, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa e interpessoal, promovendo a interculturalidade. O estudo oferece abordagens pedagógicas valiosas adaptáveis ao ensino de Língua Espanhola, sendo relevante para acadêmicos, professores e interessados em aprimorar métodos de ensino com jogos como ferramenta inovadora. A monografia destaca a relevância e potencial dos jogos no ensino de Espanhol, promovendo uma abordagem holística, intercultural e motivadora para línguas estrangeiras.TCC O ensino de LIBRAS na formação do professor de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, Eliane Santos da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; http://lattes.cnpq.br/5233184716553232; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971Com o Decreto 5.626/2005, tornando obrigatório o ensino da Libras em cursos de licenciatura, percebeu-se que inserir uma segunda língua num curso que já trata de uma L2 como o espanhol traz uma série de desafios. Portanto com o intuito de descobrir como isso se aplica na prática. Este estudo busca responder a seguinte questão de investigação: qual é o lugar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do professor de Língua Espanhola? Para tanto, objetiva-se investigar como a Libras contribui para a formação inicial de professores de Língua Espanhola da FELCS/UFRN. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Christopher Day (1999), Marcelo García (1999) Villegas-Reimers (2003) e Bredeson (2002), no que se refere ao desenvolvimento profissional de professores. No tocante ao ensino de Libras, os estudos de Capovilla (2000), Rocha (2018) e Carvalho (2007) respaldam as discussões realizadas. Referente ao ensino de língua espanhola, buscou-se como arcabouço as investigações realizadas por Guimarães (2011), Brasil (2005) e Brasil (1991). Metodologicamente, a abordagem é quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010) e Michel(2005), foi realizada uma pesquisa de campo com base em Gil (2008), que teve como instrumento a aplicação de questionários digitais (Google Forms) com 17 professores de espanhol em formação inicial, que cursaram a disciplina de Libras na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) entre os anos de 2021 e 2024. Em seguida foi realizada uma entrevista individual com 8 participantes. Os resultados indicaram que os futuros docentes têm consciência da necessidade e da importância da Libras para sua formação e suas práticas pedagógicas. Contudo, devido à carga horária reduzida os estudantes não se sentem preparados para lidar com pessoas surdas em sala de aula. Considerando-se a limitação desta investigação, o estudo sugere a continuidade das discussões que envolvem o componente curricular de Libras nos cursos superiores e que a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas, em geral, possa ser repensada para cumprir com seu papel de preparar os futuros professores em sua formação inicial para uma educação inclusiva, de fato.