FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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TCC A modalidade deôntica em sentenças judiciais: Inter-relações semântico-pragmáticas da deonticidade na linguagem jurídica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Santos, Eduarda Santana dos; Oliveira, André Silva.; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; https://orcid.org/0009-0008-9767-5245; http://lattes.cnpq.br/6639368931795838; Silva, Francisco Geoci da.; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Lima, Rafahel Jean Parintins.; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350O presente trabalho objetiva descrever e analisar a modalidade deôntica em sentenças judiciais em língua espanhola. Para isso, recorre-se à Gramática Discursivo-Funcional (GDF) de Hengeveld e Mackenzie (2008). Nesse sentido, foram selecionadas 20 sentenças judiciais extraídas da página oficial da Consejería de Justicia de España. Após a coleta de todos os casos de modalidade deôntica, verificou-se que tanto a inclusão como a não-inclusão do falante na incidência do valor modal condicionam a instauração do valor modal de obrigação em 59,6% dos casos. Constatou-se também que o domínio modal objetivo das modalizações deônticas é condicionado pela não-inclusão do falante na incidência do valor modal em 75,9% dos casos. No tocante às funções pragmáticas de Tópico e Foco, examinou-se que tanto a função topicalizadora quanto a focalizadora optam pelo valor modal de obrigação, em que a orientação modal para o Evento é majoritária (68,8%), tanto para as modalizações deônticas em função topical quanto focal. No que diz respeito ao domínio modal, averiguou-se que a objetivação dos conteúdos modais deônticos opta tanto pelas funções topicalizadora quanto focalizadora da deonticidade com 90,1% dos casos analisados.TCC A reconstrução da memória histórica afrodescendente em São Domingos: uma leitura de "O Reino deste Mundo" (1949)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Ferreira, Francisca Janikely de Lima; Coelho, Rogério Mendes; https://orcid.org/0000-0001-5296-7588; http://lattes.cnpq.br/8043894118984595; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O trabalho realizado aborda o tema “A reconstrução da memória histórica afrodescendente em São Domingos: uma leitura de O Reino deste Mundo” (1949) de autoria do ensaísta cubano Alejo Carpentier. O presente trabalho tem por objetivo analisar a partir dos princípios teóricos do afrorealismo (2005) de que maneira os afrodescendentes escravizados reivindicam a memória simbólica africana é reestruturam a memória informada histórica da diáspora africana no contexto narrativo da obra “O Reino deste Mundo” (1949) ambientada na colônia francesa de São Domingos. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, pois investigamos em nosso estudo, particularidades ainda pouco exploradas pela crítica literária, como a corrente afrorrealista, conceito do real maravilhoso e o contexto histórico da revolução haitiana abordados na obra de Carpentier. Os resultados indicam que as particularidades referentes a reinvindicação e reestruturação da memória africana se apresentam no romance por meio da figura histórica do mandinga Mackandal enquanto símbolo de resistência ao mobilizar os afrodescendentes escravizados na busca por liberdade, enquanto principal articulador da identidade africana e saberes culturais que permanecem vivos na américa e imaginário africano. Concluímos que as discussões apresentadas atendem à proposta afrorrealista ao resgatar e valorizar a memória africana que foi historicamente marginalizada e distorcida pelas narrativas tradicionais.TCC Análise de desvios fonético-fonológicos em professores de espanhol em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Josué Ferreira da; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; https://lattes.cnpq.br/1798779813314974; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431Este trabalho tem como objetivo discutir os desvios fonético-fonológicos de professores de espanhol em formação com foco naqueles advindos pela articulação dos fonemas /r/ vibrante simples, /r/ vibrante múltipla e dos fonemas vocálicos /e/ e [o], utilizando uma abordagem de pesquisa-ação. A semelhança entre o português e o espanhol facilita o aprendizado, mas também gera interferências, resultando em problemas de pronúncia, como o "portunhol". A pesquisa discute as dificuldades na articulação de fonemas, entonação e prosódia, identificando os principais desafios enfrentados pelos professores em formação. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos sobretudo em Selinker (1972), Masip (1998), Quilis (2002), Oliveira e Paiva (2014) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma proposta de sequência didática para o trabalho com os referidos fonemas de modo a minimizar os problemas que os professores de espanhol como língua estrangeira apresentam em sua formação. Por fim, objetivamos compartilhar estratégias metodológicas para corrigir esses desvios e promover uma prática docente mais eficiente, no sentido de oferecer insights para melhorar o ensino de línguas estrangeiras e contribuir para a formação de professores, focando na fluência e inteligibilidade dos aprendizes.TCC A construção perifrástica esperar+infinitivo nas Exortações Apostólicas do Papa Francisco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Araújo, Maria Helena Tomaz; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o modalizador esperar como recurso discursivo e estratégia argumentativa em Exortações Apostólicas do Papa Francisco, que se refere a um gênero religioso, em que Santo Padre faz apontamentos sobre a doutrina e os direciona ao clero, aos religiosos e aos fiéis católicos. Nesse sentido, recorre-se aos estudos de Modalização Discursiva, que especificam a categoria modalidade como forma de imprimir as atitudes subjetivas dos sujeitos em relação ao que eles enunciam, contribuindo, assim, para a persuasão e o convencimento em sua construção discursiva e argumentativa. Para isso, foram selecionadas 6 (seis) Exortações Apostólicas proferidas pelo Sumo Pontífice. A análise das ocorrências, apoiada na teoria da Modalização Discursiva, revela que o modalizador esperar, ao instaurar conteúdos modais, apresenta uma orientação modal qualificada, majoritariamente, para o Evento, sendo o domínio semântico mais instaurado o de modalidade volitiva, seguido pelo subtipo modal de modalidade epistêmica. No que tange à frequência dos valores modais no engendramento do verbo modal esperar, o valor modal volitivo de optação foi o mais instaurado. Em relação ao domínio modal, as modalizações objetivas foram de maior ocorrência.TCC A modalidade deôntica em entrevista jornalistica do periódico espanhol El País(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Germano, Raniele da Silva; Oliveira, André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Este trabalho monográfico tem por objetivo de descrever e analisar os aspectos discursivos e argumentativos da modalidade deôntica em entrevista jornalística, com o objetivo de analisar o envolvimento na instauração dos conteúdos modais deônticos. Nesse sentido, recorreu-se aos estudos teóricos do funcionalismo linguístico, pois um dos seus principais postulados do funcionalismo linguístico é, o de conceber a língua como instrumento de interação social. Para essa pesquisa foram coletadas 20 entrevistas do jornal El País. Para a análise quantitativa, empregou-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para a rodagem dos dados e a obtenção das ocorrências das categorias de análise dos seguintes parâmetros semânticos: a orientação modal, o valor modal, o tempo verbal e o domínio modal e, a inter-relação entre elas. Após a análise dos dados, constatou-se que, em relação ao tipo de orientação modal, a modalidade deôntica orientada para o Evento foi a mais recorrente, sendo instaurado, majoritariamente, o valor modal de obrigação. No tocante ao tempo verbal, verificou-se que o presente do indicativo é o mais empregado na instauração da deonticidade, em que a modalidade deôntica subjetiva se sobressai sobre a modalidade deôntica objetiva.TCC Os pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de galegos e valencianos em córpus oral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Silva, Kleane Lidja Lopes; Silva, André Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Assis, Karla Simone Costa; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350Este trabalho monográfico tem por objetivo descrever e analisar o emprego dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de homens e mulheres valencianos e galegos, cujas línguas maternas são, respectivamente, o catalão e o galego. Nesse sentido, recorreu-se aos estudos teóricos da Sociolinguística e da Sociolinguística Variacionista e aos estudos gramaticais relativos à língua espanhola no tocante aos usos e funções dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na variedade peninsular da língua espanhola. Para isso, foram selecionadas 12 entrevistas do córpus linguístico PRESEEA – Proyecto para el Estudio Sociolingüístico del Español de España y de América, cuja frequência dos dados e a inter-relação entre as categorias de análise foram quantificados a partir do programa estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Após a análise dos dados, constatou-se que a língua materna dos entrevistados, no caso, as línguas galega e catalã, condicionam o uso dos pretéritos perfecto simple e perfecto compuesto na fala de nativos galegos e valencianos quando fazem uso da língua espanhola. Constatou-se também que as variáveis gênero e grau de escolaridade também influenciam na expressão da preteridade em espanhol por parte de homens e mulheres galegos e valencianos.