FELCS - TCC - Administração
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Navegando FELCS - TCC - Administração por Autor "0009-0009-8464-6952"
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TCC Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Rodrigues, Matheus William da Silva; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0009-0009-8464-6952; https://lattes.cnpq.br/7857003673347860; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.