MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
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Navegando MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde por Autor "Costa, Marcelo Viana da"
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Dissertação A educação interprofissional na qualificação da ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Vieira, Francisco Auber Pergentino; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; http://lattes.cnpq.br/7537592000556215; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino daA Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para aprimoramento das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo objetivou sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com elaboração de uma proposta educacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde no município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano, Cajazeiras. Contribuíram para o estudo, 24 voluntários, entre eles estiveram, gestores, coordenadores da atenção básica e da vigilância em saúde, além dos profissionais de nível superior credenciados nas unidades de saúde. Na primeira etapa houve aplicação de uma entrevista semiestruturada com os 24 participantes e na segunda e última etapa a elaboração de um produto técnico pelos pesquisadores a partir das necessidades de aprendizagem identificadas durante os momentos de diálogo, ou seja, uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da atenção primária que atuam na vigilância em saúde. A proposta está alinhada aos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP e fora desenhada em dez oficinas temáticas de trabalho com detalhamento dos temas/tópicos, competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia ativa, teoria de aprendizagem e avaliação de aprendizagem, e com tempo mínimo de duração estimado em 120 minutos para cumprimento de cada oficina. Os dados coletados no estudo foram provenientes da aplicação da entrevista semiestruturada, envolvendo os 24 profissionais participantes do estudo, que estão vinculados à vigilância em saúde e à atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos e deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.Dissertação PET-Saúde interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para o aprendizado interprofissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Marques, Juliana Ferreira Lima; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Cyrino, Eliana Goldfarb; Noro, Luiz Roberto Augusto; Batista, Sylvia Helena Souza da SilvaIntrodução: Na realidade brasileira, as bases teóricas e metodológicas da Educação Interprofissional (EIP) fornecem elementos para suprir as necessidades do mundo contemporâneo e promover a integralidade do cuidado em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais de saúde para trabalharem em equipe. A interprofissionalidade foi o foco do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSaúde/Interprofissionalidade), visando induzir que os referidos profissionais aprendam a trabalhar conjuntamente, por meio da integração ensino-serviço e do desenvolvimento de competências colaborativas. Considerando este cenário, este trabalho busca demonstrar elementos que permitam a reflexão sobre a interprofissionalidade e as competências colaborativas, através da percepção dos estudantes participantes do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Objetivo: Identificar a disponibilidade dos estudantes que participaram da edição do PET-Saúde Interprofissionalidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais colaborativas. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método quantitativo, que se insere numa perspectiva exploratóriodescritiva com relação aos objetivos, baseada em dados coletados por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados sobre a educação interprofissional em saúde Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Resultados encontrados: A partir da análise de dados, revelou-se impacto positivo da formação interprofissional em saúde no que se refere à colaboração e ao trabalho em equipe induzidos pela participação do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Além disso, detectou-se uma certa fragilidade quanto à clareza de definição dos papéis de cada um, além de uma necessidade de maior delimitação quanto à autonomia profissional e de valorizar a opinião do paciente para sua participação no cuidado. Considerações finais: Diversas competências colaborativas foram desenvolvidas para garantir a integralidade do cuidado, a partir da análise da disponibilidade dos participantes do PETSaúde/Interprofissionalidade para a educação interprofissional e suas práticas interprofissionais. Com base na análise dos pontos fortes e das fragilidades encontradas, percebeu-se que ainda é preciso tornar esse estímulo sustentável, de modo que ele contribua para a efetiva integração de saberes e, principalmente, para a garantir a progressão e a institucionalização da perspectiva da prática interprofissional.