MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46468
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Dissertação Comissão de Integração Ensino-Serviço Regional de Imperatriz: implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Freitas, Wellington Queiroz de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0009-0000-5305-2531; http://lattes.cnpq.br/4462107011131557; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoA Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi instruída como política no ano de 2004, através da portaria de nº 198, e redefinida pela portaria de nº1.996 do ano de 2007. Visa contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e das práticas de saúde, de acordo com os princípios de descentralização do SUS, que definem diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituindo as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da PNEPS. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo contribuir e analisar o processo de implantação da CIES na Região de saúde de Imperatriz, visando o fortalecimento da PNEPS no estado do Maranhão (MA). Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da PNEPS. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os gestores, trabalhadores, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e do controle social no SUS, que participam dos processos de integração Ensino-Serviço na Região de Saúde de Imperatriz/MA. Os dados foram coletados durante as intervenções e realização da Oficina com tema central Educação Permanente em Saúde, no período de abril a outubro de 2023, o que possibilitou identificar o perfil desses participantes e suas percepções sobre a PNEPS, além de contribuir na implantação da CIES Regional de Imperatriz/MA. Como produto foi elaborado uma cartilha para os gestores do sistema Único de Saúde (SUS) sobre Educação Permanente em Saúde e orientações sobre como implantar um CIES Regional. Os resultados apresentam um número considerável de cursos da área da saúde na modalidade de Educação a Distância (EAD) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na região. Também foi observado o desconhecimento da importância da Educação Permanente em Saúde pelos participantes da pesquisa. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar estratégias para o fortalecimento da EPS e para instituição das CIES em todas as Regiões de Saúde do estado do Maranhão.Dissertação Ações educativas do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica: significados e contribuições para os egressos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Carvalho, Iracema Sousa de; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/5547169911399366; Almeida Junior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Rezende, Vanessa MurtaO Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia. As ações de atenção oncológica a serem apoiadas com recursos captados por meio do PRONON compreendem os campos da formação, do treinamento e do aperfeiçoamento de recursos humanos para profissionais que atuam na área da saúde. Objetivo geral: Analisar significados e contribuições das ações educativas promovidas pelo referido programa para os egressos. Método: Trata-se de estudo do tipo misto, com primeira etapa com abordagem quantitativa do tipo descritiva cujo referencial teórico se norteou pelos pressupostos que sustentam a Educação Permanente em Saúde (EPS). Na segunda etapa, foi realizado estudo com abordagem qualitativa. Resultados: Os achados apontaram para as contribuições das ações educativas tanto para os profissionais que participaram como para as instituições executoras do projeto. Considerações Finais: Considera-se que houve evidências importantes na contribuição das ações educativas para promover a transformação das práticas do trabalho em saúde dos egressos. Por outra perspectiva, algumas dificuldades também apareceram como, por exemplo, a falta de continuidade das ações. Os achados indicam que é de suma importância a continuidade de programas como o PRONON e que devem eles ser ampliados, porquanto suas ações não têm previsão de recursos no orçamento geral como gasto direto do Ministério da Saúde. O estudo feito, apesar de limitações decorrentes do fato de se ter somente analisado duas instituições, das Regiões Nordeste e Sudeste do país, permitiu extrair informações em relação aos significados e às contribuições das ações educativas do PRONON para os egressos. Espera-se que o estudo estimule outros pesquisadores a ampliarem os estudos para as regiões não analisadas.Dissertação Gestão da força de trabalho médica hospitalar especializada: uma proposta de criação de parâmetros de monitoramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-14) Bezerra, Elenimar Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/6502729849790495; Lopes Neto, David; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Sobreira, Maura Vanessa SilvaTrata-se de um estudo na área da gestão do trabalho em saúde e caracteriza-se como pesquisa-ação, de natureza interventiva; é voltado a construção de medidas racionalizadoras da utilização da força de trabalho médica hospitalar especializada utilizando como experiência piloto a especialidade da traumato-ortopedia. Tem como objetivo organizar ações de monitoramento desta força de trabalho, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP), relacionando o dimensionamento da força de trabalho à produção de procedimentos e analisando a relação da produção com outros elementos do processo de trabalho. O estudo apresenta uma matriz de monitoramento, visando ampliar a capacidade de análise acerca dessa força de trabalho e suas entregas quanto à produção de procedimentos, realimentando os parâmetros de dimensionamento e propõe, na fase interventiva, dialogar com outras áreas técnicas da SESAP, como: planejamento, atenção à saúde e regulação, provocando mudanças na organização da rede de atenção. Pretende-se também que a organização de informações nessa área venha ampliar o alcance da Sala de Situação da Gestão do Trabalho, subsidiando tomadas de decisão mais assertivas por parte da Gestão da SESAP.Dissertação Educação permanente em saúde no Maranhão: uma análise histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Alves, Emmanuele de Jesus Balata Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/8382899134316067; Carvalho, Maria de Lourdes; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989Introdução: A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida comoaprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidianodas organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e napossibilidade de transformar as práticas profissionais. Objetivo: Analisar a trajetóriada EPS no estado do Maranhão no período de 2012 a 2022, a partir da identificaçãoe mapeamento das formações profissionais técnicas de nível médio e qualificaçõesprofissionais desenvolvidas pela ETSUS/ESP e demonstrar as ações de EPS nocenário maranhense através de um protótipo de aplicativo. Metodologia: Trata-sede um estudo de caráter descritivo, com investigação documental e abordagemquali-quanti. O cenário de estudo para esta pesquisa foi definido considerando ocaráter institucional público e as formações profissionais desenvolvidas naETSUS/MA e da ESP/MA. Análise: Os dados foram analisados a partir dacategorização de: natureza da oferta; instituição formadora/ regional de saúde/município; oferta educacional e o quantitativo de alunos formados/capacitados.Resultados: Foram encontradas 67 ofertas educacionais, sendo 7 ofertas deformações técnicas de nível médio e 60 ofertas de qualificação profissional,alcançando um total de 3.247 alunos formados nas formações técnicas e 45.346alunos capacitados nas qualificações profissionais, com um total de 48.593capacitados no decênio. Conclusão: Observou-se nos documentos fragilidade nasistematização dos dados e a necessidade de mecanismos de monitoramento. Oaplicativo é um instrumento potente e inovador que alcança as dimensõesgerenciais, tecnológicas e de tomada de decisão neste processo. Para conduzir aEPS no estado do Maranhão é necessário compreendê-la e fazê-la protagonistaneste SUS que se aprende, neste SUS que se ensina.Dissertação Práticas de gestão da diversidade, com ênfase na identidade de gênero, em organizações de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Santos, Lauro Gabriel Bezerra; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-6065-6103; http://lattes.cnpq.br/3098210658949033; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz deA diversidade oportuniza criatividade e inovação nas organizações. Todavia, estudos sobre as dinâmicas de gênero nas organizações focam, em sua maioria, a relação entre homens e mulheres, existindo lacunas relativas às pessoas transexuais e travestis. Este estudo teve como objetivo geral construir e validar um questionário para avaliar as práticas da gestão da diversidade em organizações de saúde com enfoque na identidade de gênero da população de transexuais e travestis. Para tanto, a pesquisa metodológica estruturou-se em duas fases: construção do questionário subsidiada por revisão integrativa de literatura (bases LILACS, SCIELO e periódicos CAPES) e validação do questionário por amostra de especialistas (n=3). A revisão identificou variáveis que o questionário deveria dispor para avaliar as práticas de gestão da diversidade voltadas à população trans e travesti. Assim, as informações extraídas dos 13 artigos evidenciaram: uso de nome social/mudança de registro civil em processos seletivos, baixa escolaridade, uso de banheiros, vestiários e fardamentos, preconceito e despreparo das organizações para lidar com a transexualidade. Então, estruturou-se questionário com 34 itens e 7 subitens, totalizando 41 tópicos avaliados segundo validade e importância pelos especialistas mediante escala do tipo Likert em dois momentos (t1: pós revisão e t2: pós 1ª avaliação). Em t1, foram indicadas modificações em 13 tópicos (adequação de termos e redação). Assim, aplicadas as sugestões, procedeu-se a avaliação t2, onde 39 tópicos (32 itens e 7 subitens) foram julgados importantes e válidos por 100% dos avaliadores, viabilizando um questionário com três blocos de perguntas. O questionário produzido poderá ser aplicado em contextos locais diversos para avaliar a inclusão social e educação de pessoal voltadas à população trans e travesti no ambiente organizacional dos serviços e sistemas de saúde. Investigar os marcadores sociais da diferença é importante não só para a população trans e travesti, mas para todos que estão à margem dos direitos básicos de nascer, viver, trabalhar e morrer de forma digna e satisfatória, para que políticas públicas efetivas sejam desenvolvidas.Dissertação A saúde mental dos profissionais de um Hospital Público em São Luís-MA no contexto da pandemia do Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Cruz, Ruy Ribeiro Moraes; Macedo, Mauricio Roberto Campelo de; http://lattes.cnpq.br/3673586188321966; http://lattes.cnpq.br/6979321301376162; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Silva, Patrícia Ferras Araújo daEste estudo teve como objetivo identificar a ocorrência de sofrimento psíquico, inclusive de transtornos mentais, entre os profissionais de saúde da UTI de um hospital da rede pública de São Luís, Maranhão, no contexto pandêmico da COVID19, e sua associação com os processos de trabalho, a partir da percepção dos envolvidos. A pesquisa consistiu em um estudo de caso único que abordou, por meio de métodos e técnicas de análise qualitativa, a compreensão dos sinais e sintomas e as mudanças na qualidade de vida e nos processos de trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os profissionais desta UTI, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo dos discursos dos profissionais. Os resultados da pesquisa evidenciaram um contexto de crise sanitária de caráter internacional, com suas características locais de aumento exponencial de casos e óbitos, oferta de leitos desproporcional às necessidades, carência de equipamentos de proteção e insumos, despreparo técnico e de gestão para enfrentar a crise, mudanças emergenciais nos processos e ambientes de trabalho. O cenário de medo, inseguranças, incertezas e sofrimento psíquico complementam o quadro de adversidades que caracterizam este contexto. Um conjunto de situações e vivências aparentemente contraditórias foram encontradas que mostram traumas e sintomas psicológicos frente ao eminente risco de morrer, contagiar e matar entes queridos, somatizações, luto prolongado, estresses contínuos, dificuldades para “desacelerar”, problemas com o sono e alimentação, sintomas depressivos e transtornos de ansiedade. Os entrevistados reconhecem que essas experiências interferem no processo de trabalho e na qualidade de vida, no âmbito da UTI e em outros espaços de sua atuação. Os conflitos interpessoais, insatisfações profissionais, problemas de comunicação entre os profissionais e gestores, e fragilidades no processo de educação permanente, também contribuem de forma relevante para a situação dramática que torna simultaneamente os cuidadores agentes e objeto de cuidados.Dissertação Educação permanente para os trabalhadores do Complexo Estadual de Regulação no SUS Potiguar: um estudo sócio-histórico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Nascimento, Renata Freire do; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/6757906870975932; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Santos, Renata SilvaEste estudo visa chamar a atenção dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a complexidade do trabalho dos reguladores, especialmente em um contexto de serviços insuficientes. O foco é debater a vital importância da qualificação desses profissionais, considerando a Educação Permanente em Saúde como o suporte mais adequado para promover mudanças nas práticas, por meio da problematização da realidade. No âmbito dessa temática, a pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho no Complexo Estadual de Regulação, destacando discussões e deliberações da Comissão Intergestores Bipartite ao longo dos últimos 10 anos. Trata-se de estudo sócio-histórico com abordagem qualitativa, que utilizou o método da pesquisa documental como método fonte para a coleta de dados. A pesquisa permitiu compreender a problemática que envolve a implantação do Complexo Estadual de Regulação do Estado do Rio Grande do Norte, o que possibilitou a construção de linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao processo. Os resultados revelam que, nos debates da Comissão Intergestores Bipartite, a ênfase não recai devidamente na importância da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho do Complexo Estadual de Regulação, priorizando a segurança do processo regulatório. Os gestores concentram-se nas discussões sobre os processos de trabalho, sem, no entanto, avaliar se os profissionais que compõem as equipes desse setor possuem qualificação necessária para desempenhar suas funções. Diante desse cenário, conclui-se que é imperativo desenvolver um plano estadual de educação permanente em saúde para as equipes do Complexo Estadual de Regulação. Tal plano deve abranger as temáticas discutidas pelos gestores, alinhadas com as necessidades identificadas pelos profissionais em seu fazer diário. Além disso, propõe-se a criação de uma Política Estadual de Regulação, visando superar as fragilidades das regulamentações internas e em consonância com normativas nacionais.Dissertação Sofrimento psíquico dos profissionais inscritos em Programas de Residências em saúde, durante o processo de formação: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-16) Fernandes, Gilsandra de Lira; Macedo, Mauricio Roberto Campelo de; http://lattes.cnpq.br/3673586188321966; http://lattes.cnpq.br/3479089856801754; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Bosco Filho, JoãoAlguns estudos apontam como o sofrimento psíquico se manifesta entre os profissionais de saúde inscritos em cursos de residência na área da saúde (médicas, multiprofissionais e outras) e ressaltam sua evidência através de alguns indicadores que o associam ao contexto da formação. Entre os médicos as prevalências de transtornos de ansiedade, depressão e suicídio encontram-se mais elevadas do que na população geral. Propostas de mudança na formação dos profissionais de saúde vêm sendo discutidas desde o final da década de 1980. O Sistema Único de Saúde (SUS), com suas bases estruturadas na reforma sanitária, tem como competência constitucional ordenar a formação dos profissionais da área incorporados ao conceito ampliado de saúde. Esta pesquisa pretende analisar e compreender o sofrimento psíquico dos profissionais inscritos em residências em saúde durante o processo de formação, através de uma revisão integrativa da literatura, de natureza exploratória quanto ao delineamento. Para a identificação dos estudos relevantes, foram consultados os bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), System Online (MEDLINE); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a análise dos resultados e síntese dos artigos, foi confeccionado um quadro sinóptico, para expor os achados, constituindo um banco de dados único, com o objetivo de facilitar a gerência das informações encontradas. Foram desenvolvidos alguns quadros e gráficos que serão fundamentais para a apresentação dos resultados alcançados na análise dos textos, respondendo às questões norteadoras presentes nos objetivos geral e específicos do presente estudo. A pesquisa busca subsidiar as instituições formadoras, os programas de residência e os serviços de saúde para que tomem as medidas necessárias no sentido de melhorar a qualidade de vida e reduzir o sofrimento psíquico destes profissionais em processo de formação.Dissertação A educação interprofissional na qualificação da ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Vieira, Francisco Auber Pergentino; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; http://lattes.cnpq.br/7537592000556215; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino daA Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para aprimoramento das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo objetivou sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com elaboração de uma proposta educacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde no município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano, Cajazeiras. Contribuíram para o estudo, 24 voluntários, entre eles estiveram, gestores, coordenadores da atenção básica e da vigilância em saúde, além dos profissionais de nível superior credenciados nas unidades de saúde. Na primeira etapa houve aplicação de uma entrevista semiestruturada com os 24 participantes e na segunda e última etapa a elaboração de um produto técnico pelos pesquisadores a partir das necessidades de aprendizagem identificadas durante os momentos de diálogo, ou seja, uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da atenção primária que atuam na vigilância em saúde. A proposta está alinhada aos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP e fora desenhada em dez oficinas temáticas de trabalho com detalhamento dos temas/tópicos, competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia ativa, teoria de aprendizagem e avaliação de aprendizagem, e com tempo mínimo de duração estimado em 120 minutos para cumprimento de cada oficina. Os dados coletados no estudo foram provenientes da aplicação da entrevista semiestruturada, envolvendo os 24 profissionais participantes do estudo, que estão vinculados à vigilância em saúde e à atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos e deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.Dissertação O papel da Escola de Saúde Pública de Manaus para a consolidação da Política Municipal de Educação permanente em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Suziéle da Costa Souza; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; http://lattes.cnpq.br/3375837587144269; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Villar, Rosana Lucia Alves De; https://orcid.org/0000-0002-8393-2561; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616Esta pesquisa documental aborda a importância da Educação em Saúde e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Destaca-se o papel do SUS na promoção da educação em saúde, gestão do trabalho e formação de profissionais de saúde. A criação da Escola de Saúde Pública de Manaus (ESAP) é mencionada como um marco importante para a formação e capacitação dos profissionais de saúde no município, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. A ESAP oferece cursos e programas educacionais para aprimorar as práticas profissionais e fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade. A pesquisa realizada tem como objetivo analisar o papel da ESAP para a consolidação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus (PMEPS). O estudo segue uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa documental como método de coleta de dados. A pesquisa documental permite a análise aprofundada de materiais previamente registados, como textos, imagens e relatórios. Os documentos foram coletados a partir de fontes públicas, incluindo o site da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e do Ministério da Saúde, bem como documentos normativos publicados no Diário Oficial do Município. Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O processo de análise incluiu a pré-análise dos materiais, a exploração do material (codificação) e o tratamento dos resultados (categorização, inferências e interpretações). Foram identificadas unidades de registro e organizadas em matrizes analíticas, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Municipal de Saúde de Manaus. O estudo incluiu 49 documentos pertinentes às questões norteadoras da pesquisa, selecionados após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa destaca que a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus tem como principal objetivo aprimorar a formação contínua dos profissionais de saúde. Para alcançar essa meta, a política busca alinhar-se com a política nacional e incorporar princípios teóricos relevantes para o aprimoramento dos serviços de saúde na região. Essa política fundamenta-se em princípios essenciais, como integralidade, interprofissionalidade, participação social e valorização do trabalho em saúde. Tais princípios orientam ações educativas que consideram o ser humano em sua totalidade, fomentando a colaboração entre os profissionais de saúde. O desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde na ESAP/Manaus enfrenta desafios significativos, notadamente a carência de recursos financeiros que limitam a oferta de diversas atividades educacionais. Além disso, garantir o envolvimento dos profissionais de saúde e prover a infraestrutura e logística adequadas são obstáculos cruciais a serem superados. Apesar desses desafios, existem oportunidades a serem exploradas. A instituição pode estabelecer parcerias estratégicas com outras entidades, aproveitar a inovação tecnológica e realizar avaliações periódicas das atividades. Essas ações têm potencial para atrair recursos adicionais, ampliar o alcance das atividades de educação permanente e promover melhorias contínuas nos programas. o superar desafios e implementar estratégias eficazes, a ESAP/Manaus pode causar um impacto duradouro na saúde da comunidade, tornando-se líder na melhoria contínua dos serviços de saúde e no desenvolvimento profissional dos trabalhadores da área. A Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus é um exemplo recente de sucesso, demonstrando como o engajamento participativo pode resultar em políticas mais abrangentes e eficazes. Envolvendo amplamente as partes interessadas, essa política tem potencial para atender às necessidades da comunidade, oferecendo educação de qualidade aos profissionais de saúde, promovendo o controle social e beneficiando a qualidade dos serviços de saúde em Manaus. Esse modelo de colaboração e participação pode servir de inspiração para outras regiões e setores interessados em desenvolver políticas públicas mais inclusivas e eficazesDissertação Modelo do ponto de atenção secundária ambulatorial virtual: um instrumento para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Lopes, Luciana Tolêdo; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; https://orcid.org/0000-0002-1512-3818; http://lattes.cnpq.br/6170011140594663; Vasconcelos, Cipriano Maia de; https://orcid.org/0000-0003-0925-5539; http://lattes.cnpq.br/6561196586776281; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835A quem interessa o bom desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS)? Em um histórico contexto de influências contrárias à efetivação do SUS, a presente pesquisa se propôs, inicialmente, a jogar luz a tais fatos de forma que pudesse identificar mecanismos presentes na arena política sanitária, desde a instauração da nova república no País. A partir da problemática identificada, aborda a necessidade de induzir que as relações com instituições privadas respeitem e se somem às estruturas já conquistadas pelo SUS - e não de mero favorecimento próprio -, propondo o desafio de aplicar um estudo, a partir do aprofundamento de modelos atualmente utilizados ao SUS, com enfoque na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), mais especificamente ao Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (Modelo Pasa), levantando-se a seguinte pergunta de pesquisa como eixo norteador: “Como o Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial pode potencializar o desenvolvimento de projetos de telessaúde desenvolvidos por instituições privadas no SUS?”. Trata de pesquisa qualiquantitativa que propôs a elaboração de um instrumento em formato de lista de verificação e a utilização de escala de Likert para obtenção de evidências de validade do conteúdo, mensurada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) do instrumento, adotando-se como valor mínimo de referência 0,78. Por meio da realização de reuniões com Comitê de Especialistas, foi realizada a adaptação do Modelo Pasa a um modelo virtual, em formato de lista de verificação, contendo 41 itens. Os itens obtiveram concordância entre os juízes avaliadores, tendo o instrumento alcançando índice de 0,99, considerado, portanto, como de boa validade de conteúdo para os fins propostos. Seus resultados destinam aos gestores de saúde do SUS para que estes se apropriem dos elementos contemplados, utilizando-os, se assim couber, em futuros projetos de telessaúde desenvolvidos por iniciativas privadas, objetivando sua potencialização, com ênfase na implementação e fortalecimento da RAS. Complementarmente, seus resultados vão ao encontro do interesse de induzir que as sociedades privadas, minimamente, considerem as estruturas e os modelos já consolidados no SUS, inviabilizando que suas ações se voltem apenas aos interesses próprios do mercado.Dissertação Condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em hospitais no Brasil: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-14) Uchôa, Cristiane Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/8560689486758129; Rocha, Esron Soares Carvalho; Sampaio, Ana Tania Lopes; https://orcid.org/0000-0003-4851-7511; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Junior, Jose Jailson De Almeida; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396A saúde dos trabalhadores da saúde possui uma estreita relação com as condições de trabalho. A enfermagem é considerada uma das ocupações com maiores riscos de tensão e adoecimento. O estudo terá como objeto investigar a relação entre as condições de trabalho e a saúde dos profissionais de enfermagem na rede hospitalar no Brasil. Tratará de um estudo de revisão integrativa da literatura, as buscas ocorrerão na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Serão incluídos artigos disponíveis no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores: Profissionais de Enfermagem; Condições de trabalho; Hospitais no Brasil; Saúde do trabalhador. A partir desta pesquisa serâo apresentados os estudos selecionados segundo autores, objetivos, tipo de estudo, resultados e conclusões. Assim, essa pesquisa servirá como base para compreensão dos fatores que interferem na saúde dos profissionais de enfermagem que trabalham em ambiente hospitalar e impulsará políticas públicas que englobam esta questão, servindo de base para estudos futurosDissertação Proteção do trabalhador da saúde na covid-19: uma análise documental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-02) Siqueira, Izabella Sant'Anna; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silva, Patricia Ferras Araújo da; Villar, Rosana Lúcia Alves deIntrodução: A pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) configurou um quadro de emergência de saúde pública mundial. Como elemento central esteve a atuação do trabalhador da saúde no enfrentamento da pandemia e de combate a COVID-19 devendo ser incluído nesse contexto a proteção ao profissional que atuou na linha de frente visando a preservação de sua saúde física e mental. Objetivo Geral: Analisar as normativas e protocolos publicados no enfrentamento à pandemia da COVID-19 pelo Governo do Estado de Mato Grosso/Secretaria de Estado de Saúde, cotejando-os com as recomendações e orientações técnicas da OPAS/OMS/BRASIL acerca da saúde do trabalhador da saúde. Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental das normativas e protocolos adotados para a saúde do trabalhador da saúde no contexto da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020 a 2021. Foram selecionadas para análise 11 Orientações Técnicas da OPAS/OMS/BRASIL e 23 Normativas publicadas pelo Executivo Estadual, referente a temática da saúde do trabalhador, as quais foram divididas em categorias temáticas. Resultados: Foram evidenciadas na categoria temática de proteção do trabalhador publicações sobre o uso racional de equipamento de proteção individual, segurança e saúde ocupacional; na categoria temática ambiente de trabalho identifica-se a publicação de medidas de proteção como o revezamento e o teletrabalho, garantindo assim, o distanciamento no ambiente de trabalho, além do afastamento dos trabalhadores enquadrados no grupo de risco para COVID-19; na categoria saúde mental a emissão de normativa acerca do acompanhamento da saúde mental e o apoio psicossocial aos trabalhadores. Considerações finais: Essa pesquisa demonstrou que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, seguindo as orientações técnicas emitidas pela OPAS/OMS/BRASIL, publicou normativas para a proteção do trabalhador.Dissertação Análise da implantação do Observatório da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Almeida, Avânia Dias de; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/3293057274298588; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Sobreira, Maura Vanessa SilvaA área da gestão do trabalho e da educação na saúde desempenha um papel crucial na promoção de políticas que valorizem o trabalho, os trabalhadores e democratizam as relações de trabalho no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa área abrange atividades como o provimento de pessoal, o planejamento da força de trabalho, a gestão dos processos de trabalho e o desenvolvimento dos trabalhadores. No estado Potiguar, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) assume o papel de condutora da política de saúde, abrangendo oito regiões de saúde e seus municípios. Nesse contexto geograficamente ramificado, a gestão do trabalho e da educação na saúde necessita utilizar informações rápidas e seguras para compreensão e planejamento das ações conforme as necessidades dos territórios. Os sistemas de informações atualmente utilizados pela Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES) geram grandes volumes de dados, que estão isolados em diferentes bancos de dados, dificultando a comunicação e a integração dessas informações, o que, por sua vez, dificulta a tomada de decisão. Como estratégia para reverter esse cenário, a CGTES implantou um Observatório como uma ferramenta para subsidiar a tomada de decisão. O Observatório permite uma visão integrada e sistêmica das informações contidas em diversos sistemas de informação, e possibilita a identificação de tendências, lacunas e oportunidades para aprimoramento das políticas e ações na área. A pesquisa tem como intenção trazer luz ao caminho percorrido de como se estruturou o Observatório, quais atores e atrizes foram essenciais, suas percepções sobre o seu processo de implantação e seus olhares sobre os resultados preliminares. Assim, apresenta-se um relato histórico sobre a implantação do Observatório da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte. Para isso, o enfoque metodológico adotado foi a pesquisa documental e descritiva, de abordagem exploratória, com ênfase nas técnicas qualitativas. Foram realizadas coletas documentais e grupo focal para o levantamento dos insumos, estes foram analisados à luz de Bardin. Os resultados revelam uma história de construção atravessada por uma pandemia, a forte presença do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como impulsionadores da criação do Observatório GTES, o perfil da equipe que trabalhou na implantação, o avanço no desenvolvimento de sistemas de informação para a àrea, a maior organização das informações relativas às despesas com pessoal, potencialidades e fragilidades durante o processo de construção, as repercussões iniciais das informações de disponibilizadas, seus reflexos tomada de decisão, sua capacidade de apoiar o fortalecimento regiões de saúde e, por fim, a visão de futuro.Dissertação Competências gerenciais e capacitação de gestores: um estudo no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-15) Oliveira, Keila Regina de; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/1057015003026068; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Alves Filho, Antônio; Almeida, Eliane Borges deO estudo teve como objetivo analisar se as capacitações ofertadas aos gestores hospitalares dos anos de 20017 a 2022 e se estas foram adequadas ao desenvolvimento das competências gerenciais dos gestores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Identificamos as competências estabelecidas e o desenvolvimento necessário para reduzir o gap e melhorar a qualidade da assistência prestada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. O lócus do estudo é o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atende pacientes regulados para Média e Alta complexidade na Rede de Atenção à Saúde e é gerenciado pelo Estado, mas faz parte da rede regionalizada e hierarquizada na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, sendo classificado como de grande porte, com 2.266 trabalhadores em seu quadro, sendo 1.713 servidores efetivos, 535 trabalhadores com vínculo temporário e 18 cargos comissionados. Além disso, identificamos que 100% dos cargos de gestores são ocupados por servidores de carreira. Para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, o Programa de Gestão por competência instituído pelo Governo do Estado, busca melhorar a qualidade da assistência prestada à população. Os resultados da pesquisa irão contribuir para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul atualize sua política e para o desenvolvimento de seus gestores, melhorando assim seu desempenho. Além disso, o estudo poderá servir como referência para a definição de competências para gestores hospitalares, permitindo que o modelo de gestão por competência alcance resultados diferenciados nas organizações que o implantarem.Dissertação Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da pandemia da Covid-19: a perspectiva de núcleos gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-01) Silva, Ingrid Beatriz da; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/0911202368545378; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Dantas, Paulo Moreira Silva; Silva, Patricia Ferras Araújo daA realidade do trabalho evidencia uma transformação recente através da modernização rápida no mundo do trabalho. O contexto pandêmico devido a Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), potencializa estas mudanças, afetando diretamente os processos de trabalho em saúde, e, consequentemente, a saúde do trabalhador. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral "Analisar a Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da pandemia da Covid-19 na perspectiva dos núcleos gestores da Saúde do Trabalhador na esfera municipal e estadual do Rio Grande do Norte." Para tanto, foi desenvolvido um estudo observacional e descritivo, com abordagem qualitativa, no tipo estudo de caso. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Natal e na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, ambas localizadas na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, tendo como sujeitos participantes os profissionais que compõem os núcleos gestores do campo da saúde do trabalhador em ambas as secretarias. O instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista semiestruturada individual e os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. As narrativas foram categorizadas em seis núcleos de sentido, os quais trataram sobre: 1. As potencialidades despontadas pela e durante a pandemia da Covid-19; 2. As estratégias utilizadas na área da Saúde do Trabalhador durante a crise sanitária da Covid-19; 3. Os desafios vivenciados frente à crise mundial da Covid-19; 4. Pós-pandemia e seus desdobramentos, considerando a perspectiva do trabalho remoto; 5. As principais necessidades apontadas para a área da Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Norte; 6. A(s) política(s) em saúde do trabalhador. A análise dos discursos trouxe destaque para a utilização de EPIs e sua relação com os processos de Educação Permanente, como uma potencialidade e os projetos respaldados no autocuidado do trabalhador, como estratégia importante. O desconhecimento em relação à Covid-19 foi destacado como um grande desafio e a organização e gestão do teletrabalho foi apontado como destaque ao se referir sobre desdobramentos pós-pandemia. Uma necessidade emergente apontada para a área da Saúde do Trabalhador no RN é o fortalecimento da saúde mental no trabalho. Sobre a Política de Saúde do Trabalhador destaca-se que ela é vista como uma iniciativa relevante para garantir a saúde dos trabalhadores, entretanto, há uma percepção de que a política ainda não é plenamente executada na prática, principalmente devido a entraves burocráticos e orçamentários. Destaca-se que o estudo foi realizado com instituições das esferas municipal e estadual e apresenta resultados convergentes. Espera-se que os resultados deste estudo promovam um conhecimento ampliado a respeito do campo da Saúde do Trabalhador, em especial no contexto pós pandêmico.Dissertação Afastamentos de trabalhadores por motivo de doença em um hospital público do Estado de Alagoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Canuto, Rosane de Souza Lira; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/8511833025212137; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Silva, Patricia Ferras Araújo daOs hospitais são organizações complexas que ofertam serviços de saúde de média e alta complexidade. Os trabalhadores que laboram neste serviço convivem diariamente com sobrecarga de trabalho, falta de pessoal, turnos prolongados, escassez de insumos e equipamentos, estruturas físicas inadequadas, insuficiência de leitos, superlotação, defasagem salarial, fragilidade nas relações, entre outros. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos afastamentos por motivo de doença dos trabalhadores de um hospital público no Estado de Alagoas. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A população-alvo foi todos os trabalhadores do hospital que, no período de maio 2020 a dezembro de 2021, tiveram afastamentos por motivo de doença registrados no Sistema de Informação Cadastral do Hospital Geral do Estado de Alagoas/HGE, que tem informações sociodemográficas, clínicas e ocupacionais dos trabalhadores. O HGE é o maior hospital público do estado, porta de entrada em urgência e emergência tipo III. Os dados foram tabulados no software Excel e analisados via JASP 0.16.4 (JASP TEAM, 2023). Realizaram-se testes inferenciais para investigar a associação entre o número de afastamento por grupo de CID-10, através de teste de Kruskal-Walis. O teste de χ² foi realizado, com o nível de significância de 5% (p < 0,05), quando células apresentaram número de observações menores que 5, utilizou-se o teste exato de Fisher. Os resultados evidenciaram um número elevado de afastamento por adoecimento dos trabalhadores de saúde da instituição, com maior frequência na categoria de enfermagem e entre trabalhadores não efetivos. Com relação às doenças, foram mais frequentes as do sistema osteomuscular. Ao conhecer as causas do absenteísmo por doença associados ao trabalhador de saúde, tem-se subsídios para estabelecer estratégias de prevenção e de promoção da saúde no trabalho. Acredita-se que a saúde desses trabalhadores é negligenciada, o que reflete também na qualidade da assistência prestada ao paciente. Conhecer o perfil de adoecimento do trabalhador é indispensável, uma vez que possibilita o diagnóstico situacional, contribui para o reconhecimento dos fatores de risco e auxilia nas estratégias de intervenção direcionadas à melhoria das condições de trabalho, na qualidade de vida e na redução do afastamento laboral.Dissertação O VERSUS Potiguar e suas contribuições para a formação em saúde no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Monteiro, Rayane Larissa Santos de Araújo; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/9337988490164928; Vasconcelos, Cipriano Maia de; http://lattes.cnpq.br/6561196586776281; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Sobreira, Maura Vanessa SilvaA promulgação da Constituição de 1988 trouxe profundas mudanças às áreas da saúde e da educação e estava alicerçada no conceito ampliado de saúde, o qual aponta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a atribuição do ordenamento da formação dos profissionais da área. O ano de 2003, a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), foi um marco para o desenvolvimento de estratégias e de projetos relacionados à formação e desenvolvimento dos trabalhadores, dentre eles destaca-se o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS/Brasil. No Rio Grande do Norte, foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública a primeira edição do VERSUS Potiguar com o propósito de contribuir com a formação de futuros trabalhadores da área da saúde. A vivência aconteceu entre os dias 3 e 11 de junho de 2022, simultaneamente em três Regiões de Saúde do estado, sob articulação das Comissões Regionais de Integração Ensino e Serviço e Instituições de Ensino Superior. Diante do caráter inovador da iniciativa, este trabalho busca contribuir com a avaliação institucional do projeto. O estudo visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os docentes ligados a instituições de ensino parceiras, os facilitadores e os estudantes-viventes do VERSUS Potiguar. Para coleta dos dados secundários, foi feita análise documental com a utilização de relatórios e outros documentos institucionais. Por outra via, os dados qualitativos foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do estudo apontaram contribuições importantes para a formação dos estudantes, especialmente no que se refere ao trabalho interprofissional, entendimento do conceito ampliado de saúde e aproximação com a realidade do sistema de saúde.Dissertação Análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte frente a gestão da educação na saúde (2018-2021)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Nascimento, Ana Carla Macedo do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Costa, Mateus Estevam MedeirosA Educação Permanente em Saúde desempenha um papel crucial em prol do reconhecimento e construção de respostas às necessidades e demandas da população. Assim, objetivou-se discutir a contribuição da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte(CIB/RN) para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório por meio da análise documental de atas e deliberações da CIB/RN. Para isso foram utilizados como referências analíticas a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a Educação Permanente em Saúde(EPS) na CIB/RN. Os dados captados nos documentos foram organizados em planilha de Excel®, versão 2008, permitindo a identificação de temas discutidos e deliberados na comissão no período de 2018 a 2021. A observação da planilha e, consequente à análise, permitiu identificar semelhança de conteúdo e, por conseguinte, mapear categorias de análise. Pela análise de conteúdo identificou-se a agenda de discussões da CIB/RN, enquanto ao objeto da saúde, planejamento, projetos de investimento, gestão da educação em saúde e as ações de educação permanente. Houve uma prevalência nas deliberações de temas relacionados à infraestrutura e construção para a saúde, sendo que nas atas predominou o tema da qualificação e capacitação dos trabalhadores, gestores, e representantes do controle social, além de normativas para o desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) no estado. A CIB/RN tem atuad o na formulação de políticas públicas consistindo em espaço decisório de temas estratégicos para a política de educação permanente em saúde, ao dialogar com a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a EPS, de modo a promover a saúde da população consonante aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).Dissertação Educação na saúde: curso sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Silva, Aldenira Joacla Caetano da; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-1790-1230; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; https://orcid.org/0000-0002-4815-2930; http://lattes.cnpq.br/9594945713059969; Teodosio, Sheila Saint Clair Da Silva; https://orcid.org/0000-0002-3169-029X; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Araujo, Anne Karoline Candido; https://orcid.org/0000-0003-1023-5025; http://lattes.cnpq.br/1559819218840005A Educação na Saúde contempla a aprendizagem significativa, problematizadora e propõe estratégias para construção coletiva do conhecimento. Dentro dessa grande área, tem-se a Educação Permanente em Saúde, a qual desenvolve práticas educativas com foco na resolução de problemas concretos e em equipe busca alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes. Na presente dissertação buscou-se aprofundar a respeito da ausência do pré-natal do homem, e as possíveis estratégias a serem implementadas com os profissionais de saúde, para favorecer a participação do companheiro. O objetivo do estudo foi construir uma proposta de curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde nas Unidades Básicas de um município no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas, desenvolvido conforme os fundamentos éticos das Resoluções nº 466/2012 e aprovado eticamente pelo número de parecer 5.463.151. A primeira etapa, realizada em agosto de 2023, ocorreu por meio de estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, foram entrevistados 13 gestantes, 13 pais e 23 profissionais de saúde, sendo quatro enfermeiros, dois médicos, seis técnicos de enfermagem e onze agentes comunitários de saúde. Por meio da análise de conteúdo emergiram os seguintes eixos temáticos conexos à percepção dos participantes em relação ao pré-natal do homem: importância da presença do homem/pai na consulta pré-natal; dificuldades para a participação do homem/pai na consulta pré-natal; utilização da educação em saúde para facilitar a participação do pai/homem no pré-natal; capacitação profissional para implantação com qualidade do pré-natal do homem. Diante das percepções e necessidades indicadas pelos participantes sobre o pré-natal do homem, juntamente com as normativas do Ministério da Saúde, seguiu-se para a segunda etapa, na qual se construiu uma proposta de curso visando atender a demanda de Educação Permanente identificada. O curso aborda conteúdos e utiliza práticas educativas com foco na resolução do problema, por meio de discussões e desenvolvimento de habilidades em equipe. De modo que o conhecimento construído em coletivo, seja aplicado na prática e colabore para a transformação do processo de trabalho, a fim de alcançar resultados mais efetivos e eficazes na assistência humanizada e de qualidade ao homem no pré-natal.