PPGFS - Doutorado em Fisioterapia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12026
Navegar
Navegando PPGFS - Doutorado em Fisioterapia por Autor "Alencar, Roselene Ferreira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Implementação da ferramenta My Abilities First em centros especializados em reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-03) Alencar, Roselene Ferreira de; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; https://orcid.org/0000-0001-9628-7891; http://lattes.cnpq.br/6535678775361874; http://lattes.cnpq.br/5367545425832814; Simão, Camila Rocha; Carrión, Rocío Palomo; Carvalho, Sandra Maria Cordeiro Rocha de; Schiariti, VerônicaIntrodução: A ferramenta My Abilities First (MAF) é uma abordagem educacional que emprega tecnologia inclusiva com foco nas habilidades da pessoa com deficiência. A implementação bem-sucedida da MAF depende, entre outros fatores, da capacitação de profissionais, cuidadores e da própria pessoa com deficiência, para garantir o uso eficaz com impacto positivo. Objetivo: Estruturar um modelo de implementação da ferramenta MAF e analisar as barreiras e facilitadores, na perspectiva dos profissionais, crianças com deficiência e seus cuidadores. Método: Essa tese abrange uma pesquisa qualitativa, reflexiva e interpretativa, tendo como base a Pesquisa-Ação Participativa (PAR) e o Envolvimento de Pacientes e Público (PPI). A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Temática Reflexiva (ATR). Um total de 28 participantes, incluindo 12 fisioterapeutas, 4 terapeutas ocupacionais, 10 crianças e 2 adolescentes, acompanhados dos seus cuidadores responderam a questionário sociodemográfico, entrevistas semiestruturadas e participaram de oficinas e grupos focais sobre duas temáticas: Abordagens positivas em saúde e Ferramenta MAF. O estudo foi aprovado por um comitê de ética local, parecer 4.779.175. Essa tese de doutorado foi composta por um estudo “Implementação da Ferramenta My Abilities First em Centros Especializados em Reabilitação para Crianças e Adolescentes com Deficiência”, que resultou em 3 artigos. Resultados e conclusões: Artigo I, Implementação da Ferramenta My Abilities First para Empoderamento de Crianças e Adolescentes com Deficiência: Um Protocolo de Estudo, que apresentou aspectos literários, éticos e metodológicos que conduziram os demais artigos; Artigo II, Implementação da Ferramenta My Abilities First: um estudo qualitativo sobre as percepções de profissionais, cuidadores, crianças e adolescentes com deficiência, que identificou 2 temas: (1) Percepções sobre a ferramenta MAF como um processo educacional e contributivo para aprimorar a inclusão e participação de crianças e adolescentes com deficiência, e (2) Barreiras e facilitadores para o processo de implementação da ferramenta MAF. A implementação da ferramenta MAF foi mencionada como impulsionador na promoção da equidade e no aumento da participação de crianças e adolescentes com deficiência em diversos contextos, incluindo saúde, educação e lazer; Artigo III, Implementação da Ferramenta My Abilities First: estudo qualitativo sobre as experiências de profissionais, crianças/adolescentes com deficiência e cuidadores, que identificou 3 temas: (1) Percepções de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, crianças e adolescentes com deficiência e seus cuidadores, sobre as atitudes positivas em saúde e a valorização das habilidades, (2) Mudança de atitude em relação às habilidades de crianças e adolescentes com deficiência e (3) Facilitadores e barreiras na implementação da ferramenta MAF. Esses 3 temas refletem a compreensão dos participantes e suas experiências com a MAF na rotina da criança e do adolescente com deficiência e sobre o processo para implementá-la. A implementação da ferramenta MAF foi reconhecida como uma inovação devido à sua abordagem centrada nas habilidades. Percebeu-se a necessidade de enfrentar barreiras sociais, atitudinais, de comunicação e de informação para adaptar e aplicar a ferramenta de forma mais eficaz na saúde, escola e no lazer. A valorização das habilidades de crianças e adolescentes foi reconhecida para melhor promover a inclusão e a participação.