CT - TCC - Engenharia de Produção
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Navegando CT - TCC - Engenharia de Produção por Autor "0000-0002-5047-1041"
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TCC Implantação de um setor de customer success em uma empresa de tecnologia no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Lopes, Raisa Andriele de Vasconcelos; Santos, Sandra Rufino; 0000-0002-5047-1041; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; http://lattes.cnpq.br/8319087142506943; Cabral, Marco Antônio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Castejón , Marllen Aylla Teixeira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0740414840546986Com o cenário atual globalizado, o nível de exigência dos clientes aumentou e exigiu das empresas cada vez mais qualidade e atingimento de suas expectativas em relação aos produtos/serviços ofertados. Um distanciamento entre o cliente e a empresa pode trazer malefícios difíceis de serem contornados. Pensando nisso, filosofias como a do Customer Success (sucesso do cliente), começam a fazer parte das organizações. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo implantar um setor de Customer Success em uma agência de e-commerce em Natal-RN que atua com modelo de trabalho home office. Levando em consideração o atingimento deste objetivo, foi aplicada uma pesquisa-ação com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado o momento de investigação com o diagnóstico da empresa em relação ao tema. Em seguida no momento de tematização da pesquisa realizou-se o desenvolvimento de uma rotina de atividades para o setor, junto com a construção de uma base da dados dos clientes ativos o que possibilitou a realização de uma análise geral destes e definição de critérios para classificação. No momento da ação, houve uma segmentação por TIER (1, 2 e 3) e aplicação de políticas de atendimento para cada grupo de cliente, além da definição de indicadores estratégicos (LTV, CHURN e CSAT) para o setor desenvolvido. Tendo em vista tudo isso, constatou-se que o perfil dos clientes no geral, apresentou uma predominância do setor de home center, localizados majoritariamente na região do Nordeste do Brasil com valores de LTV que alcançaram os 115 mil, 66 mil e 60 mil reais numa escala de TIER 1 a 3, respectivamente. A empresa em questão sai de um cenário de 4 clientes ativos no setor de serviços profissionais para um total de 36 clientes recorrentes, saindo de um CHURN inicial de 80% para um CHURN de 0%. Vale ressaltar que hoje o nível de satisfação dessa base analisada é de 88%, e antes era de 48%. Além de todos esses pontos, percebeu-se uma mudança de postura por parte de todo o time para que o sucesso do cliente sempre estivesse no centro das decisões da organização.TCC Mapeamento e melhoria de processos sob a ótica do lean production: caso do setor de logística de uma empresa de itens médicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Medeiros, Luiz Eduardo Pereira de; Santos, Sandra Rufino; 0000-0002-5047-1041; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; 0009-0003-6114-6126; http://lattes.cnpq.br/3847998859432544; Carvalho, Fabrícia Gonçalves de; 0000-0002-2116-9847; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; 0000-0003-4322-5632; http://lattes.cnpq.br/5556894774590855Este estudo investigou o impacto e a aplicação dos princípios do Lean Production no setor de logística de uma empresa de itens médicos no contexto da saúde privada. A pesquisa se concentrou principalmente em estratégias de mapeamento de processos para identificar ineficiências e oportunidades de melhoria na cadeia logística. Inicialmente, uma revisão bibliográfica detalhada sobre os conceitos fundamentais do Lean e suas aplicações na área da logística foi realizada. Posteriormente, por meio de uma pesquisa-ação na empresa selecionada, foi possível analisar os processos existentes, destacando os desperdícios e dificuldades que comprometiam a eficiência operacional. O mapeamento dos processos logísticos revelou áreas críticas nos processos de entrada de itens importados e não importados, no processo de inventário, no retorno de itens e no controle de itens a vencer. Através dessa visualização, foi possível a identificação de muda, mura e muri nos processos mapeados, bem como os tipos de desperdícios encontrados para elaborar propostas de melhorias atrelado ao uso de ferramentas Lean como Kanban e eliminação de etapas que não possuíam agregação de valor ao processo. Conclui-se, portanto, que a aplicação dos princípios do Lean Production no setor de logística de itens médicos na área da saúde privada não apenas otimiza os processos, mas também fortalece a competitividade da empresa no mercado, destacando a importância dessa abordagem na busca pela excelência operacional e na melhoria contínua.TCC Projeto de implementação da gestão de processos em uma horta comunitária (LABNUTRIR- UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Rodrigues, Lorraianne Freire; Santos, Sandra Rufino; 0000-0002-5047-1041; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; 0000-0002-3302-5760; http://lattes.cnpq.br/1517716970188540; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; 0000-0003-4322-5632; http://lattes.cnpq.br/5556894774590855; Rezende, Júlio Francisco Dantas de; 0000-0001-7505-7480; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841Qualquer organização precisa coordenar o seu trabalho de forma a garantir que suas atividades responderão às necessidades de seus clientes. No setor público, a busca pela eficiência e por serviços cada vez melhores colocam a adoção da gestão de processos e projetos como estratégia para atingir seus objetivos. Nesse contexto, esta pesquisa analisa um laboratório não convencional, cujo coração é uma horta comunitária, localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de aplicar práticas de gestão de projetos para implementar a gestão de processos, visando facilitar suas operações e minimizar os problemas enfrentados. De modo a garantir sua sustentação e impacto para a universidade e para a sociedade. A abordagem utilizada é a pesquisa-ação e resultou na criação de um projeto de melhoria que envolveu o LabNutrir e a Secretaria de Gestão de Projetos. As entregas realizadas foram: desenvolvimento do mapeamento de processos e de POP’s, elaboração de planos individuais de trabalho, a criação de um quadro visual para gerenciar as rotinas e a elaboração do manual de processos. Essas entregas promoveram benefícios como: definições claras e a sistematização das operações, melhorando o gerenciamento, coordenação, transparência, comunicação, repasse de informações e a padronização dos resultados.